2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor Enigma » segunda jun 11, 2018 1:18 pm

Archaic Tomb - depois de ter ouvido a demo no bandcamp era, sem dúvida, das bandas que mais me interesse me suscitava no cartaz. E confirmaram plenamente! Apesar de ser o seu 1º concerto (julgo que sim, mas alguém que confirme), mostraram um poder em palco de assinalar (e contando com o João Monteiro na bateria, a imprimir um ritmo e dinâmica de assinalar aos temas), mostraram ser atualmente uma das grandes bandas de death metal nacional. O fest não podia ter começado melhor. :metal:

Flageladör - depois do (meio) concerto que vi deles no SWR, o qual me tinha deixado bem agradado, nova oportunidade de rever a banda (só foi pena por ter sido às custas do cancelamento de última hora de Marthyrium). Mais uma vez, não deixaram os créditos por mãos alheias. Grande descarga de heavy/speed/thrash, sempre com prego a fundo, muita diversão e energia (e com os músicos nacionais convidados a ajudarem, e muito, à festa!). :beer:

Martelo Negro - outra banda que foi repescada para o festival devido ao cancelamento de outra banda (neste caso, os Perpetratör). Já não os via há bastante tempo, portanto foi bom verificar que continuam iguais a si próprios (no melhor dos sentidos). Atitude super descomprometida e com aquela atitude punk, deram um bom concerto. Confesso que, às tantas, achei as malhas um bocadinho repetitivas e a soar ao mesmo mas isso são pormenores, pois a festa continuou em alta. :)

Summon - outra das bandas que mais me interesse me suscitava. Estreia também ao vivo, e já com o primeiro álbum editado, eram muitos os motivos de interesse. Se é verdade que o som não esteve muito bom nesta atuação (nomeadamente o som do baixo), mesmo assim, e para estreia em palco, criaram uma excelente atmosfera e corresponderam às minhas expetativas. :metal:

Balmog - com o cancelamento de Marthyrium, acabaram por ser a única banda internacional do festival. Com o excelente novo álbum na bagagem, deram um excelente concerto (a confirmar um bom concerto no SWR há uns atrás). Provaram, também, que o underground de nuestros hermanos está de muito boa saúde, já que são inúmeras as bandas de excelente qualidade no espectro da música extrema que por ali têm surgido. Foi, claramente, dos melhores (senão mesmo, o melhor) concertos do festival.

Filii Nigrantium Infernalium - quem diria que uma banda que não era propriamente conhecida pela sua produtividade em lançamentos, tenha editado este ano dois álbuns (ok, apenas um de originais mas, ainda assim, é de registar). Confirma-se o novo registo mais rápido da banda (no SWR isso notou-se e de que maneira), talvez também devido aos temas do novo álbum, no qual grande parte da setlist se baseou. Ao contrário dos outros fests, em que o tempo de atuação é relativamente limitado, aqui não foi o caso e, sendo os headliners, puderam apresentar um set bem mais longo, havendo tempo não apenas para apresentar os temas do novo álbum, mas também os clássicos mais antigos). Foi, claramente, dos concertos do fest onde o público se mostrou mais entusiástico (e se calhar, mais bêbedo também.XD) e a banda retribuiu com grande energia e o sentido de humor habitual e bem característico do Belathauzer. Fecharam em beleza a segunda edição do fest. :headbanger:

Notas finais: presença de público bastante interessante, tendo em conta o cariz mais underground do cartaz e também por ser fim de semana do Hell of a Weekend. Não havendo, para já, certezas quando à continuidade do fest, espero que este seja cada mais uma realidade no panorama underground nacional. Fazem falta mais fests com line-ups diferentes do "habitual".

Abraço aos MUsers que por lá encontrei. :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor aetheria » segunda jun 11, 2018 2:28 pm

Enigma Escreveu:Abraço aos MUsers que por lá encontrei. :cheers:


e beijos, não?

Vinha agora mesmo abrir o tópico (já estava a estranhar a tua demora), mas não deixas créditos por mãos alheiras... alheias :mrgreen: :cheers:

Valeu bem a pena a deslocação à margem sul da margem sul. Gostei muito do espaço, este Another Place é uma sala bem catita para concertos/fests realmente do underground, ali encostado à base do Alfeite :twisted: e com aquele ar de abandono das antigas instalações da Lisnave. Grande ponto positivo.
Depois, realçar o cuidado (e, porque não, carinho :mrgreen: chicoteiem-me ) da organização Caverna Abismal. Aliás, é esta a grande valia de um festival pequeno, se encarado seriamente, como foi/é o caso.

Bandas:

Destaque, à descarada para Archaic Tomb e Balmog. A primeira a pisar o palco pela primeira vez (confirmo, Enigma). Que ENORME estreia. Já gostava bem do ep e ao vivo, meus amigos, cresceu ainda mais! Desta vez lamento mesmo a minha azelhice com uma máquina (pequenita, que nem é minha, pois a minha ainda está a reparar desde o SWR...) pois queria partilhar, mostrar, como aquilo soou brutalmente ao vivo. Três músicos em palco que o encheram, com um Death Metal cru e direto, muito bem tocado.
Balmog foram outros que tais. Se já habitualmente gosto da banda (deve ter sido a 3ª ou 4ª vez que os vi), este concerto ainda esteve uns furos acima.
Os temas novos encaixaram muito bem e gosto muito da combinação do registo vocal, muito particular, com a brutalidade musical.

Filli é sempre um caso à parte. Sentia-se o Belathauzer ainda mais descontraído do que já é habitual, tal era o ambiente "restrito" (não no sentido elitista, credo!, mas na linha do "está-se em casa") e a velocidade que imprimem às músicas acresce ainda mais à energia que habitualmente debitam em palco. Que não gosta, pode odiar. Para quem gosta, é sempre uma celebração. Sou das que gostam e diverti-me bravamente. Destaque para os "novos" elementos. O regresso do baterista de outras épocas e que é francamente bom. E o guitarrista Ironfist, uma belíssima "aquisição".
Este agrupamento musical está melhor que nunca e o Hóstia é um reflexo disso.

A minha outra grande expetativa era para Summon. O tipo de Death Metal que praticam é de uma linha em que eu não me sinto, digamos, à vontade (até porque o DM não é exatamente a minha praia, se bem que ao vivo tenham dos registos que mais aprecio), não é um som imediato. Acho que também não pretende sê-lo. Também na sua primeira atuação ao vivo estiveram intensos, projetando raiva e sombra (soa-me a frase de review, mas não o consigo dizer de outro modo :| ), mas, de facto, houve ali algum desacerto no som, especialmente do baixo, que estava muito alto e triturava o resto. Mudei de lugar e melhorou. A verdade é que, mesmo assim, não consegui descolar da frente do palco, tal a atmosfera que criaram.

Por fim, Flagelador (a banda brasileira mais portuguesa que conheço :mrgreen: ) e Martelo Negro. Estiveram muito bem no seu registo,não faltam ali bons músicos. Não acompanhei os concertos inteiros pois também tinha que ir beber e pôr a conversa em dia com os mouros, digo amiguinhos (ai, amigos não! é pouco BM...). Quem esteve mais presente e aprecia o género pronunciar-se-á mais justamente.

E é sempre bom reencontrar os utentes deste espaço virtual, fisicamente. Saudações!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 916
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm
Localização: Algures entre Loures e Odivelas

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor emperium » segunda jun 11, 2018 3:54 pm

Acho q está tudo dito. Foi muito bom. Acho que todas as bandas estiveram à altura que o Fest merece.
Já estou em contagem decrescente para o Lisboa 2020 :mrgreen:
Parabéns Nuno, do meu ponto de vista acho que conseguiste superar a 1ª edição, acho que o único ponto menos positivo e que talvez tenha prejudicado a audiência foram os inevitáveis atrasos que acabaram por acontecer e que levaram a que os FNI tivessem menos gente.

Venham mais :metal: :jeroen: :metal:
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor Enigma » segunda jun 11, 2018 7:15 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:Abraço aos MUsers que por lá encontrei. :cheers:


e beijos, não?


Também. :mrgreen:

aetheria Escreveu:Vinha agora mesmo abrir o tópico (já estava a estranhar a tua demora), mas não deixas créditos por mãos alheiras... alheias :mrgreen: :cheers:


Desta vez não te deu a preguiça e escreveste uma review bem detalhada. Assim mesmo é que é. :P
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Temari-san
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 641
Registado: quarta nov 21, 2007 2:01 pm
Localização: ...Somewhere Inside The Bowels of Endlessness...
Contacto:

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor Temari-san » terça jun 12, 2018 11:48 am

Venha a próxima edição. :D
Destaco Balmog, Summon, e claro, Martelo Negro :metal:

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor lang » terça jun 12, 2018 4:36 pm

Archaic Tomb - Quando cheguei já o concerto tinha começado, gostei bastante da presença em palco e o som em geral. Devo confessar que não conhecia nada da banda a não ser o nome, algo que vai mudar depois deste fest.

Flageladör - Desconhecia e não me parece que a atuação me dê grande vontade que isso mude. Reconheço que tem bons músicos mas o som não me diz nada. Ainda assim deu para abanar um pouco a cabeça.

Martelo Negro - Mais uma banda que desconhecia por completo, gostei da presença em palco mas o som não me agradou muito. Destaco a presença e pujança do vocalista, dono de um vozeirão de meter respeito. A certa altura as músicas pareciam todas iguais, o que não sei se é resultado da escolha do set list se é mesmo assim. Mesmo assim, boa descarga.

Balmog - A grande surpresa da noite. Já tinha ouvido o último trabalho destes espanhois, apesar de ter gostado não posso dizer que tenha sido algo de memorável. A atuação foi fenomenal, excelente presença do vocalista com um timbre muito próprio fica muito bem com o black metal praticado, excelente prestação do baterista e grande show fisico do baixista. Excelente som a acompanhar uma atuação irrepreensível! De destacar também a simplicidade e simpatia dos dois membros que me foram apresentados pela Aetheria...salutar simplicidade e simpatia. Top!

Filii Nigrantium Infernalium - Não fossem os espanhois e Filii tinha ganho a noite. Excelente atuação, humor "particular" e muito headbanging com alguns dos presentes já muito bem regados o que ajudou à festa. Excelente prestação do baterista (que pertencia também a uma das outras bandas do cartaz (Martelo Negro ou Flagelador?!?) e o guitarrista com grande presença e claro, o Belathauzer a dar o show do costume. Excelente!


Boa fim de tarde/noite para encontrar alguns musers e colocar a conversa em dia. Obrigado Aetheria pela companhia, sei que és uma moça muito conhecida e és constantemente requisitada, por isso, agradeço! :D

Excelente fest, muitos parabéns à organização.
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor Enigma » terça jun 12, 2018 5:21 pm

lang Escreveu:Filii Nigrantium Infernalium - Não fossem os espanhois e Filii tinha ganho a noite. Excelente atuação, humor "particular" e muito headbanging com alguns dos presentes já muito bem regados o que ajudou à festa. Excelente prestação do baterista (que pertencia também a uma das outras bandas do cartaz (Martelo Negro ou Flagelador?!?) e o guitarrista com grande presença e claro, o Belathauzer a dar o show do costume. Excelente!


Martelo Negro. :)

Esqueceste-te de Summon ou preferiste não comentar? :mrgreen:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor aetheria » terça jun 12, 2018 10:17 pm

lang Escreveu:Balmog - A grande surpresa da noite. Já tinha ouvido o último trabalho destes espanhóis


Galegos, se faxavore.

Obrigado Aetheria pela companhia, sei que és uma moça muito conhecida e és constantemente requisitada, por isso, agradeço! .


Não sei do que estás a falar, eu não conheço ninguém, cultivo a misantropia e a intolerância :grim:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor lang » quarta jun 13, 2018 8:43 am

Enigma Escreveu:Esqueceste-te de Summon ou preferiste não comentar? :mrgreen:


Foi mesmo esquecimento...aqui vai!

Summon - Bandas que suscitava algum interesse. Não sou grande fã de Death Metal mas tinha alguma curiosidade em ver como seria ao vivo. O som não esteve muito bom nesta atuação, fazendo com que tudo parece-se muito "embrulhado", o que acabou por prejudicar bastante a atuação (pareceu-me até que o guitarrista estava bastante desagradado com o som ou outra coisa qualquer) Mesmo assim, criaram uma excelente atmosfera e sei que muitos dos presentes apreciaram bastante a atuação.
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2018.06.09 - MASMORRA FEST II - Almada

Mensagempor aetheria » quarta jun 13, 2018 3:59 pm

Ah! de frisar que Archaic Tomb tocou mais um tema além dos que constam do Ep (o último).
Como desta vez andei numa de sacar as setlists mais especiais, aqui ficam, as de Archaic Tomb, Summon e FNI :wink:

P1220149.JPG
P1220149.JPG (92.27 KiB) Visto 3487 vezes


P1220150.JPG
P1220150.JPG (151.28 KiB) Visto 3487 vezes



P1220151.JPG
P1220151.JPG (155.96 KiB) Visto 3487 vezes
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes