Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » domingo mar 22, 2026 1:45 pm

Psychoneurosis Escreveu:Ontem ao fazer zapping apanhei esta série/documentário na RTP2 sobre filmes de Ficção Cientifica e no momento exato quando lá parei, estavam a falar do Predador e do Alien, e claro que fiquei logo ali. Parece estar bastante interessante para quem se interessa por este tema, e aborda muitos outros filmes dentro do género.

https://www.rtp.pt/play/p15874/revoluca ... cientifica

Já a gravar. Thanks!
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo mar 22, 2026 6:59 pm

aetheria Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:Ontem ao fazer zapping apanhei esta série/documentário na RTP2 sobre filmes de Ficção Cientifica e no momento exato quando lá parei, estavam a falar do Predador e do Alien, e claro que fiquei logo ali. Parece estar bastante interessante para quem se interessa por este tema, e aborda muitos outros filmes dentro do género.

https://www.rtp.pt/play/p15874/revoluca ... cientifica

Já a gravar. Thanks!

Essa série documental já tinha dado na RTP2, vi todos os episódios, muito interessante para quem gosta de filmes de scifi de vários tipos.

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » segunda mar 23, 2026 11:57 am

Entretanto vi, por tédio e curiosidade, vi o documentário da Manosphere, que anda para aí a indignar muito a Comunidade Choradeira e Olhem para Mim.

Spoiler: Mostrar
Não sei, devem ver os Emmys, o Festival da Canção e a Saga Piranha 3D à espera de obras-primas; devem achar que o Halftime Show do superbowl é o pináculo da criação artística, e a Rosalia uma artista de vanguarda, certamente.
Se o documentário é excelente? Não. Se o faria assim? Não. Se vem mal ao mundo por isso? Não. Se (os ofendidinhos profissionais) calados eram uns poetas? Sim.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » segunda mar 23, 2026 12:15 pm

Blackadder Escreveu:Entretanto vi, por tédio e curiosidade, vi o documentário da Manosphere, que anda para aí a indignar muito a Comunidade Choradeira e Olhem para Mim.

Não sei, devem ver os Emmys, o Festival da Canção e a Saga Piranha 3D à espera de obras-primas; devem achar que o Halftime Show do superbowl é o pináculo da criação artística, e a Rosalia uma artista de vanguarda, certamente.
Se o documentário é excelente? Não. Se o faria assim? Não. Se vem mal ao mundo por isso? Não. Se (os ofendidinhos profissionais) calados eram uns poetas? Sim.

Eu também vi e não achei que se perdesse nada com o documentário, apenas achei que foi muito superficial. Sendo que concordo com o estilo do Theroux, de simplesmente deixar "o outro" falar e de se enterrar, mas achei que podia ter procurado saber mais e mostrar o impacto real que tem esta mentalidade e esta onda de "machos alpha".

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » segunda mar 23, 2026 12:19 pm

Imagem
Meh
Mais valia terem ficado quietos.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » segunda mar 23, 2026 1:08 pm

Liwyatan Escreveu:Eu também vi e não achei que se perdesse nada com o documentário, apenas achei que foi muito superficial. Sendo que concordo com o estilo do Theroux, de simplesmente deixar "o outro" falar e de se enterrar, mas achei que podia ter procurado saber mais e mostrar o impacto real que tem esta mentalidade e esta onda de "machos alpha".

Precisamente — o público-alvo daquilo não são as pessoas que vivem muito na internet e conhecem os Tates e os Numeiros todos desta vida. Acho que, sobretudo, os pais que não tinham menor noção disto ficam melhor com este documentário do que com documentário nenhum.

Spoiler para gestão de espaço.
Sim, é um pouco superficial. Mais valia terem acompanhado só dois influencers — e talvez um terceiro de forma mais superficial se se justificasse — e terem explorado mais a fundo coisas como o impacto em miúdos muito novos, de onde vem realmente o dinheiro, ligações políticas e a negócios ilegais, que se passa realmente no Onlyfans (e a perspectiva das mulheres à volta destes gajos), e como o sentimento de impotência da classe trabalhadora/ou os remediados quando tenta sair da merda e não vê opções enquanto as redes sociais, a publicidade e o entretenimento lhe mostram uma vida de excessos, luxo, prazes e materialismo que jamais conseguirão alcançar, e certos políticos e influencers ainda lhes dizem que a culpa é deles por não saírem da cepa torta.

Contudo, o que está lá já é alguma coisa, e é um ponto de partida para se começar a expor e a falar mais do que sobre este nojo de gente, sobre o que faz com que eles existam e tenham uma audiência tão grande.

Outra que me irrita é que os indignados só querem sangue, os mesmos paladinos da virtude, capitões perfeitos não aceitam qualquer tipo de nuance ou de tentativa de análise séria e intelectualmente honesta. Uma tentativa de explicação, ainda que parcial, de como aqueles gajos se transformaram naquilo não é uma forma de justificar, tampouco de desculpar o que eles fazem. É assim tão difícil perceber a diferença?

Vi malta a dizer que o documentário desculpa e humaniza aquelas pessoas. Eu não vi isso. Há um aspecto em que, de facto, se tenta perceber de onde vêm aquilo, e podem-lhe chamar "humanizar". Mas porra, isto é a idade da pedra? Vamos mandá-los para a forca sem tentar perceber como é que chegaram ali? Fazê-lo não desculpa nem justifica nada. E isto são os mesmo iluminados que andam sempre com a "saúde mental", e "mais profissionais de saúde mental no SNS" na boca — e bem; mas só vale para "os bons"?

Vejo algumas pessoas que já têm idade para ter juízo a acusar o Theroux de ganhar dinheiro com aquilo. A essa gente só lhes posso implorar que: cresçam.

A minha parte preferida é quando o Theroux se ri na cara de um deles e se percebe como isso desarmou o outro completamente. Ficou confuso: «Hm, a minha táctica não funciona com este.» Lembrei-me logo daquela letra dos Idles, "Men are scared women will laugh in there face" (que pelos vistos é uma paráfrase da Margaret Atwood), e repetidamente, o documentário só confirmou o que eu já pensava: apesar de eles venderem a imagem contrária, são homens extremamente inseguros. E o mais triste é que ser inseguro não devia ser vergonha nenhuma.

Concluindo, acho que este é um problema muito sério, um que vai ter repercussões visíveis por muito tempo. Acredito que a Aetheria tenha mais visibilidade sobre a forma como isto se manifesta no quotidiano dos jovens, e uma noção mais clara do quão preocupante é a situação. É um retrocesso gravíssimo.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes