Festival Ilha Do Ermal 2009

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
murdock
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 30, 2007 10:35 am

Re: Festival Ilha Do Ermal 2009

Mensagempor murdock » terça set 01, 2009 3:46 pm

Bem, posso dizer que foi um fdsemana com grande clima ,boas bandas, boa água, ou seja no geral o local é o ideal para grande fest sem duvida, tirando o que se tinha k andar para apanhar o autocarro, mas isso eh um mal menor, ajudava o sangue circular melhor lol o som no geral teve mto bom tambem.

Quanto á projecção dada ás bandas portuguesas, a ideia eh boa mas na prática foi um erro, penso que queriam fazer um estilo de Wacken, mas ao avaliar maior parte das bandas cabeças de cartaz penso que não temos País com tantos seguidores dos generos ao ponto de encher o recinto como encheu noutros anos, talvez uma banda main-stream a fechar os dias ajudava a uma maior afluencia de publico (digo eu), bem como uma escolha mais bem pensada no que toca ás bandas nacionais!

Depois ver prémios para os concurso que poderiam reverter a favor das bandas portuguesas k foram ali á borliú e k merecem no minimo o respeito de terem despensas pagas, achei mal!
Fora isso, dos concertos que mais curti :metal: One Man Army, The Temple, Textures, Obituary, Wako, Heavenwood, Hatesphere :metal:, Ramp e Blind Guardian ( que apesar do estilo tenho k admitir k sao todos bons musicos, o vocalista SABE cantar, e tiveram o melhor som do festival, aliás penso que era o mm tecnico dos Obituary (o man de boné pa trás que fazia tudo sozinho) lol

Espero que para o ano re-pensem o horario de actuação das bandas portuguesas, e talvez apostar no entrecalar de Bandas estrangeiras c as Portuguesas, isso era bem pensado!

Tenho que deixar tambem o comentario á segurança que foi boa, fazia o pessoal sentir-se seguro, mas gostava de saber se tavam ali prás armas ou pra droga, é k se era pras armas, realmente, calhaus nao faltavam la! lolol

Acredito que a organização vai fazer de tudo pra melhorar todos os pontos negativos!
No Geral Curti largo! :jeroen:

Aguarda-se o Ermal indoor que é já em Dezembro!
PS: Que não ponham as bandas a tocar á chuva LOLOLOL ( :lol:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça set 01, 2009 3:51 pm

murdock Escreveu:Depois ver prémios para os concurso que poderiam reverter a favor das bandas portuguesas k foram ali á borliú e k merecem no minimo o respeito de terem despensas pagas, achei mal!

Que eu saiba as bandas portuguesas tiveram as despesas pagas.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

murdock

Mensagempor murdock » terça set 01, 2009 3:54 pm

Todas todas?! não foi o que me disseram! mas se tou enganado ... sorry me! 8)

lasting_dose
Registado: terça abr 15, 2008 9:23 pm
Contacto:

Mensagempor lasting_dose » terça set 01, 2009 3:57 pm

murdock Escreveu:Todas todas?! não foi o que me disseram! mas se tou enganado ... sorry me! 8)

eu realmente tb ouvi muitos boatos sobre o mau pagamento (entenda-se: pouco dinheiro) a algumas bandas nacionais, e sei de algumas que recusaram ir por n acharem haver as condiçoes monetarias necessarias, para se conseguirem deslocar ao ermal.

mas como disse são só boatos, n sei da veracidade de tais boatos.

:metal:

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » terça set 01, 2009 3:58 pm

é so bebes do metal.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça set 01, 2009 3:58 pm

murdock Escreveu:Todas todas?! não foi o que me disseram! mas se tou enganado ... sorry me! 8)

Todas todas não sei, mas pelo menos as que vieram de fora da zona de Vieira tiveram direito a essas despesas (acho que as do concurso não tinham direito a isso, mas não tenho a certeza).

De notar, outra vez, que eu não tive nada a ver com a produção pré-festival, por isso posso não saber de algumas (muitas) coisas ;) mas mesmo que soubesse não ia estar aqui a discutir esses pormenores.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Dusk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta set 23, 2004 5:57 pm
Contacto:

Mensagempor Dusk » terça set 01, 2009 4:03 pm

OrDoS Escreveu:
Dusk Escreveu:
OrDoS Escreveu:e a voz falhou logo nos primeiros 5 segundos, por culpa dos técnicos deles.

Será que foi mesmo por culpa dos técnicos deles? Recordo-me de bastantes bandas começarem a tocar no palco principal sem voz. :(

No caso de BG, estavam lá 2 ou 3 técnicos só para eles, e eu vi-os lá a controlarem a mesa.

Pois é possível. Ou isso ou equipamento. Recordo-me bastante bem de Sepultura a começar a tocar sem voz :D

Bem quanto ao festival propriamente dito:
As férias já foram e os poucos dias disponiveis foram uma boa razão para optar por alojamento fora em vez do parque de campismo. E não me arrependi nada. Facto curioso: Estar a almoçar em Vieira do Minho com os Sepultura na mesa ao lado a emborcar umas... :D

Sexta: Chegada bastante tarde, só apanhei de Dark Moor para a frente. Fiquei surpreso com algumas bandas que não conhecia. Um excelente concerto para Obituary, opinião sempre um pouco toldada pelo facto de nunca os ter visto. Firewind já não vi.

Sábado: De novo, só no recinto à hora de Nightrage. Nada de especial a assinalar, fora a poeirada infernal que se levantava em frente do palco. Em Sepultura, foi mesmo necessário transformar a t-shirt em máscara improvisada. Idem em Korpiklaani, não tanto pelo mosh, mas pelo bailarico que se instalou. Grande concerto, talvez um pouco por terem sido a ultima banda da noite.

Domingo: Devido a alguns problemas de saúde, só me foi possível chegar ao recinto a meio da actuação dos Nightmare. Não muito a minha onda, mas para quem aprecia, aposto que foi um bom concerto. RAMP passou um pouco ao lado, tanto por causa do cansaço acumulado como pelo facto de os ter visto à uns poucos meses (Alive).
Blind Guardian: Grande expectativa e algum receio, pois nunca os tinha visto ao vivo (concertos ou vídeo) e por isso, não sabia bem o que esperar. Afinal foi um excelente concerto. Fora problemas técnicos e afins que afectaram muitas bandas, lá nos brindaram com uma setlist de luxo. Talvez outros tenham uma opinião diferente neste aspecto, mas pela entrega do publico presente, tenho a ideia que a maioria adorou. IMHO, a setlist foi perfeita, pecando apenas por ter sido algo curta. Pontos altos em "The Bard's Song" e "Mirror Mirror" em que o publico berrava em plenos pulmões.
Já não me recordava de acabar um concerto literalmente sem conseguir falar... :D

Udenied
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça jun 02, 2009 1:14 am

Mensagempor Udenied » terça set 01, 2009 4:03 pm

Para completar as minhas apreciações sobre o festival, penso que a aposta em Metal mais tradicional se revelou desastrosa porque - quer-me parecer - o objectivo seria atrair muito público Espanhol (senão alguém me consegue explicar pk vieram aberrações como Dark Moor?!!). Espero que a organização tenha aprendido com esta má experiência e para o ano faça uma mistura mais inteligente no alinhamento. Embora não faça o meu género acho que a adição de uns pesos pesados de dethcore ou algo mais moderno irá atrair mais público, e ninguém me foda: mais dinheiro e mais pessoal são mais que bem vindos para a organização e para o ambiente. Acho que deve existir espaço para todos: Prog, Metal Tradicional, Thrash, Death, Metalcore e afins, etc. e só assim (especilamente alargando o espectro) é que o Ermal terá viabilidade a médio prazo.

Eu fui ao festival, curti o ambiente e adorei o local. Concordo com parte das críticas mas creio ser normal, tendo em conta que foi o primeiro ano para esta organização. No entanto, e reforçando a ideia, o alinhamento fustigou-me, era muito Heavy Metal e cenas tradicionais, maior parte sem grande qualidade e acho que a maior parte do pessoal não está para isso (basta ver o número de pessoas que vieram ver os Blind Guardian).

De resto, achei toda a gente bastante simpática, incluindo os seguranças que estavam a revistar.

Acho que podem diminuir o número de bandas e apostar em qualidade. Não tem lógica os concertos começarem tão cedo e serem tantas bandas. Façam uma seleção e optem pela qualidade. Começar lá para as 15h não é tão castigador para as pessoas. As condições climatéricas também não ajudam.

Por fim, o Freitas a passar música... é patético e é ditatorial porque toda a gente tem que aturar aquela merda. Completamente absurdo e wanna be...

Pelas barbaridades que vi no palco principal acho que muitas bandas Portuguesas podiam lá ter tocado. E concordo que o palco secundário pdia funciobar no intervalo do principal (tendo em conta os enormes intervalos para) e desse modo teriam mais público.
Última edição por Udenied em terça set 01, 2009 4:18 pm, editado 2 vezes no total.

murdock

Mensagempor murdock » terça set 01, 2009 4:03 pm

Caxias Escreveu:é so bebes do metal.

Tens razao, é pena é serem sempre os mesmos a mamar!

RuySan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 4:01 pm

Mensagempor RuySan » terça set 01, 2009 4:13 pm

Só para dizer que era bom houvesse também festivais no centro/sul. Este ano 4 festivais de metal e 3 deles no minho (ou quase, não sei se Paredes é minho ou não), e o outro em Aveiro. Não fui ao Ermal porque já tinha ido ao Vagos e seria um grande esticão.

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » terça set 01, 2009 4:17 pm

murdock Escreveu:

nem era para a cena das bandas...

quanto ao freitas, n vejo problemas em o freitas passar musica ate as 5 da manha. se forem pelo barulho, era ainda mais o que vinha das cornetas e concurso de berros duns campings para os outros. o unico problema que vejo é ele n mudar de playlist nos 3 dias. so muda a ordem das musicas.

quanto ao po, sem aquele po n teria sido o mesmo degredo.

casas de banho, eram nojentas, mas..em barroselas tb eram assim, mas acho que n eram limpas..pelo menos n dei por isso, e via o buraco sempre cheio. Quanto aos chuveiros, n sei, n tomei banho.

Brutal Devastation
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 pm

Mensagempor Brutal Devastation » terça set 01, 2009 4:32 pm

Caxias Escreveu:
murdock Escreveu:

nem era para a cena das bandas...

quanto ao freitas, n vejo problemas em o freitas passar musica ate as 5 da manha. se forem pelo barulho, era ainda mais o que vinha das cornetas e concurso de berros duns campings para os outros. o unico problema que vejo é ele n mudar de playlist nos 3 dias. so muda a ordem das musicas.

quanto ao po, sem aquele po n teria sido o mesmo degredo.

casas de banho, eram nojentas, mas..em barroselas tb eram assim, mas acho que n eram limpas..pelo menos n dei por isso, e via o buraco sempre cheio. Quanto aos chuveiros, n sei, n tomei banho.

Concordo contigo companheiro Caxias...

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » terça set 01, 2009 4:33 pm

As casas de banho eram limpas todas as manhãs sim sr...
Outro ponto positivo que me esqueci de numerar, foram os bombeiros. Simpáticos, muito atenciosos e incansáveis!!!

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » terça set 01, 2009 4:35 pm

reality check : 18 paginas, ja se falou de tudo, inclusive dos BOMBEIROS. e as gajas, carai????
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » terça set 01, 2009 4:40 pm

blood_lust Escreveu:As casas de banho eram limpas todas as manhãs sim sr...
Outro ponto positivo que me esqueci de numerar, foram os bombeiros. Simpáticos, muito atenciosos e incansáveis!!!

sempre a bombar
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes