2016.02.12.13 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2016 - RCA Club - Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2016.02.12.13 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2016 - RCA Club - Lisboa

Mensagempor Enigma » sábado fev 13, 2016 1:25 pm

Rescaldo do dia1:

Quando cheguei ao RCA já Painted Black estava na penúltima música, por isso não vou comentar. Quanto às bandas anteriores, tive bastante pena de não ver, principalmente, os Nevoa. Lançaram recentemente um álbum fantástico. Espero ter oportunidade de os ver durante este ano. Quanto a Foscor, também gostaria de os ter visto embora, neste caso, já os tenha visto uma vez.

Vou então pronunciar-me apenas relativamente ao prato forte (e bem forte) do dia 1 - os grandes Primordial.

Casa cheia para receber Nemtheanga e companhia, após o estrondoso concerto no SWR no ano passado (como o tempo passa depressa...). A atuação inicia-se à meia noite ao som da (excelente) Where Greater Men Have Fallen. Infelizmente, o som estava muito mau inicialmente, o que cortou em boa parte o feeling à música. Felizmente, as coisas recompuseram-se rapidamente nos temas seguintes, caso contrário, teria prejudicado imenso o concerto.
Seguiu-se a (para mim) música mais emblemática da banda - Gods to the Godless - no que foi logo um dos pontos mais altos de toda a noite. Como se sabe, o Nemtheanga é um frontman tremendo e sabe, como poucos, agarrar o público. E assim aconteceu no RCA, em que houve uma comunhão perfeita entre público e banda. Com o terceiro tema, No Grave Deep Enough, as coisas subiram (ainda) mais de intensidade e assim se mantiveram no decurso de toda a atuação - cerca de 1h45m (não esperava tanto tempo, fiquei bem satisfeito. :D )
Uma das semi-surpresas e melhores momentos foi tocarem a Autumn's Ablaze. A discografia de Primordial é tão rica que sabe sempre bem irem buscar temas mais antigos. É dificil destacar mais momentos marcantes, já que foram praticamente todos... Seguiu-se a Babel's Tower que é um excelente tema e que resulta muito bem ao vivo (a parte final de guitarra é excelente), logo depois a Traitors Gate, que é de uma intensidade brutal. Não podiam ficar de fora clássicos da banda como As Rome Burns e The Coffin Ships que são, simplesmente, arrepiantes. Parte final da atuação com a The Alchemist's Head, Heathen Tribes e a incontornável Empire Falls. Regresso ainda ao palco para um momento fantástico ao concluirem com a Sons of the Morrigan. Era impossível pedir melhor conclusão de um concerto fantástico de uma banda que nunca desilude. :metal:
Valfar, ein Windir

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm

Re: 2016.02.12.13 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2016 - RCA Club - Lisboa

Mensagempor UnknownOne » sábado fev 13, 2016 1:36 pm

Primordial foi do caralho! The end.

GRIS
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta abr 19, 2013 8:20 pm

Mensagempor GRIS » sábado fev 13, 2016 1:47 pm

UnknownOne Escreveu:Primordial foi do caralho! The end.

tudo dito, podem fechar o tópico :metal:

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sábado fev 13, 2016 2:43 pm

ainch... :cry:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Xapas
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça dez 14, 2010 6:03 pm

Mensagempor Xapas » sábado fev 13, 2016 2:55 pm

Já o comentei no outro tópico e volto a referir: segundo palavras do técnico de som de Primordial para o técnico de som residente do RCA (eu estava mesmo atrás) parece que é raro eles voltarem para encores.

Inclusive o encore já nem fazia parte da setlist programada
(eventualmente poderia ser uma das 3 musicas que estavam riscadas lá pelo meio da setlist que não dava para ver o nome)
Lusitanian Music: http://www.lusitanianmusic.com
Lusitanian Music shop - novidades LP/CD: http://www.lusitanianmusic.com/store

pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

Mensagempor pafg » sábado fev 13, 2016 3:53 pm

GRIS Escreveu:
UnknownOne Escreveu:Primordial foi do caralho! The end.

tudo dito, podem fechar o tópico :metal:

x2
Fiquei especialmente satisfeito por terem tocado a Autumns Ablaze que é das malhas que mais gosto deles.

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » sábado fev 13, 2016 4:58 pm

Nevoa, valeu o preço do bilhete, grande banda e grande concerto, acho que o futuro do black metal português vai passar por ali, simples, negro, etéreo e sem palhaçadas que algumas bandas precisam para ser alguém.

Foscor e Painted Black simplesmente não são a minha cena e decidi ir jantar durante estes concertos.

Primordial a inicio soube bem, banda competente com um vocalista sempre a puxar pelo o público, grandes malhas instrumentais mas aquela voz estraga um bocado a coisa.

RuySan
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Mensagempor RuySan » sábado fev 13, 2016 5:03 pm

Também me tinha parecido que aquele encore foi genuíno. Em relação ao concerto de primordial nada mais a dizer. É a terceira vez que os vejo (as outras em Corroios e Vale Milhaços), e é das melhores bandas ao vivo de que tenho memória. Os primeiros 3 temas foram de uma intensidade brutal.

Não vi Névoa.

Foscor foi uma agradável surpresa, até porque a minha experiência com bandas espanholas não é das melhores.

Achei Painted Black enfadonho e com um som um bocado genérico.

Disintegrate
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 14, 2011 9:16 pm

Mensagempor Disintegrate » sábado fev 13, 2016 5:25 pm

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sábado fev 13, 2016 5:38 pm

flipknot Escreveu: mas aquela voz estraga um bocado a coisa.

O que são as coisas... "aquela voz" é uma das marcas da banda. Gostos.
Para quem gosta, como eu, é ouvir as primeiras linhas de um tema com "aquela voz" e é um arrepio. Acontece-me o mesmo com o Tom Warrior... e mais alguns :D Mas o Nemtheanga é um dos tais.

@ Thanks pelo video, Disintegrate :wink: Brutal!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » sábado fev 13, 2016 8:57 pm

aetheria Escreveu:

Para quem gosta, como eu, é ouvir as primeiras linhas de um tema com "aquela voz" e é um arrepio. Acontece-me o mesmo com o Tom Warrior... e mais alguns :D Mas o Nemtheanga é um dos tais.

Consigo tolerar até certo ponto, mas depois começa-me a soar a coisas de power metal e dá-me nervos.

RuySan
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Mensagempor RuySan » domingo fev 14, 2016 11:45 am

aetheria Escreveu:

@ Thanks pelo video, Disintegrate :wink: Brutal!

Pois, não percebo como é possível gostar de Primordial sem gostar da voz. Provavelmente é o meu vocalista preferido, ou talvez o segundo a seguir ao Messiah de Candlemass. Pouca gente canta com aquele feeling.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » domingo fev 14, 2016 12:42 pm

Dia 2:

My Master The Sun - começo do segundo dia com esta banda portuguesa que pratica um sludge/doom com uns apontamentos instrumentais interessantes. A voz não me cativou, muito menos as partes com spoken words, mas o instrumental compensou. Bom início de noite.

Shattered Hope - a melhor virtude e, simultaneamente, o mais defeito que se pode apontar a esta banda grega é apresentar o seu doom muito by the book. Ou seja, tem todos os condimentos que o doom deve ter mas também não vão muito para além disso. Foi uma atuação competente, mas a que lhe faltou mais qualquer coisa.

Carma - ora aqui está uma banda que apresenta uma abordagem diferente e bem mais original ao doom. À conta do fest e também de algumas listas de melhores do ano descobri-os e em boa hora o fiz. Se em álbum já me tinha soado bem, ao vivo não desapontaram em nada. Com mais rodagem e mais experiência e pode estar aqui um caso bem sério. Destaco o tem a Feto como o melhor momento da sua atuação.

Mourning Dawn - um bocadinho do que disse anteriormente dos Shattered Hope aplica-se também a esta banda francesa. No entanto, o instrumental desta agradou-me bem mais, teve mesmo alguns momentos muito bons. Em compensação, a voz não me agradou. Para mim doom é com gutural e não com este tipo de berros, que não me soam mesmo nada bem. Tirando isso (que já não é pouco), foi uma boa atuação.

Orthodox - Não conhecia absolutamente nada desta banda e fiquei bem impressionado. Fizeram-me lembrar os Bell Witch (também só baixo e bateria), mas com uma abordagem diferente, bem mais enérgica e intensa. Foi uma verdadeira jam session, que foi bem refrescante por apresentar algo fora da caixa.

Esoteric - O grande momento para ter marcado presença neste segundo dia de fest. Já tinha passado muito tempo desde a última (e única) vez que os tinha visto, no SWR de 2009. Foi simplesmente mágico. Esta banda está, claramente, noutro patamar e comprovou-o de forma magistral nesta passagem pelo Under The Doom. Foram 80 minutos verdadeiramente sublimes. Uma verdadeira lição de (funeral) doom. E a cereja no topo do bolo foi terem tocado a minha música favorita deles, a Circle. Magistral. Espero que não demorem a lançar o sucessor do Paragon of Dissonance, pois já faz falta nova música dos enormes Esoteric. :metal:

Nota final para a organização que, mais uma vez, organizou impecavelmente mais um Under The Doom. E venha o próximo. :metal:
Valfar, ein Windir

schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am

Mensagempor schwarze_engel » domingo fev 14, 2016 1:22 pm

RuySan Escreveu:Pois, não percebo como é possível gostar de Primordial sem gostar da voz. (...) Pouca gente canta com aquele feeling.
Exacto. Todos quantos gostam de Primordial referem em primeiro lugar a intensidade da interpretação do Alan. Gostos, de facto. :P

Primordial é, neste momento, das poucas bandas pelas quais vale a pena fazer kms. E foram uns kms bastante atribulados, estes dias. :P O concerto foi absolutamente demolidor, estes gajos não conseguem ter más prestações. Nem com uma garrafa de tinto inteira entornada à frente da bateria logo no início. :D O povo também se portou bem e a banda parece ter saído do RCA satisfeita.

Quanto às restantes bandas: gostei de Foscor, Painted Black estiveram bem e Névoa, muito francamente, aborreceram-me um pouco. Não são mesmo a minha praia, pronto.

Ponto extremamente positivo para a sala. Além de um bom som, staff impecável e aspecto castiço, oferece algo raríssimo que é... ar para respirar. Foi lindo de ver que ninguém acendia um cigarro ali dentro. Afinal é possível fazer cumprir a lei, quem diria?
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm

Mensagempor Space Prophet Dogon » domingo fev 14, 2016 3:23 pm

No primeiro dia só vi Primordial e, apesar de não ser um fã por aí além da banda, o concerto foi muito bom, com o vocalista a puxar pelo público que estava um bocado adormecido. Cerca de 2h que passaram muito rápido!

Quanto ao segundo dia, estava com muita curiosidade para ver Carma, e tenho a dizer que superaram as expectativas. Simples, mas muito bem feito. Espero que esta banda seja para durar!

Com membros de Funeralium, os Mourning Dawn também deram um grande concerto, e ao contrário do Enigma, acho que aqueles vocals assentam bem no tipo de doom que eles fazem. Boa banda que desconhecia antes de serem anunciados para o fest.

Orthodox foi bom, mas numa toada bastante diferente, mas é como dizem, foi bom para variar um bocado. Certas alturas a fazer lembrar OM ou Sleep e noutras simplesmente com um som caótico.

Quanto a Esoteric, simplesmente sublime. O Concerto do fest, sem dúvidas.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes