2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 2:22 pm

Fica o rescaldo da minha experiência com o MM, festival que comecei a frequentar em 2023. Já nessa altura achei a organização super positiva e com capacidade de se tornar mais um festival de referência, apesar de alguns desafios que este tipo de eventos está infelizmente destinado a ter. Financiamento, falta de poder de compra, competição do Vagos no mesmo mês e até a localização, representam tudo questões a ser resolvidas anualmente, para não falar da óbvia questão do espaço do festival em si. Se a primeira localização a que fui era perfeita a todos os níveis face à dimensão do evento, a segunda localização apesar de representar um aumento nas dimensões, parecia mais uma pedreira reconvertida em espaço de lazer. Conheciam-se as dificuldades da organização em encontrar a sua "casa", mas o anúncio de nova mudança de espaço, aparentemente definitiva, levando o festival para o topo das montanhas locais é, apesar de tudo, uma excelente notícia. Ganha-se um local próprio dedicado e muito mais espaço para crescimento. Sobre este assunto, apesar de alguns receios legítimos, a verdade é que a única coisa que gostaria que fosse melhorada é mesmo as condições do terreno em si. Desconheço quanto tempo tiveram para reconverter o espaço (ouvi algures 3 semanas), mas claramente que fizeram um trabalho praticamente impecável.

Chegado a São Pedro do Sul, à Pousada da Juventude na quarta feira durante a noite, quinta e sexta feira fizeram-se de trabalho a partir do quarto e com passeios pela vila super tranquila, centrada obviamente nas termas e no valor turístico que estas oferecem. Na tarde de sexta tarde fiz um rápido reconhecimento ao novo espaço do festival. A viagem da pousada ao local faz-se em cerca de 20-25 minutos atravessando montanhas e aldeias locais, caminho especialmente atrativo no regresso pela noite fora. Chegada a sexta feira, às 18h arranco para o MM.

Vamos ao que interessa: as bandas. Começando pelo que não vi por este ou aquele motivo.

Gnosis e Death & Legacy infelizmente não consegui apanhar. Gnosis lançaram aquele que vai sendo o meu álbum nacional de 2026 e gostava de os ter visto.
Ethereal e Erzebet vi 3 músicas antes de bazar, pelo que me vou abster de comentar.
Primal Fear vi parcialmente, fui ao carro trocar de roupa e perdi boa parte, como não sou particularmente fã não perdi nada :lol:

Passemos primeiro às bandas que vi mas fiquei algo indiferente:

Saurom - passa-me ao lado a posição tão alta no cartaz, mas pela quantidade de gente que vi com t-shirts da banda pelos vistos têm bastantes fãs. Power metal, toques de sinfónico, folk pelo meio, muito teatro, um ou outro refrão orelhudo. Meh.

GATC - super competentes, boa onda, excelente vocalista, o estilo heavy hard rock é um bocado insipido.

Dallian - similar a GATC, muito competentes, excelentes músicos e boa presença de palco, mas soa tudo muito embrulhado como se estivéssemos perante os Opeth no início de carreira ainda a tentarem definir identidade. É o melhor elogio que lhes posso fazer.

Next, boas actuações que gostei mas que faltou ali qualquer coisa:

Paradise Lost - foi um grande concerto, praticamente nada falhou ali felizmente, a questão é minha mesmo que nunca saio satisfeito com as setlists destes gajos. Ter uma discografia tão vasta tem destas coisas, mas também já cansa ouvir a As I Die e a Say Just Words, por exemplo, quando têm tantas outras boas malhas que mereciam destaque. Enfim, a malta gostou é o que interessa.

Serious Black - mais uma vez, super competentes e a conseguirem conquistar o público, talvez pessoalmente esteja um pouquinho saturado deste estilo de power metal e dos sing alongs.

Crematory - por um lado até esperava menos e fiquei agradado com a prestação, mas ver o vocalista constantemente a olhar para o monitor a ler as letras das músicas deu-me um asco do caraças.

Insomnium - é um bocado ingrato tocar naquelas condições, mas deram muito boa conta do recado e terminaram o festival em excelente nota. Talvez por não ser o maior fã, preferi circular e gastar o dinheiro que ainda tinha na pulseira antes de bazar.

Seguem-se as actuações que foram muito boas, mas um pouco aquém das melhores.

Enforcer - tudo impec excepto o tempo da actuação a fazer-se sentir. Uma das questões com só ter um palco é que cada banda teve muito mais tempo para tocar. No caso dos Enforcer não sei se isso foi necessariamente bom.

Capela Mortuária - diria o mesmo que em cima, mas mais uma vez actuação 5 estrelas... ou 4.5 vá :mrgreen:

Blaze Bayley - tirava-lhe os monólogos motivacionais e o picanço parvo ao Steve Harris e teria sido quase perfeito. Faltou ali a Vírus, mas de resto, mais uma vez, super competente. Foi com agrado que ouvi os temas do Virtual XI pelo qual tenho um soft spot. Terminar com a The Angel and the Gambler foi genial.

Sovengar - quando a palhaçada faz parte do espectáculo, mas a palhaçada às vezes injustamente se sobrepõe à própria (boa) música tens um problema para resolver. Por baixo de tanta brincadeira há ali uma excelente banda de folk metal. Apesar de tudo, o objetivo é trazer um ambiente menos sério ao festival e isso foi conseguido. Segunda melhor revelação do cartaz.

A crème de la crème do Milagre Metaleiro:

Destruction - foi brutalíssimo de principio ao fim, é difícil dizer mais que isto. Nesta altura espero que mantenham este line up por muitos anos porque vê-los ao vivo é sempre chef's kiss.

Warout - maior revelação do festival, bem que os Destruction podiam levá-los em digressão. Excelente banda de thrash. Até o vocalista de Crematory fez questão de os elogiar em palco, chamando-os de Warcry, mas não interessa. Super banda a seguir com muita atenção.

The Haunted - vou admitir que não esperava actuação tão forte, mas pqp foi brutal mesmo.

Belphegor - melhor actuação do festival. Fantástica bujarda de som e blasfémia. Trouxeram o inferno às montanhas de São Pedro do Sul. Atmosfera brutal com a chuva e relâmpagos à mistura. Inesquecível.

Para terminar, toda a organização foi formidável. Preços de comida e merch dentro do acessível. Som no geral esteve sempre 5 estrelas. Novos anúncios para 2027 super interessantes. Acho que não me estou a esquecer de nada. Caso alguém da organização leia isto, fica o peditório de bandas para o ano:

Symphony X, Towards the Sinister, Blood Fire Death A Tribute to Bathory, Aura Noir, Grand Magus, Martyrium, Worm, Ethereal Darkness e Cruel Force

"Bora lá caralho" :headbanger:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am

Re: 2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor Brunhu » terça ago 25, 2026 3:25 pm

Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Miguel Kreator
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 18, 2020 10:39 pm

Re: 2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 3:38 pm

Brunhu Escreveu:Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Como é que o pafg ia vestido?

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 3:51 pm

Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".
Mas a sério, não foi premeditado é distração mesmo. Acontece com frequência e depois passo por anti-social. :lol:

Isso deve ter sido no 2º dia do fest, ia com uma shirt de Absu e uma hoodie de Bal-Sagoth.

Espero que tenham curtido do festival! :cheers:

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça ago 25, 2026 4:59 pm

Miguel Kreator Escreveu:
Brunhu Escreveu:Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Como é que o pafg ia vestido?

Foda-se :lol: :lol: :lol:

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 5:13 pm

pafg Escreveu:Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".
Mas a sério, não foi premeditado é distração mesmo. Acontece com frequência e depois passo por anti-social. :lol:

Isso deve ter sido no 2º dia do fest, ia com uma shirt de Absu e uma hoodie de Bal-Sagoth.

Como foste vestido Paulinho?

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 5:45 pm

Miguel Kreator Escreveu:
pafg Escreveu:Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".

Como foste vestido Paulinho?

De preto.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » terça ago 25, 2026 5:56 pm

pafg Escreveu:De preto.

Já marcaste pontos nas anotações do Miguelito. :lol:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 6:00 pm

Para o ano ofereço-lhe um hamburger :lol:

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 10:24 pm

pafg Escreveu:De preto.

A tua mulher também foi?

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 71 visitantes