Os Insaniae abriram as "hostilidades" com um concerto que me pareceu competente, num tipo de som que hoje em dia não me cativa por aí além. A dualidade entre a voz feminina e o gutural masculino é sobejamente batida e confesso que perco um bocado a pica quando vejo bateristas que dão festinhas na bateria em vez de malharem naquilo a sério. Ainda assim, os Insaniae foram uma boa abertura de noite, para um Side B já bastante composto.
A seguir, os Löbo voltaram a tocar num concerto com os Process of Guilt como headliners e penso que desta vez foram mais coesos, mostrando uma evolução clara nos últimos tempos. Creio que houve ali alterações de lineup, o que pelos vistos beneficiou a coisa. Se por um lado há ali alguma divagação que por vezes parece não passar disso, o certo é que algumas malhas tiveram ali riffs poderosos que proporcionaram bons momentos.
Quanto aos Mourning Lenore, demonstraram um profissionalismo e acerto que se notou bastante. Mais uma vez, sou bem mais dado ao som de PoG ou Löbo, mas o Death/Doom dos ML não sendo de todo revolucionário ou particularmente inovador, foi interessante e criou alguns ambientes bastante melancólicos.
Finalmente, e para uma plateia surpreendentemente menos numerosa provavelmente dado o adiantado da hora, veio a descarga dos Process of Guilt. Quem não arredou pé levou não só com mais de metade do último álbum, "Erosion", como também com dois temas novos. "Corrosion", "Lava", "Abandon" e "The Circle" já eram conhecidos e foram debitados com a pujança de sempre. As malhas novas... abstenho-me de comentar por aí além, mas devo dizer que o próximo álbum promete... e muito.
Mais uma noite bem passada no Side B.