Gaerea - banda bem escolhida para criar o ambiente certo para os headliners da noite. Talvez por (ainda) não ter ouvido o álbum e, por conseguinte, não conhecer os novos temas, a atuação acabou por não me agarrar tanto como noutras ocasiões mas, seja como for, boa atuação (de cerca de 40 minutos), excelente entrega, notando-se cada vez um maior entrosamento em palco.
Batushka - foram cerca de 50 minutos para preparar todos os artefactos da banda em palco (e enquanto o RCA se ia enchendo, penso mesmo que tenha esgotado), mas valeu bem a pena a longa espera (diga-se, em abono da verdade, que o tempo de espera foi bem justificado, dado todo o aparato que a banda traz consigo em palco). Já se sabia que o concerto seria curto (durou cerca de uma hora), tendo em conta que só têm um álbum lançado, mas a banda soube realmente criar toda uma atmosfera negra e até mística que conferiu aos temas um nível ainda mais elevado que em álbum (já de si bastante bom). A disposição de todos os membros da banda em palco (7 ao todo), com a bateria do lado direito, permitindo assim maior espaço para o vocalista deambular pelo palco com os seus rituais, com os membros do "coro" no extremo oposto resultou muito bem. Aliás, salta bastante à vista nesta banda o seu cuidado com cada pormenor, não deixando nada ao acaso. E deu gosto ver o RCA novamente cheio, após o concerto de Primordial apenas 48 horas antes. Excelente concerto, a antecipar (espero) novo material da banda.

Uma palavra para a organização: parabéns por ter trazido esta excelente tour a Portugal, e pela organização do evento. No entanto, não posso deixar de apontar negativamente o modo como foram vendendo os bilhetes. Não consigo compreender a política adoptada pela promotora, decidindo vender os bilhetes às mijinhas. Numa altura em que, cada vez mais, as promotoras tentam ter o máximo de canais disponíveis para fazer chegar os bilhetes aos potenciais interessados, faz-me confusão a forma como a promotora os foi vendendo. É verdade que o concerto esgotou, mas isso não invalida que as promotoras devam satisfazer melhor os seus potenciais clientes (e que têm mais que fazer que andar a consultar páginas de Fb a toda a hora para ver quando os bilhetes são ou não postos à venda). Um pequeno reparo apenas, mas que não podia deixar de fazer.