Temas da/para a nossa vida

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6978
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 03, 2024 4:10 pm

... ou temas que nos arrepiam.
Fazendo eco do outro tópico sobre álbuns, lembrei-me deste (precisamente, enquanto ouvia o tema com que abro a partilha).

Há temas que mexem connosco, seja pela qualidade, seja pelas emoções que convocam, seja porque estão associados a momentos da nossa vida, bons ou maus.
Há temas que, digo-o habitualmente, valem um álbum. Já comprei álbuns não tendo acabado ainda de os ouvir, só porque "aquele" tema me bateu e não precisava já de mais nada para o álbum valer a pena.

Abro o tópico com este. Não está associado a qualquer momento sensível da minha vida, apenas o acho de uma beleza extrema. Tive já a oportunidade de o ouvir ao vivo duas vezes (em breve, ouvirei ainda uma terceira) - chorei (o que não é inédito em mim, comovo-me facilmente com a música e com os momentos de beleza que cria) . não perdeu, ao vivo, um átomo de qualidade e ganhou ainda mais profundidade.

Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Soares29
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1117
Registado: quarta jun 10, 2020 1:28 pm
Localização: Invicta
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Soares29 » quarta abr 03, 2024 4:18 pm


Avatar do Utilizador
Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1985
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm
Localização: Almada

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Ataegina » quarta abr 03, 2024 6:00 pm

Mais uma boa ideia, para avivar o fórum!

Esta música para mim tem uma história meio engraçada.
Eu costumava gravar músicas do programa do Freitas (não sei se era Hipertensão ou Alta Tensão na altura) e cortava sempre a parte que ele falava para poupar espaço na cassete. Por causa dessa parvoíce, andei anos sem saber de quem era a música :lol:



Nunca fui muito chorona, mas esta música no Amplifest, quando tinha acabado de saber que estava grávida foi demais para mim.



Esta ouvi a caminho da maternidade, para me ajudar.
Cheia de dores, cheia de nervos, apanhada no meio da história das urgências fechadas :roll:

.

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2402
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quarta abr 03, 2024 10:02 pm

Mais um tópico interessante, irei actualizar à medida que me for lembrando.
Para primeiro resposta deixo aqui uma música de cada album / banda que tenho colocado no tópico dos albuns...















O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1590
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Soulforged » quarta abr 03, 2024 10:52 pm


Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 822
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Liwyatan » quarta abr 03, 2024 11:40 pm

Vou deixar apenas 10, mas podia deixar 100.

Não metal:

Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond (Parts I-V)
Da Weasel - Joaninha (Bem vinda!)
Miles Davis - Solar
The Beatles - Martha My Dear e Glass Onion (uma para o McCartney e outra para o Lennon)
Donna Maria - Quase perfeito

Metal:

Neurosis - Purify
Death - Spirit Crusher
Emperor - The Eruption
Khanate - Dead
Mayhem - Dark Night of the Soul

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6978
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quarta abr 03, 2024 11:54 pm

Gostei do relato da Ataegina. E algumas que publicaste, não conheço, ouvirei.


Psychoneurosis Escreveu:Mais um tópico interessante, irei actualizar à medida que me for lembrando.




Esta aqui fez-me lembrar outro episódio.... chorão :mrgreen:
Festival Superbock Super rock, 2008 creio... Maiden ao vivo. Tinha alguns amigos por lá, mas estava sozinha a assitir ao concerto. Este tema, os sinos a tocar, mexeu tanto comigo que desatei a chorar :roll: :lol: (nunca me tinha provocado essa emoção em casa, mas também estava a atravessar uma fase terrível na vida...). Quando acabou, procurei uma amiga lisboeta, que quando me viu gritou "quem te fez mal c*r*lho, que lhe parto a cara!" e eu, ainda chorosa "ninguém, esta música é que é muito liiiinda!" :lol: :lol: :lol:
Oh lord! :roll: :redneck:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2402
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quinta abr 04, 2024 12:18 am

^^ Maiden e Metallica no Super Rock, deves estar confundida :D
Maiden tocou com Slayer no Super Rock uns anos antes, e noutro ano tocou Metallica, naquele que para mim foi o melhor concerto de Metallica em Portugal pós década de 90, as primeiras 4 musicas foram do Ride the Ligtning, sendo que até a faixa título tocaram.
A "For Whom the Bell Tolls" é sem dúvida uma das músicas da minha vida, e que me deixa sempre arrepiado. Quando morrer e for cromado se houver som, esta tem que lá estar!!
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6978
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quinta abr 04, 2024 8:18 am

Balhamedeus!... estou mesmo a ficar senil :roll: a história está certa, os sinos também, mas por aquelas associações mentais estranhas, associei esse tema a este, o TAL... a associação nem terá sido assim tão estranha, foi pela alusão aos sinos e a minha mente disparou para aqui :lol: tema que fechou o concerto, e a primeira vez que vi Maiden:



A primeira vez que vi Metallica foi no Restelo, 1996, o meu primeiro concerto de Metal... e tocaram a que mencionas. Sei que chorei, algures no concerto, mas as razões eram de outra ordem, toda uma outra história.

Psychoneurosis Escreveu: Quando morrer e for cromado se houver som, esta tem que lá estar!!



Isto lembra-me outro tema para aqui colocar, porque também tenho um que eu dizia que seria para tocar no meu funeral. Voltarei :P
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7839
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Zyklon » quinta abr 04, 2024 10:32 am

Bom tópico!!!! :)
Ataegina Escreveu:Mais uma boa ideia, para avivar o fórum!

Esta música para mim tem uma história meio engraçada.
Eu costumava gravar músicas do programa do Freitas (não sei se era Hipertensão ou Alta Tensão na altura) e cortava sempre a parte que ele falava para poupar espaço na cassete. Por causa dessa parvoíce, andei anos sem saber de quem era a música :lol:

AHAHAHAHA
Tenho uma parecida mas com Pantera e Carcass nos tempos iniciais do tape trading alguem me gravou o Symphonies of Sickness de Carcass...só que na parte dos titulos o rapaz/rapariga enganou-se e escreveu....Vulgar Display of Power de Pantera....basicamente andei uns tempos a achar que os Pantera eram uma banda super-mega-fodida :lol: :lol:

Quanto aos temas....são muitos, bastantes...mas começo por este que me fez mudar a percepção daquilo que era Black Metal norueguês e sobretudo entender um pouco mais da coisa...isto até porque as primeiras experiencias com os Darkthrone, Mayhem (Deathcrush) não foram lá muito agradáveis para não escrever que aquilo era uma merda autentica!!!

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6978
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quinta abr 04, 2024 11:11 am

:D Essa cena das gravações em cassete... tenho vários canções (e até a Carmina Burana) que, por falta de fita, não iam até ao fim. Ainda agora, na minha cabeça, quando ouço a música por inteiro, ao chegar àquele momento, há um corte mental :lol:


Já agora, outra história (o tópico também pode ser "temas e suas histórias" :lol: )... há uns anos que o toque (geral, tenho alguns exclusivos das pessoas próximas - olha, assunto para outro tópico :mrgreen: ) do meu telemóvel é o South of Heaven, de Slayer. Da última vez que os vi (VOA 2019, em que anunciaram a despedida.... :roll: :lol: ), quando o tema arranca fez-me uma tremenda confusão. As minhas filhas estavam comigo, mas na bancada (não apreciam Slayer particularmente) e eu andava lá em baixo no meio da roda... no fim comentaram "que impressão ouvir o teu telemóvel a tocar amplificado em todo o pavilhão" :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5810
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor abyssum » quinta abr 04, 2024 11:16 am

Soulforged Escreveu:

Esse é um dos meus temas favoritos dessa banda, talvez o primeiro que ouvi deles.
Outro primeiro contacto desta vez com o BM, e que me marcou muito foi este

Dos PL havia muitos por onde escolher, mas na altura este tema dizia-me mais que os outros

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2402
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Psychoneurosis » quinta abr 04, 2024 12:42 pm

Escolher um tema do "Tales..." é uma tarefa quase impossível para o Psycho, até a introdução instrumental podia estar aqui...
Consumi este album violentamente, se calhar ate de forma exagerada, na fase da adolescência, fase essa das primeiras saídas à noite, das primeiras liberdades e descobertas, e este album acompanhou-me em muitas "viagens"...
Hoje e agora é esta...

O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6978
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor aetheria » quinta abr 04, 2024 1:51 pm

Zyklon Escreveu:


O organizador do festival belga deve ter-se inspirado neste belo tema, suponho.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7839
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Temas da/para a nossa vida

Mensagempor Zyklon » quinta abr 04, 2024 2:04 pm

Não sei...mas ainda hoje esse mcd me provoca arrepios na espinha.

Outra, mas agora para algo completamente diferente, sempre gostei imenso de Alice in Chains e do Layne...o Dirt é um album de vida mas em vez de uma desse escolho esta que acho verdadeiramente arrepiante até porque me apanhou numa fase de amores adolescente muito caotica....
Podia ser a versão em estudio mas isto ao vivo ainda é mais violento emocionalmente...talvez uma das melhores canções feitas até hoje e a atuação do Layne aqui mete medo...


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes