Cinematógrafo II

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Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » terça jan 12, 2010 3:05 pm

LurkerOfChalice Escreveu:
Phobos Escreveu:Quanto ao Avatar continuo a recomendar vivamente o filme. Convém é não ir com um espírito excessivamente critico. Se houver a capacidade de ligar o modo criança é uma viagem e tanto. Já noutro sitio dei o exemplo da História Interminável... às vezes o cinema também tem o papel de simplesmente levar a pessoa para outros locais.

fui vê-lo hoje ao cascais e concordo, especialmente com a parte do excessivamente crítico. tirando o facto de às vezes parecer que começa em fade in a banda sonora da pocahontas e os sucessivos clichés, é uma viagem visual espectacular, especialmente em 3D, panorâmicas incríveis

E melhor que isso, lembrei-me eu agora:

Os animais emitem sons iguais aos dos dinossauros do Jurassic Park. E quando estou a dizer "iguais", é mesmo iguais, mesmo rip-off total e brutal, não são meramente parecidos. Se eu fosse o Spielberg metia já o Cameron em tribunal e ganhava uns cobres, mas isso sou eu que sou um sacana pobre. :)
Demoniac Escreveu:Estás muito enganado (infelizmente). Bergman, Tarkovsky e Kurosawa(como também,Pasolini, Fellini, O Luiszinho B. e o Sergei Parajanov) são modas! Modas boas! Mas modas dentro de um circulo artístico, é bastante natural estarem lá realizadores que venceram mais prémios que sei lá quem.

Quando eu disse oscares, era tipo uma celebração tipo para qualquer vangloriador de ego. E sim tens razão eu nunca li esse livro, pq só o titulo mostra-me o quanto eu tenho algum nojo de tamanho marketing.

(Não tou a dizer que o livro não tem um lado bom, apenas te disse aquilo num tom aventureiro e para preservar algo que tem morrido tanto no mundo da musica como no da 7ª arte - a surpresa da auto-descoberta. Hoje em dia ng compra um CD sem ter sacado primeiro e com o cinema já está a meio caminho andado, senão pior!

E também pq eu costumo ficar preenchido tanto com os ignorados (pelos prémios/hype/fama..whatever makes your day) como com os vangloriados. No meu caso é mais um caso de frustração onde não consigo seguir nenhum pequeno conselho sem ficar claramente desapontado. E daí a minha conclusão, do it on your own - Foi daqui que veio o meu bate papo ctg.)

Aqui dava espaço para falarmos de um tema engraçado que é o mérito de receber prémios e o pq de os mesmos existirem(resumindo é sempre um votação entre um grande ciclo de amigos onde ambos se ajudam a subir na vida, more $$$, more everything). Os oscares são apenas mais flagrantes, mas existe em todo o lado. Hipocrisia no seu melhor!(como tudo na vida).

Cheers e espero ver-te lá em cima no sábado!

Infelizmente não poderei comparecer no Sábado, mas conto ver-te no Lucifer Está Subindo Fest. :)

Eu quanto à tua resposta, contradigo-te simplesmente da seguinte maneira:

Apesar de até poder ser uma manobra de marketing (man, não vejo muita gente a comprar este livro, nem sequer interessada em cinema, pelo menos no meu círculo de amizades e conhecidos, portanto se era suposto ganharem algo com a venda em massa disto, foi um golpe que saíu bastante gorado pelos motivos óbvios) e apesar de teres razão no que toca ao "estragar a surpresa", a verdade é que para além das eventuais breves descrições de momentos-chave, que sejam representativos da importância do filme, não ficas a saber muito mais do que saberias através de um trailer ou através da recomendação de um amigo teu.

E dito isto ainda te dou mais um motivo (em jeito de off-topic, é certo) para perceberes o estilo de livro:

Eu normalmente (e aqui até deves coincidir comigo) interpreto tanto a música, como o cinema, como a pintura, como obras de arte, que por isso mesmo contêm algo mais do que o intuito extremamente linear de "entreter" ou de ser "apreciado". Escondido no meio disso, há, penso eu, um misto de emoções, objectivos e significados imbuídos pela mão do compositor/realizador/pintor que não estão à vista desarmada e que merecem ser descobertos, se possível, sozinhos, ou se necessário, através da ajuda de exteriores, neste caso a ajuda sendo o "1001". Este livro ajuda e muito a interpretar os filmes muito para além da sua estória, dando informação sobre a época em que eles foram realizados, as condições em que foram feitos e dá um vislumbre, mesmo que breve, daquilo que poderá ter sido a ideia pura do realizador, quando imaginou o filme na cabeça e o que quis transmitir com ele. Eu basicamente vejo o "1001" como um livro da Taschen sobre pintura contemporânea que me explica muita da coisa que nunca poderia entender sozinho e que me permite olhar para um quadro de maneira diferente, basicamente dando outra perspectiva, para além da evidente estória dele. E por isso mesmo, não vejo qualquer problema nisso. Imagina o que seria do Mundo se todos olhassem para os quadros dos grandes artistas e pensassem só que "este quadro é bonito"? Não achas que vale a pena dissecar e interpretar as obras sob outros prismas e entender que por exemplo os quadros citadinos de Monet representam também a despersonalização individual inerente à crescente expansão cosmopolita das cidades ao virar do séc. XIX? Eu pelo menos acho que não teria chegado a essa conclusão sozinho e acho que vale mesmo a pena entender isso, nem que tenha de ser com a ajuda de um livro que supostamente é uma manobra de marketing. O mesmo acontece com os tais filmes do "1001" e já te digo que o que leio nele não implica que eu concorde com o que veja, pois não tenho obrigatoriamente de seguir à risca as linhas de pensamento ali expostas, mas que é interessante de verificar a veracidade ou não delas, lá isso é, para além de depois poder formular a minha própria ideia.

E mais, tenho a certeza que quando for um dia ao Museu d' Orsay, não me vou sentir defraudado por ter visto as pinturas que já vi antes em papel, tal como não me sinto ao ver os filmes, depois de ter lido sobre eles. :)

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Déjà loin » terça jan 12, 2010 3:13 pm

Esse livro é engraçado, na passagem de ano estive a folhear o homónimo dos livros. Tem lá alguma pimbalhada, mas também livros essencias.
Assez lent, si vous le voulez bien.

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » terça jan 12, 2010 4:18 pm

Déjà loin Escreveu:Esse livro é engraçado, na passagem de ano estive a folhear o homónimo dos livros. Tem lá alguma pimbalhada, mas também livros essencias.

Sim, é certo que tem lá alguns blockbusters e outros filmes menos intelectualóides, mas se fores a ler o que dizem até há sempre uma explicação em todos pelo facto de se encontrar presente na lista, porque no meio da nhanha se consegue achar algo que os distinga, nem que seja por ter sido groundbreaking na sua altura nalgum campo específico, apesar de a níveis mais gerais não ser um marco intemporal.

De qualquer modo, os clássicos e as obras-primas estão lá todas, conhecidas e "desconhecidas". :ugeek:

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Déjà loin » terça jan 12, 2010 5:18 pm

Karamazov Escreveu:
Déjà loin Escreveu:Esse livro é engraçado, na passagem de ano estive a folhear o homónimo dos livros. Tem lá alguma pimbalhada, mas também livros essencias.

Sim, é certo que tem lá alguns blockbusters e outros filmes menos intelectualóides, mas se fores a ler o que dizem até há sempre uma explicação em todos pelo facto de se encontrar presente na lista, porque no meio da nhanha se consegue achar algo que os distinga, nem que seja por ter sido groundbreaking na sua altura nalgum campo específico, apesar de a níveis mais gerais não ser um marco intemporal.

De qualquer modo, os clássicos e as obras-primas estão lá todas, conhecidas e "desconhecidas". :ugeek:


Sim, claro. Há que separar a pimbalhada, digamos, relevante, da totally-facepalm. Gosto desses livros exactamente pelo que disseste. É complicado ter um conhecimento total/abrangente e através deles ganha-se algum insight. Se esses textos nos influenciam o gosto é pura e simplesmente de forma positiva, no sentido em que estás na posse de mais informação para avaliar a qualidade do trabalho. Há uma data de filmes e livros que aparecem listados e que não gosto nem vou passar a gostar por estarem lá. É ignorante da parte de alguém recusar-se terminantemente a aprender só porque isso vai alterar e influenciar a sua percepção ingénua/original. Quer dizer...nem faz sentido.

Em relação à ideia de descobrir por si...eu acho que pegar nesse livro é precisamente descobrir por si. Não estou a ver ninguém a ler esses livros como se de um romance se tratasse. Qual é a diferença entre abrir o livro numa página ao acaso e investigar o filme/livro/disco de chegar a uma loja e começar a ler as contracapas/sinopses/pegar num disco e colocá-lo em escuta?

(Paulo, não me digas que quando vais à cinemateca não lês as folhinhas do Bénard da Costa antes de ver o filme? É a mesma coisa...).
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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Sethlad » terça jan 12, 2010 5:43 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Sir Sardine Escreveu:O In The Loop é muito bom de facto!


Adorava ter visto isso...Lembro-me de ter visto o Jon Stewart a entrevistar um dos actores (que sinceramente não me lembro qual era). O James Gandolfini parecia fazer um papel de chorar...


Seguramente saira em DVD e quando sair, recomendo vivamente. Se gostas da comedia/satira política é mesmo a não perder.

A ver se oriento por aí a série In the Thick of It.

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Demoniac » quarta jan 13, 2010 8:52 am

Déjà loin Escreveu:
Em relação à ideia de descobrir por si...eu acho que pegar nesse livro é precisamente descobrir por si. Não estou a ver ninguém a ler esses livros como se de um romance se tratasse. Qual é a diferença entre abrir o livro numa página ao acaso e investigar o filme/livro/disco de chegar a uma loja e começar a ler as contracapas/sinopses/pegar num disco e colocá-lo em escuta?

(Paulo, não me digas que quando vais à cinemateca não lês as folhinhas do Bénard da Costa antes de ver o filme? É a mesma coisa...).


Não foi bem por ai que eu quis pegar (tb é complicado de explicar). Quando eu disse descobrir por nós mesmos é no acto de descobrir os ditos filmes sozinho, não descobrir pq estão num livro de "essenciais". Basicamente estou a atacar a ideia com o pensamento "quem é este gajo para me dizer o que é essencial ou não!".

Foi mais por ai que eu quis pegar. Isto tudo tem um bocado a ver tb com a minha filosofia de ouvir/ver algo novo. Quando me impingem som "tens que ouvir isto!!!" ou o clássico "vai ver este filme é bom! tens que ver. eu conheço-te vais gostar!" (até eu faço isto), mas normalmente quando é assim nem chego ao pé de morte! Mata um bocado o espírito. Excepto quando sinto uma ligação com o material e essa pessoa e é algo que me interesse por ai além.

Foi nessa intenção que eu chamei de marketing a esses livros.

"As 1001 bandas que tens de ouvir antes de morrer!", "Os 1001 pares de calças que tens de vestir antes de morrer"

Got The Point :P ?

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Ermo » quarta jan 13, 2010 4:26 pm

Alguém já viu o Bright Star? Valerá a pena ir ver? Estou curioso.
"This is a bowel disruptor. And you are just full of shit."

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Indigente » quarta jan 13, 2010 4:34 pm

a melhor maneira de o descrever é como um filme tipicamente bbc. uma boa realização, simples e eficaz, com enfoque nas paisagens naturais. a caracterização das personagens é irrepreensível (tanto a nível emocional como do ponto de vista estético/guarda roupa) e é principalmente nelas que o filme assenta, visto que a historieta é bastante simples e minimalista. é um filme para degustar lentamente que funciona como um bom retrato dos costumes da altura. se gostares de filmes de época, vale a pena.

não tem cenas de bukkake, though :/
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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Demoniac » quarta jan 13, 2010 10:49 pm

nyarlathotep Escreveu:não tem cenas de bukkake, though :/


Ficaste triste! Conta lá! :P

On-Topic: Cinemateca em alta!

- Shining com mais 20m (do que eu conhecia pelo menos). Bons momentos passados nessas 2 horas, nostalgia e finalmente apreciar aquela banda sonora fantástica da melhor forma. (Quinta-Feira o filme passa de novo, para quem quiser aproveitar este doce da cinemateca)

- Blade Runner - Mais uma versão com coisas a mais e outras a menos (em comparação com a minha experiência no El Corte Inglês com o Director's Cut).

=== Para Vir ====

(Amanhã) “O Sol” de Aleksandr Sokurov - Curioso... Olha Herak aqui está o meu tipo de descoberta. O filme chama-me (não sei muito bem porquê, mas estou com um bom pressentimento).

(Sexta) - Raiders of The Lost Ark - Não precisa de introduções.........
(Sexta) - Wild Bunch - Este em principio não devo ver, por colisão de deveres. Nunca vi e já me falaram bem....fica a dica!

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Sethlad » quinta jan 14, 2010 9:58 am

Demoniac Escreveu:(Sexta) - Wild Bunch - Este em principio não devo ver, por colisão de deveres. Nunca vi e já me falaram bem....fica a dica!


Arranja maneira de o ver. É um filme basilar na criação do cinema moderno: a estilização da violência (tarantino é ultra fan boy de peckinpah, vais ver), a humanidade como brutal, feia, suja, racista, misógina... tecnicamente, bateu na altura o recorde de cortes-por-filme... algo que hoje em dia odeio em determinados realizadores (michael bay e todos os seus sucedâneos) mas que continua a funcionar muito bem em boas mãos (aronofsky).

Podes não gostar, mas é indiscutível, visto o filme, a importância que teve (para bem e para mal) no cinema moderno.

Do melhor que o Peckinpah fez, a par de The Ballad of Cable Hogue e de Straw Dogs.

On topic. Vi outro dia a Franklyn (2008). Uma merda de filme. Nem me apetece fazer uma crítica como deve ser. O típico caso de uma premissa brilhante atirada à merda pela falta de experiência e pretenciosismo de um realizador debutante. Não recomendo nem ao menino jesus.

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta jan 14, 2010 10:00 am

Ontem fui ver o The Road.Podia estar melhor mas gostei bastante.

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quinta jan 14, 2010 12:52 pm

Demoniac Escreveu:(Amanhã) “O Sol” de Aleksandr Sokurov - Curioso... Olha Herak aqui está o meu tipo de descoberta. O filme chama-me (não sei muito bem porquê, mas estou com um bom pressentimento).

Deve chamar por ser russo, há qualquer coisa de extremamente intrigante e interessante em praticamente tudo o que é russo, pelo menos tenho vindo a achar assim desde há algum tempo para cá. Desde a História até hoje aos nomes das cidades e pessoas, até própria língua, parece-me que tem tudo uma certa magia!

Красноя́рск!!!

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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor LurkerOfChalice » quinta jan 14, 2010 1:08 pm

esqueceste-te das russas, pedro.
 
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Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Demoniac » quinta jan 14, 2010 3:08 pm

Sethlad Escreveu:
Demoniac Escreveu:(Sexta) - Wild Bunch - Este em principio não devo ver, por colisão de deveres. Nunca vi e já me falaram bem....fica a dica!


Arranja maneira de o ver. É um filme basilar na criação do cinema moderno: a estilização da violência (tarantino é ultra fan boy de peckinpah, vais ver), a humanidade como brutal, feia, suja, racista, misógina... tecnicamente, bateu na altura o recorde de cortes-por-filme... algo que hoje em dia odeio em determinados realizadores (michael bay e todos os seus sucedâneos) mas que continua a funcionar muito bem em boas mãos (aronofsky).

Podes não gostar, mas é indiscutível, visto o filme, a importância que teve (para bem e para mal) no cinema moderno.

Do melhor que o Peckinpah fez, a par de The Ballad of Cable Hogue e de Straw Dogs.

On topic. Vi outro dia a Franklyn (2008). Uma merda de filme. Nem me apetece fazer uma crítica como deve ser. O típico caso de uma premissa brilhante atirada à merda pela falta de experiência e pretenciosismo de um realizador debutante. Não recomendo nem ao menino jesus.


Obrigado pelo conselho. Quase de certeza que não vou apanhar na cinemateca, mas irei arranjar o filme. Ando bastante viciado em entender como a violência é transcrita para o ecrã, neste ponto "a estilização da violência (tarantino é ultra fan boy de peckinpah, vais ver), a humanidade como brutal, feia, suja, racista, misógina" chamaste-me logo à atenção.

Quanto à "Rússia" do meu amigo Karamazov, só tenho que concordar!

Parecem-me bastante sérios em relação à sua arte! E com o bónus de terem uma linguagem bastante exótica(que muda a forma de pensar, but that's another story), são hoje em dia uma mina de ouro para mim.

PS: Lembrei-me agora de uma curta internacional que apareceu no concurso de curtas no MOTEL X (Setembro) e ri-me quando o filme começou. Dado que a curta era de um realizador Russo(ou lá perto, ukraniano no mínimo) e ao ver o filme disse para mim mesmo "este gajo só podia ser 'do leste'/'russo'". Claramente o filme era bastante sério e pesado! (infelizmente nada de por ai além)

Claro que existem excepções , mas a aura que está presente na 7ª arte por esses lados é bastante séria e existencialista.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta jan 14, 2010 4:47 pm

Demoniac Escreveu:Quanto à "Rússia" do meu amigo Karamazov, só tenho que concordar!

Parecem-me bastante sérios em relação à sua arte! E com o bónus de terem uma linguagem bastante exótica(que muda a forma de pensar, but that's another story), são hoje em dia uma mina de ouro para mim.

PS: Lembrei-me agora de uma curta internacional que apareceu no concurso de curtas no MOTEL X (Setembro) e ri-me quando o filme começou. Dado que a curta era de um realizador Russo(ou lá perto, ukraniano no mínimo) e ao ver o filme disse para mim mesmo "este gajo só podia ser 'do leste'/'russo'". Claramente o filme era bastante sério e pesado! (infelizmente nada de por ai além)

Claro que existem excepções , mas a aura que está presente na 7ª arte por esses lados é bastante séria e existencialista.


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