2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor pafg » segunda ago 01, 2022 1:40 pm

Ora, fica aberto o tópico do rescaldo.

Fui dias 29 e 30.
Talvez o cartaz mais meh dos Vagos até hoje. Para compensar alguns dos concertos foram 5 estrelas. Exodus e Asphyx, por exemplo. Emperor mesmo parecendo em piloto automático deram alto concerto.

Momento surreal para as pulseiras. Quem foram os génios que tiveram a magnânima ideia de "bora cobrar 2€ para activar pulseiras para que o pessoal possa BEBER CERVEJA" :lol: :lol: curioso que a partir de certa altura já se conseguia comprar com dinheiro.

Depois elaboro um pouco mais. Se me apetecer.

Edit:

Vamos lá dar um pouco mais de sumo a este meu rescaldo.

Com o bilhete a ganhar pó desde dezembro de 2019, lá finalmente fui buscá-lo à gaveta ainda dentro do envelope de natal onde veio para casa. Era tempo de ir até Vagos, um destino habitual antes da maldita pandemia. Ora que essa besta ainda iria pregar mais uma partida aqui ao je, porque uma semana após o regresso ao escritório e a escassas 2 de ir de férias e para Vagos, surge um foco de Covid com 8 colegas a meterem baixa no mesmo dia. Passa-se mais uma semana, mais casos. Somos mandados novamente para casa trabalhar remotamente e para vigiar a cena com testes rápidos.
Com isto resolvi não ir ao primeiro dia apesar dos sucessivos testes negativos, para ter 100% certeza que não faria a viagem em vão.
Sinceramente nem me custou muito tomar essa decisão uma vez que o 1º dia era de facto o menos apelativo. Olhar para a setlist de Dimmu Borgir hoje em dia causa-me uma espécie de semi-depressão. Acredito que tenha sido um bom espetáculo, apesar de tudo. Pena mais por não ver Cattle Decapitation.

Chegado a Aveiro a meio de tarde, foi ter tempo de fazer check in numa pensão pacata no centro, descansar uns minutos e seguir viagem para a Quinta do Ega.
Da novidade das pulseiras já falei e espero que seja revisto o sistema, porque é péssimo.
O recinto continua muito igual e na verdade sempre foi um aspecto positivo do Vagos, a organização do espaço sempre esteve muito bem esgalhado.
Lá em baixo julgo tocarem os Mordaça. Indiferença. Aproveito para descer nas calmas, dar uma vista de olhos ao merch. Voltar a subir pra vir cá fora tomar cerveja. Algo que se repetiu até à hora de jantar.
Ora Heathen foi a primeira banda que vi e gostei bastante, apesar de não ir muito à bola com os vocais do senhor.
Exodus foi para mim o melhor concerto do festival. A qualidade das canções ajuda muito, o riff master que é Gary Holt também. O som não estava perfeito, já o disseram, mas os Exodus souberam compensar isso muito bem.
Tarantula ouvi de muito longe enquanto jantava bifanas no pão e imperiais à beira da estrada.
Testament também foi alto concerto, muito melhor do que aquele que deram em 2013, julgo. A voz do Chuck Billy parece estar em melhor forma. O próprio homem parece estar de melhor saúde também. Ainda assim não bateu aquele concerto no Garage em 2000.
Não fiquei para ver os Haracoisos, screamo não é de todo a minha cena. De regresso a Aveiro.

Dia 30, levanto-me cedo, passeiozito matinal por Aveiro, almoço no Aveiro Center. De regresso a Vagos a meio da tarde.
Não vi Arsea, mas ouvi julgo que os Sotz cá de cima durante uns dedos de conversa com pessoal que não via faz tempo.
Windrose foi óptimo, bom vocalista. A seguir com atenção. Crypta foi ok... não entendo bem o hype (se é que se pode chamar isso), mas foram bem recebidas e tal.
Nesta altura com jeitinho já se conseguia comprar cervejinha no recinto sem pulseira. :mrgreen:
Quem me conhece sabe que adoro doom, mas Desire nunca fui à bola com o som deles. "Chato pá caralho" como dizem no Brasil. Como já referiram a atitude contrastante do vocalista foi sui generis.
Kataklysm foi ok também. Se conhecerem os álbuns de estúdio percebem que estes gajos precisam de um bom som para as músicas funcionarem em todo o seu esplendor, mas lá está com um som defeituoso é complicado. Ainda assim não foi mau de todo.
Emperor como já referi mesmo em piloto automático deram alto concerto, é verdade que a "magia" do BM norueguês já não encanta como outrora mas gostei de os ver, pena deixarem de fora a majéstica Beyond the Great Vast Forest que é meu tema favorito deles.
DRI vi 3 malhas e bazei porque tinha Iron Maiden no dia seguinte.

Em geral, como disse, cartaz fraco. Salvam-se 4/5 atuações de valor. Recinto excelente. Som pró fraco. Gostava de ter deixado lá mais dinheiro, mas a cena das pulseiras pá...
Veremos para o ano, em principio é para ir, vou estar atento ao cartaz. Quem sabe vêm os My Dying Bride. :lol:
Bem haja! :cheers:
Última edição por pafg em quinta ago 04, 2022 7:18 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor schwarze_engel » segunda ago 01, 2022 1:42 pm

Olha, abrimos ao mesmo tempo. :D

Passo para aqui, pronto:

Vagos é ali, crl...

... mas agora também é um bocadinho nos nossos pulmões, durante uns tempos, tal a quantidade de terra que respirámos nestes 3 dias. :P

Sinto que aguentava na boa os 4 dias que o festival já teve, porque a ferrugem que levava foi saindo a cada dia e estava pronta para continuar. É como eu digo no trabalho: "preciso destes dias de férias para ir às termas". Bem verdade.
Só ia precisar de mais um frasco de repelente... Os mosquitos-vampiros atacaram forte e feio. Sugiro desde já à organização a colocação de uma barreira disto junto à vedação para a ria.

Dia 0, recepção ao campista.
30 minutos lá em baixo à meia-noite e fui logo picada na testa, que foi para não me esquecer do repelente no dia seguinte.

Dia 1, ou "o ataque das pulseiras proxenetas".
Para já, espetaram-nos no pulso com umas pulseiras feias como o caraças. Sou das que gosta de coleccionar a pulseirinha e o bilhetinho bonito, e este ano não houve nem um nem outro. Mas o mau, mesmo, foi a chulice associada: 2€ para o tecto, logo de início, porque sim. "Ah e tal, taxa de activação". Barroselas também chegou a ter este sistema e não havia activação paga, vão roubar para a estrada. Para se reaver dinheiro que pudesse ter sobrado no fim, além de só se ter 2 dias para o fazer, pagava-se mais 1.50€. Por acaso gastei até ao último cêntimo, senão eram 3.50€ deitados ao ar.
Carreguei apenas uma das nossas 2 pulseiras, com o necessário para trazer 2 t-shirts do fest e algumas cervejas - que, na verdade, eram as únicas coisas que dava para pagar com o raio do sistema. Tudo o resto era a dinheiro ou MB, e ainda bem, porque para carregar as pulseiras era um filme.
Mas em boa justiça, rapidamente a organização foi ao Facebook pedir desculpas pela falta de informação atempada e confusão gerada por este sistema. Sei que entretanto havia gente com dificuldades em reaver o dinheiro que lhes sobrou porque dava erro na app, ou o caraças... Vamos ver no que isso dá.

Arrumando já com os pontos menos bons: Sagres a 4€ o copo. Nunca bebi tanto refrigerante num festival como este ano.
Beer garden com uma única marca a 6€ também não ajudou a que fosse diferente.

De resto, foi o voltar a casa.
O espaço da Quinta do Ega está mais composto com equipamentos para a canalha (essencial para a diversão dos festivaleiros, portanto :mrgreen: ), e o resto do recinto manteve a disposição que já nos era familiar.

Quanto a concertos, para mim os reis foram os Dimmu Borgir, neste dia. Daquelas bandas da bucket list que pude finalmente riscar... e que não me importo nada de rever um dia. Bom som, execução impecável - um pouco em modo automático, mas que já vai sendo habitual neles.
Deve haver por aí montes de vídeos, à quantidade de telemóveis constantemente no ar a tapar as vistas à malta de trás.
Menções honrosas para Ominous Circle e Lyfordeath (que abriram o dia naquela hora ingrata em que metade do público ainda está a chegar).
Betraying the Martyrs ("bora mostrar aos baguettes como se faz... Oops, sorry!" :mrgreen: ) e Trollfest a ocuparem os slots da festarola, e Cattle Decapitation a arrumar com o que ainda sobrava das forças do pessoal.
Entrada de última hora no cartaz: Holocausto Canibal a substituir Saurom e a fechar a noite em beleza.
Não houve pernas para a after-party e o frio apertava, de modo que para mim o dia acabou ali.

Dia 2, ou "como levar tudo à frente em 3 actos".
Asphyx, Exodus e Testament deram-nos uma daquelas coças à moda antiga como já há muito se não via. E assim tudo de rajada. Nunca é demais enaltecer o trabalho da já mui nossa equipa de seguranças, que heroicamente safaram os cornos de muitos e muitas de baterem no chão, sem espaço para pausas.
Tinha uma má imagem de Testament, graças ao concerto fraco e contrariado que tinham dado em Vagos há uns anos. Mas eis que se redimem agora, numa prestação demolidora, bem disposta e dedicada.
No entanto, não sei se não dou o troféu do dia aos Exodus. Fica ex-aequo, pronto.
Menções honrosas para Reverent Tales a abrir o dia, e para Lecks Inc., que foram para mim a maior surpresa do festival. Não os conhecia, mas apanhar assim de repente com um sonzinho industrial em jeito de Das Ich, soube pela vida!

Dia 3, ou "há 30 anos era assim".
Não sou das que cresceu a ouvir trve norwegian BM e Emperor não faz parte das minhas recordações de adolescente. No entanto não é possível não se reconhecer a importância que tiveram em tanta e tanta coisa que agora existe e que ouvimos, pelo que ter podido vê-los ao vivo em 1ª fila foi um privilégio. Os senhores tocam que se fartam, e pesem embora alguns problemas no som que não permitiram ouvir a voz como devia ser, gostei bastante. Obviamente que este foi um concerto feito para tocar as almas dos mais conhecedores, e certamente correram lágrimas no rosto de muitos, que se calhar já tinham dado por perdidas as esperanças de algum dia os verem ao vivo. Só por isso, foi de louvar ter-se conseguido cá trazer o Ihsahn e Cª.
Portanto, temos aqui as estrelas do dia, sem margem para dúvida e sem desprimor para os restantes.
Menções honrosas para Windrose e Crypta, sendo que o concerto destas senhoras foi dos que mais gostei no cômputo geral do festival. Cap*ta de demolição! Pecou apenas por terminar depressa. Bendita a hora em que as Nervosa seguiram por outro caminho, pois estavam-se ali a perder duas excelentes executantes de death.

Menção especial ainda para o fim de festa com Serrabulho, que mais uma vez mandaram por terra aquela noção bafienta do metaleiro carrancudo e mau. A parte do "feios" não conseguem destruir por mais que tentem :hmmm: , mas a dos "porcos" sempre ficou um pouco atenuada com a festa da espuma que aconteceu na Quinta do Ega às 2 de manhã de sábado.

Foi um alívio ver que ao contrário do que sucedeu com o Laurus, o Vagos não sofreu muito com cancelamentos em cima da hora devidos a vôos ou covid.
Foi uma celebração já há muito devida, a bem da nossa sanidade mental. Muitos reencontros, muita gargalhada, muita aparvalhação como deve ser. :metal:

Para o próximo ano já estão confirmados Be'lakor, Corpus Christii, Glasya e Midnight. Catita. Estou só à espera de ver onde se podem comprar os passes sem carradas de taxas e taxinhas, para tratar disso.

Os restantes que lá foram que se pronunciem também. Que eu sei que os houve, desta feita. :twisted:
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor pafg » segunda ago 01, 2022 1:47 pm

schwarze_engel Escreveu:Olha, abrimos ao mesmo tempo. :D



:lol: literalmente ao mesmo tempo.

:cheers:

A cena das pulseiras foi mesmo um péssimo meme. Há pessoal a ficar com dinheiro entalado nas pulseiras e simplesmente não consegue reavê-lo. Enfim... às vezes complica-se sem necessidade nenhuma.

Para o ano há mais, embora esses nomes que anunciaram até agora não aquecem nem arrefecem.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7776
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor Zyklon » segunda ago 01, 2022 2:39 pm

Abençoados aqueles que testemunharam o nascimento do Happy Funeral Doom!!
Proximo passo uma tour com Serrabulho!
Quem me dera tido ido!

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor schwarze_engel » segunda ago 01, 2022 2:50 pm

Zyklon Escreveu:Proximo passo uma tour com Serrabulho!
Uma festa da espuma daquelas faria maravilhas pelos caracóis...
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
firewalker
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1177
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am
Localização: Lisboa

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor firewalker » segunda ago 01, 2022 6:03 pm

Sim para mim foi o cartaz mais fraco que eles tiveram, e talvez o menos variado. Estive la os 3 dias, e ao contrário de outros anos não havia muita coisa que realmente queria ver. Estava curioso para Dimmu, e queria realmente ver Exodus e Testament que deram grandes concertos.
No 3º dia estava curioso para ver Wind Rose e foi muito bom.
Mesmo entre bandas que em termos de nome não me dizem grande coisa houve uns quantos concertos que surpreenderam pela positiva. É uma das vantagens dos festivais.
Outros nem por isso, Arsea por exemplo se tivesse que descrever numa palavra era insípido.

O som não foi fantástico mas pareceu melhor do que em outras edições (penso que foi em 2018 que o som foi horrivel).


pafg Escreveu: curioso que a partir de certa altura já se conseguia comprar com dinheiro.

As pulseiras foram uma banhada. Por causa disso quando queria cerveja ia ao Dois Corvos.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor aetheria » terça ago 02, 2022 2:33 pm

Os meus highlights:

1ª vez a ver Emperor e não chorei!
... e o luxo de terem um apresentador. CLASSE!
1ª vez a ver Dimmu Borgir.
1ª vez a ver um vocalista de uma banda doom a puxar pelo público (e não para cortarem as veias)... cheguei a temer um "bora lá c*r*lh*!!!


É isto.
E, sim, melgas... memória de melgas que raaaasgam a peeele!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7776
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor Zyklon » terça ago 02, 2022 7:25 pm

Bem este topico é a prova final que o MU morreu para uma certa parte da comunidade metaleira portuguesa. :lol:
É certo que o CoaMetalchella em 2022 continua com um enorme peso....mas depois da quantidade de concertos e fests que houve nos ultimos tempos e isto ter ficado parado com quase todos eles...é meio bizarro!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor aetheria » terça ago 02, 2022 8:37 pm

Zyklon Escreveu:Bem este topico é a prova final que o MU morreu


:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: Nãoooooo!

Vamos chamar os Desire, pode ser que a coisa anime...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor schwarze_engel » quarta ago 03, 2022 8:22 am

aetheria Escreveu:Vamos chamar os Desire, pode ser que a coisa anime...
:awesome:
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
firewalker
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1177
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am
Localização: Lisboa

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor firewalker » quarta ago 03, 2022 9:54 am

aetheria Escreveu:
Vamos chamar os Desire, pode ser que a coisa anime...


Foi mesmo bom depois de Crypta para manter a energia no topo

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor schwarze_engel » quarta ago 03, 2022 9:56 am

firewalker Escreveu:
aetheria Escreveu:
Vamos chamar os Desire, pode ser que a coisa anime...


Foi mesmo bom depois de Crypta para manter a energia no topo ir jantar
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
firewalker
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1177
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am
Localização: Lisboa

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor firewalker » quarta ago 03, 2022 11:44 am

schwarze_engel Escreveu:
firewalker Escreveu:
aetheria Escreveu:
Vamos chamar os Desire, pode ser que a coisa anime...


Foi mesmo bom depois de Crypta para manter a energia no topo ir jantar


isso tambem

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor Vooder » quarta ago 03, 2022 12:43 pm

Muito resumido.
Dia 1
Cheguei a meio de Trollfest mas não me aproximei. Não estava com disposição.
Cattle Decapitation. Excelente
Dimmu Borgir a superar as minhas expectativas.
Depois fui para o beer garden e já não me apeteceu sair de lá até ao after. Bom set já agora e bem melhor que o do António freitas que parece que tem sempre a mesma k7.

Dia 2
Infelizmente não consegui ver Asphyx. Cheguei em Heathen. Excelente e banda que definitivamente irei dar mais atenção já que apenas conhecia o último álbum.
Exodus. Digo já IMO o concerto do vagos. Desde o som, a entrega, e a música. Entre eles e os testament , uma delas é que deveria fazer parte do big4.
Tarântula. Não é a minha praia e algo chato, mas como nunca tinha visto fiquei a ver.
Testament. Outro excelente concerto. Já foi a 3ª vez que os vi e de longe a melhor. Mas diga-se de passagem que ter o Dave Lombardo até levanta um morto.
Depois repeti. Beer garden e fui para casa a meio da after.
Dia 3
Cheguei a meio de Desire e ia cheio de sede. Beer garden.
Estava lá um maluco a pagar ipas por isso estava-se bem.
Depois a pensar que ia ver as Krypta sairam-me os kataklysm!!! E sem qq aviso. Começaram bem, mas depois torna-se chato e fui guardar lugar para a banda que mais queria ver.
Emperor. De onde estava (lado direito) mesmo à frente o som estava embrulhado e a voz pouco se ouvia. Quando decidi corrigir o local já tinha passado meio concerto.
Basicamente tocaram todas as obrigatórias.
Achei-os em piloto automático, e com a sensação que já os devia ter visto aos anos. Se eles não editam nada, vão começar a fartar.
DRI. Outra que queria ver e que concerto. Até me levou para o circle pit... Tiveram talvez um o levou som de todo o fest. Quase parecia playback.
Serrabulho. Grind Pimba. Não é som que ouça (de todo) mas dá para mandar umas gargalhadas. Principalmente se estivessem perto de um gajo que andava com dois macacos ao pescoço.

Pontos altos.
Cattle Decapitation, Exodus e DRI
Ambiente.
Mais público.

Pontos Baixos
Pulseiras com aquele sistema de pagamento. A ideia é boa mas nunca daquela forma e muito menos com taxas.
Mosquitos
Não aviso da troca das Crypta pelos Kataklysm.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2022.07.28 a 30 - VAGOS METAL FEST 2022 - Vagos - Aveiro

Mensagempor pafg » quarta ago 03, 2022 3:05 pm

Zyklon Escreveu:Bem este topico é a prova final que o MU morreu para uma certa parte da comunidade metaleira portuguesa. :lol:


Essa comunidade continua viva nas redes sociais e longe dos "kvlt elitists do MU que só ouvem black metal". Aliás se fores à página do feicebuc do vagos já lá estão a pedir arroz para 2023. Ainda bem, assim não poluem aqui o burgo. :mrgreen:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes