Guitarra Clássica - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Re: Guitarra Clássica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Riddl3 » terça out 28, 2008 11:47 pm

Brower e um bocadinho puxado para quem ta a começar... Aconselho-te a procurares estudos de Aguado. São bons para practicares a leitura e aqueles pequenos promenores (posiçao de ambas as maos, dedos que usas, etc) de que precisas para veres coisas mais puxadas. A Lagrima, como ja disse noutro topic deixa-me nostalgico... o meu 3º grau ja la vai longe. Agora ando as voltas com Preludio nº 5 de Villa Lobos e uma adaptação de Piazolla, a Verano Porteño
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » terça nov 04, 2008 2:19 am

Eu do villa-lobos ando a estudar o prelúdio nºs. 1 e 3 (nem me atrevo a pegar no 2 para já) e o choros nº.1 e ando a ver o prelúdio nº.1 e a sonatine op. 73 do Giulianni. Quanto a estudos para praticar, havia uma colecção de temas engraçados do Fernando Sor e do Carcassi para níveis menos avançados. Elaryad, se já tocas a Lágrima, creio que não terás grandes problemas com os primeiros cinco estudos do Brower. Foi ele que me puxou para os compositores américo-latinos, mas é certo que as obras destes são tecnicamente bastante complicadas. Piazzola, Lobos, Brower, Baden Powell, são os que gosto mais dentro deste nicho musical.
Wine, women and song.

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » terça nov 04, 2008 10:16 am

nyarlathotep Escreveu:Eu do villa-lobos ando a estudar o prelúdio nºs. 1 e 3 (nem me atrevo a pegar no 2 para já) e o choros nº.1 e ando a ver o prelúdio nº.1 e a sonatine op. 73 do Giulianni. Quanto a estudos para praticar, havia uma colecção de temas engraçados do Fernando Sor e do Carcassi para níveis menos avançados. Elaryad, se já tocas a Lágrima, creio que não terás grandes problemas com os primeiros cinco estudos do Brower. Foi ele que me puxou para os compositores américo-latinos, mas é certo que as obras destes são tecnicamente bastante complicadas. Piazzola, Lobos, Brower, Baden Powell, são os que gosto mais dentro deste nicho musical.

eu agora ando às voltas com uma peça que considero obrigatória para qualquer guitarrista que se preze... Asturias (Albeniz) =/ é linda... mas é uma dor de cabeça... dasse
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Mensagempor Elaryad » quarta nov 05, 2008 9:53 pm

Viva!
Só agora vi estas últimas respostas. Desde a última vez que aqui postei, já consigo tocar a Lágrima dando a expressão que queria. É uma melodia fácil e ao mesmo tempo difícil. A segunda parte é muito dramática e adoro tocá-la.
Depois toquei um estudo do Pujol que consiste nalgumas variações sobre o acorde de Dó Maior. Por fim comecei a experimentar Choros nº1. Como não tenho aulas nem tenho método (uma pessoa normal, que estude, não passa da Lágrima para o Choros nº1...) peguei no Choros porque gosto tanto da música que não resisti. Sei tocar por volta dos primeiros 3/4 acordes, mas é tão complexa que acho que estou a perder o meu tempo (por enquanto).
Também adorei a Maria do Tarrega, mas exige um dedilhar que ainda me assusta um bocado.
Gostava de experimentar algum estudo do Brower porque não conheço. Piazzola não é o meu género (embora goste de algumas coisas) e a Asturias é demasiado avançada para mim! Belo desafio que tens aí Riddl3!

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » quarta nov 05, 2008 9:57 pm

Elaryad Escreveu:Viva!
Só agora vi estas últimas respostas. Desde a última vez que aqui postei, já consigo tocar a Lágrima dando a expressão que queria. É uma melodia fácil e ao mesmo tempo difícil. A segunda parte é muito dramática e adoro tocá-la.
Depois toquei um estudo do Pujol que consiste nalgumas variações sobre o acorde de Dó Maior. Por fim comecei a experimentar Choros nº1. Como não tenho aulas nem tenho método (uma pessoa normal, que estude, não passa da Lágrima para o Choros nº1...) peguei no Choros porque gosto tanto da música que não resisti. Sei tocar por volta dos primeiros 3/4 acordes, mas é tão complexa que acho que estou a perder o meu tempo (por enquanto).
Também adorei a Maria do Tarrega, mas exige um dedilhar que ainda me assusta um bocado.
Gostava de experimentar algum estudo do Brower porque não conheço. Piazzola não é o meu género (embora goste de algumas coisas) e a Asturias é demasiado avançada para mim! Belo desafio que tens aí Riddl3!

hj passei as voltas para meter a intro direitinha.. velocidade, passagens =/
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Elaryad
Contacto:

Mensagempor Elaryad » sábado nov 22, 2008 2:17 pm

Estava aqui a aproveitar o meu tempo livre para tocar um pouco e ocorreu-me perguntar se vocês costumam usar a posição clássica para tocar guitarra, usando um apoio para o pé. É que já tentei usa-la mas não me dá jeito, por isso penso que pode ser uma questão de hábito. Costumo tocar sentado, com a perna esquerda ligeiramente elevada em pico de pé e com a guitarra apoiada nessa perna. Não a apoio na perna direita como faço na eléctrica.
Com o apoio para o pé, mesmo regulando a altura, não acham que ficam com o braço da guitarra posicionado demasiado acima?

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » sábado nov 22, 2008 6:52 pm

Elaryad Escreveu:Estava aqui a aproveitar o meu tempo livre para tocar um pouco e ocorreu-me perguntar se vocês costumam usar a posição clássica para tocar guitarra, usando um apoio para o pé. É que já tentei usa-la mas não me dá jeito, por isso penso que pode ser uma questão de hábito. Costumo tocar sentado, com a perna esquerda ligeiramente elevada em pico de pé e com a guitarra apoiada nessa perna. Não a apoio na perna direita como faço na eléctrica.
Com o apoio para o pé, mesmo regulando a altura, não acham que ficam com o braço da guitarra posicionado demasiado acima?

Habituei-me a tocar com o apoio para o pé quando tive aulas. Facilita bastante o acesso a todo o braço da guitarra, ao invés de teres a guitarra em cima do joelho direito. Também se consegue tocar, claro, mas estás a dificultar os movimentos e a posição da mão acaba por ser prejudicada.
É mais ou menos o mesmo com o usar a guitarra eléctrica mais junto ao peito ou nas pernas. Também se consegue tocar com a guitarra nas pernas mas é mais fácil junto ao peito, embora seja menos cool. Para solar então, ou cenas mais técnicas, não tem comparação.
Quanto ao início do tópico, também aconselho Alhambra. Também tenho uma, embora tenha sido um pouco mais cara.

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » sábado nov 22, 2008 7:54 pm

eu chego ao extremo as vezes quando tou em casa, mmo pa electrica usar o apoio para o pé... é uma questão de hábito, e facilita-e mto mais o acesso ao braço e isso... mas pronto, la esta, questao e habito. é quase como o tocar com unhas. quando começas estranhas, o ter unhas, o toque da corda, etc etc etc... agora atrofio mais se n as tiver (e ja passei por aquele drama de partir uma LOL)

it's all a matter of habit
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Mensagempor tomas_almeida93 » domingo nov 23, 2008 10:06 am

Acredita que a posição clássica existe para alguma coisa. A tua mão esquerda tem o trabalho todo facilitado nessa posição, permite-te estar muito mais relaxado.

Riddl3, e tocar metal em eléctrica só com unhas? Isso sim era de homem! :beer:
Bass for life (and death).

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » segunda nov 24, 2008 12:39 am

tomas_almeida93 Escreveu:Acredita que a posição clássica existe para alguma coisa. A tua mão esquerda tem o trabalho todo facilitado nessa posição, permite-te estar muito mais relaxado.

Toco a Hallowed Be Thy Name dos Maiden com unhas :D quando puder gravo um video disso, a minha web deu o pifo
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Elaryad
Contacto:

Mensagempor Elaryad » terça nov 25, 2008 9:30 pm

Riddl3 Escreveu:
tomas_almeida93 Escreveu:Acredita que a posição clássica existe para alguma coisa. A tua mão esquerda tem o trabalho todo facilitado nessa posição, permite-te estar muito mais relaxado.

Toco a Hallowed Be Thy Name dos Maiden com unhas :D quando puder gravo um video disso, a minha web deu o pifo

Adorava ouvir isso tocado com unhas! :shock: A mim faz-me confusão ter unhas grandes, claro que o som sai muito mais cristalino e não tão abafado como quando se toca com a cabeça dos dedos. Já as tive grandes mas depois cortei, é mais forte que eu. Tb há uma maneira especial de as cortar, mas acho que isso já são pormenores...
Um dia destes arranjo um apoio para o pé.
Quanto à guitarra eléctrica toco com ela junto ao peito. E nada de tocar com ela pela cintura abaixo mesmo que esteja a tocar a coisa mais básica do mundo.

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Riddl3 » quinta nov 27, 2008 8:55 pm

Elaryad Escreveu:
Riddl3 Escreveu:

Adorava ouvir isso tocado com unhas! :shock: A mim faz-me confusão ter unhas grandes, claro que o som sai muito mais cristalino e não tão abafado como quando se toca com a cabeça dos dedos. Já as tive grandes mas depois cortei, é mais forte que eu. Tb há uma maneira especial de as cortar, mas acho que isso já são pormenores...
Um dia destes arranjo um apoio para o pé.
Quanto à guitarra eléctrica toco com ela junto ao peito. E nada de tocar com ela pela cintura abaixo mesmo que esteja a tocar a coisa mais básica do mundo.

Ya, tens que arredondar a unha digamos asism na parte que passa na corda, senao prende com é óbvio. é chato, mas habituando-te n queres outra coisa :P as vantagens n são só o som, qualidade, projeccção... é tb determinado tipo de coisas que não podes tocar sem unhas. Procura uma peça chamada Reverie de Regondi ou então Una Limosna Por Amor de Dios de Augustin Barrios, são os chamados tremolos... sem unhas, n tocas aquilo.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » segunda dez 01, 2008 6:01 pm

HELP!

Eu como vendi a minha guitarra eléctrica para arranjar guito,fiquei só com o amp.,eu oara não ficar desprovido de guitarras,um amigo meu emprestou-me uma guitarra clássica(foleira mas serve...),e enquanto arranjo e nao arranjo um guitarra electrica nova,vou dando uso aá clássica,questão:Não tenho grandes conhecimentos dentro da guitarra clássica,e gostava que vocês me falassem emalguns temas clássicos que eu possa praticar,e quando falo em tema clássicos não tou a falar do homem do leme(lol)!

Já agora...na guitarra clássica,como é que devemos tocar,com ou sem palheta,normalmente eu vejo o grandes mestres a tocar só com os dedos.

Deem-me entao umas orientações!

Thanks! :wink:
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta dez 03, 2008 3:27 pm

Se quiseres tocar mesmo guitarra clássica, terias de tocar com os dedos e preferencialmente deixar crescer as unhas.

Agora se é uma questão temporária em que apenas usas uma guitarra clássica para manutenção enquanto não chega a desejada eléctrica, não vejo nenhum problema em tocares de palheta.
Imagem

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » quarta dez 03, 2008 6:42 pm

Sim é só mesmo basicamente para manter os dedos a "correr",enquanto não arranjo uma boa sucessora,e vou entao continuar a usar a palheta como já tenho usado até aqui!
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante