2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor Enigma » sexta out 28, 2016 3:21 pm

Ligeiro atraso na abertura de portas e começo do concerto devido ao cancelamento dos finlandeses Antagonist Zero (por razões que a banda não explicitou).

Artnis - não conhecia a banda nem nunca sequer a tinha visto mencionada algures, antes desta tour (nem sequer me tinha apercebido que tinham tocado em Beja este ano - obrigado pela info Peixoto :) ), por isso não sabia rigorosamente nada nem tinha qualquer expetativa. Pois bem, gostei bastante da sua prestação. Criaram uma atmosfera bastante envolvente, intercalando alguns momentos (acústicos) muito agradáveis com outros momentos mais "tradicionais", muito bem executados e a me fazerem lembrar, aqui e ali, Cripta Oculta o que, para mim, é logo uma excelente referência. Excelente início de noite.

Ossific - não tendo tocado Antagonist Zero, avançaram estes canadianos para o palco. Outra banda que também não conhecia e que me deixou boa impressão. Despertou-me a atenção o facto de terem keyboards o que, no black metal, ou resulta muito bem ou pode, rapidamente, descambar para cenas muito...cheesy, para dizer o mínimo. Felizmente, os meus receios revelaram-se infundados, já que as teclas foram criteriosamente utilizadas e, embora fossem muito mais que apenas um pequeno pano de fundo sobre a música, nunca me soou deslocado ou forçado. Gostei também bastante dos vocals e, em termos gerais, foi um bom concerto.

Negură Bunget - a razão da minha presença (e, suponho, das poucas almas presentes) neste evento. A banda merecia claramente mais público mas, pela parte que me toca, e depois do evento da véspera, soube-me lindamente poder desfrutar deste concerto sem apertos nem confusões. Foi apenas a segunda vez que os vi (por uma outra razão perdi alguns dos concertos que deram por cá), depois do concerto no SWR (que foi bastante bom). Com um line-up reduzido a 4 elementos (o que se percebe, não sairia barato percorrer a Europa com o line-up completo), ainda assim utilizaram um instrumento tradicional (de percussão?) muito interessante. Sendo esta tour de comemoração dos 20 anos da banda (e, mais importante ainda, dos 10 anos do mítico Om), a setlist focou-se mais em temas do passado, o que eu agradeci de sobremaneira, pois a discografia da banda até ao Om é magistral. Apesar dos elementos da banda, com exceção óbvia para o fundador Negru, ser bastante recente, o que é certo é que apresentaram os temas antigos com uma alma dignas de registo. Houve mesmo momentos transcendentes. Acresce que o novo álbum Zi, ao contrário do antecessor, me parece estar bem melhor e mais de acordo com os pergaminhos da banda, tendo os temas novos soado muito bem na setlist, não quebrando a toada geral. Apesar de relativamente curto (pouco mais de 60 minutos) valeu e muito ter marcado presença. :metal:
(Ainda mantenho esperança, embora não muito, de ter oportunidade de ver os Dordeduh ao vivo, já que nunca tive oportunidade de ver Negura com a formação clássica).
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6972
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor aetheria » sexta out 28, 2016 3:34 pm

Enigma Escreveu:Artnis - não conhecia a banda nem nunca sequer a tinha visto mencionada algures, antes desta tour (nem sequer me tinha apercebido que tinham tocado em Beja este ano - obrigado pela info Peixoto :) ), por isso não sabia rigorosamente nada nem tinha qualquer expetativa. Pois bem, gostei bastante da sua prestação. Criaram uma atmosfera bastante envolvente, intercalando alguns momentos (acústicos) muito agradáveis com outros momentos mais "tradicionais", muito bem executados e a me fazerem lembrar, aqui e ali, Cripta Oculta o que, para mim, é logo uma excelente referência. Excelente início de noite.


Vi-os no sábado passado, no Cave 45 (tive preguiça de abrir rescaldo... já agora, Morte Incandescente, que desta vez foi duo, à imagem do início, foi MUITO bom!).
Também não conhecia e também me agradaram muito. Os interlúdios acústicos lembraram-me os meus saudosos Dissection. Não conhecia o vocalista e gostei muito da voz. Os outros dois elementos vêm dos também saudosos Inverno Eterno (baixista - agora baterista e guitarra acústica - e guitarrista)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: 2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta out 28, 2016 7:36 pm

Artnis - acho que precisam de ensaiar mais, e que as letras não encaixam no instrumental. Gostei da parte instrumental.

Ossific - ao princípio foi confuso, mas lá para meio lá deram som à guitarra do homem. Interessante, a ver como se desenvolvem.

Negurã Bunget - foi o quarto concerto que vi deles e, tendo visto dois com a formação original, posso dizer que fui surpreendido pela prestação deste line-up. Fez-me comichão quando o vocalista se referiu ao Om como 'nosso album', mas enfim de outra forma haveria ele de o fazer. O começo do concerto foi caótico, não percebo que raio andou o técnico a fazer com o tablet nos minutos que houve de intervalo para aquilo começar e apenas se ouvirem graves... Resolvido isso a experiência foi bastante agradável, foi pena não terem os restantes elementos para tocarem os instrumentos tradicionais.

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor PeiXotO » sexta out 28, 2016 8:20 pm

Uma pequena nota amigo Enigma, os Artnis tocaram em Beja numa edição mais anterior. Se não me engano foi na edição que teve Extreme Noise Terror.

Resumindo, gostei de Artnis com a excepção do nome (isto porque seria o nome de um futuro projeto de um amigo meu, antigo MUser :mrgreen: ). Tirando um prego ou outro do baterista, a actuação foi interessante. Eram bastante parados e a forma de cantar do vocalista, com o micro muito baixo foi algo diferente. Também gostei imenso dos interlúdios acústicos, dão um toque agradável à actuação.
Os Ossific também foram fofos. Um som mais "atmosférico" não descurando o peso. Acho que o único ponto mais negativo ainda foi a voz do vocalista, que por vezes soava-me deslocada.
Negura foi a razão que me levou a ir lá especialmente pelo concerto que vi em Barroselas. Admito que desde essa altura só tinha ouvido mais um par de músicas portanto este foi também um concerto de novidade. Foi pena terem tocado pra tão pouca gente, especialmente porque o alinhamento foi muito bem escolhido e merecia um pouco mais de calor humano. Mas ainda ouviram uns bons gritos para regressarem para tocar mais uma portanto éramos poucos mas bons.

Mais uma série de concertos interessantes graças à ENORME Notredame Productions e ao AINDA MAIOR Carlos, que se encarregam de nos encher este Outono/Inverno de boa música, nem que para isso tenham de ficar a perder dinheiro (desconheço o caché destas bandas, mas tendo em conta o preço dos bilhetes e a quantidade de pessoas que lá estavam, até deve ter havido prejuízo).

E mais um grande bem haja ao amigo Enigma. A ver se ainda nos voltamos a ver este ano! :cheers:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor Enigma » sexta out 28, 2016 11:53 pm

PeiXotO Escreveu:Uma pequena nota amigo Enigma, os Artnis tocaram em Beja numa edição mais anterior. Se não me engano foi na edição que teve Extreme Noise Terror.


Obrigado pela correção. :) Se foi na edição de Extreme Noise Terror não estive mesmo presente.

PeiXotO Escreveu:Mais uma série de concertos interessantes graças à ENORME Notredame Productions e ao AINDA MAIOR Carlos, que se encarregam de nos encher este Outono/Inverno de boa música, nem que para isso tenham de ficar a perder dinheiro (desconheço o caché destas bandas, mas tendo em conta o preço dos bilhetes e a quantidade de pessoas que lá estavam, até deve ter havido prejuízo).


Faço minhas as tuas palavras. Acho que a maior parte do pessoal não dá o devido valor a pessoas como o Carlos que faz isto mais por carolice e amor à camisola do que por outra coisa qualquer. :metal:

PeiXotO Escreveu:E mais um grande bem haja ao amigo Enigma. A ver se ainda nos voltamos a ver este ano! :cheers:


Sim, a ver se ainda surge a oportunidade de nos reencontrarmos este ano nestas andanças. :D Um bem haja para ti também. :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2016.10.26 - NEGURA BUNGET - “Anniversary Tour Europe ” + OSSIFIC |CA| + ARTNIS |Pt| - RCA Club

Mensagempor Enigma » sexta out 28, 2016 11:58 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu:Artnis - não conhecia a banda nem nunca sequer a tinha visto mencionada algures, antes desta tour (nem sequer me tinha apercebido que tinham tocado em Beja este ano - obrigado pela info Peixoto :) ), por isso não sabia rigorosamente nada nem tinha qualquer expetativa. Pois bem, gostei bastante da sua prestação. Criaram uma atmosfera bastante envolvente, intercalando alguns momentos (acústicos) muito agradáveis com outros momentos mais "tradicionais", muito bem executados e a me fazerem lembrar, aqui e ali, Cripta Oculta o que, para mim, é logo uma excelente referência. Excelente início de noite.


Vi-os no sábado passado, no Cave 45 (tive preguiça de abrir rescaldo... já agora, Morte Incandescente, que desta vez foi duo, à imagem do início, foi MUITO bom!).
Também não conhecia e também me agradaram muito. Os interlúdios acústicos lembraram-me os meus saudosos Dissection. Não conhecia o vocalista e gostei muito da voz. Os outros dois elementos vêm dos também saudosos Inverno Eterno (baixista - agora baterista e guitarra acústica - e guitarrista)


Obrigado pela info! Não fazia ideia quem eram os músicos da banda, embora tenha passado grande parte do concerto se já não teria visto o baterista anteriormente. Tudo explicado então. :)

Morte Incandescente só com o NH e o Vulturius? Isso deve ter sido em grande. :D Sem desprimor para o Deris, que já é membro de pleno direito da banda (pelo menos toca com eles há uns bons tempos). Penso que nesse fim de semana andava com os Lvcifyre.
Veja se da próxima a preguiça passa para fazer a review... :mrgreen: :P
Valfar, ein Windir


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes