2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 2:22 pm

Fica o rescaldo da minha experiência com o MM, festival que comecei a frequentar em 2023. Já nessa altura achei a organização super positiva e com capacidade de se tornar mais um festival de referência, apesar de alguns desafios que este tipo de eventos está infelizmente destinado a ter. Financiamento, falta de poder de compra, competição do Vagos no mesmo mês e até a localização, representam tudo questões a ser resolvidas anualmente, para não falar da óbvia questão do espaço do festival em si. Se a primeira localização a que fui era perfeita a todos os níveis face à dimensão do evento, a segunda localização apesar de representar um aumento nas dimensões, parecia mais uma pedreira reconvertida em espaço de lazer. Conheciam-se as dificuldades da organização em encontrar a sua "casa", mas o anúncio de nova mudança de espaço, aparentemente definitiva, levando o festival para o topo das montanhas locais é, apesar de tudo, uma excelente notícia. Ganha-se um local próprio dedicado e muito mais espaço para crescimento. Sobre este assunto, apesar de alguns receios legítimos, a verdade é que a única coisa que gostaria que fosse melhorada é mesmo as condições do terreno em si. Desconheço quanto tempo tiveram para reconverter o espaço (ouvi algures 3 semanas), mas claramente que fizeram um trabalho praticamente impecável.

Chegado a São Pedro do Sul, à Pousada da Juventude na quarta feira durante a noite, quinta e sexta feira fizeram-se de trabalho a partir do quarto e com passeios pela vila super tranquila, centrada obviamente nas termas e no valor turístico que estas oferecem. Na tarde de sexta tarde fiz um rápido reconhecimento ao novo espaço do festival. A viagem da pousada ao local faz-se em cerca de 20-25 minutos atravessando montanhas e aldeias locais, caminho especialmente atrativo no regresso pela noite fora. Chegada a sexta feira, às 18h arranco para o MM.

Vamos ao que interessa: as bandas. Começando pelo que não vi por este ou aquele motivo.

Gnosis e Death & Legacy infelizmente não consegui apanhar. Gnosis lançaram aquele que vai sendo o meu álbum nacional de 2026 e gostava de os ter visto.
Ethereal e Erzebet vi 3 músicas antes de bazar, pelo que me vou abster de comentar.
Primal Fear vi parcialmente, fui ao carro trocar de roupa e perdi boa parte, como não sou particularmente fã não perdi nada :lol:

Passemos primeiro às bandas que vi mas fiquei algo indiferente:

Saurom - passa-me ao lado a posição tão alta no cartaz, mas pela quantidade de gente que vi com t-shirts da banda pelos vistos têm bastantes fãs. Power metal, toques de sinfónico, folk pelo meio, muito teatro, um ou outro refrão orelhudo. Meh.

GATC - super competentes, boa onda, excelente vocalista, o estilo heavy hard rock é um bocado insipido.

Dallian - similar a GATC, muito competentes, excelentes músicos e boa presença de palco, mas soa tudo muito embrulhado como se estivéssemos perante os Opeth no início de carreira ainda a tentarem definir identidade. É o melhor elogio que lhes posso fazer.

Next, boas actuações que gostei mas que faltou ali qualquer coisa:

Paradise Lost - foi um grande concerto, praticamente nada falhou ali felizmente, a questão é minha mesmo que nunca saio satisfeito com as setlists destes gajos. Ter uma discografia tão vasta tem destas coisas, mas também já cansa ouvir a As I Die e a Say Just Words, por exemplo, quando têm tantas outras boas malhas que mereciam destaque. Enfim, a malta gostou é o que interessa.

Serious Black - mais uma vez, super competentes e a conseguirem conquistar o público, talvez pessoalmente esteja um pouquinho saturado deste estilo de power metal e dos sing alongs.

Crematory - por um lado até esperava menos e fiquei agradado com a prestação, mas ver o vocalista constantemente a olhar para o monitor a ler as letras das músicas deu-me um asco do caraças.

Insomnium - é um bocado ingrato tocar naquelas condições, mas deram muito boa conta do recado e terminaram o festival em excelente nota. Talvez por não ser o maior fã, preferi circular e gastar o dinheiro que ainda tinha na pulseira antes de bazar.

Seguem-se as actuações que foram muito boas, mas um pouco aquém das melhores.

Enforcer - tudo impec excepto o tempo da actuação a fazer-se sentir. Uma das questões com só ter um palco é que cada banda teve muito mais tempo para tocar. No caso dos Enforcer não sei se isso foi necessariamente bom.

Capela Mortuária - diria o mesmo que em cima, mas mais uma vez actuação 5 estrelas... ou 4.5 vá :mrgreen:

Blaze Bayley - tirava-lhe os monólogos motivacionais e o picanço parvo ao Steve Harris e teria sido quase perfeito. Faltou ali a Vírus, mas de resto, mais uma vez, super competente. Foi com agrado que ouvi os temas do Virtual XI pelo qual tenho um soft spot. Terminar com a The Angel and the Gambler foi genial.

Sovengar - quando a palhaçada faz parte do espectáculo, mas a palhaçada às vezes injustamente se sobrepõe à própria (boa) música tens um problema para resolver. Por baixo de tanta brincadeira há ali uma excelente banda de folk metal. Apesar de tudo, o objetivo é trazer um ambiente menos sério ao festival e isso foi conseguido. Segunda melhor revelação do cartaz.

A crème de la crème do Milagre Metaleiro:

Destruction - foi brutalíssimo de principio ao fim, é difícil dizer mais que isto. Nesta altura espero que mantenham este line up por muitos anos porque vê-los ao vivo é sempre chef's kiss.

Warout - maior revelação do festival, bem que os Destruction podiam levá-los em digressão. Excelente banda de thrash. Até o vocalista de Crematory fez questão de os elogiar em palco, chamando-os de Warcry, mas não interessa. Super banda a seguir com muita atenção.

The Haunted - vou admitir que não esperava actuação tão forte, mas pqp foi brutal mesmo.

Belphegor - melhor actuação do festival. Fantástica bujarda de som e blasfémia. Trouxeram o inferno às montanhas de São Pedro do Sul. Atmosfera brutal com a chuva e relâmpagos à mistura. Inesquecível.

Para terminar, toda a organização foi formidável. Preços de comida e merch dentro do acessível. Som no geral esteve sempre 5 estrelas. Novos anúncios para 2027 super interessantes. Acho que não me estou a esquecer de nada. Caso alguém da organização leia isto, fica o peditório de bandas para o ano:

Symphony X, Towards the Sinister, Blood Fire Death A Tribute to Bathory, Aura Noir, Grand Magus, Martyrium, Worm, Ethereal Darkness e Cruel Force

"Bora lá caralho" :headbanger:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am

Re: 2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor Brunhu » terça ago 25, 2026 3:25 pm

Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Miguel Kreator
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 18, 2020 10:39 pm

Re: 2026.08.21_23 - MILAGRE METALEIRO OPEN AIR XVII - Pindelo dos Milagres - São Pedro do Sul

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 3:38 pm

Brunhu Escreveu:Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Como é que o pafg ia vestido?

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 3:51 pm

Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".
Mas a sério, não foi premeditado é distração mesmo. Acontece com frequência e depois passo por anti-social. :lol:

Isso deve ter sido no 2º dia do fest, ia com uma shirt de Absu e uma hoodie de Bal-Sagoth.

Espero que tenham curtido do festival! :cheers:

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça ago 25, 2026 4:59 pm

Miguel Kreator Escreveu:
Brunhu Escreveu:Em um dos dias ainda soltei um "Sr. Paulo" quando passaste por mim, mas ias tão concentrado no teu hamburguer que apenas mexeste a cabeça por teres ouvido o teu nome e seguiste viagem! :lol:

Como é que o pafg ia vestido?

Foda-se :lol: :lol: :lol:

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 5:13 pm

pafg Escreveu:Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".
Mas a sério, não foi premeditado é distração mesmo. Acontece com frequência e depois passo por anti-social. :lol:

Isso deve ter sido no 2º dia do fest, ia com uma shirt de Absu e uma hoodie de Bal-Sagoth.

Como foste vestido Paulinho?

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 5:45 pm

Miguel Kreator Escreveu:
pafg Escreveu:Ahahah! A concentração num hambúrguer é uma coisa muito séria, não se pode exigir multitasking nessas situações. O cérebro ouviu “Sr. Paulo”, confirmou que era mesmo um nome e decidiu: “processamento concluído, continua a comer".

Como foste vestido Paulinho?

De preto.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » terça ago 25, 2026 5:56 pm

pafg Escreveu:De preto.

Já marcaste pontos nas anotações do Miguelito. :lol:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

pafg
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pafg » terça ago 25, 2026 6:00 pm

Para o ano ofereço-lhe um hamburger :lol:

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » terça ago 25, 2026 10:24 pm

pafg Escreveu:De preto.

A tua mulher também foi?

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am

Mensagempor Brunhu » sábado ago 29, 2026 7:42 pm

Bem, lá arranjei um bocado para fazer um rescaldo como deve ser da coisa.

RECINTO:
Depois de ter ficado muito apreensivo com a localização do novo espaço, foi com grande surpresa que vi um espaço bem organizado e com umas dimensões que, para mim, são as ideais para este tipo de festival. Para mim, bem superior ao que apresentaram no ano passado.
Gostei da ideia do Palco único, pois dá-nos ali uma pausa auditiva e tempos para abastecer entre bandas. Outra grande vantagem é não termos que gramar com o palco ao lado a fazer testes de som enquanto tentamos ouvir os concertos.

Não tive grande oportunidade para ver o campismo, mas fiquei com a ideia parte que estava contígua ao palco parecia apresentar uma condições muito boas, pois o terreno era totalmente plano e tinha um bom espaço com redes de ensombramento e alguma mesas com bancos disponívels para o pessoal utilizar. O resto à volta pareceu-me muito selvagem e não consegui perceber as condições no que toca a duches.

Os acessos e o estacionamento também acabaram por superar as minhas expectativas depois de ter vistos as fotos publicadas pelo Soulforged. Ainda assim,há muito a melhorar, mas a coisa estava mais apresentável do que estava à espera.

Relativamente às casas de banho, também achei as condições melhores que no ano anterior. É certo que continuava a haver a opção do tubo mal cortado como urinol, mas desta vez deu mesmo para ser último recurso, pois a casa de banho principal dava bem para safar o pessoal que lá andava.
O pior da ida à WC (que foi logo corrigido no 2ª dia) era o ter que sair do recinto e depois ser obrigado a voltar à fila como se fosse a primeira vez que entrávamos no recinto. Mais parvo ainda era haver uma barraquinha de cerveja que servia o festival e a zona das WC e haver malta a aproveitar para encher o copo assim que saída da WC para depois ser barrado à entrada do recinto por ter o copo com bebida. Como já referi, a situação foi logo corrigida no 2ª dia e coisa passou logo a fluir de outra forma!

Opções de Merch (fora do oficial das bandas) um pouco à imagem do ano passado e parece-me que o pessoal já pouco liga à oferta!

ALIMENTAÇÃO:
Relativamente ao ano passado, achei muito melhor a nível de ofertas para o comum carnívoro. Já em relação a quem não come carne, como a minha companheira, continua a estar muito fraco. É verdade que este ano até havia um hambúrguer vegetariano, mas a coisa revelou-se fora de opção logo ao primeiro dia. Fazia falta uma barraquinha ao estilo da que costuma estar no NADA Fest.

SEGURANÇA:
A única coisa a apontar de menos boa é a situação das bebidas no primeiro dia, mas aqui foi mais uma questão de organização e não de excesso de zelo dos seguranças! De resto, sempre impecáveis e sem criar quaisquer entraves.

DIA 1:

GNOSIS:
Cheguei quando estavam a tocar. Apanhei uma ou duas músicas, mas como estava a conhecer o local e fazer carregamentos de pulseiras, não liguei muito.
É uma banda cá da terra que já ouvi por 3 vezes de rajada e não me convenceram nada. De qualquer forma, com o pouco que ouvi, fiquei com a sensação que estão bem melhores com o novo álbum.

DEATH & LEGACY:
Vi praticamente o concerto todo, principalmente porque a minha companheira estava de boca aberta com as semelhanças entre a vocalista a filha dela, o que acabou por ser o motivo de conversa durante o concerto.
Relativamente ao som, achei-os competentes e com umas ideias engraçadas, mas passou-me ao lado.

GWYDION:
Apenas os tinha visto há largos anos numa das edições do Moita Metal Fest e como não percebi muito bem a ideia da cena Viking, não lhes dei muita importância. Desta vez, passados largos anos, lá resolvi vê-los com atenção e acabei por gostar bastante do concerto. Deu para perceber, pela quantidade de pessoal a ver o concerto e a cantar as letras, que estão muito bem estabelecidos em Portugal.

THE HAUNTED:
Banda que segui apenas nos 2 primeiros álbuns, mas que nunca colou por achar que têm um tipo de som muito repetitivo. Tinha alguma curiosidade para os ver, mas achei chato. Para quem não conhece, soa tudo igual.

ENFORCER:
Não é mesmo o meu tipo de som e aproveitei para ir para a tenda dos comes e bebes para encher a barriga.
Não consigo mesmo dar opinião porque não dei muita atenção.

PARADISE LOST:
4ª vez que os vejo e fico sempre com a mesma sensação. O Nick parece estar sempre em palco por obrigação, se bem que até estava brincalhão desta vez, e é mesmo banda que só quem conhece a discografia é que tem paciência para os ver ao vivo.
Muito competentes e o Nick a fazer uma gestão de voz para conseguir aplicá-la em músicas chave, principalmente nas músicas dos últimos lançamentos que soarem praticamente iguais ao álbum.
Foi um excelente concerto, mas fico sempre com a ideia que apanho uma bela seca ao vê-los.

ETHEREAL:
Estava muito curioso para ver este pessoal a tocar num palco grande e ver a reação do público do MM, pois ando a dar na cabeça de alguns membros há algum tempo a dizer que este era o Fest certo para eles tocarem.
Tenho pena que não tenham dedicado o concerto todo ao último lançamento e que tenham tido alguns problemas técnicos que limitou um pouco prestação deles, mas ainda assim, acabaram de dar um grande concerto e o público até aderiu bem durante a maior parte do concerto.

DIA 2:

WAROUT:
Já não cheguei a tempo de os ver.

DALLIAN:
Apanhei grande parte do concerto e fiquei uma ideia parecida à do Paulo.
Têm qualidade e boas ideias, mas parecem querer fazer tudo ao mesmo tempo, o que faz com que fique tudo muito embrulhado e confuso.

SERIOUS BLACK:
Já os tinha apanhado em 2023. já sabia ao que ia, e acabei por ouvi-los sentado sem grande atenção.

CREMATORY:
Mais um concerto que aproveitei para ver sentado ao longe. Tinha uma ideia do som de Crematory que apenas vi refletido em uma música, mas deu para entender que os homens devem saltar de estilo de álbum para álbum pois, tal como comentei com o pessoal que estava comigo, a certa altura já parecia que tinha ouvido 10 bandas diferentes durante o concerto deles. Competentes, mas passam-me mesmo ao lado.

SAUROM:
Início épico que levou quem estava comigo a levantar-se para ir ver a banda, ao que lhes disse "Deixa chegar a voz!". E foi mesmo. Banda com grandes momentos épicos, mas aquela voz e o facto de ainda cantarem em espanhol, faz com que a parte boa da coisa deixe de ter importância. Mas uma coisa é certa, muita gente vi por lá com shirts da banda, algo já referido pelo Paulo, e muita gente vibrou com eles. Foi bom para dar a mija da ordem, abastecer, carregar pulseiras e ainda comer qualquer coisa.

DESTRUCTION:
Que valente pontapé nada boca. Não é mesmo banda que siga e não conhecia uma única música deles, no entanto fiquei agarrado do início ao fim e acabou por ser, para mim, o concerto do Festival!

ERZSÉBET:
Já os tinha visto por lá na edição de 2023 e até foi uma surpresa agradável, tirando a parte do baterista se enganar constantemente. Desta vez resolvi ir vê-los para perceber a evolução da banda e acabei por desistir à 2ª música. Não entendo como 3 anos depois continuam a fazer tudo igual em palco. Resolvi então que ia para casa descansar.

DIA 3:

CAPELA MORTUÁRIA:
Banda Portuguesa do Festival. Que presença e que bujarda ao vivo!!
Vocalista em desespero devido à ressaca do excessos da noite anterior, referindo mesmo que "Milagre é eu estar vivo hoje!", mas deu tudo em palco e valeu a pena ver cada minuto do concerto.

SOVENGAR:
E eis que atuaram os Alestorm de Temu, banda liderada por um "Monstros das bolachas Espanhol", que apalhaçou um bocado aquilo, mas que, como vai sendo normal nestes fests, soltou o pimbalhão que existe dentro do comum metaleiro e meteu muita gente a bailar!
Este concerto vi sentadinho na mesa que escolhemos estrategicamente já a contar com a chuva que estava prevista!

GIRISH AND THE CHRONICLES (GATC):
Banda muito competente e deu um bom concerto. Vi sem grande atenção, mas deu para perceber que o que fazem, fazem bem.

BLAZE BAYLEY :
Fiquei na dúvida se ele sabia que ia dar um concerto, pois em grande parte pareceu mais um pastor a soltar frases motivacionais numa daquelas igrejas de lavagem cerebral.
Pouco liguei à música, mas foi impossível ficar indiferente a esses momentos que tornaram a atuação um bocado parva.

BELPHEGOR:
Puta da chuva!! Queria resistir, mas não estava com muita vontade de arriscar a ficar doente à conta de uma molha e do frio que se fez sentir a seguir. Culpo-me por não ter preparado melhor uma muda de roupa e ter deixado no carro. Ainda assim, vi 4 das músicas completas e achei a atuação demolidora. Talvez tenha sido a melhor do Fest, como já vi muita gente a referir, mas não o posso afirmar por não ter visto o concerto completo em frente ao palco.
Caos completo, no que assisti, e vou marcar presença na próxima vez que cá vierem.

PRIMAL FEAR:
Muita gente a curtir e a cantar, mas é mais uma banda que não me diz nada. Foi mais um momento para carregamentos finais de pulseira, abastecimentos de copos e barriga.

INSOMNIUM:
A banda que mais queria ver a seguir a Belphegor.
Acabaram por dar o concerto da noite, mas a chuva que caiu antes acabou por lixá-los com o público. Fiquei com a ideia que muita gente ainda resistiu à roupa molhada/frio em Primal Fear, mas acabou por dispersar em Insomnium.
Grande banda, grande concerto, um belo setlist e uma postura muito boa em palco. Mais uns que vou repetir de certeza, pois a minha companheira, depois de eu insistir durante 8 anos para explorar a banda, lá resolveu ouvir quando foi anunciada e acabou por descobrir que é o estilo do som que mais gosta!

A DESTACAR:
O novo espaço! Tamanho ideal e muito mais organizado que o espaço anterior.
Sendo que é o "espaço oficial" do festival, podem ir fazendo melhoramentos e tornar aquele espaço num local de excelência para a organização do festival.

MENOS POSITIVO:
A falta de comunicação até revelarem a nova localização do Fest que leva a crer que a coisa esteve tremida até ao limite. Ideia que também me parece óbvia no agradecimento que publicaram ontem aos Apoios e no facto desses mesmos apoios só terem aparecido refletidos, pela primeira vez, no cartaz final quem anunciaram o novo local.

Os acessos ao local. Aqui há que melhorar muito!
Num sítio daqueles, se há um azar, ninguém sai de lá porque rapidamente a estrada existente deixa de ser suficiente para uma evacuação.

AVALIAÇÃO FINAL:
Muito positiva e acabei por levar um "chapadão no focinho". Estava bastante crítico e receoso com o Fest, mas a coisa acabou por me agradar bastante!

Para o ano lá estarei outra vez, já que gosto da maior parte das bandas anunciadas até ao momento e o bilhete acabou por me ser oferecido como prenda de aniversário!
Última edição por Brunhu em segunda ago 31, 2026 8:15 am, editado 2 vezes no total.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado ago 29, 2026 7:49 pm

Brunhu Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Bem, lá arranjei um bocado para fazer um rescaldo como deve ser da coisa.

RECINTO:
Depois de ter ficado muito apreensivo com a localização do novo espaço, foi com grande surpresa que vi um espaço bem organizado e com umas dimensões que, para mim, são as ideais para este tipo de festival. Para mim, bem superior ao que apresentaram no ano passado.
Gostei da ideia do Palco único, pois dá-nos ali uma pausa auditiva e tempos para abastecer entre bandas. Outra grande vantagem é não termos que gramar com o palco ao lado a fazer testes de som enquanto tentamos ouvir os concertos.

Não tive grande oportunidade para ver o campismo, mas fiquei com a ideia parte que estava contígua ao palco parecia apresentar uma condições muito boas, pois o terreno era totalmente plano e tinha um bom espaço com redes de ensombramento e alguma mesas com bancos disponívels para o pessoal utilizar. O resto à volta pareceu-me muito selvagem e não consegui perceber as condições no que toca a duches.

Os acessos e o estacionamento também acabaram por superar as minhas expectativas depois de ter vistos as fotos publicadas pelo Soulforged. Ainda assim,há muito a melhorar, mas a coisa estava mais apresentável do que estava à espera.

Relativamente às casas de banho, também achei as condições melhores que no ano anterior. É certo que continuava a haver a opção do tubo mal cortado como urinol, mas desta vez deu mesmo para ser último recurso, pois a casa de banho principal dava bem para safar o pessoal que lá andava.
O pior da ida à WC (que foi logo corrigido no 2ª dia) era o ter que sair do recinto e depois ser obrigado a voltar à fila como se fosse a primeira vez que entrávamos no recinto. Mais parvo ainda era haver uma barraquinha de cerveja que servia o festival e a zona das WC e haver malta a aproveitar para encher o copo assim que saída da WC para depois ser barrado à entrada do recinto por ter o copo com bebida. Como já referi, a situação foi logo corrigida no 2ª dia e coisa passou logo a fluir de outra forma!

Opções de Merch (fora do oficial das bandas) um pouco à imagem do ano passado e parece-me que o pessoal já pouco liga à oferta!

ALIMENTAÇÃO:
Relativamente ao ano passado, achei muito melhor a nível de ofertas para o comum carnívoro. Já em relação a quem não come carne, como a minha companheira, continua a estar muito fraco. É verdade que este ano até havia um hambúrguer vegetariano, mas a coisa revelou-se fora de opção logo ao primeiro dia. Fazia falta uma barraquinha ao estilo da que costuma estar no NADA Fest.

SEGURANÇA:
A única coisa a apontar de menos boa é a situação das bebidas no primeiro dia, mas aqui foi mais uma questão de organização e não de excesso de zelo dos seguranças! De resto, sempre impecáveis e sem criar quaisquer entraves.

DIA 1:

GNOSIS:
Cheguei quando estavam a tocar. Apanhei uma ou duas músicas, mas como estava a conhecer o local e fazer carregamentos de pulseiras, não liguei muito.
É uma banda cá da terra que já ouvi por 3 vezes de rajada e não me convenceram nada. De qualquer forma, com o pouco que ouvi, fiquei com a sensação que estão bem melhores com o novo álbum.

DEATH & LEGACY:
Vi praticamente o concerto todo, principalmente porque a minha companheira estava de boca aberta com as semelhanças entre a vocalista a filha dela, o que acabou por ser o motivo de conversa durante o concerto.
Relativamente ao som, achei-os competentes e com umas ideias engraçadas, mas passou-me ao lado.

GWYDION:
Apenas os tinha visto há largos anos numa das edições do Moita Metal Fest e como não percebi muito bem a ideia da cena Viking, não lhes dei muita importância. Desta vez, passados largos anos, lá resolvi vê-los com atenção e acabei por gostar bastante do concerto. Deu para perceber, pela quantidade de pessoal a ver o concerto e a cantar as letras, que estão muito bem estabelecidos em Portugal.

THE HAUNTED:
Banda que segui apenas nos 2 primeiros álbuns, mas que nunca colou por achar que têm um tipo de som muito repetitivo. Tinha alguma curiosidade para os ver, mas achei chato. Para quem não conhece, soa tudo igual.

ENFORCER:
Não é mesmo o meu tipo de som e aproveitei para ir para a tenda dos comes e bebes para encher a barriga.
Não consigo mesmo dar opinião porque não dei muita atenção.

PARADISE LOST:
4ª vez que os vejo e fico sempre com a mesma sensação. O Nick parece estar sempre em palco por obrigação, se bem que até estava brincalhão desta vez, e é mesmo banda que só quem conhece a discografia é que tem paciência para os ver ao vivo.
Muito competentes e o Nick a fazer uma gestão de voz para conseguir aplicá-la em músicas chave, principalmente nas músicas dos últimos lançamentos que soarem praticamente iguais ao álbum.
Foi um excelente concerto, mas fico sempre com a ideia que apanho uma bela seca ao vê-los.

ETHEREAL:
Estava muito curioso para ver este pessoal a tocar num palco grande e ver a reação do público do MM, pois ando a dar na cabeça de alguns membros há algum tempo a dizer que este era o Fest certo para eles tocarem.
Tenho pena que não tenham dedicado o concerto todo ao último lançamento e que tenham tido alguns problemas técnicos que limitou um pouco prestação deles, mas ainda assim, acabaram de dar um grande concerto e o público até aderiu bem durante a maior parte do concerto.

DIA 2:

WAROUT:
Já não cheguei a tempo de os ver.

DALLIAN:
Apanhei grande parte do concerto e fiquei uma ideia parecida à do Paulo.
Têm qualidade e boas ideias, mas parecem querer fazer tudo ao mesmo tempo, o que faz com que fique tudo muito embrulhado e confuso.

SERIOUS BLACK:
Já os tinha apanhado em 2023. já sabia ao que ia, e acabei por ouvi-los sentado sem grande atenção.

CREMATORY:
Mais um concerto que aproveitei para ver sentado ao longe. Tinha uma ideia do som de Crematory que apenas vi refletido em uma música, mas deu para entender que os homens devem saltar de estilo de álbum para álbum pois, tal como comentei com o pessoal que estava comigo, a certa altura já parecia que tinha ouvido 10 bandas diferentes durante o concerto deles. Competentes, mas passam-me mesmo ao lado.

SAUROM:
Início épico que levou quem estava comigo a levantar-se para ir ver a banda, ao que lhes disse "Deixa chegar a voz!". E foi mesmo. Banda com grandes momentos épicos, mas aquela voz e o facto de ainda cantarem em espanhol, faz com que a parte boa da coisa deixe de ter importância. Mas uma coisa é certa, muita gente vi por lá com shirts da banda, algo já referido pelo Paulo, e muita gente vibrou com eles. Foi bom para dar a mija da ordem, abastecer, carregar pulseiras e ainda comer qualquer coisa.

DESTRUCTION:
Que valente pontapé nada boca. Não é mesmo banda que siga e não conhecia uma única música deles, no entanto fiquei agarrado do início ao fim e acabou por ser, para mim, o concerto do Festival!

ERZSÉBET:
Já os tinha visto por lá na edição de 2023 e até foi uma surpresa agradável, tirando a parte do baterista se enganar constantemente. Desta vez resolvi ir vê-los para perceber a evolução da banda e acabei por desistir à 2ª música. Não entendo como 3 anos depois continuam a fazer tudo igual em palco. Resolvi então que ia para casa descansar.

DIA 3:

CAPELA MORTUÁRIA:
Banda Portuguesa do Festival. Que presença e que bujarda ao vivo!!
Vocalista em desespero devido à ressaca do excessos da noite anterior, referindo mesmo que "Milagre é eu estar vivo hoje!", mas deu tudo em palco e valeu a pena ver cada minuto do concerto.

SOVENGAR:
E eis que atuaram os Alestorm de Temu, banda liderada por um "Monstros das bolachas Espanhol", que apalhaçou um bocado aquilo, mas que, como vai sendo normal nestes fests, soltou o pimbalhão que existe dentro do comum metaleiro e meteu muita gente a bailar!
Este concerto vi sentadinho na mesa que escolhemos estrategicamente já a contar com a chuva que estava prevista!

GIRISH AND THE CHRONICLES (GATC):
Banda muito competente e deu um bom concerto. Vi sem grande atenção, mas deu para perceber que o que fazem, fazem bem.

BLAZE BAYLEY :
Fiquei na dúvida se ele sabia que ia dar um concerto, pois em grande parte pareceu mais um pastor a soltar frases motivacionais numa daquelas igrejas de lavagem cerebral.
Pouco liguei à música, mas foi impossível ficar indiferente a esses momentos que tornaram a atuação um bocado parva.

BELPHEGOR:
Puta da chuva!! Queria resistir, mas não estava com muita vontade de arriscar a ficar doente à conta de uma molha e do frio que se fez sentir a seguir. Culpo-me por não ter preparado melhor uma muda de roupa e ter deixado no carro. Ainda assim, vi 4 das músicas completas e achei a atuação demolidora. Talvez tenha sido a melhor do Fest, como já vi muita gente a referir, mas não o posso afirmar por não ter visto o concerto completo em frente ao palco.
Caos completo, no que assisti, e vou marcar presença na próxima vez que cá vierem.

PRIMAL FEAR:
Muita gente a curtir e a cantar, mas é mais uma banda que não me diz nada. Foi mais um momento para carregamentos finais de pulseira, abastecimentos de copos e barriga.

INSOMNIUM:
A banda que mais queria ver a seguir a Belphegor.
Acabaram por dar o concerto da noite, mas a chuva que caiu antes acabou por lixá-los com o público. Fiquei com a ideia que muita gente ainda resistiu à roupa molhada/frio em Primal Fear, mas acabou por dispersar em Insomnium.
Grande banda, grande concerto, um belo setlist e uma postura muito boa em palco. Mais uns que vou repetir de certeza, pois a minha companhia, depois de eu insistir durante 8 anos para explorar a banda, lá resolveu ouvir quando foi anunciada e acabou por descobrir que é o estilo do som que mais gosta!

A DESTACAR:
O novo espaço! Tamanho ideal e muito mais organizado que o espaço anterior.
Sendo que é o "espaço oficial" do festival, podem ir fazendo melhoramentos e tornar aquele espaço num local de excelência para a organização do festival.

MENOS POSITIVO:
A falta de comunicação até revelarem a nova localização do Fest que leva a crer que a coisa esteve tremida até ao limite. Ideia que também me parece óbvia no agradecimento que publicaram ontem aos Apoios e no facto desses mesmos apoios só terem aparecido refletidos, pela primeira vez, no cartaz final.

Os acessos ao local. Aqui há que melhorar muito!
Num sítio daqueles, se há um azar, ninguém sai de lá porque rapidamente a estrada existente deixa de ser suficiente para uma evacuação.

AVALIAÇÃO FINAL:
Muito positiva e acabei por levar um "chapadão no focinho". Estava bastante crítico e receoso com o Fest, mas a coisa acabou por me agradar bastante!

Para o ano lá estarei outra vez, já que gosto da maior parte das bandas anunciadas até ao momento e o bilhete acabou por me ser oferecido como prenda de aniversário!

Isso é tudo muito bonito, mas...
Miguel Kreator Escreveu:A tua mulher também foi?

Sim, eu sei que a referiste umas 3 vezes. :mrgreen:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » domingo ago 30, 2026 10:44 am

Miguel Kreator Escreveu:A tua mulher também foi?

Andas com um fetiche com as mulheres dos metaleiros e não-metaleiros...

Imagem

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes