2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor Enigma » sexta set 09, 2016 12:09 pm

Kandia - banda de abertura (já habituada a estas andanças no Coliseu, pois abriram para WT em 2013), cumpriram bem a sua função. Pessoalmente não é som do meu agrado, mas mostraram-se competentes e empenhados em animar o público.

Nightwish - a expetativa era grande para ver a atual forma da banda e também para ver como soariam os temas antigos na voz da Floor (ou melhor, quão bem soariam, pois conheço bem o trabalho dela em bandas anteriores, nomeadamente nos After Forever). Pois bem, em qualquer um dos aspetos passaram com distinção. Concerto de 2 horas de duração (a acabar a horas ótimas para concertos de semana! - 23h), e que passou em revista tanto o material mais recente da banda (afinal a tour ainda é de promoção do Endless Forms Most Beautiful), como também de grandes temas do passado. Quanto ao material mais recente, houve claramente um regresso à boa forma depois de uma fase em que a inspiração foi menor (embora mesmo nessa fase tenham excelentes temas), e isso notou-se logo no início da atuação, com os dois primeiros (excelentes) temas Shudder Before the Beautiful e a Yours is an Empty Hope. Depois foi uma combinação de temas mais recentes (mas ainda da fase da Anette) e que resultam, claramente, muito melhor na voz da Floor - Storytime, 7 Days to the Wolves, The Poet and the Pendulum (um dos grandes momentos!) e outros temas mais antigos e que, finalmente, têm uma voz capaz de lhes fazer just - Bless the Child, The Siren e especialmente a sequência Stargazers e Sleeping Sun - foram bem a prova disso, sendo outros dos grandes momentos do concerto. Finalmente, a reta final do concerto foi mesmo a melhor, com a soberba Ghost Love Score (arrepiante), a enérgica Last Ride of the Day (como soa bem na voz da Floor) e a monstruosa The Greatest Show on Earth. :metal:
O som esteve bastante bom e a prestação da banda também em excelente nível, destacando-se a voz (e presença. :mrgreen: ) fenomenal da Floor, que consegue cantar em qualquer registo, desde o mais operático até ao mais rockeiro. É realmente um regalo para os ouvidos (e para a vista. :P ) presenciar a atuação desta mulher. Top! Menção também para a prestação do grande Kai Hahto que, finalmente, está a ter oportunidade de mostrar o seu enorme talento para plateias mais vastas (e, já agora, fazer mais algum dinheiro, que isto de estar em bandas que lançam álbuns de 8 em 8 anos não está com nada...). Quanto à restante banda, todos muito animados e bem dispostos, notando-se claramente que a banda vive um excelente momento (a todos os níveis). Excelente concerto, numa simbiose perfeita entre a parte visual (com projeções sempre adequadas a cada tema) e a música (sem paragens, encores ou demasiada conversa desnecessária). :metal:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
joaolx
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 67
Registado: terça mar 08, 2011 2:53 pm

Re: 2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor joaolx » sexta set 09, 2016 1:33 pm

Pouco tenho a acrescentar á excelente review do colega Enigma.

Gostei bastante do show e ainda bem que foi no Coliseu, porque ficas praticamente em cima do palco com a banda ali tão pertinho ao contrario dos meos arenas e rock in rios da vida.

Quanto á banda confesso que sou fã á mais de uma decada e ainda mais fiquei com esta encarnação com a Floor. Perdoem-me agora os saudosistas da Tarja, mas o Thuomas desta vez acertou em cheio. Com a Floor a bordo os Nightwish ganharam um som mais agressivo e mais metalico, mantendo no entanto intactas todas as capacidades operaticas e pop das antigas vocalistas, quando necessárias, versatilidade que as outras não tinham. Não sou grande apreciador dos DPP e Imaginareum, mas na voz da Floor os temas destes albuns ganham uma dinamica completamnte diferente.

Quem viu o Wacken 2013 já sabia o que poderia esperar e como a fasquia estava alta.

Noite bem passada sem duvida... :jeroen:

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor Santyago » sexta set 09, 2016 6:00 pm

Como a última vez que Nightwish veio cá foi há 8 anos, decidi ir a este concerto sabendo que as futuras vezes podem demorar alguns anos. E como é a 2ª vez que vou ao Coliseu, fiquei plenamente satisfeito no final dos concertos de ser um bom local e com boa acústica. Dessas 2 vezes, nunca saí defraudado.

Quanto a concertos:

Kandia - A rapariga tem boa voz. De resto, bem gostava de não ter visto a banda. Não gosto do som. Ao menos, ainda bem que durou 30 minutos, foi só um pequeno sofrimento a ter que aguentar.

Nightwish - Mais não é preciso dizer sobre o concerto do que o Rui contou. De resto, o concerto em si até fez com que os 32 euros fossem uma pechincha. Um belo espectáculo audiovisual a centrar em temas da sua discografia, com principal enfoque, claro está, no último álbum. Uma banda bem oleada, uma Floor a demonstrar que assenta que nem uma luva no line-up na banda, um Kai Hahto a ter a benesse de ganhar dinheiro com aquilo que gosta de fazer, e o restante line-up clássico (Tuomas, Marco e Empuu) a tocar os seus instrumentos com mestria e dar uma boa perfomance em palco. Para a banda que é, para o local onde foi, para a quantidade de gente que foi, não ficaram a dormir nos seus louros e preocuparam-se em dar um espectáculo em concerto para quem os foi ver. Foi um excelente concerto!

Ah, e sem encores, nem discursos a meio das músicas e sem a tirada popular "This is the last song". Haja mais disso nos outros concertos!
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:

Avatar do Utilizador
Miguel Linkin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 27, 2013 9:18 pm
Localização: Barcelos

Re: 2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor Miguel Linkin » sexta set 09, 2016 8:44 pm

Só mesmo esta banda para me fazer faltar ao trabalho. :lol:

Foi o concerto mais incrível que alguma vez vi!!
Tinha visto Nightwish em 2005 em Vilar de Mouros e na altura, não gostei por causa do mau som. Esperei mais de 11 anos para ver estes gajos outra vez. Setlist com mais de 2 horas em que nem as velhinhas "Sleeping Sun" ou "Stargazers" faltaram. "The Poet and the Pendulum", "Ghost Loves Score" e "The Greatest Show on Earth" foram obras de arte ao vivo.

Gostei mesmo muito e já tinha saudades do Rossio e da Praça do Comércio também. Há anos que não parava nessa zona em específico. De Kandia só gostei da vocalista. A miúda canta muito bem, embora aquilo às vezes me tenha feito lembrar Lacuna Coil.

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor PeiXotO » segunda set 12, 2016 5:39 pm

Grande concerto, que só não foi melhor porque poderiam ter escolhido outro alinhamento, mas também com a discografia que eles já apresentam e com o facto de estarem a apresentar o album novo acaba sempre por faltar algo e não é possível agradar a todos. O Endless Forms Most Beautiful é o album mais fraco da discografia da banda e bem que podiam ter saltado a Yours Is An Empty Hope (aquile riff é da Cadence Of Her Last Breath...) e tocado a faixa titulo.
A The Siren foi a única mossa na armadura da actuação da Floor pois acho que as alterações que ela fez na música não a favoreceram (ao contrário de, por exemplo, uma Ever Dream que está fantástica no DVD do Wacken). A Bless The Child também podia ter sido descartada pois é uma malha com pouco sal.
Por outro lado a Poet & The Pendulum foi sublime. A prestação da Floor nos interlúdios esteve mesmo espectacular. Esta e a Ghost Love Score foram os momentos da noite.
Já aqui se falou no Kai mas acho que deve ser mencionado o Troy pois esteve muito bem e cada vez tem "mais trabalho" ao vivo.

Coliseu praticamente cheio para receber a maior banda do género e que tendo em conta o que apresentaram (apesar das criticas acima) mostraram a razão de o serem. Que não fiquem mais 8 anos sem cá passar...

Há-de haver mais para falar mas de momento não me ocorre nada tirando o facto de não ter sabido que dois certos MUsers foram ao concerto e um gajo nem se encontrou para beber um caneco. Seus veados! :cheers:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Santyago
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1166
Registado: quinta jan 08, 2009 2:44 am

Re: 2016.09.08 - NIGHTWISH - Coliseu dos Recreios

Mensagempor Santyago » segunda set 12, 2016 7:25 pm

PeiXotO Escreveu:
Há-de haver mais para falar mas de momento não me ocorre nada tirando o facto de não ter sabido que dois certos MUsers foram ao concerto e um gajo nem se encontrou para beber um caneco. Seus veados! :cheers:


Manda aí a lista de concertos que vais, faço aí um filtro entre aos que nós os 3 vamos e aí já não há desculpas para ninguém se encontrar :mrgreen:
Old_Skull Escreveu:Esta MUrda é cada vez mais um antro de Guerrilheiros de Teclado. Até dá gosto... :grim:


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes