2019-03-03 - Korpiklaani + Turisas + Trollfest - Lisboa Ao Vivo

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

2019-03-03 - Korpiklaani + Turisas + Trollfest - Lisboa Ao Vivo

Mensagempor PeiXotO » sexta mar 08, 2019 12:13 pm

Relato de uma boa noite de folkalhada e muita festa. Bandas muito apropriadas para a quadra carnavaleira!

Começamos com Trollfest, banda que já tinha presenciado numa edição anterior do SMSF (aquela eterna saudade). Desta vez vieram mascarados de realeza, com o vocalista mascarado de rei (completo com coroa de balões) e os restantes membros vestidos de princesa. Muito boa disposição destes noruegueses, que não se levam nada a sério e que mesmo não tendo malhas extraordinárias conseguem animar bastante o público. E ainda tocaram uma cover de Britney Spears, Toxic. O som aqui não esteve fantástico e sendo uma banda com muitos instrumentos havia situações em que o som estava muito embrulhado! Algures a meio do concerto o baixista desceu para o meio do público iniciando uma conga line muito bem composta! E ainda tocaram uns bons 50-55 minutos, nada mau para uma banda de abertura.

De seguida presenciamos o regresso dos Turisas a Portugal, coisa que não acontecia desde 2011, se bem me lembro. Desde então só lançaram mais um album portanto era natural que a setlist não fugisse muito do esperado. O ambiente tornou-se relativamente mais sério, sendo dado mais ênfase ao lado mais épico e menos brincalhão do folk metal. Aqui vimos um concerto típico de uma banda muito mais rodada, com várias pausas para comunicação entre o carismático vocalista Mathias e o público, entre as quais houve a lembrança de que foi em Lisboa a primeira vez em que ficou a dormir na rua após uma noite de copos depois de um concerto (Berlim terá sido a outra), e também relembrou a malta de que é com o merchandising que o povo compra que eles continuam a conseguir fazer tours (à pala das t-shirts de Korpiklaani que vi por lá, estes não devem ter problemas nesse aspecto).
Foi com A Portage To The Unknown e To Holmgard & Beyond (2ª e 3ª música) que a banda agarrou mesmo a atenção do público. Entre solos de bateria, teclas e violino (este último teve direito a mais tempo, de modo a apresentarem a nova violinista desta tour, Caitlin De Ville), ainda houve entre outras, a enorme Battle Metal (com fantástica prestação do público), Stand Up and Fight e a cover Rasputin (original de Boney M). A cover acabou por ser o momento mais apoteótico do concerto e foi a última música do formato normal, sendo que depois a banda saiu do palco para que houvesse a preparação para tocarem mais dois temas em formato acústico, The March of the Varangian Guard e For Your Own Good. Deviam era ter trocado a ordem destas duas pois o povo não reagiu muito à última. Pessoalmente foi o concerto da noite.

Finalmente entram em cena os Korpiklaani. Este concerto deixou-me um pouco dividido. Não sendo um grande conhecedor da sua discografia (conhecia uma série de malhas até ao Karkelo) e sendo a minha primeira vez a vê-los ao vivo estava um bocado incerto sobre que tipo de concerto ia ver. E verdade seja dita, só conhecia as últimas 4 malhas (Wooden Pints, Beer Berr, Vodka e Happy Little Boozer), que honestamente foram aquelas que retiraram mais energia do público (com a excepção da A Man With a Plan, a meio do set). Dando uma vista de olhos na setlist concluímos que tocaram mais malhas (9) do mais recente album, e talvez por não terem percorrido mais o restante catálogo que o público pareceu um pouco menos entusiasmado. De qualquer forma, e apesar de algumas músicas serem mais lentas do que eu esperava, foi um concerto animado onde era visível que os membros estavam todos bem entrosados e senhores dos seus instrumentos. Uma nota para o baixista que além de tocar descalço tem mesmo aquele ar calmo e sereno de quem mora na floresta em comunhão com a Natureza! Durante a Beer Beer os membros de Trollfest voltaram a subir ao palco com as suas vestes reais e ajudaram a cantar a música.

Casa muito bem composta dando a entender que a "moda" do folk metal ainda deixou alguns fãs.
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2019-03-03 - Korpiklaani + Turisas + Trollfest - Lisboa Ao Vivo

Mensagempor Santyago » sexta mar 08, 2019 9:21 pm

PeiXotO Escreveu:Pessoalmente foi o concerto da noite.


Concordo, também achei o mesmo. No geral, Turisas foi um concerto muito mais agradável que os Korpiklaani. Também tinha a curiosidade de ver mais estes que os Korpiklaani.

Não sendo propriamente fã de folk, deu-me a vontade de ir a este concerto e presenciar Turisas e Kortpiklaani (Trollfest já os tinha visto no SMSF, não me deixaram saudades, e preferi gastar a minha tarde a ir ao Fórum Lisboa e ver Big Trouble in Little China e assim só vi 20 minutos da banda. Do que vi, não perdi muito).

Turisas foi bastante bom. Não conhecendo bem as músicas deles, pelo menos têm algo mais que me puxa que o típico folk para a festa que as outras duas bandas. Foi uma boa hora e meia, com a adição de um set acústico (Preferia que não tivessem parado o concerto por 5 minutos só por este momento, mas pronto, o que está feito feito está). Foi muito agradável, ouvir malhas como Battle Metal e Stand Up and Fight, e claro a cover de Boney M. A violinista era muito agradável.

Quanto a Korpiklaani, foi bom. Valeram as malhas mais conhecidas e o público a curtir o concerto, quando era altura para isso (Notei que estavam mais parados que o esperava acontecer). Banda muito coesa em palco, deram um concerto engraçado. Está satisfeita a curiosidade, não devo voltar a vê-los a não ser que tragam alguma banda que eu goste.
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes