2012.06.15/16/17 - Hellfest Open Air - Clisson - França

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

2012.06.15/16/17 - Hellfest Open Air - Clisson - França

Mensagempor JVELHAGUARDA » quarta jun 20, 2012 4:47 pm

Fica aberto o rescaldo, mais pormenorizado, assim que estiver, tudo restabelecido fisicamente.

Viajar em autocarro, com mais de 30 pessoas, é sempre um desafio....

4ª vez em em frança, para aproveitar para ver o máximo de bandas possivel, como já vi inumeras delas, tornou-se “fácil” dividir sets a meio, nas sobreposições.
Desde 2008 que para mim, apresentam o melhor cartaz da europa, a evolução tem sido constante em todos os aspectos, o novo recinto é muito bom, se limarem algumas arestas, os próximos anos prometem.

Dia 1
Celeste – excelente concerto, abusaram do strob, o que fez logo uma vitima por desmaio, nas primeiras musicas, grande som.
Merrimack – não prestei muita atenção.
Hamlet – nada conhecia da banda, excepto das inumeras entrevistas que vinham nas antigas, heavy rock e metal hammer espanholas, bom de ver.
Benighted – bom death/grind para aquecer.
Belenos – pouco ficou.
Benediction – a milhas de distância, da ultima vez que os vi, no auge em 95, valeu pela the grotesque.
Thou – interessante, bons temas, para rever de novo!!
Solstafir – bom concerto e boa atitude.
Street dogs – bom hardcore mas, não é a minha praia.
Unexpect – bom set, uma vocalista enérgica, apesar do som do violino, estar algo abafado.
Endstille – nada de novo.
Gorod – idem.
Darkspace – black metal puro e duro, pena não terem um baterista, ganhava outra dimensão.
Brujeria – matando gueros, la migra e o grande êxito marijuana, é o que destaco.
Taake – concerto bem conseguido.
Nasum – uma dose refinada de puro death metal!!
Moonsorrow – bom set.
Cannibal corpse – “you can try, but you will fail” acompanhar o homem no headbanging é mito!! I cum blood, hammer smashed face e striped raped and strangled, foram os pontos altos!!!
Satyricon – now diabolical, king, mother north e o sublime to the mountains, estiveram em grande!!
Obituary – turn inside out, the end complete e threatening skies, vários problemas com um dos guitarristas mas, os restantes compensaram bem, a sua ausência forçada.
Megadeth - holy wars, a única que vi.
King diamond – grande décor, a voz estava impecável, welcome home excelente!!!

Dia 2
Jesus crost – bom grind.
Glorior belli – bom set.
Rompeprop – nada de novo.
Oranssi pazuzu - interessante.
Amenra – mass v, para ver de novo.
Necros christos – interessante.
Avulsed – algo fraco, prejudicados pelo som, já não os via desde 95.
Big business – pouco ficou.
Ascension – angel of the burning sun, bom black.
Necrophagia – pela primeira vez vi e pouco retive, tive de dividir...
Sacred Reich – ...para poder ver finalmente estes senhores!! War pigs (cover dedicada ao iommi) e Surf nicaragua, muito bom!!!
Uriah heep – overload, bom rock destes senhores.
Djerv – headstone e madman, bons temas, a rever de novo!!
Vomitory – bom set.
Exodus – bonded by blood e the toxic waltz, sempre bom, ouvir de novo.
Sebastian bach – slave to the grind e pouco mais vi.
Shining – a parte instrumental excelente, o vocalista enfim, estava noutro planeta.
Yob – grande vocalista, burning the altar, muito bom set!!
Aborted – do pouco que vi, gostei.
In extremo – deviam ter tocado no palco principal, mereciam isso, deram um grande concerto na tenda.
Within temptation – stand my ground, já me diz pouco, neste momento.
Saint vitus – I bleed black, excelente.
Napalm death – muito clássico, aquela breed to breath, é algo de categoria ao vivo!!
Machine head – distraido, pelas quatro meninas no contentor a dançar, davidian é o que fica.
Enslaved – depois do frost, perdi o rasto à banda e só voltei a ouvir o ultimo deles, immigrant song, cover de zeppelin, foi o que mais gostei.
Darkest Hour – boa descarga de energia.
Entombed – um dos melhores concertos que vi, custou-me ausentar-me a meio mas, teve de ser. Demon, left hand path e wolverine blues excelentes!!!
The devil´s blood – rake you nails across the firmament e fire burning, valeram bem a pena.
Refused – 14 anos depois voltam ao activo, num bom concerto, com um vocalista eléctrico, rather be dead, refused are fucking dead e new noise o momento alto.

Dia 3
Year of no light – ou antes year of no voice, nos temas que vi, falta um vocalista, não me agradou.
Girlschool – bom rock destas senhoras!!
Winterfylleth – muito interessante.
Alcest – secante, definitivamente não é a minha praia.
Insomnium – cumpriram, bom vocalista.
Dad – evil twin, bom tema.
Liturgy – não conhecia mas, também não achei nada de novo.
Brutal truth – algo prejudicados pelo som, o vocalista quase que colapsava, a voz deu bem sinal disso mas, this is grindcore!!! Malice, I see red, fuck cancer, godplayer, denial of existence, foram bons momentos, assim como o set list dado e assinado pela banda, no fim da actuação excelente, uma das razões de nova viagem!! In grind i trust!!!!
Black label society – grande solo do zakk wylde, Stillborn excelente.
Forgotten tomb – pouco ficou do set deles, algum cansaço também.
Walls of Jericho – a vocalista impõe respeito, grande energia!!!
Blood red throne – do pouco que vi gostei.
Anaal nathrakh – que brutalidade!!
Dying fetus – muito bom.
Devildriver – I could care less, esta num patamar muito superior ao restante material, preferia os coal chamber.
Vulture industries – agradável surpresa, o vocalista impulsionou e contagiou todos os presentes, blood dont flow streamlined e the hangman's hatch excelente, espero rever em breve!!!!
Pentagram – death row e into the ground, muito bom.
Lock up – apesar de achar, que o vocalista esteve algo aquém, do que vi com at the gates, fear of napalm (cover de terrorizer) e after life in purgatory cairam bem!!
Ihsahn – excelente, mais uma vez os vi, cá em frança, unhealer, called by the fire, the barren lands e the grave, momentos altos.
The obsessed – quando o doom é bom, cai sempre bem.
Suffocation – gostei do "workshop", das tres formas de se falecer, dado pelo vocalista, que violência!!!!
Arcturus – desilusão total, o vocalista saltitão detestei, a banda parecia totalmente partida, sem coesão nenhuma, enfim virei costas e fui ver outra...
Madball – …em boa hora o fiz, it´s my life (cover de agnostic front), set it off e pride excelente!!!
Sun o – muito alto, muito fumo, muitas substâncias ilicitas e 20 minutos depois, desisti do ambiente mais estranho, criado no festival.
Childrem of bodom – deadnight warrior e infindáveis duelos guitarra/teclas, haja paciência, como chovia imenso, foi a sorte da banda, já que a tenda estava apinhada.
Ozzy – Iron man e paranoid, foi o pouco que vi e muito mal visto, por causa da chuva mas, já o tinha visto no ano anterior.
Dimmu borgir – mournig palace e spellbound by the devil e fiquei logo satisfeito.
Lamb of god – laid to rest, redneck e black label, grandes temas!!
Biohazard – só vi a ultima música, passou ao lado, desta vez.

Aspectos positivos:
Bom ambiente na viagem de autocarro e no festival, o novo recinto tem um potencial enorme, as instalações de arte no recinto (os candeeiros gigantes, os contentores das tendas de merch/bebida), a zona do bosque à beira da warzone, a nova tenda altar/temple, a proximidade entre os main stage – warzone e temple/altar – valley e o cumprimento de horários.

Aspectos negativos:
Origin não tocou, nenhuma explicação foi dada, os chuveiros (em dois dias, água fria, já bastava a chuva), imenso lixo no campismo, as bandeiras já chateiam, assim como os cromos mascarados (aumento exponencial de 2008 para cá, carnaval tardio, ainda não consegui apagar, aquela imagem do gajo vestido de borat medonho :evil: ), o som podia estar melhor, em algumas bandas e quando faziam soundcheck no temple/altar incomodava um pouco, enquanto outras tocavam.

Alguns concertos, estão aqui disponiveis:
http://liveweb.arte.tv/de/part/Hellfest/
:metal:
Última edição por JVELHAGUARDA em segunda jan 07, 2013 4:48 pm, editado 3 vezes no total.

PesteNegra
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta out 24, 2007 5:07 pm

Re: 2012.06.15/16/17 - Hellfest Open Air - Clisson - França

Mensagempor PesteNegra » quarta jun 20, 2012 7:42 pm

se não me falha a memória vi extinction of mankind, benediction, discharge, brujeria, gotthard, gbh, nasum, cannibal corpse, dropkick murphys, satyricon, megadeth, obituary, amon amarth, tragedy, king diamond, gama bomb, death angel, steel panther, sacred reich, exodus, dog eat dog, aborted, in extremo, napalm death, machine head, guns n roses, do or die, girlschool, d-a-d, brutal truth, lock up, mötley crüe, suffocation, slash, madball, ozzy osbourne. alguns concertos por inteiro, outros metade, outros uma ou duas músicas...

no geral achei o som fraquinho, havendo mesmo concertos sofriveis (brutal truth, por exemplo).

poucos WC, sobretudo no campismo. 15/16 WC por cada área (havia 4 áreas, se não me engano) é muito muito muito pouco. não basta meter 120 mil pessoas no fest, é preciso criar condições para isso. e poucos chuveiros e, ainda para mais, com pouca água quente. pagar 6euros para esperar largos minutos e tomar banho de água gelada é uma bela merda. além de que na quinta tivemos de esperar das 14h até às 20h para podermos aceder à zona dos chuveiros. de borla um gajo até aceita, mas a pagantes não.

a cerveja francesa é uma cagada, um gajo nem consegue ficar minimamente alcoolizado com aquilo. mas não era cara. a alimentação também era acessível e era, no geral, muito bem servido.

foi a minha primeira experiência no hellfest, e é para repetir.
"commited to a life of slavery"

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 23, 2006 7:34 pm
Contacto:

Mensagempor Crucified » quarta jun 20, 2012 8:25 pm

Foi muito fixe! Adorei! Mas quem me disse que a organização do Hellfest é melhor que a do Wacken, claramente, nunca lá foi LOL
You would trade every truth for hollow victories.

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm

Mensagempor UnknownOne » quarta jun 20, 2012 8:47 pm

Arrosoir e a estrada perdida. Por agora é tudo o que tenho a dizer. 8)

demonseed
Registado: segunda dez 21, 2009 9:23 am
Contacto:

Mensagempor demonseed » quinta jun 21, 2012 3:40 pm

Foi excelente.
Não havia problema nenhum com a cerveja, bastava comprar a cerveja Grimbergen. Era mais cara, cerca de 17 euros - 1,5 litros enquanto a outra custava 11 euros.
Acreditem que valia bem a diferença de preço, tinha 6,6% de álcool, apanhei grandes putas todos os dias e nem uma vez fiquei mal-disposto. :D
A cerveja Belga é do melhor. \m/
A servant in heaven a king in hell

PesteNegra

Mensagempor PesteNegra » quinta jun 21, 2012 3:44 pm

eu não dou 17 euros por litro e meio de cerveja nem em portugal nem em frança.

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Crucified » quinta jun 21, 2012 3:46 pm

bebam água xD

PesteNegra

Mensagempor PesteNegra » quinta jun 21, 2012 3:49 pm

deve ter sido o que mais bebi no fest todo. o vinho de quinta tramou-me :beer:

demonseed
Registado: segunda dez 21, 2009 9:23 am
Contacto:

Mensagempor demonseed » quinta jun 21, 2012 3:51 pm

Pois, isso já é uma questão pessoal.
A beira do Main Stage 2 não tinha Grinbergen e acabei por comprar um jarro da outra. Posso-te dizer que tivemos dificuldade em bebê-la toda.
No que diz respeito a cerveja belga mesmo a minha "maria" que não bebe cerveja, molhou o bico e não foi pouco. Eheheheh...
A servant in heaven a king in hell

PesteNegra

Mensagempor PesteNegra » quinta jun 21, 2012 3:57 pm

a qualidade sei reconhece-la :wink:
mas o preço não é para o meu bolso, infelizmente. de qualquer forma não investi no hellfest para apanhar jardas mas para ver concertos. por isso, tudo ok :metal:

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Crucified » quinta jun 21, 2012 4:00 pm

PesteNegra Escreveu:a qualidade sei reconhece-la :wink:
mas o preço não é para o meu bolso, infelizmente. de qualquer forma não investi no hellfest para apanhar jardas mas para ver concertos. por isso, tudo ok :metal:

:headbanger:

PesteNegra

Mensagempor PesteNegra » quinta jun 21, 2012 4:08 pm

nop

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Crucified » quinta jun 21, 2012 4:09 pm

Jaffanaut Escreveu:Alguém viu Thou? Sunn O)))? AmenRa? Yob? Celeste? Darkspace? Necros Christos?

Eu vi YOB.

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » quinta jun 21, 2012 4:45 pm

PesteNegra Escreveu:se não me falha a memória vi (...) amon amarth, tragedy, king diamond (...)

Foda-se, estes 3 concertos foram os 3 exactamente ao mesmo tempo em palcos diferentes. Não deves ter visto nada de jeito de nenhum deles! Eu tive de fazer certas escolhas, não dava para ver tudo o que queria por haver sobreposição de horários. Eu apenas vi King Diamond, Tragedy nem conheço, Amon Amarth já vi e King Diamond era uma oportunidade única de ver, já que ele não dá propriamente muitos concertos hoje em dia por razões de saúde... A escolha pareceu-me bastante óbvia. E não me arrependo.

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » quinta jun 21, 2012 4:50 pm

Jaffanaut Escreveu:Alguém viu Thou? Sunn O)))? AmenRa? Yob? Celeste? Darkspace? Necros Christos?

Não vi nenhum dos que referiste... Embora tenha ouvido uma beca de SunnO))). Estava a sair da área do mainstage depois do Ozzy e já os estava a ouvir, um som massivo e que devia estar alto para caralho... Entretanto cheguei à entrada da tenda do Altar e ainda estavam a tocar os Children Of Bodom. Juro que conseguia ouvir melhor SunnO))) que COB, agora imagina o granel que não era ao pé do palco onde eles estavam a tocar...

Para teres uma ideia, está aqui o mapa do festival. SunnO))) estava a tocar no palco do The Valley...

Imagem

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante