Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Re: Literatura

Mensagempor Unexpect3D » terça mar 17, 2009 9:58 am

É preciso coragem para pegar no Ulysses, ja tive-o na mao por varias vezes, bastou-me ler as primeiras paginas para perceber que nunca iria acabar, pelo menos por agora. Interessou-me pelo facto de ter sido citado por inumeros escritores, sendo que foi pioneiro da tecnica cut up, muito utilizada por Burroughs ou Bowie.
Outro que nao me atrevo a ler é In Search of Lost Time.
Existem livros em que é necessario estar-se bem apetrechado a varios niveis, esses dois sao exemplos perfeitos disso.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça mar 17, 2009 12:05 pm

Afastando-me um pouco da área da literatura "propriamente dita", vinha deixar esta recomendação:

História Virtual, coord. por Niall Ferguson, Ed. Tinta da China
Imagem

Basicamente reúne um conjunto de ensaios de diferentes historiadores, onde se sugerem cenários históricos contra-factuais, como por exemplo, a manutenção dos EUA como colónia inglesa, uma invasão alemã da Grã-Bretanha, a ex-URSS sem Gorbachev, ou o falhanço no assassinato a JFK...entre outros (8 ensaios no total).
A temática não é, obviamente nova, existe o Fatherland do Robert Harris ou o Plot Against America do Philip Roth (são os que me lembro logo), mas este pretende ser uma abordagem efectivamente "histórica" ao tema.
Precisamente, talvez este seja o único "senão", na medida em que é um livro de História, onde se pretende mostrar como esta poderia ter sido, efectivamente, diferente e não é portanto um romance como são os dois exemplos que referi acima.
Mas como há por estes lados muito boa gente interessada em História, fica feita a sugestão.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça mar 17, 2009 12:19 pm

Sethlad Escreveu:
Grimner Escreveu:E ainda com o Joyce. O Ulysses não é um livro, é um projecto de vida.

Muahahahahahahaahah.

Tens de me fazer um update de como anda essa leitura. Sinto-me parcialmente responsável por te teres metido nisso. :P

Stream of consciousness FTW!

Ineluctable modality of the visible: at least that if no more, thought through my eyes. Signatures of all things I am here to read, seaspawn and seawrack, the nearing tide, that rusty boot. Snotgreen, bluesilver, rust: coloured signs. Limits of the diaphane. But he adds: in bodies. Then he was aware of them bodies before of them coloured. How? By knocking his sconce against them, sure. Go easy. Bald he was and a millionaire, maestro di colour che sanno. Limit of the diaphane in. Why in? Diaphane, adiaphane. If you can put your five fingers through it, it's a gate, if not a door. Shut your eyes and see.

Stephen closed his eyes to hear his boots crush crackling wrack and shells. You are walking through it howsomever. I am, a stride at a time. A very short space of time through very short times of space. Five, six: the nacheinander. Exactly: and that is the ineluctable modality of the audible. Open your eyes. No. Jesus! If I fell over a cliff that beetles o'er his base, fell through the nebeneinander ineluctably. I am getting on nicely in the dark. My ash sword hangs at my side. Tap with it: they do. My two feet in his boots are at the end of his legs, nebeneinander. Sounds solid: made by the mallet of Los Demiurgos. Am I walking into eternity along Sandymount strand? Crush, crack, crick crick. Wild sea money. Dominic Deasy kens them 'a.

Estou a terminar este capítulo (que é absolutamente sublime). Sendo que entre o segundo e este fui ler as memórias de adriano. E provavelmente leio este capitulo, e outro, e depois leio algo mais leve... tipo Eco. Porque qualquer livro que a dada altura inclua:

Fff! O!
Where Bronze from anear? Where gold from afar? Where hoofs?
Rrrpr.Kraa.Kraandl.

não se pode ler de uma assentada.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » terça mar 17, 2009 3:36 pm

Sim, o Ulysses foi de longe o livro mais denso e complicado que li até hoje. Demorei uns bons meses, mas a verdade é que acabou por ser dos meus livros favoritos de sempre. Pela pura qualidade da escrita, pela forma como logra plasmar tão perfeitamente (quase demasiado perfeitamente) os processos de raciocínio da mente humana, pelas mil e uma referências a tudo e mais alguma coisa... é uma obra absolutamente incrível.

Já dizia o Lobo Antunes, que desde o Joyce que ninguém escreve nada novo. :D

(não estou a dizer que estou de acordo, mas depois de ler o Ulysses, dá que pensar)

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça mar 17, 2009 9:04 pm

Converge Escreveu::awesome: Esta semana começo com: G. Tavares "Jerusalém" enquanto ainda vou a meio de American Hardcore

tu vais intercalando livros com o american hardcore... eu vou com este
Imagem

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » terça mar 17, 2009 9:45 pm

Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta mar 18, 2009 12:58 am

pantufa Escreveu:
Converge Escreveu::awesome: Esta semana começo com: G. Tavares "Jerusalém" enquanto ainda vou a meio de American Hardcore

tu vais intercalando livros com o american hardcore... eu vou com este
Imagem

Não pego no american HC há mais de uma semana :S entretanto meti-me com irvine welsh, adriana lisboa e outros que acabei por nem pegar no american hc... e logo agora que vem a cena de NY Hardcore! Haja bregonha! :oops:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta mar 18, 2009 1:51 am

A começar a ler: Saul Bellow "UMA RECORDAÇÃO MINHA"

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » quarta mar 18, 2009 2:18 pm

Recomecei a ler esta semana "Legacy of the Drow" de R.A. Salvatore, a ver se é desta que consigo terminar o livro que é enorme.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta mar 18, 2009 2:40 pm

Adsartha Escreveu:Recomecei a ler esta semana "Legacy of the Drow" de R.A. Salvatore, a ver se é desta que consigo terminar o livro que é enorme.

Forgotten Realms é o delírio... :geek:
Eu só li a Icewind Dale Trilogy e a Dark Elf Trilogy...Ainda hei-de arranjar o que há para a frente...

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » quarta mar 18, 2009 2:43 pm

É fixe. Eu só tinha lido a saga de Dragonlance, mas é um mundo diferente.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta mar 18, 2009 2:48 pm

Adsartha Escreveu:Recomecei a ler esta semana "Legacy of the Drow" de R.A. Salvatore, a ver se é desta que consigo terminar o livro que é enorme.

A Fnac está a vender packs do Drizz't e de Dragonlance bem em conta!
god's business, witchfinding!

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » quarta mar 18, 2009 2:54 pm

meninobesta Escreveu:

Mas vem em misturadas nao é? Isto é, os livros da mesma saga penso que não vêm juntos...
Imagem

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta mar 18, 2009 3:12 pm

ulver Escreveu:
meninobesta Escreveu:

Mas vem em misturadas nao é? Isto é, os livros da mesma saga penso que não vêm juntos...

os livros vêm juntos... tens packs dos vários conjuntos de histórias ... mas dentro do mesmo pack são da mesma saga
god's business, witchfinding!

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » quarta mar 18, 2009 3:13 pm

meninobesta Escreveu:
ulver Escreveu:
meninobesta Escreveu:

os livros vêm juntos... tens packs dos vários conjuntos de histórias ... mas dentro do mesmo pack são da mesma saga

Vale tenho de ir checkar :wink:
Imagem

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante