Começando pelas bandas:
Deadlyforce - 1º concerto da banda e deixaram boa impressão. O vocalista até denotava bastante à vontade e bom sentido de humor também. Boa banda de abertura para aquecer o pessoal para o que se seguia.
Cruz de Ferro - apresentaram (pelo menos para mim, que foi a 1ª vez que os vi) o seu EP de estreia e as malhas ao vivo resultam lindamente. Verdadeiros hinos de heavy metal, com destaque para "Defensores" e "Guerreiros do Metal". Foi, provavelmente, a banda portuguesa que mais movimentação e entusiasmo causou no público, e percebe-se porquê. Para além das malhas serem bem orelhudas e os refrães ficarem rapidamente na cabeça a energia entrega, especialmente do vocalista, são contagiantes. Aguardo com expetativa o 1º álbum.
Ravensire - mais contidos e sóbrios em palco, comparativamente com a banda que os antecedeu, não deixaram no entanto de apresentar atributos que mostram que são umas das propostas mais válidas e de melhor qualidade no panorama nacional no que ao heavy metal diz respeito. Excelentes músicos e gosto do tipo de voz. Pelo que apresentaram, "We March Forward" é um excelente trabalho. Terminaram com a excelente "Stay True, Stand Tall".
Air Raid - parece que as bandas de heavy metal (de excelente qualidade) nascem que nem cogumelos na Suécia. Após Enforcer e Steelwing, coube agora a vez dos Aird Raid, banda que o ano passado lançou um EP e o 1º álbum de originais e, entretanto, vinha também apresentar o novo vocalista. Sabendo que, devido a divergências com o antigo vocalista, não irão poder lançar novas edições do EP e álbum, fui logo à banda do merchandise e comprei uma cópia de cada (ficou-me tudo por 17€) recebida diretamente das mãos do baixista (Robin Utbult). Quanto ao concerto em si, tocaram praticamente todo o material do álbum e EP (ainda faltou uma ou outra malha) e foi muito bom! Excelente concerto de heavy metal, com uma postura, entrega e energia inesgotáveis de todos os elementos da banda. Excelente músicos e um novo vocalista que tomou muito bem conta do recado. Começaram logo em alta rotação com a Night of the Axe e a partir daí foi sempre a abrir, passando por grandes temas como Riding Out, Raiders of Hell, Call of the Warlock, The Lost City e fechando com dois malhões monumentais - When the Sky turns red e A Blade in the Dark. Como o pessoal não estava completamente satisfeito, para finalizar tocaram a Running Free que acabou por ser também um grande momento e fechou em grande um excelente concerto de heavy metal.
Após o concerto e enquanto esperava pelo sorteio do cabaz (a coisa demorou
Apesar de estar relativamente pouca gente, pelo menos nota-se (pelo menos fiquei com essa sensação) que existe pelo menos público fixo para estes eventos que têm sido (muito bem) organizados pela Metal Alliance, e que têm chegado pelo menos para justificar estes eventos. Eu por mim falo, e após os concertos de Enforcer, Steelwing e Air Raid, mantendo a qualidade na oferta que têm apresentado agora, podem contar comigo para os próximos eventos.
Mais uma grande matiné/início de noite de heavy metal.