Selvagem Escreveu:O que me deixa mais frustrado é acabar de ler os livros e passado uns meses lembro-me de pouca coisa deles.. não sei se acontece o mesmo com vocês.. lembro-me se o livro é bom ou não, das partes mais marcantes e das ideias gerais, mas certos pormenores fico com dificuldade em reter.
Percebo perfeitamente, e pelo que dizes acho que ainda retenho menos que tu. Eu sei que li determinado livro e tenho mais ou menos noção das sensações que despertou em mim; mas às vezes não me lembro de praticamente nada.
Sempre fui muito aério e distraído. E agora que uma amiga foi diagnosticada com ADHD (se formos ligar às redes sociais toda a gente tem isso, e intolerância a uma coisa qualquer, etc.; mas neste caso é mesmo um psiquiatra a acompanhá-la), não me admirava nada que também fosse o meu caso.
O que te posso dizer é que aquelas merdas todas que nós sabemos que nos fazem bem, mas que ignoramos e seguimos fazendo tudo ao contrário, fazem mesmo diferença. Isto é, tentar levar uma vida saudável. O sono é mesmo sagrado; noto uma diferença enorme quando ando a dormir bem e quando durmo pouco ou mal. E o pior inimigo do sono, pelo menos no meu caso, é o álcool. Depois, são aquelas coisas que já sabemos, comer como deve ser, fazer exercício etc. Faz mesmo diferença. Outra coisa, e aí falho um bocado, o multitasking é uma ilusão. Quando estiveres a ler ou a ver um filme esquece o resto do mundo e (eu não faço mas devia) mete o telemóvel noutra divisão da casa. Eu sempre li a ouvir música, por exemplo, já não faço isso, ou se faço só mesmo com música muito ambiente, muito minimalista (drone e coisas dessas), mas ultimamente nem isso. Mesmo noutras situações, acho que temos a ganhar se nos focarmos numa coisa de cada vez. Em "A Sociedade do Cansaço", fala-se um bocado disso do multitasking. Não posso dizer o mesmo dos outros títulos que li dele, mas recomendo muito esse do Byung Chul Han.