Festival Ilha Do Ermal 2009

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
aDarkPlace
Participante
Registado: sexta ago 21, 2009 10:49 am

Re: Festival Ilha Do Ermal 2009

Mensagempor aDarkPlace » terça set 01, 2009 10:19 pm

Boas pessoal...

Então vamos lá ao rescaldo dos 4 dias, porque cheguei na 5ª ao final da tarde... positivo, naturalmente.
Mas pelos concertos e pelo pessoal, porque pela organização...

Eu percebo que seja a primeira, mas espera-se que falhem coisas tipo não ter um parque de estacionamento (que aconteceu), má logistíca nos transportes (que aconteceu), péssimas acessibilidades (que aconteceu), não ter as casas de banho devidamente limpas (de facto, tanto as do recinto como as mais próximas do bar do campismo de manhã estavam impecávelmente limpas, mas de manhã durante 2 horas!... só as limparam uma vez por dia!!! deviam ter tido uma equipa de limpeza permanente por todo o recinto... já para não falar que deviam ter tido pelo menos um daqueles contentores com sanitas decentes, lavatório e espelho...), bandas a tocar ao 12.30h sob um calor sufocante (que aconteceu... a alternativa era ir tomar banho ao rio, ir dar uma espreitadela ao concerto e quando secasse, rio outra vez...), não disponibilizarem tomadas com corrente eléctrica nem nada onde se possa carregar um telemóvel, ligar uma máquina de barbear... demorar 10min a entrar no recinto quando tinha 5 pessoas à minha frente!!! tal era a escrupulosa revista dos gnr e dos seguranças (metade da entrada do recinto era para sair, a outra metade estava dividida em dois, homens e mulheres, onde estava uma mulher a revistar que só podia ser lésbica, com tanto apalpão que dava, e onde tinha-mos dois a revistar e 6 de braços cruzados a conversar ao lado... etc...

acreditem que tenho pena do pessoal que foi pra lá a contar com uma logística de comprar coisas no supermercado para beber e comer... tiveram uma vida muuuuuito difícil...

Agora o que não se admite, é não haver água potável e uma garrafa de água de 33cl custar 1euro!!! é inacreditável, ainda por cima se tivermos em conta que o pó era por vezes sufocante, e não era só na mosh, era cá fora! as bombas da água estavam na entrada do recinto, enfiadas no rio e era dessa água que o pessoal se lavava... não se admite um café custar 1euro, não haver ponta de legume ou fruta em sítio nenhum, tirando as tiras de alface do kebab, ou o tomate nas sandes de panado!!! (tendo em consideração que o supermercado mais próximo ficava no mínimo a 2 horas de viagem ida e volta!), a comida era só sandes de merda e panikes!!!... não se admite não existirem flyers com o alinhamento das bandas, que embora me tivessem dito que até existiam, ninguém os viu e na entrada disseram-me para ir tentar arranjar na organização, na tenda onde se levantavam as t-shirts, e lá disseram-me que não tinham... e por falar em t-shirts... pagar 15euros por uma t-shirt que se limitava a ter estampado o rectângulo do flyer de promoção do festival?!?... não se admite não haver um multibanco num raio de 20km!!!... enfim, desculpem lá os que se esforçaram para que tudo corresse bem, mas ficaram muito aquém das mais baixas espectativas...

Falhas é uma coisa, comportamento displicente numa atitude de esmifrar o máximo a quem lá foi, com o único objectivo de extrair o maior lucro possível, é outra... por mim foi a primeira e a última... se me pergutarem se ia na mesma, ia. porque adorei os concertos que queria ir ver, a até eram alguns... mas apenas e unicamente apenas pelas bandas...

Em relação aos bilhetes + baratos... a história é a seguinte: a organização pagou a algumas bandas em bilhetes!!! é preciso ter lata... o que é que aconteceu? quem não os conseguiu vender ao preço que custavam, vendiam + barato! pelo menos tinham algum lucro... resultado: houve pessoal a comprar bilhetes a 5 e 10euros (quando houve otários como eu que compraram com 2 meses de antecedência para serem mais baratos...) e até dados foram! eu estava lá (vi com estes olhinhos que a terra há de comer...) um gajo a oferecer dois bilhetes no domingo, porque senão ia ficar com eles para recordação!!!

...

Agora até fiquei sem vontade de comentar mais nada...

As bandas, muito bom...
não as via a todas, obviamente... porque perdi duas tarde para ir ao multibanco, comer alguma coisa decente e comprar água!!!

RCA: gostei, embora pensasse que iam abrir mais o livro...

Disbelief: curti, embora curto mais em albúm do que ao vivo... o som também não ajudou...
Textures: curto largo, curti largo, e para mim foi o melhor baterista de todo o festival...
Firewind: não faz o meu género... neutro...
Obituary: bem... que dizer do primeiro concerto da que já foi a minha banda preferida à 15 anos atrás?! que curti largo, que foi provavelmente o melhor concerto do festival todo, mas preferia que tivesse sido... à 15 anos atrás!!! adorei o concerto, andei "ao soco" em todas as músicas, mas fiquei demasiado chocado com a quantidade de rugas que os gajos têm na cara!...

Sábado:
Nightrage: até curto, mas estava à espera de melhor...
Hatesphere: um dos melhores concertos do festival... os putos estavam tão felizes por estarem a tocar para nós, que até se lhes via a aura!!! gosto da música, mas gostei ainda mais da atitude, garra e vontade com que tocaram... uma banda a acompanhar com atenção...
Pestilence: enfim... eu até andei a enfiar os albúns deles à força nos meus ouvidos nos últimos 2 meses, mas aquilo não é fácil de entrar... (desculpa lá, ó farrapito!!! :D ) pior mesmo só mesmo a falta de energia com que tocaram, e a voz monocórdica que me fez lembrar uma prof. de história que tive, mas depois de beber 10 litros de bagaço...
Sepultura: para quem morreram logo depois do chaos a.d. , que detesto o roots, e já os vi algumas vezes ao vivo... adorei! foi o melhor concerto pós cavaleras a que assisti! já para não falar na quantidade surpreendente de clássicos que tocaram... e bem!
Korpiklaani: outro dos melhores concertos do festival!... a música não faz minimamente o meu género, mas desde que sabia que ia ao ermal, ouvi todas as bandas que lá iam, e até gostei... ao vivo, foi aquilo que estava à espera: a mosh mais sorridente que já vi!!! estava tudo "ao soco" com um sorriso de criança na cara, eu incluído! muito bom...

Domingo: vida difícil...
Tirando um monte de bandas que queria ter visto e não consegui (mais uma vez a merda de ter que ir à vila...), foi o dia do power metal... eu como cresci a ouvir metal de 90 prá frente, e não sou saudusista, posso dizer que não gostei de nenhuma! safaram-se os ramp, mas também já os vi tantas vezes, que foi só mais um...

Em relação às bandas do palco secundário curto largo algumas delas (pitch black, switchtense, etc, etc...) que já vi um montão de vezes (e vou continuar a ver, porque apoiar o metal português não é dizer bem de toda a gente e vê-los quando vão abrir para bandas maiores... é ir aos concertos pequenos, vê-las tocar e pagar 5euros, que normalmente é dinheiro directo para elas, e apoiar quando até curto e ir beber uma cuca quando não os posso ouvir...), mas de resto, ou tinha que ir, mais uma vez à merda da vila, ou estava no rio para não derreter, e muitas outras por e simplesmente não ia estar a perder o meu tempo de contar pedras do chão para os ver...

No geral, o ambiente foi incrível, a gera era do melhor... quando "virei" metaleiro, uma das cenas que me apercebi logo, é que é o género de música onde para o pessoal mais fixe... 10 estrelas... (desculpá lá desconhecido que nunca mais te vi, pela cabeçada... :D mas não fiquei muito melhor que tu!!! ainda ando de penso ;) )... o freitas... ó pá! pronto, é o freitas... podia ter-lhe dado para pior... o mais triste mesmo são as palhaçadas do "ponho esta, ou esta?!" ai... põe, tira, põe, tira... como se tivessemos todos 5 anos e te estivessem a mostrar o truque do pulegar, ou algo do género... enfim...

Para o ano, arranjem bandas muito fixes, ou aquilo por mim, vai estar às moscas...

Orca
aDarkPlace - thrash/death, porto
http://www.myspace.com/adarkplaceband

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » terça set 01, 2009 10:20 pm

Crucified Escreveu:
RuySan Escreveu:
Crucified Escreveu:
RuySan Escreveu:Só para dizer que era bom houvesse também festivais no centro/sul. Este ano 4 festivais de metal e 3 deles no minho (ou quase, não sei se Paredes é minho ou não), e o outro em Aveiro. Não fui ao Ermal porque já tinha ido ao Vagos e seria um grande esticão.

Paredes de Coura é Minho, sim.

estava a falar do Caos Emergente. Sou mouro mas não tanto :P

Ups, my bad :p

quase que aposto que é Douro Litoral....

Vieira
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado set 24, 2005 7:32 pm

Mensagempor Vieira » terça set 01, 2009 10:29 pm

fotos de algumas bandas do segundo e terceiro dia

http://www.flickr.com/photos/joaopvieir ... 084614103/

aBisMo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm

Re: Ilha Do ErMal 2009

Mensagempor aBisMo » terça set 01, 2009 10:39 pm

aBisMo Escreveu:

aBisMo Escreveu:

aBisMo Escreveu:

aBisMo Escreveu:
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos

Compra & Venda CD, Vinil, Tapes

Venda T-Shirt's & Longsleeves

ButterflyGi
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda out 20, 2008 10:59 pm
Contacto:

Mensagempor ButterflyGi » terça set 01, 2009 10:40 pm

Alastor R. Escreveu:
ButterflyGi Escreveu:A noite toda a gente sabe o sofrimento que foi pra dormir devido ao menino Alex (o tal bebe) nao se calar...
mas la depois JA NA SEGUNDA DE MANHA (porque tivemos de directa pra o aturar se nao o gajo ainda morria ali) la a ficha lhe caiu e ele acalmou-se de tanto ouvir das pessoas que iam ter com ele xD

Por acaso tu não eras uma das raparigas que estava na esplanada na última noite, quando eu estava todo bêbado a falar com o "Bébé" sobre Mão Morta? ( e a dizer a VERDADE ABSOLUTA de que os MM são a melhor banda nacional de sempre!!!) Eu era o gajo que estava de boxers, sandálias e casaco...e acho que foste tu que disseste qq coisa tipo "Ya ya, nós sabemos..." (que é como quem diz "não digas merda!!") NÃO SUBSTIMES O PODER DE MÃO MORTA!!!!! Eu estava bêbado mas lembro-me...

sim era eu xD
*The Fullmoon Scars*

Imagem

HEAVENWOOD
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 17, 2006 6:11 am

Mensagempor HEAVENWOOD » terça set 01, 2009 10:41 pm

Imagem

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » terça set 01, 2009 10:43 pm

aDarkPlace Escreveu:Boas pessoal...

Então vamos lá ao rescaldo dos 4 dias, porque cheguei na 5ª ao final da tarde... positivo, naturalmente.

Eu percebo que seja a primeira, mas espera-se que falhem coisas tipo não ter um parque de estacionamento (que aconteceu), má logistíca nos transportes (que aconteceu), péssimas acessibilidades (que aconteceu), não ter as casas de banho devidamente limpas (de facto, tanto as do recinto como as mais próximas do bar do campismo de manhã estavam impecávelmente limpas, mas de manhã durante 2 horas!... só as limparam uma vez por dia!!! deviam ter tido uma equipa de limpeza permanente por todo o recinto... já para não falar que deviam ter tido pelo menos um daqueles contentores com sanitas decentes, lavatório e espelho...), bandas a tocar ao 12.30h sob um calor sufocante (que aconteceu... a alternativa era ir tomar banho ao rio, ir dar uma espreitadela ao concerto e quando secasse, rio outra vez...), não disponibilizarem tomadas com corrente eléctrica nem nada onde se possa carregar um telemóvel, ligar uma máquina de barbear... demorar 10min a entrar no recinto quando tinha 5 pessoas à minha frente!!! tal era a escrupulosa revista dos gnr e dos seguranças (metade da entrada do recinto era para sair, a outra metade estava dividida em dois, homens e mulheres, onde estava uma mulher a revistar que só podia ser lésbica, com tanto apalpão que dava, e onde tinha-mos dois a revistar e 6 de braços cruzados a conversar ao lado... etc...

acreditem que tenho pena do pessoal que foi pra lá a contar com uma logística de comprar coisas no supermercado para beber e comer... tiveram uma vida muuuuuito difícil...

Agora o que não se admite, é não haver água potável e uma garrafa de água de 33cl custar 1euro!!! é inacreditável, ainda por cima se tivermos em conta que o pó era por vezes sufocante, e não era só na mosh, era cá fora! as bombas da água estavam na entrada do recinto, enfiadas no rio e era dessa água que o pessoal se lavava... não se admite um café custar 1euro, não haver ponta de legume ou fruta em sítio nenhum, tirando as tiras de alface do kebab, ou o tomate nas sandes de panado!!! (tendo em consideração que o supermercado mais próximo ficava no mínimo a 2 horas de viagem ida e volta!), a comida era só sandes de merda e panikes!!!... não se admite não existirem flyers com o alinhamento das bandas, que embora me tivessem dito que até existiam, ninguém os viu e na entrada disseram-me para ir tentar arranjar na organização, na tenda onde se levantavam as t-shirts, e lá disseram-me que não tinham... e por falar em t-shirts... pagar 15euros por uma t-shirt que se limitava a ter estampado o rectângulo do flyer de promoção do festival?!?... não se admite não haver um multibanco num raio de 20km!!!... enfim, desculpem lá os que se esforçaram para que tudo corresse bem, mas ficaram muito aquém das mais baixas espectativas...

pa.. no meu camping haviam tomadas, e varias pessoas foram la carregar o telemovel. as viagens a vila tinham hora marcada. e na vez quie fui, partiu a horas e meia hora depois havia um de volta para o recinto, portanto numa hora ias e voltavas.

Mixel
Participante Inspirado(a)
Registado: terça jan 15, 2008 12:47 am

Mensagempor Mixel » terça set 01, 2009 10:43 pm

Peter_Slaughter Escreveu:Viva!

Não tive tempo para ler o que o pessoal disse acerca do festival, mas aqui vai a minha critica.
Acho que os 45€ que dei só pelas bandas que tocaram e pelos amigos que revi já valeram.
As bandas que mais gostei foi Solid Spectrum, The Temple (finalmente os vi ao vivo :D ), Textures, Obituary, Assassiner, W.a.k.o, Hatesphere, Pestilence, Sepultura, Switchtense, Gauntlet (grande surpresa), Pitch Black, Ramp e Blind Guardian.
Tenho pena não ter visto Angriff. :S
.

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » terça set 01, 2009 10:45 pm

JanickGers Escreveu:
coragem Escreveu:
Nuklear Freak Escreveu:Boas!
Encontrei um leitor de mp3 no recinto do Ermal, junto à barraquinha das caipirinhas. Caso alguém daqui o tenha perdido ou conheça a pessoa que o perdeu e se me provar que é seu, i.e., marca, cor, álbuns, etc, é depois uma questão de se agendar um encontro algures ou através de envio por correio para se proceder à entrega a quem de direito.

Só respondo a questões/dúvidas por PM.

Obrigado e cumprimentos!

fdx é de Homem :cheers:

Mesmo! Isto é que é grande atitude!

Completamente! Por favor, que alguem faça um broche a este homem!
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

ButterflyGi
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda out 20, 2008 10:59 pm
Contacto:

Mensagempor ButterflyGi » terça set 01, 2009 10:46 pm

Alguem tem videos do BEBE DO ERMAL?? xD

tinha muita gente a filmar o ultimo ataque dele xD
*The Fullmoon Scars*

Imagem

Krumhûr
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado set 08, 2007 10:37 pm
Contacto:

Mensagempor Krumhûr » terça set 01, 2009 10:49 pm

Cá está um dos putos de 17 anos que delira com Blind Guardian, ThunderBolt e Nightmare!

Só consegui ir ao último dia do festival, e também não acampei, portanto chapéu para o que veio para trás e campismo no que se segue:

Recinto: Nunca tinha ido ao Ermal, é facto. Mas pelo que vi lá, fiquei decidido a ir lá passar os dias todos do festival na próxima edição, havendo possibilidade para isso! Estava um bom ambiente, e o local é simplesmente espectacular!

Em relação aos concertos de dia 30, o dia "daquela música abichanada que não fica nada bem aos metaleiros de pêlo na benta e colhões negros como a noite verem" (não me caiam em cima com PMs ou comentários, É GOZO):

- THUNDERBOLT : Curti bastante este grupo! Não os conhecia e quando começaram a tocar fiquei logo em sintonia com a descarga de Heavy Metal como manda a lei. A voz do vocalista ao princípio até me meteu confusão que o confundi com o Pedro Arroja (que salvo erro ainda fui encontrar lá à frente em BG, abraço pá! :headbanger: ) porque de facto, tinha um calibre que não se vê todos os dias. Nenhuma malha desinterssante, foi ali uma boa horita (ou menos?) que se passou sem dar por isso!

- NIGHTMARE : French Metal Attaaaaaack! Mais uma vez a confusão com o vocalista que quando lhe mandei o primeiro relance me pareceu que o Dio tinha calçado botas de plataforma para ficar mais alto :lol: Muito bom! Outro excelente vocalista, com temas muito bons, então aquela "Legions Of the Rising Sun" estava potente, mesmo!

- RAMP : Aconteram várias coisas neste concerto. Tinha feito 600 kms desde Vittoria na manha desse dia, andado ali na festa nas primeiras duas bandas, e a seguir era Blind Guardian. Ou seja, parei para descansar e recuperar energias. E apesar de os ter visto no Sá da Bandeira quando cá vieram... Detestei desta vez.

- BLIND GUARDIAN : A BANDA DA NOITE! Começar a ouvir a War of Wrath com a malta lá na frente a recitar aquilo de cor foi o pontapé de saída para uma INTO THE STORM eléctrica! Finalmente estava a ver Blind Guardian e foi um concerto a desfilar malhas inatacáveis! Sim, o Hansi não tem a voz que tinha em 98, mas compensaram a potência do público completamente empolgado e a própria banda se ter dado (e notou-se) durante aquela hora e tal, duas horas que durou a missa! Participar no coro da NIGHTFALL, da VALHALLA (!), da TIME STANDS STILL (In the Iron Hill)... Foram momentos que ficam na memória. O set list, no qual faltou a Majestypela qual alguns de nós bem que berrarram, mesmo assim conseguiu ser sólido, sem um momento monótono!

- ANGRA : Veadão mesmo, aquele vocalista. Mas aqui não tinha interesse em assistir ao concerto, e estava completamente ressequido e com fome depois de BG, de modo que fui comer e descansar.

Para o ano, a ver se posso lá ir aos dias todos, porque do que deu para ver, monta-se ali uma bela festa durante uns dias!

Um abraço a quem encontrei cá do sítio!
So denying, we're going against the grain
So defying, they'll never put us down!
ROCK HARD, RIDE FREE!
All your life!

cafcaf777
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça out 30, 2007 11:03 pm
Contacto:

Mensagempor cafcaf777 » terça set 01, 2009 10:53 pm

Caxias Escreveu:
aDarkPlace Escreveu:Boas pessoal...

pa.. no meu camping haviam tomadas, e varias pessoas foram la carregar o telemovel. as viagens a vila tinham hora marcada. e na vez quie fui, partiu a horas e meia hora depois havia um de volta para o recinto, portanto numa hora ias e voltavas.

E havia água potável também como já disse.

cafcaf777 Escreveu:Esqueci-me de reclamar a minha t-shirt a que tinha direito, alguém sabe se ainda a posso reclamar e como? :mrgreen:
Bate forte, fortemente como quem chama por mim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!

Deception Circus
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta dez 12, 2008 10:45 am
Contacto:

Mensagempor Deception Circus » terça set 01, 2009 10:57 pm

Regressado de uns dias no Ermal aponto para um balanço positivo.

Há coisas a melhorar - e já fiz chegar as minhas dicas à organização - como os acessos e a falta de parques de estacionamentos perto do recinto mas, para primeira edição com esta organização, a coisa não esteve nada má.

Bandas que mais apreciei: Pestilence, Obituary, Pitch Black, Thanatoschizo, Textures e Crushing Sun.
Última edição por Deception Circus em terça set 01, 2009 11:00 pm, editado 1 vez no total.

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » terça set 01, 2009 11:00 pm

OrDoS Escreveu:A todos os que não foram, espero que venham cá para o ano para realmente perceberem o "ErmLol", o "flop" e o "ErMal" que foi. Eu sei que é difícil perderem uma ou 2 bandas que adoram só por não gostarem das outras 47/48 bandas, mas se nunca foram a este festival ou se estão a cagar para o sítio onde ele se passa e as pessoas que neles se reúnem, realmente não percebem nem nunca hão-de perceber (nem me parece que queiram) a mística do festival.

Isso do "ErMal", foi só pelo primeiro tópico e titulo original deste tópico.Eu quero é que a coisa vingue, para o ano haver mais diversidade e nomes mais fortes. E se não fui, foi mesmo pela razão "bandas que gosto/bandas que não consigo ouvir de forma alguma" ter sido muito alta. Não tenho nada contra o festival.

Nuklear Freak Escreveu:Boas!
Encontrei um leitor de mp3 no recinto do Ermal, junto à barraquinha das caipirinhas. Caso alguém daqui o tenha perdido ou conheça a pessoa que o perdeu e se me provar que é seu, i.e., marca, cor, álbuns, etc, é depois uma questão de se agendar um encontro algures ou através de envio por correio para se proceder à entrega a quem de direito.

Só respondo a questões/dúvidas por PM.

Obrigado e cumprimentos!

Boa onda.

JanickGers Escreveu:Havia 2, que são os únicos em Portugal que gostam do género :lol: :lol:
Em geral acho que o Davidharris tem razao, em Portugal a malta jovem já não liga nada ao HM clássico.

Não tenho nada contra, mas não considero as reminiscencias da cena germanica dos anos 80's, Heavy Metal Clássico. Mas isso são questões para outro sitio, e tinha que escrever um tratado sobre o Heavy Metal.

Bem, algo que não diz respeito apenas a este festival mas à maioria dos eventos onde é necessário colocar seguranças em frente do palco.
Acredito que a organização (principalmente quanto é composta por pessoas minimamente ligadas ao Metal), dê instruções para ajudar os membros do público quando estes chegam às grades no crowd surfing.
Acreito também que há de sempre haver um ou outro caso de desleixo, numa maré de surfers, não é possivel apanhar todos.
Mas o que me mete o sangue em brasa é continuar a haver humanoides com miolos do tamanho de ervilhas que continuam a agredir deliberadamente os membros da assistencia. Há que exigir a identificação dessas pessoas e fazer queixas. Ofensas à integridade física é crime. E ninguém deve pagar para apanhar porrada.

E onde andam as fotos do gajedo? Vocês é só conversa...
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Sovi
Participante
Registado: terça set 01, 2009 7:22 pm

Mensagempor Sovi » terça set 01, 2009 11:10 pm

O que o ordos disse e verdade a cena dos autocarros principalmente na segunda feira eles tinham ordens para mandar vir mais se fosse necessario para o ano eles sim tem de ser mais competentes, tem de se rever. em relacao aos finos a mim aconteceu o mesmo quando fui buscar finos para mim e para uns colegas e disse para vir fino ate cima que nao bebo espuma e eles nao reclamaram e meteram se nao eu nao pagava e deixava la ficar.
Eu o ordos o mixel e o mother... tivemos o prazer de conhecer grandes musicos :jam: grande malha :D tanto trabalho que tivemos que foi recompensado

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes