Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça nov 11, 2008 11:59 am

Mercenary Escreveu:para quem estava interessado num ibanez...
está um á venda na secção vendo tudo menos a minha mãe :mrgreen:

Logo aquilo que me interessava...
Imagem

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » terça nov 11, 2008 2:09 pm

LOL
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Phobia
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » quarta nov 12, 2008 3:48 am

Pessoal ando com uma duvida que talvez me possam ajudar...

Vou agora comprar um baixo; estou no momento indecisa se será o Yamaha Rbx374 ou um Schecter Stilleto Deluxe 4 visto que estão na mesma onda de preços e etc (já agora quem quiser opinar sobre os mesmos são bem vindos :mrgreen: )

A minha questão põe-se aqui: não vou para já investir muito dinheiro porque quero primeiro evoluir como baixista para depois dar o salto para algo melhor com mais certeza do que quero, e então vou comprar um segundo baixo ainda de média gama. O que posso comprar ao nível de pedais, p exemplo, p ajudar a tirar melhor som de um baixo do género dos que mencionei?! Não 'tou a falar necessariamente de efeitos e etc, mas tirar melhor partido e fazer como um mini-upgrade ao que eles já são... Falaram-me de comprar um pedal compressor.. O que acham?! By the way, tenho um gosto de som mais p'ro clássico, o mais parecido c natural possível e toco em Drop C.

Thanks!! :metal:
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta nov 13, 2008 3:29 pm

Phobia Escreveu:Pessoal ando com uma duvida que talvez me possam ajudar...

Vou agora comprar um baixo; estou no momento indecisa se será o Yamaha Rbx374 ou um Schecter Stilleto Deluxe 4 visto que estão na mesma onda de preços e etc (já agora quem quiser opinar sobre os mesmos são bem vindos :mrgreen: )

A minha questão põe-se aqui: não vou para já investir muito dinheiro porque quero primeiro evoluir como baixista para depois dar o salto para algo melhor com mais certeza do que quero, e então vou comprar um segundo baixo ainda de média gama. O que posso comprar ao nível de pedais, p exemplo, p ajudar a tirar melhor som de um baixo do género dos que mencionei?! Não 'tou a falar necessariamente de efeitos e etc, mas tirar melhor partido e fazer como um mini-upgrade ao que eles já são... Falaram-me de comprar um pedal compressor.. O que acham?! By the way, tenho um gosto de som mais p'ro clássico, o mais parecido c natural possível e toco em Drop C.

Thanks!! :metal:

Boas.

Se conseguires o Schecter mais barato que o RBX, avança. Sempre ouvi falar muito bem desses baixos e porque não comprar um em vez dos habituais Yamaha ou Ibanez?

Quanto aospedais e efeitos vai depender muito do tipo de som que pretendes, mas aconselhava-te a construir uma pedaleira a sério apenas depois de arranjares um baixo de gama mais alta, para saberes os sons que poides tirar do baixo com os efeitos e pedais. Um baixo mais fracotes é muito limitado em respostas de frequência por isso há efeitso que fazem mossa mínima no que pretendes. Há outras que não. Uma pedaleira ZOOM ou Behringer serve para o pretendido. Se és adepto de sonoridades mais clean, o compressor basta.

Agora não sei se é boa ideia usares Dropped Tuning em baixos de gama mais fraca. Sem pick ups, pontes e madeiras que aguentem essas frequências mais graves vais ter que usar muito efeito e volume para que se consiga ouvir alguma coisa.

Eu como baixista old school não sou adepto dos dropped tunings. SE quero tónicas mais graves compro um baixo de 5 cordas., O teu dropped C é o meu primeiro trasto da 5ª corda e escuso de inventar afinações. Além do mais o baixo já vem preparado de origem para captar essas sonoridades.

And that's a wrap :beer:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Phobia
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » sexta nov 14, 2008 12:17 am

Olha e não é que hoje fui comprar o baixo e trouxe o de 5 cordas?! ahahah :metal:

Comecei lá a falar com o senhor da loja, dropped isto e aquilo, afinações, e com ajuda dele e do guitarrista da minha banda acabei por pensar "pronto, rendi-me às 5 cordas! Bora!" e ainda n parei quase de tocar desde que cheguei a casa!! Comprei o rbx375. Não arranjei onde experimenter Schecter e falaram-me mto bem deste, tendo em conta a gama em que anda...

Agora é que vai ser reaprender a tocar as músicas... :|
Mas cá me safarei! Já agora, alguma dica que querias partilhar (em termos de aprendizagem/aproveitamento das 5 cordas)?! :mrgreen:

Thanks e rock on!!!!
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta nov 14, 2008 12:38 am

De início, para não falhares nos ensaios, ignora a 5ª corda. Depois com tempo vais adicionando-a nos exercícios e nas composições :)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta nov 14, 2008 12:44 am

Phobia Escreveu:Olha e não é que hoje fui comprar o baixo e trouxe o de 5 cordas?! ahahah :metal:

Comecei lá a falar com o senhor da loja, dropped isto e aquilo, afinações, e com ajuda dele e do guitarrista da minha banda acabei por pensar "pronto, rendi-me às 5 cordas! Bora!" e ainda n parei quase de tocar desde que cheguei a casa!! Comprei o rbx375. Não arranjei onde experimenter Schecter e falaram-me mto bem deste, tendo em conta a gama em que anda...

Agora é que vai ser reaprender a tocar as músicas... :|
Mas cá me safarei! Já agora, alguma dica que querias partilhar (em termos de aprendizagem/aproveitamento das 5 cordas)?! :mrgreen:

Thanks e rock on!!!!

Ahaha, boa escolha... Sempre quis experimentar os humbuckers desse bicho a bufar... Allways listen to uncle Spiegelman

Quanto às 5 cordas também te posso dizer que fui baixista de 4 cordas durante 13 anos e só o ano passado comprei um de 5 por isso não hão-de ser grandes conselhos. Ao início é algo atrofiante adaptares os dedos a fazeres escalas nos bordãos de Si e Mi, principalmente, por exemplo, as descendentes em terceiras em que usas o anelar e o indicador, ou as oitavas com o mindinho a partir da corda Si, assim como coordenar com a mão direita (seja dedos ou palheta) mas nada que não passe ao fim de umas semanas de treino. É só uma questão de adaptar a mão à largura do braço, que é maior.

Nada dá mais pica que dar uma bordoada com o polegar no bordão de Si com o amp bem esticado e ficar a apreciar o resto da banda a olhar para ti com caras de poucos amigos :jam:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda nov 24, 2008 1:38 pm

Estive a ver o rig que o Jason Newsted usava nos Metallica e nenhum dos baixos são de marcas "habituais", nomeadamente Sadowsky e Alembic. Alguém aqui do forum já experimentou ou conhece alguém que tenha ou saiba como encomendar estas duas marcas?

Alembic Elan 4 cordas:
Imagem

Sadowsky Black Vintage 5 cordas

Imagem

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda nov 24, 2008 5:45 pm

Conheço ambas, conheço pessoas que têm baixos de uma e outra, mas nunca toquei em nenhuma.
Alembic é caro e não lhes reconheço nenhuma característica que valha o preço. Já ouvi ser tocado ao vivo com boa amplificação e têm um som incaracterístico e vulgar.
Sadowsky é caro mas muito bom, provavelmente os melhores Js disponíveis a julgar pela imensa e unânime opinião (dá uma vista deolhos no talkbass.com por exemplo). Mesmo os Metro são carotes, mas bons.
A Quarto de Som (Matosinhos) arranja Sadowsky, IIRC.

Btw, consegues muito melhor som com Sadowsky que o Newsted... o som dele tinha overdrive e mais uns efeitos afins e com aquele tone cliché da Ampeg, ugh.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 24, 2008 5:50 pm

quem tinha alembic há 10 anos atrás era a caffi no porto...bem me tentaram impingir 1

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda nov 24, 2008 9:57 pm

otnemeM Escreveu:
Btw, consegues muito melhor som com Sadowsky que o Newsted... o som dele tinha overdrive e mais uns efeitos afins e com aquele tone cliché da Ampeg, ugh.

http://www.youtube.com/watch?v=R7ctjClIKGM

That's a Killer tone :metal:

Tb não sou grande fã da sonoridade do Newsted (nem agora da sonoridade do Trujillo... não sei o que aquela gente faz ao som de baixo que o TYrujillo tinha sonzaço fudido em Suicidal e Infectous Grooves e chega aos Metallica... Nherf... Também não é que os Fernandes que ele use sejam grande espingarda, mas se me dessem um endorsement... :mrgreen: ).

Estava mais a perguntar pelos baixos em si do que pelo som. Sempre vi o pessoal do jazz a falar bem dos Sadowski e lembrei-me de trazer a marca à discussão. Alembic desconhecia-lhe baixos, só guitarras, daí ter perguntado também.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 26, 2008 12:22 pm

Continuando o tópico das "marcas menos habituais, estupidamente caras mas sem igual no mercado main stream", pergunto agora se conhecem alguém que tenha, se já experimentaram ou sabem como encomendar os baixos da marca WAL, cujo utilizador mais conhecido no universo da música pesada é o Justin Chancellor:

Imagem

Não sou grande fã do Justin como baixista em si mas sou absolutamente fã do sonzaço que ele consegue sacar daquilo. E metado do tom está nos WAL que ele usa.

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Mensagempor tomas_almeida93 » quarta nov 26, 2008 7:33 pm

A Wal já não existe, só se for por ebay ou usado.

Os Wal são baixos que altamente procurados, mas o som que o Justin tira não é DE TODO um som "Wal". O tom que ele tira é super brilhante e cheio de treble, enquanto que o som caracteístico de um Wal é super cheio e com muito punch, com graes bem definidos e médios bem cheiinhos. O som que ele tira é mais devido à EQ que ele usa, cordas novas, palheta, etc, mas notas alguns médios graves no som dele e um grave cheio, isso já é característica dos Wal.
Bass for life (and death).

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 26, 2008 10:08 pm

WAl Já não existe? Curioso. Não é que fizesse realmente intenção de comprar um, a não ser que me saísse o totoloto, porque aquilo é bicho para 3000 euros de instrumento.

De qualquer maneira, e pelo que tenho acompanhado nos foruns, o som do Justin (que está cheio de efeitos) depende em muito do WAL, porque, segundo tenho lido, por mais que iguales o RIG do homem em amplificador e pedais, não se consegue chegar sequer ao pé daquele ataque brilhante e cheio que ele tem. E isso parte em muito da combinação de madeiras e pick ups do WAL. Duvido que se substituires o WAL por um Warick, mesmo com o mesmo set up de amp e efeitos, consigas um som sequer parecido com o do WAL.

Tenho essa ideia.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta nov 26, 2008 11:06 pm

Li bastantes vezes posts sobre os wal no tb.com quando lá andava.

Quanto aos Sadowsky, se estiveres a pensar seriamente nisso tenho impressão que não te vais arrepender. Um de 5 cordas, clarinho e com hardware preto... niiiice.

Also, dá uma olhadela nos Mayones. Não conheço melhor bang for the buck.

Mais marcas fora do normal por cá, e pelas quais tenho fetiche (além da Mayones pela qual sou altamente parcial) são a Kubicki (queria um Ex Factor branquinho), F Bass (marca utilizada pelo enorme Alain Caron) e Zon.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes