Bracara Extreme Fest - 24/25 Agosto 2007 - Panoias

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Bracara Extreme Fest - 24/25 Agosto 2007 - Panoias

Mensagempor OrDoS » domingo ago 26, 2007 3:27 am

Bem, queria só abrir o tópico e dizer que Taint entrou oficialmente para o grupo das minhas bandas favoritas. Tenham em em conta o próximo album que sai já a meio de Outubro, disse-me o baixista.

Estava muito pouco público para o que se esperava, principalmente na sexta-feira, o que é pena, pois só por Taint acho que muita gente ia ficar arrependida de não ter vindo se tivesse visto os concertos que deram.

Se tivesse que caracterizar Taint, diria que são um misto entre o que os Pelican sabem fazer a nível de groove e a linha melódica de uns Mastodon, mas cujo groove era ainda mais descomunal e bem mais fácil de entrar no ouvido, ou seja, aquilo que de melhor eu ouvi em cada uma das bandas mencionadas e procurava há já muito tempo numa banda assim (para os meus ouvidos, são bem melhores que Mastodon).
Estes 3 senhores deram 2 concertos e não apenas 2 sets de concerto, sendo que o 1º set incidiu em músicas quase todas do 1º album e praí uma do 2º e no 2º set tocaram o novo album na integra (que ainda não saiu) e uma música do 1º (obrigado Silver pela referência), concertos estes que foram de atitude excelente pesando a baixa afluência, ainda que o público tenha correspondido bem. A música essa, tinha alguns apontamentos das bandas já mencionadas, mas em pouco se assemelhava às 2, dado as diferenças já proferidas :P

A outra banda que me surpreendeu foi Grey Daturas. Com um som a roçar o drone e sem voz, sacaram dos seus instrumentos um som absolutamente "Zen", pois foi assim que me senti no fim do concerto, completamente atordoado e nas nuvens, um concerto curto na minha opinião, mas devido à intensidade, não sei qual o próximo nível a que iria atingir se os continuasse a ouvir. Quando me sentei a seguir ao concerto estava literalmente absorto e em transe e sentia o meu corpo todo a vibrar. Muito bom.

Balancei todos os ossos do meu corpo e dei por muito bem gastos os 15€.

Tenho imensa pena que muito pessoal se tenha cortado e a afluência tenha sido baixa, pois merecia muito mais. Faço o resto da crítica Às outras bandas depois, quis só fazer daquelas que mexeram mais comigo.

No 2º dia, o calor que se fez sentir dentro daquela sala é que já foi pior... ainda bem que a chuvinha refrescante de umas 2 horitas (depois parou completamente) foi muito boa para não ter tornado o ambiente insuportável.

Ah! E conheci o Postmortem :cheers: (desculpa não nos termos despedido de ti, mas não te vimos nem sabiamos se já tinhamos ido... Um abraço!!)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Avatar do Utilizador
Wildmadrigal
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 590
Registado: sexta abr 07, 2006 7:46 pm
Localização: Braga
Contacto:

Mensagempor Wildmadrigal » domingo ago 26, 2007 12:43 pm

de facto a afluência de público não foi assim tanta como eu esperava...uma pena porke se deram no festival grandes concertos!

Antes de mais os Taint foram sem dúvida para mim os reis das duas noites, grande performance...no primeiro dia gostei dos the torpedosuckers, cum concerto muito descontraido,c'mon baby destroy tb capataram a minha atenção e os undernoise ke foi a verdadeira festa!

No segundo dia,para além de taint, destaco o concerto de Rhino!Muito bom mesmo e akele vocalista manda cá um vozeirão....a surpresa foi Namek,porke em album não me xamam nada a atenção, no entanto em cima do palco a coisa parece outra foi mais uma festarola!

quanto a monarch! e grey daturas posso dizer ke foi uma espécie de experiência nova :lol: e ke nem sei afirmar com precisão se gostei ou não....té pro ano
Imagem

Pintelho
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 889
Registado: quarta set 21, 2005 6:33 pm
Localização: Braga
Contacto:

Mensagempor Pintelho » domingo ago 26, 2007 1:21 pm

Sem dúvida um festival menos concorrido que na edição do ano transacto.

Notória para quem chegava à JF Panóias era a evolução em termos de condições do espaço. Mais luzes em palco (e se o ano passado eu ia derretendo lá em cima, este ano nem quero imaginar), melhor Backline (Laboga é definitivamente muito bom), um corredor entre o backstage e o palco (que ajudou a tornar o espaço para o público mais pequeno e, consequentemente a fazer o espaço parecer mais cheio), uma tela com projecções, etc., etc., etc. Muito bom.

Em termos de bandas, e começando pela 6a Feira, o dia mais morno, começou com um excelente concerto. Para quem assistiu ao nascimento dos Spitting Red, apesar dos problemas com a guitarra, o espectáculo foi bem apetecível. É um prazer partilhar a sala convosco, manos!

Num dia com poucas bandas do meu agrado, Undernoise tornou-se, para mim, na banda da noite. E Taint... Com um alinhamento mais curto talvez me tivessem cativado. Exageraram.

Segundo dia, novas bandas, chuva, transmissão televisiva do Benfica e do Braga no café, muita cerveja à mistura. Bom concerto de Namek e também de EAK. Mr. Miyagi e Larkin com excelentes posturas em palco e duas bandas demasiado arrastadas: Grey Daturas, que pura e simplesmente nem conseguiram levar os meus pés a moverem-se até à sala, e Monarch!, boa banda para pôr a conversa em dia no café. Admito que possam ser bons mas os meus gostos não passam por aí.
Quanto a Taint, depois de tanta música arrastada, e depois de no primeiro dia não me terem cativado muito, preferi continuar em amena cavaqueira.

Mais uma bela edição de um festival que, espero, está aí para ficar. Parabéns.

Akitsa
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 898
Registado: segunda set 25, 2006 2:21 pm

Mensagempor Akitsa » domingo ago 26, 2007 1:46 pm

1º vez que fui a um Bracara extreme fest, confesso que adorei os 2 dias um ambiente muito porreiro bandas muito boas algumas péssimas a nivel de som mas algumas empalco sem duvida que rockaram (uma autentica comédia).
Para mim, Taint foi a melhor banda apesar de ter gostado mais das malhas que tocaram no segundo dia, EAK também gostei bastante não conhecia e fiquei surpreendida em todos os aspecto, tal como uma banda espanhola que agora não me recordo do nome.
Em suma, excelente espaço excelente ambiente.
PostMortem, abração , não te vi não deu para me despedir.
Pó ano haverá mais. :jeroen:



Parabéns à organização e às bandas.

Avatar do Utilizador
Turtle_boy
Metálico(a)
Mensagens: 181
Registado: quarta mai 02, 2007 10:17 pm
Localização: Grande Braga
Contacto:

Mensagempor Turtle_boy » domingo ago 26, 2007 3:07 pm

Mr.Miyagi, spiting red, undernoise e namek foram as melhores bandas do festival! de salientar tb k o pessoal de undernoise sao pessoas 5 estrelas!
o k nao foi 5 estrelas foi estar TAINT nos 2 dias como cabeças de cartaz... para kem gosta da banda e mt bom (por poder ver a banda 2 vezes com set's diferentes) para kem nao gosta (como no meu caso) e um bocado xato...enfim...
Fora 2 dias de curtiçao, gandas mocas, e eu gostei mt! agr ah k esperar pelo bracara extreme metalfest 2008 :)
Sukk

Avatar do Utilizador
Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1644
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » domingo ago 26, 2007 6:45 pm

Convertam o vosso sentimento de culpa em bebidas alcoólicas da próxima vez que nos encontrarmos. :mrgreen:


Só apareci por volta das 8:30, depois de muitas voltas dadas, apanhando o cartaz pela metade. Ainda assim, valeram bem os 15€.

De destacar, Larkin e Taint. Larkin porque me parece que não sabem dar maus concertos (embora talvez o material pague o preço...) e Taint que apesar dos problemas de som, conseguiram dar um bom concerto.

Antes de Rhino fui jantar, tendo só apanhado a última música que soava a um doom estilo St. Vitus, um pouco mais abrasivo até. Tive imensa pena mas pronto, tinha mesmo que comer.

Namek não me diz muito, mas dou-lhes crédito pelo concerto que deram e ambiente que proporcionaram. Grey Daturas não desgostei e até tem os seus momentos mas é preciso um pouco mais de dinâmica e variação.

Monarch até começou por ser algo aborrecido, mas ao longo do concerto foi evoluindo no bom sentido, crescendo até um final Doom-as-fuck. Que feeling. Se calhar era preciso entrar na disposição, não sei. Certo é que foram do "algo overrated" para um "Doom fodido" a meu ver.

À organização e às bandas, os meus parabéns.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » domingo ago 26, 2007 7:04 pm

Pintelho Escreveu:e Monarch!, boa banda para pôr a conversa em dia no café.


Respeitando o direito dos outros à sua opinião, é por causa destes comentários que penso 2 vezes antes de ir ver bandas Doom a "festivais" (só a palavra já é estúpida) de Metal, e ainda bem portanto que não fui a este como nunca vou a Barroselas mesmo que lá haja 1 ou 2 bandas que me interessem. Realmente é pena que não haja ninguém por cá a apostar em concertos de Doom mais extremo, se bem que eu compreendo as razões para isso, mas já se justificava uma cena tipo Esoteric+Moss+etc. porque está mais do que provado que meter bandas de Doom extremo no meio de outras coisas não funciona.

Pintelho
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 889
Registado: quarta set 21, 2005 6:33 pm
Localização: Braga
Contacto:

Mensagempor Pintelho » domingo ago 26, 2007 7:09 pm

LeadAether Escreveu:
Pintelho Escreveu:e Monarch!, boa banda para pôr a conversa em dia no café.


Respeitando o direito dos outros à sua opinião, é por causa destes comentários que penso 2 vezes antes de ir ver bandas Doom a "festivais" (só a palavra já é estúpida) de Metal, e ainda bem portanto que não fui a este como nunca vou a Barroselas mesmo que lá haja 1 ou 2 bandas que me interessem. Realmente é pena que não haja ninguém por cá a apostar em concertos de Doom mais extremo, se bem que eu compreendo as razões para isso, mas já se justificava uma cena tipo Esoteric+Moss+etc. porque está mais do que provado que meter bandas de Doom extremo no meio de outras coisas não funciona.



Pena não teres lido o post até ao fim. Até porque a frase exactamente seguinte à que convenientemente citaste é "Admito que possam ser bons, mas os meus gostos não passam por aí".
Penso que ter gostos diferentes não pode ser confundido com uma crítica infundada. Aposto que se fosses ao festival aproveitarias outras bandas para ir ao café. Bandas de que, provavelmente, eu gosto. Não ofendi nem ataquei ninguém, julgo, até porque me nem comentei a prestação da banda.

Avatar do Utilizador
Pathologist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1770
Registado: terça mai 15, 2007 10:51 pm
Localização: Porto
Contacto:

Mensagempor Pathologist » segunda ago 27, 2007 12:13 am

Festival porreiro e promissor este... Destes Senhores organizadores não se espera por menos!

Do primeiro dia apenas gostei bastante de Undernoise, que me fizeram lembrar uma das minhas bandas favoritas: Haemorrhage... Cujo baixista (de Undernoise) até tocou em palco com uma t-shirt deles e andava lá no café a imitar o vocalista de Haemorrhage em palco. Taint às sextas feiras são demasiado mortos... 8)

No segundo dia já deu para aquecer... Traumático Desmame... Bem, eu não gostei do concerto em si, mas adorei a ambiência criada em torno do show: sala completamente escura, apenas uma luz ligada, projecção de um vídeo macabro... Muito porreiro. Seguiram-se os Mr. Miyagi com uma atitude bem punk, curiosa mas nada do outro mundo. Com muita pena minha, Disaster cancelaram, que eram das bandas que mais gostava de ter visto em todo o festival... EAK, poderosos. Provavelmente o melhor concerto do festival a par com Undernoise. Que espectáculo dão estes rapazes de São João da Madeira... Para além de pessoal prestável e porreiro, são das bandas mais enérgicas em palco (para tal contribui a imagem da banda, o vocalista). Seguiram-se os Larkin que pareciam ressentir-se do pouco público Vianense presente na sala, mas que mesmo assim deram um concerto com energia (como já nos habituaram) mas não sei, faltou ali algo. Rhino, muito bom concerto; Rock'n'roll a puxar um pouco para o thrash e a fazer lembrar Phazm... Namek partiram tudo e a sala registou o maior número de pessoas a assistir aos concertos desde o dia anterior! Namek, Namek, lo lo lo lo lo lo lo! :lol: Grey Daturas e Monarch = sem interesse para mim, se bem que preferi o concerto de Traumático a estes dois, devido à tal ambiência criada. Taint fecharam o festival com um concerto muito melhor do que o da noite anterior e atraíram também mais público que lhes deu uma "segunda" oportunidade (e não falharam, pelo menos para mim).


Para o ano temos mais!


:cheers: Para aqueles que lá tiveram comigo a maior parte do tempo!

Avatar do Utilizador
Grin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 334
Registado: sábado jan 20, 2007 10:03 pm

Mensagempor Grin » segunda ago 27, 2007 1:11 pm

então e as fotos? ninguem tirou?
gostava imenso de ver :D

Avatar do Utilizador
Wildmadrigal
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 590
Registado: sexta abr 07, 2006 7:46 pm
Localização: Braga
Contacto:

Mensagempor Wildmadrigal » segunda ago 27, 2007 1:41 pm

ya..tb me eskeci de pedir...ponham aki uams fotos porke nao tinha a minha makina operacional durante o fest :wink:
Imagem

::Andre::
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 581
Registado: terça jul 17, 2007 2:03 pm
Localização: Porto

Mensagempor ::Andre:: » segunda ago 27, 2007 2:14 pm

Fotos, também quero fotos!!!

Grey Daturas foi a surpresa do festival e não descansei até dizer à guitarrista o quanto tinha gostado. Em disco não me agradaram muito, ia com as expectativas em baixo, mas foi mesmo um grande concerto.

Monarch!, a principal razão de ter ido ao Bracara, foi para mim o concerto da noite. Se em disco são o que são ao vivo então foi muito melhor. Havia ali uma certa timidez mas foi um concerto sempre a crescer. Excelente!

Se ouvisse Taint de cá de fora não diria que eles eram um trio. Grande som apesar de que em termos de canções aquilo não mexe muito comigo. Grande pica, muito suor e venha o novo álbum.

Parabéns à organização, não deve ser fácil realizar um evento destes embora a localização também não ajude muito à afluência do público. De qualquer maneira, espero que continuem por muitos mais anos tanto com o Bracara como com o Barroselas. E não percam o ecletismo nos cartazes. Fico surpreendido como é que se vibra com uns Namek e se ignora uns Grey Daturas mas como alguém disse anteriormente gostos não se discutem e é importante que se respeitem. Até para o ano.

Avatar do Utilizador
Lilith_Le_Fay
Metálico(a)
Mensagens: 191
Registado: sábado nov 04, 2006 1:11 am
Localização: Wonderland
Contacto:

Mensagempor Lilith_Le_Fay » segunda ago 27, 2007 3:45 pm

Depois coloco cá umas fotos do festival para todos verem! :)
Imagem

Avatar do Utilizador
the anthropophobe
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 302
Registado: quinta out 16, 2003 1:51 pm
Localização: Lisboa (às vezes Ourém), Ohio
Contacto:

Crítica ao BRACARA EXTREME!

Mensagempor the anthropophobe » segunda ago 27, 2007 9:42 pm

AS BANDAS do DIA 24:

Não vi SPITTING RED nem TORPEDO SUCKERS, tive demasiado ocupado a jantar e a apanhar a sarda algures na cidade universitária de Braga pela módica quantia de 4 € (quatro euros).

C'MON BABY DESTROY não mexeu nada comigo.

THEYWEREGUNSHOTS impressionaram... melhor ao vivo que no myspace. "Mathcore" ou derivado na onda DILLINGER ESCAPE PLAN. Banda com grande potencial.

UNDERNOISE: era banda de substituição para MOTORNOISE mas curiosamente encheram o mosh pit e levaram ao rubro as horde metaleiro-punk-hardcore que ali andava. Death metal "oldschool" cheio de memorabilia NAPALM DEATH (fase "harmony corruption") ou CELTIC FROST (fase "morbid tales")

TAINT: coeso profissional power trio muito intenso, não gosto em CD mas ao vivo vale a pena (apesar de não atinar com estas bandas limpinhas MASTODONEUROSIANAS)

EYE8SOCCER será que alguém se apercebeu de que estava a acontecer um concerto de noise a partir de relatos de Jorge Perestrelo com projecção vídeo a partir de documentários sobre violência em estádios de futebol?
Última edição por the anthropophobe em segunda ago 27, 2007 11:17 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
the anthropophobe
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 302
Registado: quinta out 16, 2003 1:51 pm
Localização: Lisboa (às vezes Ourém), Ohio
Contacto:

Crítica ao BRACARA EXTREME parte 2!

Mensagempor the anthropophobe » segunda ago 27, 2007 10:14 pm

AS BANDAS do DIA 25:

TRAUMÁTICO DESMAME correu mal: ficámos sem distorção\feedback na voz. Não conseguimos esvaziar a sala (que era o nosso objectivo). Talvez corra melhor da próxima vez.

MR MIYAGI hard core com influências power violence muito directo, temas curtos e muito rápidos - boa aderência do público - a fazer lembrar S.O.B. misturado com FLESH PARADE.

DISASTER cancelaram.

E.A.K. e LARKIN não mexeram comigo... vi demasiado pouco para poder comentar.

RHINO: as bandas anteriores serviram para eu meter conversa com a rainha dos monarcas franceses, mas houve um tema que me obrigou a ir ver estes espanhois, era bem pesado e lento a lembrar uns DOWN ou uma banda thrash a fazer covers de SAINT VITUS.

NAMEK: estes gajos estão cada vez melhores, sempre com uma equipa de meninas ala "cheerleaders" com canticos e coreografias "chicken dance"... UI! mas que "porno grind rock" do caralho!! só não curti o "poser" convidado a fazer os agudos da música dos GUT ("women in decay").

GREY DATURAS drone experimental naquela onda que tenho visto na galeria zé dos bois em lisboa (SKATERS, MEAN MOTION) mas não vi na casa da musica no porto (EARTH, SUNN 0)))) - muito boa cena - ponto alto do festival até esta altura era o tema "my sciatica" - a lembrar as minhas picadas lombares depois de 300 Km a conduzir.

MONARCH! palavras para quê? o melhor concerto do ano... só não percebi os gajos que estiveram a rastejar e a lutar no chão nos últimos 2 minutos do concerto. (devo ainda confessar que tenho pena que haja pessoas - eu conheço algumas!! - que gostam (ou dizem gostar) muito deste tipo de som e quando os concertos acontecem essas pessoas não aparecem. isso é triste e ingrato quer para as bandas quer para a organização - mas pronto cada um sabe de si e Deus sabe de todos)

TAINT eles a tocar e eu a malhar cerveja e a discutir black metal da Oceania (SADISTIK EXEKUTION, DEMONIAC, HORDE) com o neo-zelandês de BLACK BONE ANGEL.

DSM 666 frases em francês a descrever psicopatologia em psicopatas com riffs semi-acústicos em loop, banhado em noise maria e regados com "fat beats" enquanto se projectava o "invocation of my demon brother" de Kenneth Anger de 1967 - esta organização tá louka ou quê?
Última edição por the anthropophobe em terça ago 28, 2007 1:41 pm, editado 2 vezes no total.


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes