Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Hayao
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta mar 20, 2009 2:50 pm

Re: Literatura

Mensagempor Hayao » terça mar 24, 2009 12:22 pm

Contorno Escreveu:C4r4#ho, m3r#4 :blast: FDX!!!

Acabei o Ubik... Odeio acabar livros que gosto. :(

parece que te deixam um vazio não é? eu sinto o mesmo... quero mais, mas não há!!! É lixado...
Então quando é um daqueles livros com o qual te identificas por completo, que parece que fala directamente contigo...

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça mar 24, 2009 12:36 pm

É verdade. Quando li o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" até tive vontade de chorar, só com a ideia de que nunca mais iria "descobrir" aquele livro. Isso e também aquele vazio que se gera no universo criado pelo livro após o seu fim.

Os livros são a única coisa que me traz este tipo de sentimentos. Traço um certo paralelismo com a vida, aquele sentimento algo trágico de que nunca se descobre/vive nada duas vezes.

bassbart
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 26, 2005 7:44 pm

Mensagempor bassbart » terça mar 24, 2009 10:29 pm

Contorno Escreveu:É verdade. Quando li o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" até tive vontade de chorar, só com a ideia de que nunca mais iria "descobrir" aquele livro. Isso e também aquele vazio que se gera no universo criado pelo livro após o seu fim.

Os livros são a única coisa que me traz este tipo de sentimentos. Traço um certo paralelismo com a vida, aquele sentimento algo trágico de que nunca se descobre/vive nada duas vezes.

Tive essa exacta sensação quando li o "Catcher in The Rye" do J.D. Salinger e ouvi o Grace do Jeff Buckley.

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » quarta mar 25, 2009 8:36 pm

Ando a ler actualmente "Born to be Gay"- A História da Homossexualidade de William Naphy, este senhor é professor e director no colégio de Teologia, História e Filosofia da Universidade de Aberdeen.
O livro está bem estruturado. Resumo : Desde há muito tempo que o Ocidente dá como adquirido que a sua concepção do sexo e da sexualidade é, essencialmente, partilhada pelo resto do mundo. Contudo o autor mostra-nos que nem sempre foi assim. Muitas culturas antigas aceitavam, encorajavam até,as relações entre pessoas do mesmo sexo, fosse como ritual de entrada na adolescência ou como funções associadas ao culto, e só a ascensão do judeo-cristianismo obrigou à marginalização da homossexualidade. Numa análise que se inicia antes de Sodoma e Gomorra e que abarca culturas de todo o mundo, o autor apresenta-nos a forma como ao longo dos tempos, a homossexualidade era encarada por diferentes povos e culturas....
Estou espantada com a informação...
Fiquem bem

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sexta mar 27, 2009 12:00 am

Tou a acabar as "Marés Negras" do Filipe Faria.
"Máscaras de Matar" é o próximo.
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » sexta mar 27, 2009 10:00 pm

beastchild Escreveu:Tou a acabar as "Marés Negras" do Filipe Faria.

Filipe Faria rules. A seguir a esse ainda há "A Essência da Lâmina" e "Vagas de Fogo", o próximo está quase a sair.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sábado mar 28, 2009 2:04 am

Neste momento estou a ler o "Explosão Atómica" do Kevin J. Anderson. Sempre dá para matar saudades do Mulder e da Scully.
This is a local shop for local people.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado mar 28, 2009 2:11 am

Ora bem, acabei de ler agora mesmo o Terceiro Livro de Crónicas do A.L. Antunes. Interessante, diga-se.
em breve: Who Killed Kurt Cobain?

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » sábado mar 28, 2009 2:33 pm

Adsartha Escreveu:
beastchild Escreveu:Tou a acabar as "Marés Negras" do Filipe Faria.

Filipe Faria rules. A seguir a esse ainda há "A Essência da Lâmina" e "Vagas de Fogo", o próximo está quase a sair.

De todos os que já vi, excepto "Vagas de Fogo", "A Essência da Lâmina" Imagem é o q tem a melhor capa. Estou mto ansioso para o ler, mas primeiro ainda tenho de ler "As Mascaras de Matar"

Ontem acabei as "Marés Negras" (fiz uma pausa de uma semana, o trabalho de Legislação Farmacêutica deu-me mto que fazer) e gostei mto do livro e dos seu desfecho. Acho que o Filipe Faria está a escrever cada vez melhor, e já não entra nos exageros de Dungeons and Dragons do primeiro livro.

Qual foi o que tu gostaste mais??

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » sábado mar 28, 2009 8:45 pm

A qualidade de escrita do Filipe Faria melhora a cada livro, a diferença entre "A Manopla de Karasthan" e "Vagas de Fogo " é abismal, se formos por aí escolho o último. Na Manopla ele ainda andava a tactear o que podia fazer, algumas ideias ficaram claramente dispersas, mas há medida que a história foi evoluindo nos seguintes livros, o Mundo, as personagens e a linha orientadora da narrativa foram tomando consistência e as analogias com D&D e outros foram-se dissipando, se bem que dentro deste tipo de literatura é difícil criar algo absolutamente original.

É um pouco difícil escolher o que gosto mais em termos gerais se bem que "A Essência da Lâmina" foi o que menos horas me deixou dormir. Está mesmo muito bom.

Nas "Vagas de Fogo" vai acontecer muita coisa, muitas mudanças, há uma parte lá mais para o final que não gosto particularmente, não pelo resultado mas pela forma como o autor decidiu que acontecesse, quando leres percebes, acho eu.

Já agora, e por curiosidade, "Máscaras de MAtar"?
Estou muito curiosa em relação ao próximo, não faço ideia do que vai acontecer.....
Última edição por Adsartha em sábado mar 28, 2009 8:50 pm, editado 1 vez no total.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado mar 28, 2009 8:48 pm

Imagem
so far, so good!

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » sábado mar 28, 2009 9:35 pm

Comecei hoje Homenagem à Catalunha de sr George Orwell...depois do Caminho para Wigan Pier e de 1984 não espero nehuma desilusão,estou encantada com este escritor...Mais uma vez obrigada aos que me aconselharam tal escritor..
À NOSSA :cheers:

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » sábado mar 28, 2009 10:45 pm

pinkmetal Escreveu:Comecei hoje Homenagem à Catalunha de sr George Orwell...depois do Caminho para Wigan Pier e de 1984 não espero nehuma desilusão,estou encantada com este escritor...Mais uma vez obrigada aos que me aconselharam tal escritor..
À NOSSA :cheers:

Depois, se gostares da temática da Guerra Civil Espanhola (apaixonante a meu ver), podes complementar a leitura com o filme de Ken Loach baseado nessa mesma obra - "Tierra y Libertad" :cheers:

WormGirl
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça jun 03, 2008 5:02 pm

Mensagempor WormGirl » sábado mar 28, 2009 11:25 pm

Ora bem, li o Crepúsculo em dois dias.. super viciante e aconselho :p
o Outro livro que estava a ler era a Outra Rainha de Philippa Gregory. Li-o também muito bem.. aconselho-o especialmente a pessoas que gostem da era medieval, dos Tudor e tudo mais!

Amanhã vou tentar ir comprar mais livrinhos :lol:
Oh, bring it on!
They can make worms in your tummy. Worms in your tummy.

beastchild
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor beastchild » domingo mar 29, 2009 1:27 am

Adsartha Escreveu:A qualidade de escrita do Filipe Faria melhora a cada livro, a diferença entre "A Manopla de Karasthan" e "Vagas de Fogo " é abismal, se formos por aí escolho o último. Na Manopla ele ainda andava a tactear o que podia fazer, algumas ideias ficaram claramente dispersas, mas há medida que a história foi evoluindo nos seguintes livros, o Mundo, as personagens e a linha orientadora da narrativa foram tomando consistência e as analogias com D&D e outros foram-se dissipando, se bem que dentro deste tipo de literatura é difícil criar algo absolutamente original.

É um pouco difícil escolher o que gosto mais em termos gerais se bem que "A Essência da Lâmina" foi o que menos horas me deixou dormir. Está mesmo muito bom.

Nas "Vagas de Fogo" vai acontecer muita coisa, muitas mudanças, há uma parte lá mais para o final que não gosto particularmente, não pelo resultado mas pela forma como o autor decidiu que acontecesse, quando leres percebes, acho eu.

Já agora, e por curiosidade, "Máscaras de MAtar"?
Estou muito curiosa em relação ao próximo, não faço ideia do que vai acontecer.....

Pois, no primeiro livro ele começou como se estivesse numa sessão de D'N' D.
Para mim na fantasia há um autor que criou um mundo totalmente original: Ricardo Pinto. A trilogia chama-se A Dança de Pedra do Camaleão, e o terceiro livro saiu no passado dia 26. é tb da colecção Via Láctea, nunca te deparaste com ele?

Imagem Emprestou-me o meu colega de casa à uns dias.
Gostas de Philip Pullman??
Estou mto curioso para ler "A Essência..." mas ainda tenho de encaixar George Martin no meio disto tudo.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes