Quanto ao Porto, começo pelo que me levou ao Hard Club numa quinta feira à noite, quando me levanto todos os dias às 7 am - IMMOLATION
Imaculados! músicos exímios, numa casa bem cheia, um belíssimo som. O Dolan com uma presença intensa e dura, como convém, mas a mostrar muita simpatia nas palavras que ia dirigindo ao público. Apreciar os guitarristas é outra tarefa engraçada: para além dos belíssimos riffs que produzem e que me fazem babar, à direita temos o novo guitarrista, estático e de rosto impassível, quase indiferente, e do lado esquerdo um Vigna que é uma delícia de apreciar. Ou seja, foi TÃO BOMMMMM! Vários temas, como seria natural, do Atonement, que são muito bem vindos pois gosto imenso do álbum.
Houve trocas de temas, não sei se manterão esta setlist para Lisboa ou trocarão pelo que tinham cortado. Particularmente, gosto muito da Above all... mas como a Destructive também é fabulosa...

Das restantes bandas. Bem... não conhecia nenhuma nem ouvi nada previamente.
Contudo, devo destacá-las a todas. Omophagia portou-se lindamente numa casa ainda muito a meio gás (começaram à hora, era 20:00) e bem teria dado para abrir uma roda houvesse mais calor humano na sala.
Monument os Misanthropy também me agarraram de início ao fim. Particularmente o guitarrista japonês que é qualquer coisa

Full of Hell não é nada a minha praia. Mas realço os registos vocais e o baterista. E os jovens que limpavam o chão, entre o público.
Por fim, aviso bem visível de não se poder fumar na sala (no último concerto o Hard Club apanhou uma multa por causa disso), aviso dos seguranças À entrada. Contudo, mais para a frente, lá houve os respeitadores do costume a fumarem. AInda assim, o ar esteve mais respirável, especialmente depois de terem ligado o ar condicionado (só a meio... bem o baixista de Monument of... se queixava do calor. E estava, sem sequer a casa estar ainda cheia).
Para quem tem o coração entregue ao BM, mais uma vez confirmo aquilo que tenho experienciado há uns anos: ao vivo, um concerto de bom Death Metal enche-me completamente as medidas!