2016.03.04 - NECROS CHRISTOS + LUX FERRE + INFRA - Side B, Benavente

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

2016.03.04 - NECROS CHRISTOS + LUX FERRE + INFRA - Side B, Benavente

Mensagempor aetheria » sábado mar 05, 2016 6:54 pm

1ª vez no Side B. Sala interessante, pessoal simpático. :metal:

A sala pode ter tido pouca afluência, mas o palco esteve CHEIO!
Muito boa noite. Naturalmente, nestas questões, destacam-se as opiniões pessoais e se gostas das bandas e elas se "portam" bem... é ouro sobre azul.

Já tinha visto Infra no Porto e tinha gostado. Continuo a gostar da dinâmica daqueles três elementos. Tiveram o azar de terem ficado um tema inteiro sem micro para o vocalista, mas não perturbou em excesso já que a linha musical da banda não se centra na voz. Terei de ouvir mais e, confesso, com mais atenção, pois já estava em jeito de antecipação para o seguinte.

Lux Ferre - a banda que mais queria ver. Apesar de nacionais, não dão muitos concertos e os que há devem ser aproveitados. Não os via, julgo, desde 2010... ao que acresce o facto de terem lançado um álbum que figura destacadamente no meu top 2015. Queria ter ouvido mais a lead guitar, tirando isso, fantástico. Com formação ligeiramente diferente - Artur, baterista de Fungus, integra agora Lux Ferre e Déris, ainda, a substituir Pestilens devido à sua ausência no estrangeiro - nada alterou na sonoridade e na presença da banda em palco. Devath é, a meu ver, um frontman de mão cheia, que sabe transmitir a intensidade e o dramatismo que caracterizam as criações da banda, mas com sobriedade, sem palhaçadas.
A setlist foi, praticamente, todo o último álbum e finalizou com a "By my grace", do primeiro. Grandes! Aguardo por Barroselas. :metal:

Necros Christos - Gosto bastante da sonoridade destes alemães. E, tal como os anteriores, mereciam uma casa bem cheia. Concertaço. Som impecável, músicos impecáveis, temas que puxam o corpo para o bailarico, mas que não houve :( Lá passaram temas do Nine Graves (álbum com temas tão booons!) ou do anterior "Doom of the Occult" (os que conheço melhor). Aliás, estes senhores sabem introduzir ali um doomezinho que cai que nem gingas, pois não se torna saturante e rapidamente dispara para o black/death que praticam. Enfim, foi muito lindo :mrgreen: e valeu, sobejamente, o passeio até Benavente, com volta pela Gare do Oriente :cheers:

Nota: abraço ao Enigma, que virá dizer da sua justiça, pois por lá esteve também. Hoje é ele que vem ao Norte, para ver o que deixou de ver ontem, no RCA :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: 2016.03.04 - NECROS CHRISTOS + LUX FERRE + INFRA - Side B, Benavente

Mensagempor Enigma » domingo mar 06, 2016 6:59 pm

Comentário sobre a noite em que havia muita oferta de concertos na zona de Lisboa. :P

Infra - começo de noite com esta excelente banda nacional que serviu (muito mais) do que um mero aperitivo para o resto da noite. Ultrapassado um problema com o micro (ainda demorou algum tempo), partiram para uma atuação intensa, envolvente e bastante cativante. Precisa-se rapidamente de sucessor para o EP de estreia!

Lux Ferre - que concertão! Para mim, foi a banda da noite (e mesmo de todo o fim de semana...). Que atuação soberba! Foi de uma intensidade e entrega avassaladoras. Para mim, na cena black metal nacional, vêm logo atrás de Corpus Christii nas minhas preferências. Aviso para o SWR: ou a rapaziada islandesa vem bem inspirada, ou Lux Ferre vai roubar-lhes o protagonismo. :metal:

Necros Christos - Gosto razoavelmente da banda, mas não sou um die hard fã da mesma por isso, o melhor elogio que lhes posso fazer, é que ao vivo me apelaram bem mais. O baterista então, é mesmo um espetáculo à parte. Só para ver a sua atuação, já valeria bem a pena estar presente. De uma entrega impressionante. A restante banda cumpriu muito bem, com destaque óbvio para a presença e liderança do Mors Dalos Ra. Belo concerto de death metal!

Nota final para a (pouca) presença de público. Lendo fóruns e redes sociais, com ataques e ameaças de incêndios aqui e acolá, esperava casa cheia mas, afinal, parece que é mais fácil falar do que não se gosta do que apoiar o que se gosta...É pena, mas pronto, de louvar os presentes. A esses um bem haja. :metal: E também à Notredame, obviamente. :cheers:
Última edição por Enigma em domingo mar 06, 2016 7:03 pm, editado 1 vez no total.
Valfar, ein Windir

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » domingo mar 06, 2016 7:00 pm

aetheria Escreveu:Nota: abraço ao Enigma, que virá dizer da sua justiça, pois por lá esteve também. Hoje é ele que vem ao Norte, para ver o que deixou de ver ontem, no RCA :wink:

Já lá vou comentar o outro evento. :) Abraço para ti também. :cheers:
Valfar, ein Windir

Pest
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 25, 2010 9:42 pm

Mensagempor Pest » segunda mar 07, 2016 1:01 am

Necros Christos foi perfeito, puro death metal!
Lux Ferre teve os seus momentos, mas a maior parte do tempo foi mediano, tal como o novo álbum. De resto, ao nível de prestação nada tenho apontar, foram irrepreensíveis e concordo que o Devasth é um grande frontman. Faltam músicas como a Achtung! que é uma das melhores deles ou a "o caminho", mas compreendo que têm que promover o novo material.
Infra vale sempre a pena, mesmo com o azar do som.
"...so I drag these rusty chains. Across these burning fields of Nothingness. Struggle through the swamps of mental darkness I seek and I wait... Wait for the day to come. The day when these chains no longer pierces my flesh and limit my soul."

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes