Que o Rocha me corrija se não corresponder à verdade, mas pareceu-me que de todas as edições do HMF foi esta a mais concorrida. Muita gente, belíssimo ambiente e claro... porco no espeto!
Cheguei pouco antes da actuação dos Midnight Priest. Antes tinham tocado os locais Primal.
Dos padres pouco há para dizer... mais uma excelente performance prejudicada apenas pelos problemas de som que incompreensivelmente persistiram e agravaram-se no decurso das actuações seguintes. "À boleia com o Diabo" deixou-me com bastante curiosidade em relação ao álbum que está para ser lançado.
Unbridled... not my cup of tea. Não comento!
Seguiram-se os Grunt. Estava bastante expectante em relação à nova esperança do Grind nacional. Pareceram-me extremamente seguros e competentes mas o som não permitiu uma melhor avaliação sobretudo porque a voz nunca se ouviu durante todo o concerto.
Cold Blooded, não é a minha praia... mas conseguiram arrancar uma boa reacção dos presentes.
SevenStitches foi um dos pontos mais altos da noite. Apesar de não ser o meu tipo de som, e do Bixo ter tocado sentado (ainda a recuperar do acidente - rápidas melhoras Bro!) deram um concerto a todos os níveis irrepreensível. A entusiástica reacção do público coroou uma apresentação poderosa e enérgica da embaixada Hellentejana!
Depois da devastação dos 7Stitches, os Painted Black pareceram um tanto ou quanto desenquadrados. Não foi um mau concerto... mas definitivamente acalmaram as hostes.
O regresso do Rocha à percussão dos Angriff e a presença do novo baixista foi o que mais se notou na banda da casa... de resto, o habitual. Concerto competente e poderoso sem acusar as mais recentes mudanças de line-up, teve o seu ponto mais alto na cover de Sepultura.
Omission o segundo grande momento da noite! Que malhão!!! Thrash furioso e agressivo debitado por músicos de excelência e com uma incrível presença em palco. Assombroso! Já os tinha visto noutras ocasiões mas este foi sem dúvida o melhor que vi deles.
Holocausto Canibal... o deboche! Eventualmente o concerto da noite! BRUTAL!!!
Theatre des Vampires - ERRO DE CASTING!!! Deploravel! Apesar da vocalista semi-nua servir para lavar os olhos nunca conseguiram afastar-se dum registo mellow e aborrecido que destoou do restante cartaz. Infelizmente usufruíram do melhor som da noite.
Ramp... vivos e recomendam-se. A habitual qualidade e competência.
Em suma... grande casa, óptimo ambiente, bons concertos e muita... mas muita cerveja!
Ao Costa pelas pataniscas (?) e a todos com quem partilhei a festa um grande abraço. Ao Rocha os mais sinceros parabéns pelo sucesso desta edição. Já merecias cumpadre!

E agora... volto a ligar-me à máquina que isto hoje não está nada fácil!