Temas da/para a nossa vida

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 260
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Selvagem » quarta abr 10, 2024 12:22 am

Psychoneurosis Escreveu:E o mais engraçado é que a "Dunkelheit" foi das primeiras ou mesmo a primeira musica que ele compôs.


Yep. É uma música bastante simples na guitarra, até para Burzum, mas são os pormenores que fazem valer a música, a distorção, a voz, os synths, a produção..

Ele fala da historia da musica neste vídeo:



Acho piada como ele toca a musica em acústico num estilo que quase lembra o flamengo.

Num destes vídeos ele refere que, como não tem amplificador, encosta a guitarra na mesa e esta com as vibrações amplifica o som da guitarra. Estes pequenos pormenores (entre outros, como gravar voz num headset manhoso para ter o resultado pretendido) mostram bem que o Varg é (ou era) um tipo bastante versátil e criativo, bem longe de um músico comum na minha opinião.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7845
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 9:27 am

É capaz de ter sido uma das primeiras musicas que ouvi de Summoning e ainda hoje aquele hipnotico riff o aquele ambiente, principalmente se ouvido em total escuridão me mete no centro do lado negro do universo Tolkien.
Esta é uma daquelas musicas que valem discografias...

E se essa me mete no lado negro esta faz exatamente o oposto:

Se bem que a discografia de Summoning é daquelas coisas "magicas"....
Última edição por Zyklon em quarta abr 10, 2024 9:37 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2406
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 9:37 am



Das primeiras músicas de Metal que ouvi... acho que não é preciso dizer muito mais sobre esse significado e a própria música e o que representa para mim e para o género.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6991
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 10:01 am

Gosto mesmo de ler as vossas "histórias" e comentários, deve ser defeito profissional :mrgreen: Também quero ouvir algumas que publicastes.
Já várias me ocorreram enquanto vos lia, mas para já deixo duas, relacionadas com a vossa conversa:



Repetitivo, hipnótico, um riff que nos agarra com simplicidade e atmosfera e nunca mais se esquece.



Já aqui apontada por outros. Também é muito especial para mim. Conhecem-me muito ligada ao Black Metal, mas ele chegou mais tarde na minha vida (também, como já referi antes, andei uns bons anos distante), mas quando chegou, bateu forte :lol: Este foi o primeiro tema de BM que me agarrou, só que eu nem sabia que o era, não conhecia o Varg, o Euronymous e da Noruega só conhecia o bacalhau. Foi um amigo que a inclui numa tape que me enviou, com temas do domínio do gótico e dark ambient. Gostei de muita coisa, mas este tema ficou no topo. Ou seja, o black metal bateu ainda antes de saber o que era :lol: (como descobri o BM será outra história).

De Maiden, também teria de fazer uma publicação (além da relativa ao Hallowed be thy name), pois foi a minha descoberta no Metal, lá pelos meus 14/15 anos. E foi em duplo, com o Piece of Mind e com o Number of the Beast. Um tema que me fascinava era o Run to the Hills, pela musicalidade, mas especialmente porque o associava aos filmes de índios e cowboys que via habitualmente aos sábados à tarde, na TV espanhola (cresci na raia), e este tema mostrava uma outra perspetiva diferente dos filmes clássicos do faroeste, em que os índios eram sempre maus. Acho que terá sido o meu primeiro contacto com a existência de outros lados da História. Foi marcante.

Mas deixo este, que me maravilhava (e ainda me entusiasma), talvez porque andava vidrada na mitologia, na adolescência. Transmite magistralmente a ideia da ascensão. O refrão dá vontade de nos atirarmos de uma janela do 10º andar :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6991
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 10:05 am

Selvagem Escreveu: mostram bem que o Varg é (ou era) um tipo bastante versátil e criativo, bem longe de um músico comum na minha opinião.


A B S O L U T A M E N T E!

Talvez ele seja a prova daquela ideia de que os grandes génios são disfuncionais... porque o gajo também não bate bem :roll: Mas é musicalmente brilhante!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7845
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 11:22 am

Para não se andar sempre pelos nordicos...
A simplicidade mas sobretudo pela sua morbidez a "Into the Pentagram" continua a ser uma das musicas mais sinistras/assustadoras que ouvi até hoje...acreditem que apanhar um monstro destes nos anos 90 metia realmente medo!

Vamos até a Grécia e aqui podia ser qualquer uma do Non Serviam mas curto o ambiente ritualista desta maravilha chamada "Wolfera The Jackal""

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6991
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 11:48 am

Oras.. Samael foi também uma descoberta noutra tape do tal amigo :mrgreen: e com este tema, que ainda tem um sabor MUITO especial para mim.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 709
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm
Localização: Titanic City/UK

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Graveyard » quarta abr 10, 2024 12:55 pm

Quando ouvi esta musica a primeira vez, nao sei porque, deixou-me de rastos, 'brinco' varias vezes a dizer que esta e a musica que quero no meu funeral..

Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6991
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 2:28 pm

Graveyard Escreveu: Quando ouvi esta musica a primeira vez, nao sei porque, deixou-me de rastos, 'brinco' varias vezes a dizer que esta e a musica que quero no meu funeral..

Ora então, já são três temas de funeral :mrgreen:
Última edição por aetheria em quarta abr 10, 2024 4:51 pm, editado 1 vez no total.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2406
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 2:43 pm

Selvagem Escreveu:Estes pequenos pormenores (entre outros, como gravar voz num headset manhoso para ter o resultado pretendido) mostram bem que o Varg é (ou era) um tipo bastante versátil e criativo, bem longe de um músico comum na minha opinião.


Sim, aqueles putos todos da altura tinham capacidade, qualidade mas também meios.
É preciso não esquecer a qualidade que o Grieghallen e o Pyten tinham e que ajudava muito às coisas...
Mas o Varg, o Samoth, o Euronymous, o Snorre, o Fenriz, o Abbath, o Hellhammer, etc etc para a idade que tinham já estavam muito à frente não só nas skills como nas ideias que queriam experimentar e levar a cabo.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7845
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Zyklon » quarta abr 10, 2024 3:05 pm

Psychoneurosis Escreveu:
Selvagem Escreveu:Estes pequenos pormenores (entre outros, como gravar voz num headset manhoso para ter o resultado pretendido) mostram bem que o Varg é (ou era) um tipo bastante versátil e criativo, bem longe de um músico comum na minha opinião.


Sim, aqueles putos todos da altura tinham capacidade, qualidade mas também meios.
É preciso não esquecer a qualidade que o Grieghallen e o Pyten tinham e que ajudava muito às coisas...
Mas o Varg, o Samoth, o Euronymous, o Snorre, o Fenriz, o Abbath, o Hellhammer, etc etc para a idade que tinham já estavam muito à frente não só nas skills como nas ideias que queriam experimentar e levar a cabo.

O Pytten, apesar do eterno reconhecimento que ele tem por ter tido nas unhas praticamente o ouro todo do BM norueguês, custa-me a engolir porque quando o bicho explodiu a serio ele supostamente deu uma de "eles pagaram eu fiz, não tenho nada a ver com o resto" o que era verdade bem vistas as coisas...mas não me caiu bem a atitude se bem que hoje em dia o homem lá anda todo lampeiro com o Finn Hakon e até visitas guiadas se fazem lol.
O mesmo se aplica ao idiota dos Venom que inicialmente achou e malhou o movimento em certos aspetos mas depois quando viu que Venom renasceu de novo a custa deles lá mudou o discurso..á pala disso Venom para mim apesar de todo o aparato não passam de uns "cromos" sejam os originais ou não...e como eles há mais...até porque como diziam os outros "the north remembers" apesar de muitos se esquecerem de muitas palavras e entrevistas desses tempos...ou ao longo dos tempos.

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2406
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 3:16 pm

Sim o que não falta para aí é exemplos disso.
O Tom G Warrior chegou a partir artefactos ainda do tempo dos Hellhammer, a negar e a dizer que tinha vergonha desses tempos e agora anda a tocar ao vivo esses temas.

O gajo dos Possessed que nega a pé juntos que gravou aquilo.

Mas acho que o Pytten teve muita responsabilidade naqueles lançamentos, e as condições que o estúdio proporcionava também.

Um pouco como o Waldemar nos "Wildhoney".... E no "Wolfheart". Por mais que o Fernandinho venha dizer como ainda esta semana disse que eles é que foram responsáveis de e por tudo, basta ver como as músicas andavam a ser tocadas meses antes de entrarem em estudio, e como o album saiu.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6991
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 10, 2024 3:33 pm

Zyklon Escreveu: o homem lá anda todo lampeiro com o Finn Hakon


Oh pá, isto é pura má língua, mas o senhor Hakon Rodland faz-me um pouco de comichão. Ó ótimo ver o "behind the scenes" em alguns contextos, é indiscutível o seu conhecimento e o valor (e utilidade documental) do ser acervo de black metal, mas sei lá... deve ser o problema da visibilidade das redes sociais, que retira o mistério à coisa :|
Claro que poderia não seguir... mas a curiosidade mata o gato, né?
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2406
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 10, 2024 3:45 pm

A Helvete/Neseblod ontem teve um incêndio...
Não deixa de ter a sua ironia...
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 709
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm
Localização: Titanic City/UK

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Graveyard » quarta abr 10, 2024 4:08 pm

aetheria Escreveu:
Graveyard Escreveu: Quando ouvi esta musica a primeira vez, nao sei porque, deixou-me de rastos, 'brinco' varias vezes a dizer que esta e a musica que quero no meu funeral..

Ora então, já são temas de funeral :mrgreen:


:wink:
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes