2016.12.8,9,10 - UNDER THE DOOM Fourth Edition - RCA Club

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2379
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

2016.12.8,9,10 - UNDER THE DOOM Fourth Edition - RCA Club

Mensagempor pafg » domingo dez 11, 2016 3:40 pm

Maior assistência de sempre do fest com Samael e Draconian a abarrotarem o RCA para excelentes actuações.
Só consegui estar presente na sexta e sábado e mesmo assim não vi todas as bandas, os Woebegone Obscured já tocavam quando entrei e pareceram bastante colados a Mourning Beloveth. Os Löbo assolados por problemas técnicos com a guitarra mesmo assim deixaram uma boa impressão. Os Ahab já tinham causado impacto no concerto no SWR e mais uma vez rebentarem a escala. A «Old Thunder» continua a ser das melhores músicas de funeral doom à face da Terra. Fantástico! Os Draconian oscilaram entre o soberbo e o popular termo "cringe". Algum desafinaço, um vocalista que pode às vezes ser "too much". O spray para a garganta dá-lhe um toque de surrealismo. O ter anunciado o último tema e depois tocarem mais (se não me engano) 4. Apesar disto, a qualidade das músicas está toda lá. Especial foco nos álbuns «Sovran» e «Arcane Rain Fell» (os dois favoritos por estes lados), estranhamente deixando de fora a «Last Hour of Ancient Sunlight» que é uma espécie de hit dos Draconian.
No dia seguinte, os finlandeses Shape of Despair foram a primeira banda a que assisti (ainda vi a última música dos Marche Funèbre). Nunca foram uma banda de me despertasse a atenção, dentro do género existem várias outras bandas que prefiro. Ao vivo, ganham uma intensidade que em disco não têm. Os Samael estiverem muito bem, tocando como previsto o Ceremony of Opposites na íntegra e fazendo os presentes viajar até ao Inferno, especialmente com a «Baphomet's Throne». Tivemos ainda direito a temas de outros álbuns nomeadamente de «Worship Him» e «Passage» e a um novo tema que arrancou aplausos. Foi uma actuação que pecou por curta (hora e picos), e que merecia mais alguns temas.

Nota para a organização: melhorem o sistema das pulseiras. Continuem com a média de 4 bandas noite.
Sugestões para a próxima edição: The Foreshadowing, Evoken, While Heaven Wept, Darkher, My Dying Bride.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2016.12.8,9,10 - UNDER THE DOOM Fourth Edition - RCA Club

Mensagempor aetheria » domingo dez 11, 2016 7:10 pm

Ainda a ressacar das noitadas, da viagem (e do trabalho que tem de ser feito, nonetheless)... mas com um saldo bem positivo, se bem que, das bandas, destaque poucas (mais por gostos pessoais do que pela qualidade das ditas... o Doom consumo-o em doses pequenas).

Não pude estar presente no 1º dia... e gostaria muito de ver Process of Guilt, que não vejo há anos.
Sexta:
Woebegone Obscured - começaram pontualmente às 20:30. Dois primeiros temas ainda me atrariam, depois começou a aborrecer-me. Flutuava entre momentos que me agarravam (os mais pesados) e os outros que... nhec.

Löbo - ainda há bem pouco os vi no Porto, por isso não me surpreenderam. Têm muita qualidade naquilo que fazem, de lamentar o problema com a guitarra (que ainda se demorou um bocado), mas nada que fizesse mossa. Duas baterias em palco. Poder! :metal:

Ahab - não os vi ao vivo, no SWR, mas segui o streaming e tinha ficado muito bem impressionada. Confirmaram.
Nos momentos em que carregavam no utural e no peso, uma verdadeira delícia. Extremamente afáveis em palco, com uma postura muito despretensiosa. A pele da tarola também deu o berro e foi ver o Nocturnus, durante um tema, a tocar a tarola... o baterista não parou. Senhores.

Draconian - não é a minha praia, de todo. Quem conhece, que se pronuncie, como já fez o pafg (que não tive o prazer de conhecer :mrgreen: ). Seja como for, a vocalista tem uma voz tão, mas tão, choquinha...

Sábado

Perdi O Cerco, e mesmo tendo-os visto há 2/3 semanas, revia com prazer. Mesmo tendo tocado pouco.
Marche Funébre - errrrr... pois... não. Redondo.

Shape of Despair - Doom deeeeenso. Mas, por isso mesmo, com muita mais classe. A voz da senhora (que só fluia subtilmente por entre os temas) digna de nota, especilamente quando eu já não tenho muita paciência para as vozes femininas no metal. Mantiveram-me agarrada por bastante tempo, o que é dizer muito da qualidade da banda. Mas, confesso, preferia ter estado a ouvi-os estirada num sofá... aqula sonoridade é para navegar, prostrada, entre fumos (e eu não fumo, mas há ali uma sugestão opiácea qualquer).

Samael - A principal razão da minha ida. Foi muito bom. O som, por vezes, algo embrulhado e perdia-se a definição e o intricado de alguns temas. Várias vezes a percussão e as teclas a sobrepor-se ao resto. Mas nada de causar estragos, Preciosismos. Vibrei o tempo todo. Há anos tinha ido vê-loos a Coimbra e, estando já lá, por maldades da vida, tive de vender o bilhete e perder o concerto. Estava-me atravessado. Cumpriu-se :metal:

Organização: os parabéns ao Carlos, mais um Fest bem conseguido. Longa vida!
Dois apontamentos, contudo:
- os cartões da cerveja não darem de um dia para o outro... se é um fest!
- começar às 20:30. Quatro bandas não são assim tantas bandas e tratava-se de um fim de semana. Nem que fosse meia hora mais tarde, já daria margem maior. Com o trânsito natalício, olha... perdi o Cerco. E na sexta nem pude jantar :|
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

invocator
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 964
Registado: segunda jul 14, 2008 9:16 pm

Re: 2016.12.8,9,10 - UNDER THE DOOM Fourth Edition - RCA Club

Mensagempor invocator » segunda dez 12, 2016 11:53 am

Apenas fui no Sábado. Primeiro que tudo os meus parabéns pela organização. Quando os concertos são no RCA o cumprimento dos horários é ponto assente. É um gosto ir a esta sala e, acima de tudo, começar a ver que as pessoas já perceberam que não se fuma e, como tal, cumprem. Excelente.

Comprei o bilhete numa de saudosismo por me lembrar que este disco de Samael há uns 20 anos ter sido a primeira coisa mais pesada que ouvi. Depois porque os Shape of Despair editaram um dos meus discos preferidos do ano passado.

Quanto aos Shape of Despair funcionam bem melhor em disco. Acabei por achar maçador, mas este tipo de bandas é sempre complicado usufruir em pleno ao vivo.

As expectativas por Samael eram baixas. Pensei que já não me ia tocar grande coisa. Estava enganado, vibrei bastante e fez-me recordar o quanto eu gostava deles. Grande energia que ainda têm e parecem estar a curtir mesmo de reviver o Ceremony. Se a percurssão não estive tão alta ainda teria sido melhor.

Kepler

Re: 2016.12.8,9,10 - UNDER THE DOOM Fourth Edition - RCA Club

Mensagempor Kepler » segunda dez 12, 2016 11:24 pm

Só fui ao primeiro dia porque o que é nacional e actual é que é bom eheh.
Nunca tinha visto nenhuma das bandas ao vivo e nunca tinha ouvido Earth Drive.
Sem descrédito para as outras destaco Son of Cain e Wells Valley.
Gramei mesmo!
Muito pessoal e tudo impek.

:cheers:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes