Então vamos lá ao rescaldo dos 4 dias, porque cheguei na 5ª ao final da tarde... positivo, naturalmente.
Mas pelos concertos e pelo pessoal, porque pela organização...
Eu percebo que seja a primeira, mas espera-se que falhem coisas tipo não ter um parque de estacionamento (que aconteceu), má logistíca nos transportes (que aconteceu), péssimas acessibilidades (que aconteceu), não ter as casas de banho devidamente limpas (de facto, tanto as do recinto como as mais próximas do bar do campismo de manhã estavam impecávelmente limpas, mas de manhã durante 2 horas!... só as limparam uma vez por dia!!! deviam ter tido uma equipa de limpeza permanente por todo o recinto... já para não falar que deviam ter tido pelo menos um daqueles contentores com sanitas decentes, lavatório e espelho...), bandas a tocar ao 12.30h sob um calor sufocante (que aconteceu... a alternativa era ir tomar banho ao rio, ir dar uma espreitadela ao concerto e quando secasse, rio outra vez...), não disponibilizarem tomadas com corrente eléctrica nem nada onde se possa carregar um telemóvel, ligar uma máquina de barbear... demorar 10min a entrar no recinto quando tinha 5 pessoas à minha frente!!! tal era a escrupulosa revista dos gnr e dos seguranças (metade da entrada do recinto era para sair, a outra metade estava dividida em dois, homens e mulheres, onde estava uma mulher a revistar que só podia ser lésbica, com tanto apalpão que dava, e onde tinha-mos dois a revistar e 6 de braços cruzados a conversar ao lado... etc...
acreditem que tenho pena do pessoal que foi pra lá a contar com uma logística de comprar coisas no supermercado para beber e comer... tiveram uma vida muuuuuito difícil...
Agora o que não se admite, é não haver água potável e uma garrafa de água de 33cl custar 1euro!!! é inacreditável, ainda por cima se tivermos em conta que o pó era por vezes sufocante, e não era só na mosh, era cá fora! as bombas da água estavam na entrada do recinto, enfiadas no rio e era dessa água que o pessoal se lavava... não se admite um café custar 1euro, não haver ponta de legume ou fruta em sítio nenhum, tirando as tiras de alface do kebab, ou o tomate nas sandes de panado!!! (tendo em consideração que o supermercado mais próximo ficava no mínimo a 2 horas de viagem ida e volta!), a comida era só sandes de merda e panikes!!!... não se admite não existirem flyers com o alinhamento das bandas, que embora me tivessem dito que até existiam, ninguém os viu e na entrada disseram-me para ir tentar arranjar na organização, na tenda onde se levantavam as t-shirts, e lá disseram-me que não tinham... e por falar em t-shirts... pagar 15euros por uma t-shirt que se limitava a ter estampado o rectângulo do flyer de promoção do festival?!?... não se admite não haver um multibanco num raio de 20km!!!... enfim, desculpem lá os que se esforçaram para que tudo corresse bem, mas ficaram muito aquém das mais baixas espectativas...
Falhas é uma coisa, comportamento displicente numa atitude de esmifrar o máximo a quem lá foi, com o único objectivo de extrair o maior lucro possível, é outra... por mim foi a primeira e a última... se me pergutarem se ia na mesma, ia. porque adorei os concertos que queria ir ver, a até eram alguns... mas apenas e unicamente apenas pelas bandas...
Em relação aos bilhetes + baratos... a história é a seguinte: a organização pagou a algumas bandas em bilhetes!!! é preciso ter lata... o que é que aconteceu? quem não os conseguiu vender ao preço que custavam, vendiam + barato! pelo menos tinham algum lucro... resultado: houve pessoal a comprar bilhetes a 5 e 10euros (quando houve otários como eu que compraram com 2 meses de antecedência para serem mais baratos...) e até dados foram! eu estava lá (vi com estes olhinhos que a terra há de comer...) um gajo a oferecer dois bilhetes no domingo, porque senão ia ficar com eles para recordação!!!
...
Agora até fiquei sem vontade de comentar mais nada...
As bandas, muito bom...
não as via a todas, obviamente... porque perdi duas tarde para ir ao multibanco, comer alguma coisa decente e comprar água!!!
5ª
RCA: gostei, embora pensasse que iam abrir mais o livro...
6ª
Disbelief: curti, embora curto mais em albúm do que ao vivo... o som também não ajudou...
Textures: curto largo, curti largo, e para mim foi o melhor baterista de todo o festival...
Firewind: não faz o meu género... neutro...
Obituary: bem... que dizer do primeiro concerto da que já foi a minha banda preferida à 15 anos atrás?! que curti largo, que foi provavelmente o melhor concerto do festival todo, mas preferia que tivesse sido... à 15 anos atrás!!! adorei o concerto, andei "ao soco" em todas as músicas, mas fiquei demasiado chocado com a quantidade de rugas que os gajos têm na cara!...
Sábado:
Nightrage: até curto, mas estava à espera de melhor...
Hatesphere: um dos melhores concertos do festival... os putos estavam tão felizes por estarem a tocar para nós, que até se lhes via a aura!!! gosto da música, mas gostei ainda mais da atitude, garra e vontade com que tocaram... uma banda a acompanhar com atenção...
Pestilence: enfim... eu até andei a enfiar os albúns deles à força nos meus ouvidos nos últimos 2 meses, mas aquilo não é fácil de entrar... (desculpa lá, ó farrapito!!!

Sepultura: para quem morreram logo depois do chaos a.d. , que detesto o roots, e já os vi algumas vezes ao vivo... adorei! foi o melhor concerto pós cavaleras a que assisti! já para não falar na quantidade surpreendente de clássicos que tocaram... e bem!
Korpiklaani: outro dos melhores concertos do festival!... a música não faz minimamente o meu género, mas desde que sabia que ia ao ermal, ouvi todas as bandas que lá iam, e até gostei... ao vivo, foi aquilo que estava à espera: a mosh mais sorridente que já vi!!! estava tudo "ao soco" com um sorriso de criança na cara, eu incluído! muito bom...
Domingo: vida difícil...
Tirando um monte de bandas que queria ter visto e não consegui (mais uma vez a merda de ter que ir à vila...), foi o dia do power metal... eu como cresci a ouvir metal de 90 prá frente, e não sou saudusista, posso dizer que não gostei de nenhuma! safaram-se os ramp, mas também já os vi tantas vezes, que foi só mais um...
Em relação às bandas do palco secundário curto largo algumas delas (pitch black, switchtense, etc, etc...) que já vi um montão de vezes (e vou continuar a ver, porque apoiar o metal português não é dizer bem de toda a gente e vê-los quando vão abrir para bandas maiores... é ir aos concertos pequenos, vê-las tocar e pagar 5euros, que normalmente é dinheiro directo para elas, e apoiar quando até curto e ir beber uma cuca quando não os posso ouvir...), mas de resto, ou tinha que ir, mais uma vez à merda da vila, ou estava no rio para não derreter, e muitas outras por e simplesmente não ia estar a perder o meu tempo de contar pedras do chão para os ver...
No geral, o ambiente foi incrível, a gera era do melhor... quando "virei" metaleiro, uma das cenas que me apercebi logo, é que é o género de música onde para o pessoal mais fixe... 10 estrelas... (desculpá lá desconhecido que nunca mais te vi, pela cabeçada...

Para o ano, arranjem bandas muito fixes, ou aquilo por mim, vai estar às moscas...
Orca