2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor pafg » sábado out 15, 2016 1:20 am

Belíssimo concerto com casa cheia, uma sala que agradou quer em termos do espaço em si (uma espécie de RCA tamanho XL) quer em termos de acústica. Vai muito provavelmente tornar-se na sala de referência para concertos de médio porte em Lisboa.
Quanto ao concerto em si, os autores daquele que vai sendo, na minha opinião, o melhor álbum de 2016 deram um concerto
enérgico, sem falhas, a não ser um ou outro lapso do baterista, nomeadamente no tempo da «Serein» que foi tocada ligeiramente mais lenta. O Jonas também demorou 2/3 canções para encontrar o timbre correcto, mas nada que belisque a actuação do quinteto. Desfilaram clássicos atrás de clássicos (setlist em baixo), malhas para cantar de pulmões bem abertos e de cerveja no ar. Soube bem voltar a ouvir a «Saw You Drown» do longínquo e injustamente esquecido «Discouraged Ones» de 1998 e as duas músicas que na minha opinião definiram muito daquilo em que os Katatonia se tornaram, «For My Demons» (1999) e «Teargas» (2001).
Foi brutal ouvir o público a cantar a «Old Heart Falls», uma das melhores composições de sempre dos suecos. Quem ainda se dá ao trabalho de ler e decorar a letra de uma música, não é verdade?
«Evidence», «Leaders» e «Forsaker» foram outros pontos altos, e ainda a sublime «In The White», num total de 18 músicas. Comparativamente às setlists de recentes concertos desta tour, de fora ficou a «Serac» do novo álbum. Já a tinham tocado no VOA. Menos mal.
Comunicativo dentro daquilo que conhecemos, Jonas parece agora mais peixe na água em palco, e não aquele macambúzio de outros tempos em que ficava parado a olhar para o fundo da sala agarrado ao tripé do microfone como se a vida dele dependesse disso. Toda a banda aparece agora mais solta, a rockar quando precisa e a interagir com o público sempre que possível. No final o esperado encore com «My Twin», «Lethean» e «July». Saíram sob forte aplauso, contentes certamente, e o público idem.
Foi, como podem calcular, um excelente concerto. Bem melhor do que a performance de Agosto. Os Katatonia parecem ser na verdade uma banda mais dotada para concertos em recintos fechados do que para festivais ao ar livre.

Não deu para ver os Vola.
Os Agent Fresco cheguei a meio do concerto (alguma demora a arranjar spot para estacionar) e não desgostei do que ouvi. Deu para bater o pé e meter conversas em dia.

(se não me falha a memória, esta foi a) Setlist:

Last Song Before the Fade
Deliberation
Serein
Dead Letters
Day and Then the Shade
Teargas
Criminals
Saw You Drown
Evidence
Soil's Song
Old Heart Falls
For My Demons
Leaders
In the White
Forsaker

Encore:
My Twin
Lethean
July

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Enigma » sábado out 15, 2016 2:08 pm

Não cheguei a tempo de ver a primeira banda da noite - Vola - tendo apanhado os Agent Fresco no início da sua atuação. Não conhecia rigorosamente nada da banda, exceto serem islandeses (o que poderia ser logo um bom cartão de visita, mas noutro subgénero musical. :P ). Não lhes retiro nem talento nem qualidade no seu estilo, nem a simpatia e afabilidade para com o público, mas não é mesmo a minha praia - alternative/progressive/indie rock maybe? - muito menos o tipo de voz. As partes instrumentais e/ou com voz berrada foram as únicas vezes que me despertaram algum interesse.

Já com a casa cheia (penso que não esgotou, mas estava mesmo muita gente) - desmentindo por completo quem pensava que, por terem estado no VOA há uns meses, não atrairiam muita gente - foi a vez dos headliners subirem ao palco. Com mais tempo disponível que no VOA, tiveram oportunidade não apenas de apresentar alguns temas (Last Song Before the Fade que abriu o concerto e uma das minhas favoritas do The Fall of Hearts, Serein e a também excelente Old Heart Falls) do seu novo álbum como ir buscar muitos temas mais antigos, e que nem sempre têm tido oportunidade de as tocar, e que foram sem dúvida dos melhores momentos do concerto - Teargas, Criminals, Saw you Drown, Evidence, For my Demons (pena foi que não tenham tocado a Ghost of the Sun, como tinham feito em concertos anteriores desta tour). Foi uma setlist muito equilibrado entre material mais recente e mais antigo, e em que obviamente não podiam faltas muitos temas do meu álbum favorito deles (The Great Cold Distance) - Deliberation, Soil's Song, My Twin e, a fechar um excelente concerto de hora e meia e 18 temas (nos dias que correm já vai sendo um luxo). Continuam a demonstrar a grande banda que são. :metal:

Nota final para a venue: excelente espaço, boas condições de som (embora demasiado elevado), sem fumo (espero que seja para manter!) e boa localização (e relativa facilidade de estacionamento), fica a ganhar (a milhas de distância!) do Paradise Garage. Finalmente Lisboa tem uma sala decente para a dimensão deste tipo de concertos.
Última edição por Enigma em sábado out 15, 2016 3:06 pm, editado 1 vez no total.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor aetheria » sábado out 15, 2016 3:01 pm

Enigma Escreveu:Teargas, Criminals, Saw you Drown, Evidence


<3
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor pafg » sábado out 15, 2016 3:02 pm

Enigma Escreveu:tiveram oportunidade não apenas de apresentar alguns temas (Last Song Before the Fade que abriu o concerto e uma das minhas favoritas do The Fall of Hearts, Serac e a também excelente Old Heart Falls)


Não tocaram a Serac.

Enigma Escreveu:boa localização (e relativa facilidade de estacionamento)


Sim, se andares uns 300 metros tens até um parque de estacionamento do outro lado da rotunda que estava praticamente vazio. Mas perto estava tudo cheio, pelo menos quando cheguei. :)
Última edição por pafg em sábado out 15, 2016 3:07 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Enigma » sábado out 15, 2016 3:06 pm

pafg Escreveu:Não tocaram a Serac.


Tens razão, queria dizer a Serein. :)

pafg Escreveu:Sim, se andares uns 300 metros tens até um parque de estacionamento do outro lado da rotunda que estava praticamente vazio. Mas perto estava tudo cheio, pelo menos quando cheguei. :)


Desconhecia esse parque do outro lado da rotunda (mas fica a info, pode ser bem útil em futuras ocasiões), quando cheguei ainda consegui lugar no parque mais próximo, embora já fosse dos últimos lugares disponíveis.
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor PeiXotO » sábado out 15, 2016 4:12 pm

Foi um grande concerto. É sempre bom uma pessoa largar 23 paus num só concerto (com todo o respeito que tenho aos Vola e Agent Fresco mas eu só lá fui para ver Katatonia) e ao fim da segunda música pensar: "Já valeu o dinheiro!"

No geral o alinhamento foi coeso sendo óbvio que não iam tocar muito material do catálogo antigo. Pessoalmente gostaria de ter ouvido uma The Longest Year e pelo menos mais qualquer coisa do Discouraged Ones mas pronto não podemos ter tudo. As músicas mais recentes ficaram muito bem na fotografia especialmente a Old Heart Falls. Nota positiva para o "novo" guitarrista que tocou e cantou que se fartou. E o facto do Jonas já não passar o concerto apoiado no micro dá toda uma nova vida ao concerto.
Nota um pouco mais baixa para o público. Não sendo este um tipo de concerto para saltos, pulos, mosh e berraria, bem que a malta poderia estar um bocadinho mais mexida.

Gostei bastante da sala nova. Bom som (no entanto no inicio não estava perfeito), boa ventilação e bom espaço. Espero que em concertos de maior dimensão abram o andar de cima para poder caber mais umas quantas almas. O que se ganhou em espaço e estacionamento em relação às restantes salas perdeu-se nos acessos aos transportes e na proximidade com o centro.

PS: O merch estava a puxar para o carote. A qualidade do material é inegável, mas largar 25 paus por uma t-shirt actualmente custa um bocadinho às costas
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Santyago » sábado out 15, 2016 6:41 pm

Estou a ver que daqui, fui o único que vi os Vola ao vivo :mrgreen:

Vola e Agent Fresco não me agradaram por aí além para estar a curtir de ambos os concertos. Vola até passou rápido, como só tocaram 30 min, mas Agent Fresco foi penoso. Várias vezes olhava para o relógio para ver o tempo passar, ou então falava com o Rui e com o Peixoto sobre a qualidade da banda e da sua integração neste cartaz.

Fui ao local basicamente por Katatonia. Já não sou um grande fã da banda, mas tinha curiosidade de os ver. Deram um bom concerto, tocaram as suas músicas mais conhecidas, numa setlist bem compacta com quase 20 músicas. Ao tocarem a Evidence, dei por estar plenamente satisfeito com o concerto.

O espaço em si é porreiro. Acho que poderá ser uma grande alternativa ao Paradise Garage. Tem o formato do RCA, só que é mais largo.
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Dawnscape
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 80
Registado: quarta jul 04, 2007 2:50 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Dawnscape » sábado out 15, 2016 9:32 pm

Eu vi as 3 bandas, apesar de das 2 primeiras só conhecer o pouco que fui bisbilhotar à net um pouco antes. Vola não é bem o meu gosto mas tem momentos interessantes. O mesmo não posso dizer de Agent Fresco, que me pareceu ter lá a sua "claque". Pareceu-me que são bons rapazes e bons no seu género, apesar de tudo.

Katatonia, gostei mais deste concerto que o do VOA, apesar de ter gostado desse também. Sempre tocaram umas coisinhas um pouco mais antigas... Mas um concertaço de Katatonia para mim era convidar o amigo Åkerfeldt e tocar o repertório até 1996. Não vai acontecer, eu sei... Mas contentava-me com um cheirinho. :mrgreen:

Quanto ao espaço, tenho uma opinião diferente. Assim que entrei, fiquei desiludido. Pelas fotos, parecia ter o dobro da área. Acho que é um pouco melhor que o Paradise Garage mas acho que bandas desta dimensão (e sobretudo o público) mereciam um espaço um pouco maior. Não digo um coliseu mas algo entre uma coisa e outra. Porque ver um concerto sem espaço para nos mexermos não é bem a minha ideia de boas condições. E falaram aí atrás em ventilação... Onde eu estava, parecia o cine-teatro de Corroios no Verão. Também não gostei da omnipresença de seguranças, sempre a vigiar.
Resumindo, para "nova sala de Lisboa de média dimensão", deixa a desejar. Se vier cá uma banda com um pouco mais de seguidores ou que já cá não mete os pés há uns anos, os que comprarem bilhete antes de esgotar, vão assistir ao concerto como se dentro de uma lata de sardinhas estivessem. Os outros vão ver a Espanha...

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor PeiXotO » domingo out 16, 2016 10:18 am

Dawnscape Escreveu:Quanto ao espaço, tenho uma opinião diferente. Assim que entrei, fiquei desiludido. Pelas fotos, parecia ter o dobro da área. Acho que é um pouco melhor que o Paradise Garage mas acho que bandas desta dimensão (e sobretudo o público) mereciam um espaço um pouco maior. Não digo um coliseu mas algo entre uma coisa e outra. Porque ver um concerto sem espaço para nos mexermos não é bem a minha ideia de boas condições. E falaram aí atrás em ventilação... Onde eu estava, parecia o cine-teatro de Corroios no Verão. Também não gostei da omnipresença de seguranças, sempre a vigiar.
Resumindo, para "nova sala de Lisboa de média dimensão", deixa a desejar. Se vier cá uma banda com um pouco mais de seguidores ou que já cá não mete os pés há uns anos, os que comprarem bilhete antes de esgotar, vão assistir ao concerto como se dentro de uma lata de sardinhas estivessem. Os outros vão ver a Espanha...


Compreendo o que queres dizer, mas a questão é que não tens salas muito intermédias. Este concerto metido no Paradise Garage ficaria ainda mais apertado. Se fosse para uma sala maior tipo Campo Pequeno/Coliseu aquilo ia parecer um deserto. Portanto acho que acaba por ser um bom espaço entre ambos. E não podemos esquecer que aqui também entram as questões dos preços de aluguer das salas e tudo mais...

Eu pessoalmente estava mesmo no centro do recinto, numa zona onde havia bastante malta e mesmo assim não estávamos apertados. Acho que muitos de nós já vimos coisas piores (saudades de concertos de Hatebreed na República da Música :evil: ). Se calhar tiveste um bocado azar na zona onde estavas.

Em relação aos seguranças, por acaso vi um a pedir a um tipo para parar de filmar. Por breves momentos pensei que seria proibido filmar os concertos mas depois é que reparei que ele só se meteu com aquele tipo em particular porque ele estava a filmar de flash ligado. Seria bom que houvesse seguranças a proibir a malta de estar constantemente de telemóvel no ar, mas se assim fosse aí sim precisávamos de ter muitos concertos no Coliseu pois aí teriamos de ter tantos seguranças como espectadores. :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Dawnscape
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 80
Registado: quarta jul 04, 2007 2:50 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor Dawnscape » domingo out 16, 2016 2:30 pm

Sim, há espaços piores, não é essa a questão. A questão é que aquilo é um espaço novo que viria colmatar a falta de uma sala média. Ora, aí, acho que falhou. Aquilo é um armazém, não é uma sala de espectáculos de raíz, portanto, era uma questão de terem arranjado um armazém maior, nem que fosse um pouco mais fora do centro, ou do outro lado do rio, para diminuir os custos. O que não faltam aí são armazéns e instalações industriais vazias. Mas pronto, lá devem ter tido as suas razões para achar que aquele servia. Eu acho que se podia ter ído um pouco mais além, para termos uma sala com um pouco de folga, sem parecer que estivesse às moscas.

Ainda em relação à segurança, por acaso não vi nada disso. Só achei que estavam demasiado presentes, a cortar um pouco o ambiente descontraído e intimista do concerto.

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor X-FrEaK » segunda out 17, 2016 8:40 am

Belissimo concerto sim senhor...Sala de espetaculos ao pé de casa o que é uma mais valia, mas por acaso não sou grande fã da disposição ao comprido tipo RCA. Seja como for a acustica tava espetacular.

Acho que foi prai a quarta vez que vi Katatonia e é capaz de ter sido o melhor concerto que vi deles, boa setlist (apesar de 6 musicas do The Great Cold Distance é um bocado de mais - tinham espalhado pelo LFDGD, TD e DO) com foco claro na "Saw You Drown", "For My Demons", "Teargas" e as duas do Viva Emptiness (o meu album introdutorio a Katatonia e consequentemente aquele que mais me diz).

5 estrelas po guitarrista que além de ter uma grande voz, meteu para lá uns solos em músicas que não os têm e que soou espetacular! É fazer um re-recording com o chavaleco!

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor nagasakirecords » segunda out 17, 2016 6:42 pm

Altamente era fazerem uns concertos só do "Dance Of December Souls" e "Brave Murder Day"... E até podiam fazer no Under the doom no dia anterior a Samael :)
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor PeiXotO » segunda out 17, 2016 9:10 pm

nagasakirecords Escreveu:Altamente era fazerem uns concertos só do "Dance Of December Souls" e "Brave Murder Day"... E até podiam fazer no Under the doom no dia anterior a Samael :)


Por muito interessante que isso pudesse ser, actualmente o Jonas pouco ou nada berra, portanto não me parece que façam isso num futuro próximo. :(
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

nagasakirecords
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 937
Registado: quarta jun 20, 2012 9:27 pm

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor nagasakirecords » segunda out 17, 2016 10:02 pm

Pois :) E para ser sincero, muito possivelmente eles até podiam tentar, mas com a mudança radical de estilo talvez tenham perdido o feeling de 93/96...
Possivelmente mesmo que fizessem essa tour não iria ver, assim como não vou ver os Samael. Mas não deixava de ser um bom alinhamento num dia Katatonia, no outro Samael e quem sabe num terceiro Tiamat a tocar o "Clouds" :)
"It's not the years, honey. It's the mileage." Indiana Jones
"Uns call me José Manuel, outros call me Joe, outros call me Comendador. (…) So, call me Joe."
https://www.discogs.com/user/Psychoneurosis

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.10.14 - Katatonia+Agent Fresco+Vola - Lisboa ao Vivo

Mensagempor PeiXotO » segunda out 17, 2016 10:57 pm

nagasakirecords Escreveu:Mas não deixava de ser um bom alinhamento num dia Katatonia, no outro Samael e quem sabe num terceiro Tiamat a tocar o "Clouds" :)


Isso é que é ter sonhos valentes! :cheers:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes