Progressive Rock
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
- Contacto:
Re: Progressive Rock
portluis Escreveu:demonofafall Escreveu:Porcupine Tree,Dream Theater,Opeth são os meus all-time-favorites...
x2... + Tool + King Crimson.
Opeth, Dream Theater e Tool não são Prog Rock, são Prog Metal

Sassequece Escreveu:For Immediate Release
April 16th 2009
TRANSATLANTIC FLIES AGAIN!!!
PROGRESSIVE ROCK SUPERGROUP
REUNITES FOR NEW STUDIO ALBUM.
POSSIBLE LATE 2009 RELEASE PLANNED.
Cá os esperamos, como sempre

NEUROTIC-GUITAR Escreveu:O que acham de IQ?
Ouço alguma coisas mas confesso que não sou particular apreciador. Essa vaga ali dos early 80's (IQ, Pendragon, Pallas, Marillion) não me parece tão poderosa como a dos clássicos. A que ouço melhor são os Marillion. Não quer dizer que não sejam bons, só não me chamam tanto (tirando um ou outro álbum). O último dos Pendragon está bem fixe, por acaso.
Muito bem! Prog Rock! Tenho-me interessado por prog rock há uns anos, começando com Marillion do início e Genesis com Peter Gabriel. A partir daí tentei ir descobrindo sempre algo mais, ouvindo Camel, King Crimson, Flower Kings e bandas similares. Com a ajuda da fiel internet é que comecei a encontrar as pérolas escondidas do prog rock. Não sei como é que Yes é considerada uma banda tão respeitada, quando existem bandas muitíssimo melhor equilibradas....por exemplo
Como o xtr3me referiu, a antiga banda de Roine Stolt, os Kaipa são absolutamente brilhantes!
O meu prog rock preferido situa-se evidentemente nos anos 70, mas aprecio também tudo que se foi fazendo nas outras décadas por todo o mundo. Só recentemente é que percebi que existe mesmo muito rock progressivo, desde o heavy prog ao symphonic....
O progarchives é realmente muito útil para detectar o clássico de cada banda. Diria que o problema geral de todas as bandas de prog rock é a sua inconsistência.
bem, além das clássicas já mencionadas, os Rush também são muito bons, os Anglagard, mais uma vez referidos pelo xtre3me têm em Hybris a sua obra-prima, os Haikara, os Alrune Rod, os Shingetsu, os Ritual, os Harmonium também referidos aqui... cenas argentinas como Bubu, Crucis...há um mundo enorme... Por acaso gostava de fazer um blog dedicado aos grandes álbuns do prog em geral e respectivas críticas, até gostava de começar com uma review do Crimson dos Edge of Sanity... alguém interessado em colaborar só tem de me contactar.
Como o xtr3me referiu, a antiga banda de Roine Stolt, os Kaipa são absolutamente brilhantes!
O meu prog rock preferido situa-se evidentemente nos anos 70, mas aprecio também tudo que se foi fazendo nas outras décadas por todo o mundo. Só recentemente é que percebi que existe mesmo muito rock progressivo, desde o heavy prog ao symphonic....
O progarchives é realmente muito útil para detectar o clássico de cada banda. Diria que o problema geral de todas as bandas de prog rock é a sua inconsistência.
bem, além das clássicas já mencionadas, os Rush também são muito bons, os Anglagard, mais uma vez referidos pelo xtre3me têm em Hybris a sua obra-prima, os Haikara, os Alrune Rod, os Shingetsu, os Ritual, os Harmonium também referidos aqui... cenas argentinas como Bubu, Crucis...há um mundo enorme... Por acaso gostava de fazer um blog dedicado aos grandes álbuns do prog em geral e respectivas críticas, até gostava de começar com uma review do Crimson dos Edge of Sanity... alguém interessado em colaborar só tem de me contactar.
Última edição por darkiske em domingo dez 13, 2009 2:00 pm, editado 1 vez no total.
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.
- ABGRUND
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
- Contacto:
Dos cenários mais interessantes a ouvir é o Alemão.
Night Sun com o seu unico album Mournin', Birth Control com o Operation, Jeronimo com o Time Ride e o homónimo de '71, Can pra quem curtir uma abordagem mais noise e abstracta... só pérolas!
Night Sun com o seu unico album Mournin', Birth Control com o Operation, Jeronimo com o Time Ride e o homónimo de '71, Can pra quem curtir uma abordagem mais noise e abstracta... só pérolas!
Anywhere out of this world...
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
darkiske Escreveu: Não sei como é que Yes é considerada uma banda tão respeitada, quando existem bandas muitíssimo melhor equilibradas....
Afirmação no mínimo polémica.

É certo que a partir da decada de 80 se perderam, mas só o Close to the Edge (isto para não falar no Fragile ou Relayer) é melhor do que 90% nda discografia de todas as bandas de rock progressivo juntas. (afirmação no mínimo polémica

darkiske Escreveu: Por acaso gostava de fazer um blog dedicado aos grandes álbuns do prog em geral e respectivas críticas, até gostava de começar com uma review do Crimson dos Edge of Sanity... alguém interessado em colaborar só tem de me contactar.
Acho uma óptima ideia. Avança e depois falamos.
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
Meu, muito bem! Antecipaste-te! E Grande álbum para começar! Se quiseres, mando-te PM com o email para me adicionares, ok?
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
TRANSATLANTIC — the progressive rock supergroup featuring DREAM THEATER's Mike Portnoy, MARILLION's Pete Trewavas, THE FLOWER KINGS' Roine Stolt and Neal Morse (ex-SPOCK'S BEARD) — will release its long-awaited third album in October 2009.
"The Whirlwind" is described in a press release as "a 77-minute piece of music that is sure to satisfy the band's legions of fans that have patiently waited almost the entire decade for the reunion of these four musicians."
"The Whirlwind" will be available in two formats:
* A regular-edition single CD of the entire 77-minute epic as well as a 2-CD special edition containing a bonus disc with eight newly recorded studio tracks (four new TRANSATLANTIC compositions and four cover songs)
The track listing for the special edition is as follows:
Disc One:
The Whirlwind
Disc Two:
01. Spinning
02. Lenny Johnson
03. For Such A Time
04. Lending A Hand
05. The Return Of The Giant Hogweed (GENESIS)
06. A Salty Dog (PROCOL HARUM)
07. I Need You (AMERICA / THE BEATLES)
08. Soul Sacrifice (SANTANA)
TRANSATLANTIC's "The Whirlwind" is currently scheduled for the following release dates:
October 23: Germany, Austria, Switzerland
October 26: Rest Of Europe
October 27: North America

"The Whirlwind" is described in a press release as "a 77-minute piece of music that is sure to satisfy the band's legions of fans that have patiently waited almost the entire decade for the reunion of these four musicians."
"The Whirlwind" will be available in two formats:
* A regular-edition single CD of the entire 77-minute epic as well as a 2-CD special edition containing a bonus disc with eight newly recorded studio tracks (four new TRANSATLANTIC compositions and four cover songs)
The track listing for the special edition is as follows:
Disc One:
The Whirlwind
Disc Two:
01. Spinning
02. Lenny Johnson
03. For Such A Time
04. Lending A Hand
05. The Return Of The Giant Hogweed (GENESIS)
06. A Salty Dog (PROCOL HARUM)
07. I Need You (AMERICA / THE BEATLES)
08. Soul Sacrifice (SANTANA)
TRANSATLANTIC's "The Whirlwind" is currently scheduled for the following release dates:
October 23: Germany, Austria, Switzerland
October 26: Rest Of Europe
October 27: North America

- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
77 minutos / 4 músicas = 19.25 minutos
4 Épicos!! 

Não posso dizer que seja um superadmirador de Transatlantic, mas estou certamente curioso.
A ver o que vai sair daqui.
A ver o que vai sair daqui.
- Hannibal King
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quarta ago 19, 2009 6:06 pm
- Porcupine Tree
- Pink Floyd
- Led Zeppelin
- Tool
- A Perfect Circle
- Riverside
- Anathema
- Oceansize
- Opeth...
(e chega, nunca mais saía daqui...
)
- Pink Floyd
- Led Zeppelin
- Tool
- A Perfect Circle
- Riverside
- Anathema
- Oceansize
- Opeth...
(e chega, nunca mais saía daqui...

* .:Imagination.Rules.The.World:.
* When words fail, music speaks.
* Dreams are so intoxicating.
* When words fail, music speaks.
* Dreams are so intoxicating.
Hannibal King Escreveu:- Porcupine Tree
- Pink Floyd
- Led Zeppelin
- Tool
- A Perfect Circle
- Riverside
- Anathema
- Oceansize
- Opeth...
(e chega, nunca mais saía daqui...)
Anathema, APC e Zepp não são prog e Tool e Opeth são prog mas são prog metal (há outro tópico sobre isso) e não rock.

- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
xtr3me Escreveu:Hannibal King Escreveu:- Porcupine Tree
- Pink Floyd
- Led Zeppelin
- Tool
- A Perfect Circle
- Riverside
- Anathema
- Oceansize
- Opeth...
Anathema, APC e Zepp não são prog e Tool e Opeth são prog mas são prog metal (há outro tópico sobre isso) e não rock.
Já pareces o Coragem a dizer o que é metal e o que não é

Sassequece Escreveu:xtr3me Escreveu:Hannibal King Escreveu:- Porcupine Tree
- Pink Floyd
- Led Zeppelin
- Tool
- A Perfect Circle
- Riverside
- Anathema
- Oceansize
- Opeth...
Já pareces o Coragem a dizer o que é metal e o que não é![]()
É que se começa a misturar tudo, deixa de fazer sentido ter dois tópicos. Na minha opinião claro.
Se é mais um "daqueles tópicos de prog" em que toda a gente diz as bandas que lhe vêm à cabeça a coisa deixa de fazer sentido.
Mas carry on

Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes