2019.02.19 - Rorcal (+ Impure Wilhelmina & OCerco) - Disgraça - Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2019.02.19 - Rorcal (+ Impure Wilhelmina & OCerco) - Disgraça - Lisboa

Mensagempor Enigma » quarta fev 20, 2019 7:17 pm

OCerco - já fazia mesmo muito tempo que não os via (penso que a última ocasião em que os vi terá sido no Side B, na altura em Benavente) e, embora não tenham estado muito ativos em termos de lançamentos (o último EP é de 2016), pareceram-me bem mais crus e diretos comparativamente a uma abordagem ao black metal mais atmosférica e com alguns laivos de post. Gostei bastante e espero bem que não tarde um novo lançamento (desta vez um longa duração, de preferência), pois têm potencial (e ideias) para isso. Muito bom começo de noite, que nem uma pequena interrupção para troca de uma corda partida, ensombrou minimamente.

Impure Wilhelmina - banda suíça que partilha três elementos com os Rorcal, os dois guitarristas e o baixista. No entanto, as semelhanças com a outra banda suíça da noite ficam-se mesmo por aqui, pois têm uma sonoridade diferente, que deambula pelos meandros do rock e post-metal. O vocalista, dono de uma boa voz, usou maioritariamente os clean vocals (apenas utilizou o gutural muito esporadicamente), fazendo um excelente contraste com o som das guitarras. Para quem, como eu, não conheço rigorosamente nada da banda, deu por muito bem empregue os cerca de 40 minutos da sua atuação.

Rorcal - confirmaram por inteiro todas as credenciais que tinham apresentado há alguns anos, no Music Box, numa data que contou também com os Process of Guilt. Misturar sludge, doom (embora cada vez menos), post-metal/hardcore e black metal pode parecer um pouco "too much", mas estes suíços fazem-no magistralmente, e ao vivo, com a prestação demoníaca do vocalista, que deambulava pelas primeiras filas da assistência praticamente durante todas as músicas, apenas parando um pouco com as intros de cada tema, que ia recitando, qual ritual de preparação para o assalto que aí vinha, deram um concerto curto e demolidor, terminando com o baque do microfone largado no chão pelo vocalista no último instante. Impressivo! :metal:

Relativamente aos horários, OCerco começou com mais de uma hora de atrasado, o que terá (eventualmente?)) encurtado o set de Rorcal, pois os concertos tinham de terminar impreterivelmente até às 23h. Se assim foi, é de lamentar, pois teria sido bom pelo menos mais ou dois temas dos headliners. De qualquer modo, e para o preço praticamente simbólico (5€), não há nada a apontar.
O espaço é bastante interessante, pela localização da sala os eventos têm de terminar cedo (o que é um fator positivo) e, pelo menos nesta data, o som esteve bastante bom. Portanto, nota bastante positiva para o espaço (menos para o pessoal que insiste em fumar em espaços fechados. :| ). :cheers:
Valfar, ein Windir

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes