O Caos 2009 começou de forma um bocado atabalhoada. Uma fila enorme para bilhetes e pulseiras que foram entregues no final do concerto da segunda banda. Mas já lá vou.
Bom espaço (se calhar um pouco grande demais), boas condições (pelo menos as sanitárias), mas um pouco mais isolado que o do Vagos; um bom local para fazer uma refeição quente e variada.
Quanto às bandas: Necris Dust passou-me ao lado, andava a ver o merch e a conversar com o Jó dos Theriomorphic, mas pelo que ouvi era black metal e, sinceramente, este género custa-me a entrar. Ainda antes do fim do concerto, o pessoal começou a sair para ir buscar os bilhetes e as pulseiras, porque fomos informados que tínhamos de evacuar o espaço após o final desta banda.
Resolvido o caso, já com Kathaarys no palco, pude ainda assistir a mais uma boa actuação (na continuidade do que vi em Vagos), mas não deixem o tipo falar em inglês, por favor!! Após esta actuação, houve segunda evacuação do espaço, para confirmação da entrega das pulseiras a todos os presentes.
Depois, foram os Abbadon Incarnate, irlandeses porreiros. Como o que tocam não é o que mais aprecio, encostei-me a um canto a ver o ambiente.
Com os Ava Inferi, tivemos o primeiro momento alto da noite. Muita competência, profissionalismo, grandes temas, grande voz (sim, a Carmen será das melhores vocalistas portuguesas) e o público a corresponder. Bom concerto.
Hora de jantar: durante o repasto, ouvi os Holocasuto Canibal numa série de descargas de brutalidade a que o público foi reagindo com bastante energia. Estava o pessoal quente para o melhor da noite: Napalm Death. Apesar de não curtir estes tipos, deram um show de classe, tiveram o pessoal na mão e tiveram a maior assistência da noite. O calo destes senhores, como me disse o Beastlike, fê-los ganhar pontos frente aos Moonspell.
De seguida, os senhores da Brandoa, realizaram um concerto mediano, com algumas alterações no setlist (tocaram a Wolfshade, a Goat On Fire, Ancient Winter Goddess e a Tenebrarum Oratorium II

Sargeist: não vi.
Em suma, este primeiro dia apesar dos trambolhões iniciais, correu bem; algumas expectativas foram concretizadas, outras defraudadas. Pareceu-me qe estava pouca gente (talvez duas mil pessoas...). Para o ano haverá mais, se for possível.