Blackadder Escreveu:No melhor pano cai a nódoa. A revolução comendo as suas filhas. A Mortágua é máquina nas comissões de inquérito e como líder de bancada, e creio que aí sim fazia qualquer coisa pelo país. Enquanto porta-voz do partido, se aquilo já estava mau agora é só vergonha alheia.
Sempre achei que o BE teria ficado melhor com uma líder como a Marisa Matias. É uma figura mais afável e sociável que a MM que, apesar de ser inteligente e ter algumas boas qualidades políticas, como as que referiste, acabam por não funcionar muito bem num contexto de liderança partidária. Ela é demasiado fria e "zangada" para o próprio bem do partido. Acho que até mesmo a irmã Joana teria melhor perfil para o cargo.
E digo isto como alguém imparcial que vê por fora, pois nunca votei BE, contudo acho que são um partido importante e útil no parlamento.
Em relação ao matumbo do Chega, vai tornar-se uma das histórias maus caricatas da nossa politica, mas no fundo eles saem a ganhar. O tipo vai ganhar mais e continuar a votar ao lado deles e o partido não vai sofrer eleitoralmente com isto, é o mesmo que acontece com Trump, são imunes a este tipo de escrutínio.
Isto faz-me pensar que era preciso uma reforma profunda da lei para combater estes casos. Situações como a das faixas que penduraram na assembleia por exemplo, passaram incólumes sem que ninguém tivesse sido responsabilizado.
Devia-se mudar a lei para punir estes casos, por exemplo, suspensão temporária do partido ou proibição de votação durante X meses na assembleia, ou mesmo penalizações salariais, já teriam impacto e faziam eles pensar duas vezes antes de agir.
Se os populistas não jogam nas mesmas regras e fazem o que querem sem consequências tem de haver alguém com tomates e mão de ferro para mudar as coisas, senão eles vão ganhar sempre.