Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)
Boas pessoal
Sou novato por estes lados mas precisei de ajuda e lembrei-me de perguntar por aqui.
Toco baixo à um ano mas continuo sem perceber muito da coisa, sou um bocadinho lento.
Esta semana rebentou-me uma corda no baixo, o bordão, fui a uma loja comprar um set e comprei um da rotosound que me custou os olhos da cara para chegar à conclusão que precisamente o bordão atrofia com a minha afinação.
O bordão é 125 mas como o tenho em Bb ele dança,bate nos pickups, está demasiado solto...
Alguém me consegue explicar o que é que o "125" quer dizer e que numero terei que ter para o bordão estar meio fixo e não totalmente solto??
Alguém que também tenha o bordão em Bb ou que plo menos perceba da coisa que me dê algumas dicas por favor...
Sou novato por estes lados mas precisei de ajuda e lembrei-me de perguntar por aqui.
Toco baixo à um ano mas continuo sem perceber muito da coisa, sou um bocadinho lento.
Esta semana rebentou-me uma corda no baixo, o bordão, fui a uma loja comprar um set e comprei um da rotosound que me custou os olhos da cara para chegar à conclusão que precisamente o bordão atrofia com a minha afinação.
O bordão é 125 mas como o tenho em Bb ele dança,bate nos pickups, está demasiado solto...
Alguém me consegue explicar o que é que o "125" quer dizer e que numero terei que ter para o bordão estar meio fixo e não totalmente solto??
Alguém que também tenha o bordão em Bb ou que plo menos perceba da coisa que me dê algumas dicas por favor...
Qual é o teu baixo e quantas cordas tem?
- tomas_almeida93
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm
Se a espessura do buraco do pente for muito menor que a da corda que passa isso pode-te dar algum, buzz. Podes experimentar 130 ou 135. O número refere-se à espessura da corda. Aconselho também a fazeres um setup ao baixo, as cordas podem estar muito baixos ou o braço pode estar com alguma curvatura.
Bass for life (and death).
- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm
Já agora alguem me pode explicar o que é mais facil de tocar o baixo ou a guitarra? Assim para quem quer começar?

- Necrophilvs
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
- Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...
bem,preciso que me aconselhem um bom baixo com o preço à volta dos 300 euros. já me foram aconselhados bc rich e ibanez. users baixistas que me ajudem. além da marca, indiquem modelos e características aconselháveis... vou por aqui uma lista dos que já me foram aconselhados:
BC Rich Warlock Revenge Bass
E-Bass, Basswood Body, Bolton Maple Neck, Rosewood Fretboard, 24 Jumbo Frets, 1 BcRich Humbucker Pickups, Color Black
BC Rich Zombie Revenge Bass
E-Bass, Basswood Body, Bolt onMaple Neck, Rosewood Fretboard, 24 Jumbo Frets, 1 Bc RichHumbucker Pickups, Color Black
IBANEZ SR300-IPT
Ibanez Soundgear Series SR300-IPT - agathis body, 5-piecemaple/rosewood SR4 neck, 24x medium frets, rosewoodfingerboard, pearl dot inlays, B100 bridge (19mm stringspace), Cosmo Black hardware, EXF-4F Ibanez (neck) andEXF-4R Ibanez (bridge) pickups, Stylesweeper 3-band EQ,includes gig bag and strap. Colour: Iron Pewter.
IBANEZ JTKB200-BK
4-string Jetking E-Bass, Mahogany Body,3-pcs Maple "JTKB" Neck, 22 Medium Frets, RosewoodFretboard, Pearl Dot Inlays, JBT10 Bridge, chromeHardware, Pickups: IBZ ACHB-2N neck and IBZ ACHB-2BBridge, passive Elektronik, incl Gigbag and Strap: Color:Black
IBANEZ ICB200EX-MBK
Ibanez Iceman Series ICB200EX-MBK - mahogany body, 3-piecemaple neck (ICB4), 22x medium frets, rosewood fingerboard,pearl dot inlays, B10 bridge, chrome hardware, IBZ DCS4N(neck) and IBZ DCS4B (bridge) pickups, PHAT II EQelectronics, includes gig bag and strap. Colour: MetallicBlack. [
E-Bass, Basswood Body, Bolton Maple Neck, Rosewood Fretboard, 24 Jumbo Frets, 1 BcRich Humbucker Pickups, Color Black
E-Bass, Basswood Body, Bolt onMaple Neck, Rosewood Fretboard, 24 Jumbo Frets, 1 Bc RichHumbucker Pickups, Color Black
IBANEZ SR300-IPT
Ibanez Soundgear Series SR300-IPT - agathis body, 5-piecemaple/rosewood SR4 neck, 24x medium frets, rosewoodfingerboard, pearl dot inlays, B100 bridge (19mm stringspace), Cosmo Black hardware, EXF-4F Ibanez (neck) andEXF-4R Ibanez (bridge) pickups, Stylesweeper 3-band EQ,includes gig bag and strap. Colour: Iron Pewter.
IBANEZ JTKB200-BK
4-string Jetking E-Bass, Mahogany Body,3-pcs Maple "JTKB" Neck, 22 Medium Frets, RosewoodFretboard, Pearl Dot Inlays, JBT10 Bridge, chromeHardware, Pickups: IBZ ACHB-2N neck and IBZ ACHB-2BBridge, passive Elektronik, incl Gigbag and Strap: Color:Black
IBANEZ ICB200EX-MBK
Ibanez Iceman Series ICB200EX-MBK - mahogany body, 3-piecemaple neck (ICB4), 22x medium frets, rosewood fingerboard,pearl dot inlays, B10 bridge, chrome hardware, IBZ DCS4N(neck) and IBZ DCS4B (bridge) pickups, PHAT II EQelectronics, includes gig bag and strap. Colour: MetallicBlack. [
Necrophilvs Escreveu:bem,preciso que me aconselhem um bom baixo com o preço à volta dos 300 euros. já me foram aconselhados bc rich e ibanez. users baixistas que me ajudem. além da marca, indiquem modelos e características aconselháveis... vou por aqui uma lista dos que já me foram aconselhados:
IBANEZ SR300-IPT
IBANEZ JTKB200-BK
IBANEZ ICB200EX-MBK
antes de mais...que estilo de musica estas a pensar em tocas com o baixo????eu desses que tu tens aqui aconselhava-te o ibanez sr300....apesar de nao ter tocado nos outros ibanez.....bc rich ja toquei com um e digo-te que antes preferia o meu velhinho ibanez gsr190...
se quiseres outras marcas, andam por ai uns Squier vintage modified que pelo preco que estao batem esses todos juntos que tu mencionaste ai em cima....tens tb os yamaha rbx374 tb sao bons para o preco....
podes sempre ver o mercado de usados, por esse preco ja arranjas umas coisas engracadas...
- Necrophilvs
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
- Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...
hrc_la Escreveu:Necrophilvs Escreveu:bem,preciso que me aconselhem um bom baixo com o preço à volta dos 300 euros. já me foram aconselhados bc rich e ibanez. users baixistas que me ajudem. além da marca, indiquem modelos e características aconselháveis... vou por aqui uma lista dos que já me foram aconselhados:
IBANEZ SR300-IPT
IBANEZ JTKB200-BK
IBANEZ ICB200EX-MBK
antes de mais...que estilo de musica estas a pensar em tocas com o baixo????eu desses que tu tens aqui aconselhava-te o ibanez sr300....apesar de nao ter tocado nos outros ibanez.....bc rich ja toquei com um e digo-te que antes preferia o meu velhinho ibanez gsr190...
se quiseres outras marcas, andam por ai uns Squier vintage modified que pelo preco que estao batem esses todos juntos que tu mencionaste ai em cima....tens tb os yamaha rbx374 tb sao bons para o preco....
podes sempre ver o mercado de usados, por esse preco ja arranjas umas coisas engracadas...
eu tenho um yamaha RBX260, mas a cena é que na alemanha arranjas ibanez e bc rich bem mais baratos, sendo baixos de melhor qualidade.
O estilo de som que toco é metal, mais especificamente black metal, e já me disseram que os ibanez são os melhores para tocar metal...ne entanto, não sei, aconselhem-me...

pá,squier não sei...o meu baixo de 7 anos soa bem melhor do que um squier com 2 ou 3...
se poderes esticar um pouco mais o orcamento:
http://www.schecterguitars.com/index.asp
penso que este tb seja uma boa compra.....pelo menos falam bem deles.....
se estas a pensar em gastar so 300€ mais vale ficar com o que tens....e juntar mais um bocado para comprar algo melhor.....se subires um bocado o orcamento, tipo para 500€ ja consegues arranjar um baixo muito bom....depois depende do teu gosto, em termos de aspecto....esses schecter parecem ser muito bons tb....depois tens os Cort, tens tb os LTD/ESP.....por ai fora...sinceramente acho que existe muita mais opcao alem de BC.Rich que pessoalmente acho uma merda (opiniao pessoal)
se gostas muito do aspecto dos bc.rich eu apostava num LTD....penso que ficavas melhor servido....
se estas a pensar em gastar so 300€ mais vale ficar com o que tens....e juntar mais um bocado para comprar algo melhor.....se subires um bocado o orcamento, tipo para 500€ ja consegues arranjar um baixo muito bom....depois depende do teu gosto, em termos de aspecto....esses schecter parecem ser muito bons tb....depois tens os Cort, tens tb os LTD/ESP.....por ai fora...sinceramente acho que existe muita mais opcao alem de BC.Rich que pessoalmente acho uma merda (opiniao pessoal)
se gostas muito do aspecto dos bc.rich eu apostava num LTD....penso que ficavas melhor servido....
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
hrc_la Escreveu:se poderes esticar um pouco mais o orcamento:
Quando quis mudar de bacalhau andei a namorar este bicharoco:

Cujos representantes cá são a F. Ribeiro. Cheguei a ir mesmo lá aos escritórios mas eles dizem que são apenas importadores e para me dirigir a uma loja. De qualquer maneira eles importam muito pouca coisa da Schecter para cá e os baixos que viriam para portugal seriam da gama mais baixa. Esse Stiletto é de gama média. Foi pena porque andei mesmo muito tempo a namorar o bicho o ano passado e eles lá disseram-me que a vir uma remessa só viria em Abril deste ano (isto foi em Dezembro de 2007) e eu não me apetecia esperar 5 meses por um baixo. Acabei por comprar o meu BTB 555
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
bada como encomendar isso como por exemplo da thomman.de
eles tem esse baixo e outros da mesma marca.....se alguma vez quiser mudar o meu Cort B5 vai ser para um schecter stiletto custom 5 em natural satin.....
eles tem esse baixo e outros da mesma marca.....se alguma vez quiser mudar o meu Cort B5 vai ser para um schecter stiletto custom 5 em natural satin.....
- tomas_almeida93
Não compres esses BC Rich dessa gama, são uma valente lata, a sério!
E isso da gama x ou y ser melhor pa metal é uma estupidez. Podes usar tudo. Eu cá não gosto nada de Ibanez, tirando um ou outro BTB que experimentei que gostei.
E isso da gama x ou y ser melhor pa metal é uma estupidez. Podes usar tudo. Eu cá não gosto nada de Ibanez, tirando um ou outro BTB que experimentei que gostei.
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
tomas_almeida93 Escreveu:Não compres esses BC Rich dessa gama, são uma valente lata, a sério!
Quando falhou a opção stiletto e me propuseram o BTB também torci o nariz. Nunca achei piada aos Ibanez. nem esteticamente nem em termnos de som. Acho-os com muito pouca personalidade enquanto baixos. Sempre quis uma coisa com mais bafo, mas o bafo paga-se e bafo a 5 cordas paga-se bem. mas a disponibilidade orçamental para um Ernie Ball ou um warick decente não era muita. Por isso deixei-me convencer pelo BTB e não estou nada arrependido. Com aqueles Bartollini e as pontes MR 2 tenho um baixo eficaz, com qualidade excelente e essencialmente muito versátil por um preço que não encontras noutras marcas.
Mas confesso que não iria para outro modelo da Ibanez. Quanto à BC Rich ser um baixo para metal tem a ver apenas com a estética mais agressiva, e não com o som... Um MXR Blowtorch isso sim, até te faz um jazz Bass Metal

Isso tem a ver como tipo de som e de linhas de baixo que fazes numa banda. Não é tão linear assim que se diga que determinado som de baixo é metal e outro não
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
- tomas_almeida93
Claro, e existe uma coisa chamada EQ que também ajuda se queres ter um som mais ao teu gosto. O mais importante é procurar um baixo com um bom braço que seja confortável e madeiras razoáveis.
O Martin Mendez (Opeth)usa um Jazz Bass e fica que nem gingas. Com um Jazz Bass consegues sacar granda som para música mais pesada. Eu cá não gosto daquele corpo exageradamente enorme e aquele aspecto nunca me puxou, por isso é que desgosto um pouco deles.
Quantos aos Ibanez subscreve em relação a esse modelo. Quanto aos outros modelos nunca lhes achei muita piada, nunca gostei muito do som.
O Martin Mendez (Opeth)usa um Jazz Bass e fica que nem gingas. Com um Jazz Bass consegues sacar granda som para música mais pesada. Eu cá não gosto daquele corpo exageradamente enorme e aquele aspecto nunca me puxou, por isso é que desgosto um pouco deles.
Quantos aos Ibanez subscreve em relação a esse modelo. Quanto aos outros modelos nunca lhes achei muita piada, nunca gostei muito do som.
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Um dos Malmsteens do baixo vem cá fazer a apresentação de um novo modelo da Yamaha.
Billy Sheehan, na Casa do Artista, dia 20 de Setembro. Mais info aqui: http://www.musifex.pt/
Nunca gostei lá muito do tipo. Demasiado shredder para o meu gosto, mas fica a info e este instrumental que até tem pinta.
Billy Sheehan, na Casa do Artista, dia 20 de Setembro. Mais info aqui: http://www.musifex.pt/
Nunca gostei lá muito do tipo. Demasiado shredder para o meu gosto, mas fica a info e este instrumental que até tem pinta.

- tomas_almeida93
Já sabia, muito bom teres postado isso aqui. Mesmo quem não goste devia ir só mesmo para questoes de técnica, é que a técnica dele! UI UI!
Eu vou ver se consigo dar um saltinho aí abaixo por causa disso.
Eu vou ver se consigo dar um saltinho aí abaixo por causa disso.
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes