Finalmente, e com mais de uma semana de distância, é possível rescaldar o evento de estreia da FDR-AC.
Depois de ultrapassada a série de contrariedades infindáveis que em última instância motivou a alteração do local inicialmente anunciado, no passado Sábado dia 30 de Março a FDR-AC apresentou-se aos seus associados e à comunidade em geral.
O evento inaugural ocorreu sob a forma de concerto com quatro bandas nacionais em cartaz.
Aos Processing Cut Mode de S.P. do Sul coube a abertura das hostilidades. Não é segredo para ninguém que gostei deles desde a primeira vez que me foram apresentados. Death Metal competente, com apontamentos old school a fazerem lembrar a escola britânica de meados dos 90. Cada vez mais coesos, os P.C.M. elevaram mais ainda a fasquia com a adição dum segundo guitarrista ao line up. Com uma prestação poderosa e tecnicamente irrepreensível os PCM fizeram as delícias dos fãs mais antigos ganharam mais uns quantos por entre a audiência.
Depois de Death Metal os V8 Bombs subiram ao palco. Poderia pensar-se que a diferença de géneros praticados causaria alguma estranheza ou arrefeceria os ânimos dos presentes. Pura ilusão! O Hard/Rock/Sleaze/Punk/Motörhead Inspired que praticam é absolutamente demolidor e contagiante. Silver Kiss, No Run No Fun, Love and Games… são um convite ao sing along e à diversão despreocupada. No final da sua actuação a rendição do público manifestou-se na exigência dum encore. O primeiro da noite!
Para deleite dos fãs e tormento dos ouvidos mais sensíveis coube aos Brutal Brain Damage assegurar a continuidade do festim. Quem já assistiu à apresentação ao vivo do álbum de estreia Brain Soup sabe do que estes rapazes são capazes. Grind/Splatter/Slam/Gore em doses maciças com uma enorme componente festiva e humorística. O Mosh Pit cresceu exponencialmente durante a sua prestação. Mesmo os habitualmente mais sorumbáticos aproveitaram a deixa para num pezinho de dança exibirem os seus dotes (ou a falta deles) mais bailarinos. Pura diversão!!!
Para o final estavam guardados os ribatejanos F’rrugem. Confesso que de todas as bandas em cartaz eram os únicos que não conhecia ao vivo. Posso dizer-vos também que tendo em conta a proveniência da recomendação as minhas expectativas eram bastante elevadas. Ainda assim foram por completo ultrapassadas. Que Festa meus senhores!!!! Auto proclamados executantes de Espunk’O’Billy os F’rrugem conquistaram Viseu desde o momento que subiram ao palco. Tanto a sonoridade quanto a atitude é puro Rock’n’Roll! Despretensiosos e profissionais apresentaram um set que sintetiza o que de melhor se fez na História do Rock. Punks, Billys, Metalheads, Rockers… e simpatizantes da causa, todos num frenético convívio dançante. Em final de concerto os encores sucediam-se à mesma velocidade dos temas apresentados, e apenas com muito esforço, e porque a hora já ia adiantada, conseguiram dar por terminada a actuação.
Em suma… mais de 100 entradas registadas, mais de 20 novos associados, e a recolha dum feedback francamente positivo, coroou de sucesso este nosso primeiro evento.
Fica um abraço muito especial às bandas por apadrinharem a nossa estreia, à ASDREQ pela cedência do espaço e pela simpatia com que trataram todos os presentes, aos nossos apoios oficiais… e ao público que tão solicitamente respondeu ao nosso convite.
Fora de Rebanho somos nós!
Até Breve…
P’la FDR-AC
Miguel Maia
Foto-reportagem aqui:
https://www.facebook.com/foraderebanho