2025.09.26_27 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2025 - Music Station - Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

2025.09.26_27 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2025 - Music Station - Lisboa

Mensagempor pafg » domingo set 28, 2025 6:05 pm

Um rescaldo breve do Under the Doom:

Parece que 5€ por uma cerveja é o novo normal.
Som excelente na maior parte das vezes, com problemas aqui e ali, mas nada que tenha, a meu ver, comprometido as actuações.
O Music Station é neste momento o meu local favorito em Lisboa para ver concertos.

Earthdrive: cheguei já estavam a tocar, não desgostei, mas também não me cativaram por aí além.

Todomal: gostei a espaços, no geral fiquei um bocado indiferente ao som.

Antimatter: mas como ficar indiferente à voz do Mick Moss? Brilha alto principalmente nas músicas do Fear of a Unique Identity. Muito bom.

Saturnus: actuação irrepreensível, doom/death de 1ª classe.

Swallow the Sun: como não sair satisfeito com uma setlist a roçar a perfeição. Principalmente quando tocaram a Stone Wings e a Cathedral Walls (duas músicas que aprecio bastante) de seguida. Actuação quase perfeita, excelente presença em palco. Digo quase porque continuo a achar que a voz do Mikko Kotamäki ao vivo demonstra debilidades, algo que atestei no dia seguinte.

Ethereal: arrancaram da melhor maneira o segundo dia. Muito boa actuação.

Invernoir: das bandas que mais curiosidade tinha de ver e gostei bastante da actuação, bem sólida, um vocalista com um senhor vozeirão, super humildes e comunicativos.

Why Angels Fall: o álbum The Unveiling é para mim dos melhores álbuns de funeral doom ou doom atmosférico (como queiram) que já ouvi. Agora reproduzir aquilo em palco é outra conversa. Por entre as excentricidades do vocalista e a espaços a música ter soado meio que enfadonha, a verdade é que ali fiquei sem nunca ter vontade de ir circular. Mixed feelings.

Clouds: a melhor actuação do festival por larga margem. Espero que voltem em breve.

Forgotten Tomb: sólida actuação, que trouxe uma bem-vinda dose de black doom/metal ao festival.

My Dying Bride: desfilaram clássico atrás de clássico, faltando uma ou outra música emblemática, porém quando se tem uma discografia tão rica, algumas malhas vão forçosamente ter de ficar de fora. Duas músicas do novo álbum misturaram-se muito bem com o material antigo, uma She Is The Dark algo embrulhada no som mas ainda assim bem-vinda. Talvez a The Snow In My Hand tenha sido o ponto alto da noite. Para o fim, The Raven and the Rose, que deixou o "outro" da música de fora. A banda pousou os instrumentos e saíu do palco sem grandes cerimónias. Nota então para Mikko Kotamäki que substituiu Aaron Stainthorpe e vai dando conta do recado. No entanto, sucede o mesmo que em STS. Fico com percepção que tem falta de projecção na voz, principalmente nas vozes limpas. O homem parece que está a gritar, mas o som sai "oco". Se calhar sou eu, digam de vossa justiça.

No geral, gostei bastante destes 2 diazitos de festival e espero para o ano estar presente, dependendo obviamente das bandas. :cheers:

Hjorge
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta mai 11, 2005 7:04 pm

Re: 2025.09.26_27 - UNDER THE DOOM FESTIVAL 2025 - Music Station - Lisboa

Mensagempor Hjorge » segunda set 29, 2025 10:50 am

Minhas opiniões:

Gosto muito da Music Station também, embora só lá tenha ido um par de vezes (2º dia desta edição do Under the Doom e Brujeria/Carcass no início de 2025). A sala é ampla, bem decorada e o som é porreiro - embora no dia 27 tenha tido falhas, mas já lá vou.

Com muita pena, sobretudo por causa de Saturnus, só pude ir no sábado, e nem mesmo neste dia pude estar desde o início. Mas foi uma boa noite de música pesada e mais uma evidência de que o Under the Doom é dos festivais mais interessantes que podem ser vistos na região centro-sul do país. Todos os anos (excepto aquela falha devido à pandemia) tem conseguido cartazes apelativos e este não foi excepção.

Impressões do que vi:

Why Angels Fall: Fiquei com muito boa impressão, pese por vezes a voz vir algo embrulhada. Mas no geral, prestação bastante positiva. As três guitarras geraram uma portentosa parede de som. Que venha rapidamente um segundo álbum.

Clouds: Não podendo afirmar ter sido a melhor actuação do festival, por não ter ido ao primeiro dia, posso no entanto garantir que sim, foi a banda que "roubou o show" no segundo dia. Tiveram o melhor som, onde até a flauta do Andrei Oitean se ouvia muito bem. Ademais, um vocalista muito activo e comunicativo (no que contrastou com MDB - mas também já lá vou), além de versátil e competente quer nas vozes limpas, quer nas guturais. Óptimos!

Forgotten Tomb: A banda que mais curiosidade tinha para ver, sendo fã de longa data destes italianos mas nunca os tendo visto ao vivo. E a verdade é que esperava melhor. Não que tenha sido um mau concerto (não foi), mas pareceram-me algo deslocados e talvez o setlist escolhido não tenha sido o mais eficaz. Foi porreiro, mas pessoalmente queria mais do que aquilo que recebi.

My Dying Bride: Pois. Uma das minhas top5 bandas de sempre e a principal razão de estar presente. Mesmo com a saída do Aaron, não podia falhar este concerto, até porque não se sabe por quanto mais tempo os My Dying Bride vão permanecer activos (não estou particularmente optimista, confesso). Duas coisas foram incontornáveis nesta presença dos MDB no Under the Doom: primeira, foram a banda que mais problemas teve com o som; segunda, o Mikko não faz, nem de perto nem de longe, esquecer o Aaron Stainthorpe, e isto quer em termos técnicos, quer no que toca à presença em palco. No geral, pareceu-me também que os My Dying Bride estavam em "serviços mínimos". Claro que ainda assim gostei do concerto (fã é fã!), a setlist foi boa e representativa do historial diversificado de uma banda já com muitos anos em cima. Lamentarei sempre quando não puder escutar nada do As The Flower Withers (um dos discos da minha vida), mas lá tocaram a The Snow In My Hand e já não foi mau! Talvez o peso tenha caído mais para a fase gothic/doom do que para a death/doom, mas pronto, compreende-se.

Hyubris: Infelizmente, não pude ficar para ver. E digo infelizmente porque são uma banda que sigo desde o EP Desafio, já os vi ao vivo e tenho sempre gostado do que vi e ouvi. Mas residindo longe de Lisboa, e com compromissos no dia seguinte, desta feita não deu mesmo. Fica para outra oportunidade revê-los.

Apreciação geral: noite muito bem passada, horários cumpridos quase escrupulosamente, bons concertos no geral e que venha a edição de 2026.
:arrow:

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes