2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor pafg » sexta mai 03, 2019 10:37 am

Embora não sejam propriamente uma banda recente (o 1° álbum já data de 2003), os Swallow the Sun são a meu ver a melhor banda de doom death desta geração. Os dignos e lógicos sucessores de My Dying Bride, Anathema e Paradise Lost. A comprová-lo existe uma discografia ímpar repleta de excelentes álbuns e músicas inesquecíveis.
Foi a um concerto deste gabarito que se assistiu ontem no RCA. Tudo perfeito, desde do som às prestações individuais, passando pela escolha de setlist. Um desfile de canções que misturam como ninguém brutalidade death doom e melodias melancólicas. Pessoalmente acho que Cathedral Walls e Stone Wings são os melhores exemplos disso. Firelights e Upon the Water do último álbum foram no entanto as músicas mais celebradas, e percebe-se bem o porquê. Ambas condensam tudo do melhor que os finlandeses podem oferecer. Inclusive riffs pesadões reminiscentes de uns Candlemass como é o caso de Upon the Water. Antes do encore, These Woods Breathe Evil faz emergir outra faceta menos utilizada dos Swallow the Sun, uma atmosfera quase black metal, quer nos riffs quer na aproximação vocal de Mikko Kotamäki nesta música em particular. A fechar a noite, Emerald Forest and the Blackbird e a já clássica Swallow (Horror pt.1) terminaram o concerto da melhor forma. RCA muito bem composto para uma quinta feira, público participativo e uma banda no seu auge. O que mais se pode querer?

Das bandas de abertura, Aeonian Sorrow não cheguei a tempo de os ver. Oceans of Slumber deram um concerto muito competente, com especial destaque para o polvo atrás do kit de bateria. A vocalista, apesar da performance impecável, pareceu-me ter um range normal e sem algo que a destaque de outras vocalistas da praça.
Doom progressivo salpicado de ocasionais growls e blastbeats é talvez a melhor forma de os descrever.

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor Enigma » sábado mai 04, 2019 11:53 am

Aeonian Sorrow - banda de doom finlandesa, que aposta na fórmula já muita vista (e ouvida) dos growls + voz feminina. Já não é um tipo de sonoridade que me desperte particular interesse e, por isso, a sua atuação passou-me um pouco ao lado (também não é alheio ao facto de ter entrado já com a atuação a decorrer). Ainda assim, do que vi, foi uma prestação agradável, bem conseguida, em que se destaca a bonita voz (e presença) da vocalista.

Oceans of Slumber- banda já com outra tarimba relativamente à banda de abertura, deixaram bem vincada essa diferença embora, infelizmente, nem sempre o som estivesse bom. A voz, especialmente no início, estava baixa em relação aos restantes instrumentos, embora as coisas fossem ao longo da atuação. A voz que é, indiscutivelmente, um dos pontos fortes dos Oceans of Slumber. Isso, e a qualidade do baterista, que imprime uma grande variedade e dinâmica aos temas. Deixaram uma excelente impressão.

Swallow The Sun - já tinha saudades de os voltar a ver ao vivo, eles que são, para mim, e logo a seguir a My Dying Bride, a melhor banda de doom (ou se se preferir, deste tipo de doom, com growls). Donos de uma discografia de enorme qualidade (consigo imaginar várias setlists excelentes, sem repetir qualquer tema), vieram apresentar o seu novo (e, para não variar, excelente) novo álbum, When a Shadow Is Forced Into The Light). E foi precisamente com o tema título do álbum que iniciaram a sua atuação. Um começo muito bom e que marcou a toada para mais uma excelente atuação da banda finlandesa no nosso país. Do novo álbum apresentaram ainda Firelights, Upon The Water (outra das minhas favoritas) e Stone Wings. Do Songs From The North, tocaram apenas a Lost & Catatonic, o que é uma pena, podiam facilmente ter tocado mais uma ou duas, mas compreendo a dificuldade de escolha. Cathedral Walls e New Moon foram outros excelentes momentos que se viveram no RCA. Para o final, ficaram a These Woods Breathe Evil, Emerald Forest And The Blackbird (que tema) e a fantástica Swallow (Pt. 1) que fechou, da melhor forma, a sua atuação. Belíssimo concerto de uma banda a viver um momento de grande fulgor. :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor aetheria » sábado mai 04, 2019 12:35 pm

Que belas reviews de "PERITOS NA MATÉRIA" que DA MATÉRIA NADA ENTENDEM!" :mrgreen:
E são belas porque trazem mais do que opinião pessoal, trazem informação :wink: Cheers mates :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor Enigma » segunda mai 06, 2019 5:54 pm

aetheria Escreveu:Que belas reviews de "PERITOS NA MATÉRIA" que DA MATÉRIA NADA ENTENDEM!" :mrgreen:
E são belas porque trazem mais do que opinião pessoal, trazem informação :wink: Cheers mates :cheers:


:D :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
JaimeMetal
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 61
Registado: terça mar 22, 2016 8:53 pm
Localização: Deserto

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor JaimeMetal » segunda mai 06, 2019 9:10 pm

Em Lisboa, vi as três bandas, felizmente, gostei de todas elas com uma incidência particular para SWALLOW THE SUN, a minha fundamental razão para estar presente neste evento, tenho todos os álbuns deles inclusive o último, apesar de não ser o meu som preferencial, para quem me conhece, esta banda dentro so seu estilo no Metal é do melhor que existe neste momento :) . Casa não cheia mas bem composta, quanto aos comentários aos concertos já tudo foi dito pelos companheiros acima referenciados. :metal:

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor PeiXotO » segunda mai 06, 2019 9:37 pm

Fui a este concerto sem conhecer praticamente nada da banda. Tendo em conta conversas antigas que tinha tido com o Enigma sabia que seria um som que ia gostar, e não estava errado. Ouvi o último album de Swallow The Sun um par de vezes na semana antes do concerto e chegou.
Em relação à primeira banda não há nada a apontar pois nem os vi em palco. Os Oceans of Slumber também não me ficaram na memória, com a excepção do trabalho de bateria e dos calções da vocalista. Swallow The Sun já foi um concerto de outra liga. A maioria já foi aqui dito, mas realmente merece também ser mencionado o fantástico trabalho de back vocals do teclista.

Também é de mencionar o engraçado que foi ver a amiga do Undertaker a tirar a setlist dos Swallow The Sun do chão, enquanto a banda ainda estava a tocar. Haja coragem e pouca vergonha :mrgreen:

E foi bom rever o pafg, mesmo que tenha sido só por uns breves segundos, parece que a malta anda meio desencontrada. :cheers:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
firewalker
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1177
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am
Localização: Lisboa

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor firewalker » terça mai 07, 2019 1:37 pm

PeiXotO Escreveu:
Também é de mencionar o engraçado que foi ver a amiga do Undertaker a tirar a setlist dos Swallow The Sun do chão, enquanto a banda ainda estava a tocar. Haja coragem e pouca vergonha :mrgreen:



Pois eu estava lá a frente e também vi esse episódio....bem bonito.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor pafg » terça mai 07, 2019 8:30 pm

PeiXotO Escreveu:
E foi bom rever o pafg, mesmo que tenha sido só por uns breves segundos :cheers:


:cheers:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2019-05-02 SWALLOW THE SUN + OCEANS OF SLUMBER + AEONIAN SORROW - RCA CLUB

Mensagempor aetheria » quarta mai 08, 2019 7:44 am

firewalker Escreveu:
PeiXotO Escreveu:
Também é de mencionar o engraçado que foi ver a amiga do Undertaker a tirar a setlist dos Swallow The Sun do chão, enquanto a banda ainda estava a tocar. Haja coragem e pouca vergonha :mrgreen:



Pois eu estava lá a frente e também vi esse episódio....bem bonito.


:shock: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: oh pah!...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes