Tópico do Black Metal e derivados

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
albertoguedes
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 09, 2013 10:57 pm
Contacto:

Re: Tópico do Black Metal e derivados

Mensagempor albertoguedes » sexta abr 03, 2026 10:58 am

Imagem

cd.jpg
cd.jpg (44.53 KiB) Visto 1118 vezes

A yearning, desolate, and harsh black metal manifesto, where Lusitanian heritage transforms into the abyss. Here, the language is the chisel that carves every chord into pure turmoil...

A brand-new Portuguese entity, SOMNIA FINEM differ from their domestic contemporaries (particularly those under the banner of SIGNAL REX) in that their black metal isn't stridently raw - underground, yes, but most certainly of an idiosyncratic nature. With prodigious chops and startling dynamics at the fore, the band's aesthetics more closely align with southern European sounds from the latter half of the '90s, particularly Italy, France, and Greece.

Witness SOMNIA FINEM's public debut, Desassossego. Recorded between 2022 and 2025, the band's first full-length is based on Fernando Pessoa's Livro do Desassossego - a "factless autobiography" that was left unedited by the author, and published posthumously. Similarly, there's a haziness or at least obliqueness to SOMNIA FINEM in that this six-song / 36-minute record sounds like black metal and is built like a black metal record, but Desassossego is definitely communicating something somewhat alien for the genre despite many / most of the sonic signposts being (wobbly) in place. Rather, the dark romanticism and "un-layered layers" of their soundfield conspire to contort one's headspace, swirling and smeared and even elegant for those acclimated to black metal's deepest underground: hypnogogic would perhaps be the best summation of this almost-monastic experience.

SOMNIA FINEM poignantly walk the line between staunch traditionalism and singular unorthodoxy. Desassossego is an incredible-if-unfussy first work.

SOMNIA FINEM (Por) - Desassossego IV, Sonho Lúcido

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sexta abr 03, 2026 10:32 pm

albertoguedes Escreveu:Imagem

cd.jpg

Pois é, caríssimos, esta vossa amiga tem um bánda! :mrgreen:
Sou apenas letrista, faço uns ocasionais óóó :redneck: mas os cavalheiros insistiram que eu deveria aparecer na fotografia (foi, certamente, pela beleza 8) ).
Ainda estou a processar isto, porque é muito curioso lembrar -me de quando escrevi muitas das letras: o BM era algo que ouvia para expurgar emoções, e as bandas e os seus elementos viviam num universo paralelo e distante do meu. Há letras de um tempo em que nem tinha ainda descoberto o BM, mas o espírito estava lá, como depois descobri.

A seu tempo vos mostrarei as ditas letras :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » sábado abr 04, 2026 12:33 am

aetheria Escreveu:Pois é, caríssimos, esta vossa amiga tem um bánda! :mrgreen:
Sou apenas letrista, faço uns ocasionais óóó :redneck: mas os cavalheiros insistiram que eu deveria aparecer na fotografia (foi, certamente, pela beleza 8) ).
Ainda estou a processar isto, porque é muito curioso lembrar -me de quando escrevi muitas das letras: o BM era algo que ouvia para expurgar emoções, e as bandas e os seus elementos viviam num universo paralelo e distante do meu. Há letras de um tempo em que nem tinha ainda descoberto o BM, mas o espírito estava lá, como depois descobri.

Cool, parabéns :cheers:

Já pensaste que quando adicionarem esta banda no Metal Archives vais ter uma pagina lá? :mrgreen:
"..too old for this shit.."

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sábado abr 04, 2026 1:02 am

Selvagem Escreveu:
aetheria Escreveu:Pois é, caríssimos, esta vossa amiga tem um bánda! :mrgreen:

Cool, parabéns :cheers:

Já pensaste que quando adicionarem esta banda no Metal Archives vais ter uma pagina lá? :mrgreen:

:lpol:
Estamos mesmo no fim dos tempos, portanto :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

albertoguedes
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 09, 2013 10:57 pm
Contacto:

Mensagempor albertoguedes » domingo abr 05, 2026 8:35 am

aetheria Escreveu:Sou apenas letrista, faço uns ocasionais óóó :redneck: mas os cavalheiros insistiram que eu deveria aparecer na fotografia (foi, certamente, pela beleza 8) )

Como diria o Nuno Lopes do programa televisivo Os Contemporâneos (para quem se lembrar): "Tu queres é aparecer" :lol:

Parabéns a todos os envolvidos neste novo projeto :metal:

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » segunda abr 06, 2026 11:28 am

Downfall Of Nur new studio album was recorded, engineered and mixed by Antonio Sanna at Atlantic Aurora Studios and mastered by Gabriele Gramaglia at Crepuscular Sound Studio. It will be available worldwide on CD, 2LP in three different colors and digital via Avantgarde Music on May 22nd, 2026.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » terça abr 07, 2026 3:34 pm

Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » sexta abr 10, 2026 11:44 pm

Só hoje vi este video do primeiro single do próximo album dos Nargaroth. Puta que pariu, vale a pena ver até ao fim. Nao pela musica em si mas pelo visual.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sábado abr 11, 2026 2:03 pm

Matusalem Escreveu:Só hoje vi este video do primeiro single do próximo album dos Nargaroth. Puta que pariu, vale a pena ver até ao fim. Nao pela musica em si mas pelo visual.

Dos videos mais fixes que vi ultimamente....no joking!!

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » quarta abr 29, 2026 5:06 pm

:shock:

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes