Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
October Dawn (Oblique Rain)
(2009, Major Label Industries)
Oriundos do Porto, os Oblique Rain atingem a marca de dois álbuns de originais contando apenas com 5 anos de existência. A justificação para tal facto, não muito comum no panorama metálico nacional, tem só uma palavra: competência. E a todos os níveis: composição, interpretação, vocalizações. O quinteto consegue criar uma manta densa de envolvência negra assente em bases que tanto podem ir beber aos Alice In Chains como aos Dream Theater ou aos Katatonia. O frio e negro ambiente melancólico cruza-se de forma perfeita com os toques progressivos, mas sempre sem perder aquela sensação de estarmos perdidos no meio de um nevoeiro tão denso como cortante. E esta sensação é perfeitamente notável em Inanity onde a parte inicial chega a ser perturbadora. Curioso que, mesmo nos momentos mais calmos, como o inicio de Absent Awry o baixo é de tal forma opressor que mal nos deixa respirar. E por falar em baixo, deixem acrescentar que muita da alma deste colectivo e a condução de toda a musicalidade reside na impressionante capacidade da secção rítmica que para além desse baixo poderoso e sempre a castigar-nos (no bom sentido, obviamente), também conta com um trabalho de bateria verdadeiramente assombroso. Ao nível de composição, é brilhante a forma como os temas se desenvolvem, muitas vezes sem ser no tradicional formato de canção, mas em crescimento, recriando-se e reinventando-se permanentemente. Destaques para Out There, Soul Circles e Absent Awry num álbum com uma produção perfeita e onde o curto tema acústico Dawn e os guturais em Spiral Dreams demonstram toda a versatilidade de uma banda única no nosso cenário.
Nota VN: 17,1 (6º)
http://vianocturna2000.blogspot.com/
(2009, Major Label Industries)
Oriundos do Porto, os Oblique Rain atingem a marca de dois álbuns de originais contando apenas com 5 anos de existência. A justificação para tal facto, não muito comum no panorama metálico nacional, tem só uma palavra: competência. E a todos os níveis: composição, interpretação, vocalizações. O quinteto consegue criar uma manta densa de envolvência negra assente em bases que tanto podem ir beber aos Alice In Chains como aos Dream Theater ou aos Katatonia. O frio e negro ambiente melancólico cruza-se de forma perfeita com os toques progressivos, mas sempre sem perder aquela sensação de estarmos perdidos no meio de um nevoeiro tão denso como cortante. E esta sensação é perfeitamente notável em Inanity onde a parte inicial chega a ser perturbadora. Curioso que, mesmo nos momentos mais calmos, como o inicio de Absent Awry o baixo é de tal forma opressor que mal nos deixa respirar. E por falar em baixo, deixem acrescentar que muita da alma deste colectivo e a condução de toda a musicalidade reside na impressionante capacidade da secção rítmica que para além desse baixo poderoso e sempre a castigar-nos (no bom sentido, obviamente), também conta com um trabalho de bateria verdadeiramente assombroso. Ao nível de composição, é brilhante a forma como os temas se desenvolvem, muitas vezes sem ser no tradicional formato de canção, mas em crescimento, recriando-se e reinventando-se permanentemente. Destaques para Out There, Soul Circles e Absent Awry num álbum com uma produção perfeita e onde o curto tema acústico Dawn e os guturais em Spiral Dreams demonstram toda a versatilidade de uma banda única no nosso cenário.
Nota VN: 17,1 (6º)
http://vianocturna2000.blogspot.com/
- Pedrof
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 2265
- Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm
- Localização: Lisboa | Portimão
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Tenho mesmo que ir ouvir isto!
Se for tao bom como o Isohyet ja fico bastante contente
Se for tao bom como o Isohyet ja fico bastante contente

- [BR11]
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 2468
- Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
- Localização: ->#0044<-
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
OBLIQUE RAIN - October Dawn / 2009

Quando há 2 anos auto-editaram o trabalho de estreia, os Oblique Rain granjearam desde logo alguma atenção pela qualidade então explanada. Conhecida por actuar em certos nichos de mercado e pelas suas criteriosas escolhas, a Major Label Industries acaba por lhes deitar a mão, com vista ao lançamento deste outonal «October Dawn».
Se a escolha acabou por recair no mesmo estúdio onde a formação registou «Isohyet», aproveitando a contribuição de Daniel Cardoso como elemento da banda e produtor e ainda de Pedro Mendes que neste álbum participa no solo de «Reminescence», préstimos que já se vão tornando habituais às bandas que gravam nos USS, existe um amadurecimento evidente, comprovado nos 2 gigs que a banda do Porto realizou recentemente a abrir para os Anathema. Mantendo a veia progressiva mas revelando maior cuidado em evitar colagens mais óbvias, esta experiência intimista vai-se desenhando à custa das 3 guitarras que povoam cada faixa e onde a sessão rítmica se vai afirmando decisiva, uma trademark muito própria e que não deverá ser beliscada com a integração do novo baterista, em substituição do cada vez mais requisitado antecessor. E nem o rugido de Nuno Rodrigues em «Spiral Dreams» parece desvanecer a melancolia que transborda de uma sonoridade turva e cinzenta. Nov-09 [ 81 / 100 ]
other stuff

Quando há 2 anos auto-editaram o trabalho de estreia, os Oblique Rain granjearam desde logo alguma atenção pela qualidade então explanada. Conhecida por actuar em certos nichos de mercado e pelas suas criteriosas escolhas, a Major Label Industries acaba por lhes deitar a mão, com vista ao lançamento deste outonal «October Dawn».
Se a escolha acabou por recair no mesmo estúdio onde a formação registou «Isohyet», aproveitando a contribuição de Daniel Cardoso como elemento da banda e produtor e ainda de Pedro Mendes que neste álbum participa no solo de «Reminescence», préstimos que já se vão tornando habituais às bandas que gravam nos USS, existe um amadurecimento evidente, comprovado nos 2 gigs que a banda do Porto realizou recentemente a abrir para os Anathema. Mantendo a veia progressiva mas revelando maior cuidado em evitar colagens mais óbvias, esta experiência intimista vai-se desenhando à custa das 3 guitarras que povoam cada faixa e onde a sessão rítmica se vai afirmando decisiva, uma trademark muito própria e que não deverá ser beliscada com a integração do novo baterista, em substituição do cada vez mais requisitado antecessor. E nem o rugido de Nuno Rodrigues em «Spiral Dreams» parece desvanecer a melancolia que transborda de uma sonoridade turva e cinzenta. Nov-09 [ 81 / 100 ]
other stuff
- Victor Lima
- Ultra-Metálico(a)
- Mensagens: 1091
- Registado: sábado abr 07, 2007 7:57 pm
- Localização: Porto/Brasil
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Comprei este álbum aquando do concerto no Plano B e passei-o logo para o Ipod. Está muito bom, tem músicas que ficam na cabeça tal como o Isohyet, ou seja, do anterior para este a qualidade não desceu e a banda já o tinha dado a entender pelos concertos que pude presentear (Indycat e Plano B).
Destaco a Spiral Dreams e a Darker Woods. As duas são um vício autêntico, não consigo parar de as ouvir. Nunca pensei que uma banda portuguesa iria conseguir agarrar-me tanto a ouvir os seus álbuns mas Oblique Rain produz grandes temas, espero que tenham sorte e consigam mostrar o seu trabalho não só em Portugal mas também no resto do Mundo.
Destaco a Spiral Dreams e a Darker Woods. As duas são um vício autêntico, não consigo parar de as ouvir. Nunca pensei que uma banda portuguesa iria conseguir agarrar-me tanto a ouvir os seus álbuns mas Oblique Rain produz grandes temas, espero que tenham sorte e consigam mostrar o seu trabalho não só em Portugal mas também no resto do Mundo.
I am praying for the raging flood...I am waiting for you to come...
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Esta semana, o October Dawn e os Oblique Rain estão em destaque no programa Alta Tensão da Antena 3, todos os dias entre a 1 e as 2 da manhã.
Se visitarem o site http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1068 já podem ouvir os programas do dia 1 e 2 de Dezembro.
Se visitarem o site http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1068 já podem ouvir os programas do dia 1 e 2 de Dezembro.
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
«October Dawn» é o segundo registo dos portuenses Oblique Rain, banda de progressive metal que lançou em 2007 o surpreendente «Isohyet». Este segundo registo representa uma agradável evolução na sonoridade do grupo, incrementando a parcela mais melódica que remete para uns Katatonia, Anathema ou Opeth. Não que estas bandas não se ouvissem em «Isohyet», mas porque em «October Dawn» são ainda mais audíveis. Esta opção, usada sempre com sensatez e fugindo ao descarado rip off, faz dos Oblique Rain um portento de sensibilidade melódica, ideal para ouvir nestes dias chuvosos, e que sublinha uma capacidade composicional sem paralelo em Portugal. Um dos grandes discos nacionais de 2009. 8/10
http://eventhorizon-space.blogspot.com/
http://eventhorizon-space.blogspot.com/
- wasted years
- Participante Inspirado(a)
- Mensagens: 64
- Registado: segunda nov 06, 2006 12:21 am
- Localização: Someplace else
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
OBLIQUE RAIN - October Dawn
Major Label Industries
Atmospheric Progressive Metal
9 songs (46:26)
Release year: 2009
Major Label Industries
With a name like that, it's hard not to immediately assume that Oblique Rain are Prog Metal, and the five-piece from Portugal, here on their second album, do indeed play Prog Metal, but of a peculiarly Gothic and gloom-drenched style. There's notable My Dying Bride and Katatonia influences there, although the band never really get down and Doomy, preferring to stick to the late Paradise Lost style of modern downtuned misery. And, give them their due, they do it damn well for a band that was only formed five years ago, honing their talent until their metier is sharp enough to cut into the wrists of any musically discerning yet stereotypically depressed teenager. Who needs razors when you have music? Yet, of course, it's rather unfair to the band to focus on the depressive aspects of their music when there's a lot to rejoice in. The musicianship is stellar, modern guitars thrash and churn with some great soloing, whilst Flávio Silva's clean vocals do a great job in pulling you from the mire. There are almost no growls whatsoever to be found here, headbanging sections of riffage generally doing a more than adequate job as replacements, yet it's the almost Dream Theater-esque instrumental sections on the likes of Soul Circles which really stop and make you reassess initial impressions of Oblique Rain as an average band.
They're not, far from it; the more you listen the more the subtleties emerge, and before you know it the likes of Absent Awry are as familiar as your favourite Katatonia album. Moments like the seven-minute Inanity are, overall, much more aggressive and Progressive than the Swedes generally manage to be, a touch of Opethian drama in the guitars giving the song that extra epic oomph before the glorious melodies bring you back down to earth. I've never been a huge Katatonia fan, admittedly, the gap between what is promised and what is delivered generally seeming too insurmountable to bother with the repeated listens apparently necessary to "get" it, but Oblique Rain do a far better job of mixing the depressive with the uplifting, and are interesting from the first listen! The moment when growls are finally used on Spiral Dreams feels like the release of a pent-up emotion that you never noticed before, and the moment only grows with intensity with repeated listens. Fine, so October Dawn isn't a perfect album, but it's one of the best releases of its nature this year, sure to appeal to disillusioned Katatonia fans along with the last Ghost Brigade, another superb release.
For a relatively unknown band to emerge with a great album is hardly new in the Metal world, but it's less often that this happens and people actually take notice, especially without the advertising weight of one of Metal's ruling zaibatsu-esque record labels behind it. I don't feel I'm doing Oblique Rain a disservice by predicting that, short of a massive grassroots campaign, they'll stay small and known only to a few connoisseurs that make sifting through the many underground gloombahs their personal hobby. Oblique Rain, alas, don't have a former bandmate who is now so famed that his word alone is enough to sell their album, but must follow the other 99% of Metal bands in simply being good enough for word-of-mouth recommendations. Admittedly, I received this as part of a promo pack so I can't take a stance as a fearless explorer of the underground here, but hopefully these words tumbling from my mouth are as good as any others; Oblique Rain are a great band. Go check them out.
Killing Songs : Soul Circles, Absent Awry, Inanity, Spiral Dreams, Darker Woods Zadok
85 / 100 Surprise of the month
http://www.metalreviews.com
Major Label Industries
Atmospheric Progressive Metal
9 songs (46:26)
Release year: 2009
Major Label Industries
With a name like that, it's hard not to immediately assume that Oblique Rain are Prog Metal, and the five-piece from Portugal, here on their second album, do indeed play Prog Metal, but of a peculiarly Gothic and gloom-drenched style. There's notable My Dying Bride and Katatonia influences there, although the band never really get down and Doomy, preferring to stick to the late Paradise Lost style of modern downtuned misery. And, give them their due, they do it damn well for a band that was only formed five years ago, honing their talent until their metier is sharp enough to cut into the wrists of any musically discerning yet stereotypically depressed teenager. Who needs razors when you have music? Yet, of course, it's rather unfair to the band to focus on the depressive aspects of their music when there's a lot to rejoice in. The musicianship is stellar, modern guitars thrash and churn with some great soloing, whilst Flávio Silva's clean vocals do a great job in pulling you from the mire. There are almost no growls whatsoever to be found here, headbanging sections of riffage generally doing a more than adequate job as replacements, yet it's the almost Dream Theater-esque instrumental sections on the likes of Soul Circles which really stop and make you reassess initial impressions of Oblique Rain as an average band.
They're not, far from it; the more you listen the more the subtleties emerge, and before you know it the likes of Absent Awry are as familiar as your favourite Katatonia album. Moments like the seven-minute Inanity are, overall, much more aggressive and Progressive than the Swedes generally manage to be, a touch of Opethian drama in the guitars giving the song that extra epic oomph before the glorious melodies bring you back down to earth. I've never been a huge Katatonia fan, admittedly, the gap between what is promised and what is delivered generally seeming too insurmountable to bother with the repeated listens apparently necessary to "get" it, but Oblique Rain do a far better job of mixing the depressive with the uplifting, and are interesting from the first listen! The moment when growls are finally used on Spiral Dreams feels like the release of a pent-up emotion that you never noticed before, and the moment only grows with intensity with repeated listens. Fine, so October Dawn isn't a perfect album, but it's one of the best releases of its nature this year, sure to appeal to disillusioned Katatonia fans along with the last Ghost Brigade, another superb release.
For a relatively unknown band to emerge with a great album is hardly new in the Metal world, but it's less often that this happens and people actually take notice, especially without the advertising weight of one of Metal's ruling zaibatsu-esque record labels behind it. I don't feel I'm doing Oblique Rain a disservice by predicting that, short of a massive grassroots campaign, they'll stay small and known only to a few connoisseurs that make sifting through the many underground gloombahs their personal hobby. Oblique Rain, alas, don't have a former bandmate who is now so famed that his word alone is enough to sell their album, but must follow the other 99% of Metal bands in simply being good enough for word-of-mouth recommendations. Admittedly, I received this as part of a promo pack so I can't take a stance as a fearless explorer of the underground here, but hopefully these words tumbling from my mouth are as good as any others; Oblique Rain are a great band. Go check them out.
Killing Songs : Soul Circles, Absent Awry, Inanity, Spiral Dreams, Darker Woods Zadok
85 / 100 Surprise of the month
http://www.metalreviews.com
"Born to be wild"
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Following on from 2007's impressive debut, October Dawn is the second release from Portuguese progressive metal band Oblique Rain. Using the same Katatonia blended with Opeth basis that was in evidence on that debut, once again Oblique Rain have put together a splendid collection of densely intricate, heavy and involving songs, that move and evolve as you listen to them without ever falling into the trap of being technical at the expense of the music itself.
With a three guitar attack, Oblique Rain have a massive, deep rich sound that is blisteringly heavy one moment and subtle and sparse the next and with a rhythm section of Guilherme Lapa on bass and drummer Daniel Cardoso who hold everything together with sublime ease, the three guitarists are allowed the freedom to weave their magic over a rock solid base. One of the guitarists is vocalist Flavio Silva and along with the guitar attack it his vocal delivery that really lifts Oblique Rain above the ever growing prog metal pack. His layered clean vocals during "Spiral Dreams" are a perfect example of how to pack a punch both with aggression and soothing soft voices and it's an ability that Silva illustrate time and again throughout October Dawn. The tight guitar attack of Cesar Teixeira and Andre Ribiero also really comes alive on "Spiral Dreams" with some of the best punching riffs I've heard all year being interspersed between slow building clean passages.
Closing track "Darker Woods" shows the softer side of the band with clean beautiful guitars perfectly complimenting Silva's magnificent vocal and some intricate subtle bass work. Think of the style of Opeth's Damnation album, but with a richer, denser sound and you'll be very close to what Oblique Rain are capable of. The album is also impressive sound wise and it's to the band's credit that they produced the songs themselves and had Cardoso, who has subsequently departed due to other commitments, mix them.
Progressive metal may not be something that Portugal is known for, but if October Dawn gets the attention that it deserves then Oblique Rain may be about to change that and if this sort of music appeals to you then miss this release at your peril.
Score: 4,5/5
Reviewer: Steven Reid
http://www.seaoftranquility.org
With a three guitar attack, Oblique Rain have a massive, deep rich sound that is blisteringly heavy one moment and subtle and sparse the next and with a rhythm section of Guilherme Lapa on bass and drummer Daniel Cardoso who hold everything together with sublime ease, the three guitarists are allowed the freedom to weave their magic over a rock solid base. One of the guitarists is vocalist Flavio Silva and along with the guitar attack it his vocal delivery that really lifts Oblique Rain above the ever growing prog metal pack. His layered clean vocals during "Spiral Dreams" are a perfect example of how to pack a punch both with aggression and soothing soft voices and it's an ability that Silva illustrate time and again throughout October Dawn. The tight guitar attack of Cesar Teixeira and Andre Ribiero also really comes alive on "Spiral Dreams" with some of the best punching riffs I've heard all year being interspersed between slow building clean passages.
Closing track "Darker Woods" shows the softer side of the band with clean beautiful guitars perfectly complimenting Silva's magnificent vocal and some intricate subtle bass work. Think of the style of Opeth's Damnation album, but with a richer, denser sound and you'll be very close to what Oblique Rain are capable of. The album is also impressive sound wise and it's to the band's credit that they produced the songs themselves and had Cardoso, who has subsequently departed due to other commitments, mix them.
Progressive metal may not be something that Portugal is known for, but if October Dawn gets the attention that it deserves then Oblique Rain may be about to change that and if this sort of music appeals to you then miss this release at your peril.
Score: 4,5/5
Reviewer: Steven Reid
http://www.seaoftranquility.org
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
By LOUD!
«2009 ainda reservava algumas edições nacionais de grande nível e «October Dawn» está, certamente, nesse lote. Se o primeiro trabalho dos Oblique Rain impressionou pela abordagem multidimensional que o grupo fez de pressupostos atmosféricos e progressivos, «October Dawn» está uns bons graus acima no barómetro da criatividade e proficiência para atingir esses fins. A magnética intro de «Soaring Alone» deixa, desde logo, antever que qualquer coisa de electrizante está para se passar nestes 46 minutos e, chegados às serenidades finais de «Darker Woods», fica confirmado que estivemos ligados à corrente. Acordados num sonho vívido. Os dois anos que passaram desde «Isohyet» deram uma maturidade acrescida aos Oblique Rain que se afere bem em temas como «Out There» e «Reminiscence», esta com solo de belo efeito, cortesia do co-produtor Pedro Mendes. A outra participação extra-banda neste trabalho cabe a Nuno Rodrigues, o vocalista dos W.A.K.O, que empresta a «Spiral Dreams» uma cólera providencial para fazer o contraponto com a subtileza etérea que o grupo tão bem sabe emanar. Nesse capítulo, «Dawn» é uma peça acústica de notável candura. Com uma das melhores produções obtidas nos estúdios UltraSound, «October Dawn» é também um álbum de superiores sonoridades, graças a mais um trabalho sem mácula de Daniel Cardoso que se estende à bateria. No entanto, o músico/produtor dá agora lugar a Marcelo Aires que acompanhará os Oblique Rain em palco. Excelentes tonalidades de (três) guitarras , um baixo audível e registos de Flávio Silva que vão do confiante contemplativo ao Chris Cornell enraivecido («Soul Circles») fazem deste um álbum com potencial internacional, onde a incontornabilidade Opeth está muito mais diluída. [8.3] N.S.
«2009 ainda reservava algumas edições nacionais de grande nível e «October Dawn» está, certamente, nesse lote. Se o primeiro trabalho dos Oblique Rain impressionou pela abordagem multidimensional que o grupo fez de pressupostos atmosféricos e progressivos, «October Dawn» está uns bons graus acima no barómetro da criatividade e proficiência para atingir esses fins. A magnética intro de «Soaring Alone» deixa, desde logo, antever que qualquer coisa de electrizante está para se passar nestes 46 minutos e, chegados às serenidades finais de «Darker Woods», fica confirmado que estivemos ligados à corrente. Acordados num sonho vívido. Os dois anos que passaram desde «Isohyet» deram uma maturidade acrescida aos Oblique Rain que se afere bem em temas como «Out There» e «Reminiscence», esta com solo de belo efeito, cortesia do co-produtor Pedro Mendes. A outra participação extra-banda neste trabalho cabe a Nuno Rodrigues, o vocalista dos W.A.K.O, que empresta a «Spiral Dreams» uma cólera providencial para fazer o contraponto com a subtileza etérea que o grupo tão bem sabe emanar. Nesse capítulo, «Dawn» é uma peça acústica de notável candura. Com uma das melhores produções obtidas nos estúdios UltraSound, «October Dawn» é também um álbum de superiores sonoridades, graças a mais um trabalho sem mácula de Daniel Cardoso que se estende à bateria. No entanto, o músico/produtor dá agora lugar a Marcelo Aires que acompanhará os Oblique Rain em palco. Excelentes tonalidades de (três) guitarras , um baixo audível e registos de Flávio Silva que vão do confiante contemplativo ao Chris Cornell enraivecido («Soul Circles») fazem deste um álbum com potencial internacional, onde a incontornabilidade Opeth está muito mais diluída. [8.3] N.S.
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
This is a record that needs some time to grow, but then it can easily go hand in hand with the works of Dark Suns or Novembre. The music is a bit evocative of those bands, but most obvious is Katatonia’s influence. Except for world-famous outfit Moonspell, Portuguese bands mainly operate in the underground scene. Sometimes it isn’t a matter of quality, that’s what Oblique Rain learns us. This band started in 2004 and they took the time to mature during their first years of existence. In 2007 they released their debut ‘Isohyet’, after that they worked on this sophomore album ‘October Dawn’, now released by Major Label Industries.
The Portuguese metal community is not that big, since I notice a familiar name. ‘October Dawn’ was recorded with Daniel Cardoso as drummer. Logically recordings took place in his UltraSound Studios. This guy also cooperated a lot to the Vertigo Steps album that I loved so much about a year ago. His studio seems to be pretty popular and famous in Portugal. Due to this busy studio works, he could not go on with Oblique Rain - now that they want to play live shows - and in the meantime he is replaced by Marcelo Aires. I want to emphasize that the production is top notch quality as well as Daniel’s drum skills.
The album begins with a spatial, atmospheric intro, where after ‘Out There’ eructates. This is pithy harsh metal with dynamic riffing and mellow, contemplative vocals. They evolve towards a climax with a fast and furious guitar solo in between them heavy riffs. ‘Soul Circles’, again dowsed with distorted guitars, shows a bit double vocal lines as well. Especially those vocals add a soaring zest to it. The semi-ballad ‘Absent Awry’ includes a marvellous prog-like guitar solo. I notice any Riverside and Porcupine Tree influences. ‘October Dawn’ is an album that made me spontaneously follow the lyrics. Melancholy and lost love are the main themes, but it makes ‘October Dawn’ much more accessible with the next spin. Jonas Renkse of Katatonia has had a huge influence on the vocal parts of guitarist Flavio Silva. That becomes very clear during the seven minutes long ‘Reminiscence’, a favourite track of mine which includes a beautiful guitar solo of guest musician Pedro Mendes. For some people vocals might be too snowed under by the heaviness of riffs and pounding drums (think of Dream Theater at full force in ‘Inanity’), but in ‘Spiral Dreams’ they add glorious momentum by inserting a few sturdy grunts of guest vocalist Nuno Rodrigues. Stunning! ‘Dawn’ is an introspective acoustic intermezzo (magnificent guitar sound!) and the last track ‘Darker Woods’ gives us another opportunity to wander through melancholic reveries in the vein of Anathema and Katatonia. Highly recommended for all fans of gloomy, yet dynamic metal!
Rating 90/100
http://www.lordsofmetal.nl
The Portuguese metal community is not that big, since I notice a familiar name. ‘October Dawn’ was recorded with Daniel Cardoso as drummer. Logically recordings took place in his UltraSound Studios. This guy also cooperated a lot to the Vertigo Steps album that I loved so much about a year ago. His studio seems to be pretty popular and famous in Portugal. Due to this busy studio works, he could not go on with Oblique Rain - now that they want to play live shows - and in the meantime he is replaced by Marcelo Aires. I want to emphasize that the production is top notch quality as well as Daniel’s drum skills.
The album begins with a spatial, atmospheric intro, where after ‘Out There’ eructates. This is pithy harsh metal with dynamic riffing and mellow, contemplative vocals. They evolve towards a climax with a fast and furious guitar solo in between them heavy riffs. ‘Soul Circles’, again dowsed with distorted guitars, shows a bit double vocal lines as well. Especially those vocals add a soaring zest to it. The semi-ballad ‘Absent Awry’ includes a marvellous prog-like guitar solo. I notice any Riverside and Porcupine Tree influences. ‘October Dawn’ is an album that made me spontaneously follow the lyrics. Melancholy and lost love are the main themes, but it makes ‘October Dawn’ much more accessible with the next spin. Jonas Renkse of Katatonia has had a huge influence on the vocal parts of guitarist Flavio Silva. That becomes very clear during the seven minutes long ‘Reminiscence’, a favourite track of mine which includes a beautiful guitar solo of guest musician Pedro Mendes. For some people vocals might be too snowed under by the heaviness of riffs and pounding drums (think of Dream Theater at full force in ‘Inanity’), but in ‘Spiral Dreams’ they add glorious momentum by inserting a few sturdy grunts of guest vocalist Nuno Rodrigues. Stunning! ‘Dawn’ is an introspective acoustic intermezzo (magnificent guitar sound!) and the last track ‘Darker Woods’ gives us another opportunity to wander through melancholic reveries in the vein of Anathema and Katatonia. Highly recommended for all fans of gloomy, yet dynamic metal!
Rating 90/100
http://www.lordsofmetal.nl
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Ora bem, só agora é q meti as "unhas" neste album.
Confesso q só ouvi falar da banda devido ao baterista ser um velho conhecido meu da academia de música de espinho, logo, n vou comparar com o anterior.
tenho a dizer q adorei o ambiente... a voz... as guitarras... as nítidas influencias de Katatonia e Opeth...
desde já os meus parabens, continuem assim malta.
agora só me falta mesmo ver-vos ao vivo
Confesso q só ouvi falar da banda devido ao baterista ser um velho conhecido meu da academia de música de espinho, logo, n vou comparar com o anterior.
tenho a dizer q adorei o ambiente... a voz... as guitarras... as nítidas influencias de Katatonia e Opeth...
desde já os meus parabens, continuem assim malta.
agora só me falta mesmo ver-vos ao vivo

Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Vou vê-los brevemente aqui mesmo no café que frequento diariamente
que noite agradável será.
Já agora.. O álbum está bastante bom.

Já agora.. O álbum está bastante bom.
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
E agora em Italiano
Il 2009 appena trascorso ha relegato verso la propria fine un colpo di coda a dir poco straordinario per tutti gli amanti del metal di caratura elevata e più in generale per tutti gli amanti della buona musica.
Sto parlando di “October Dawn” secondo studio album dei portoghesi Oblique Rain, un suadente viaggio progressive metal nei meandri di un animo autunnale e melanconico, un animo pregno di riflessività e di classe compositiva ed esecutiva.
Ma procediamo con ordine, partendo dal qualificare con cura la proposta sonora della band. Il progressive dei portoghesi non deve far pensare ai classici stilemi portati avanti da Dream Theater né a quelli, dal piglio power e pomposo di Simphony X, quanto ad un ibrido che plasma in una dialettica compositiva di livello superiore, l’animo oscuro dei Katatonia e l’estetica di Opeth e Porcupine Tree.
L’album consta di nove tracce che sono vera e propria poesia, in un rincorrersi di metriche disegnate da quella circolarità di riffing, di cui i Tool sono espressione massima, carezzevoli introspezioni melodiche dal mood contemplativo ed estatico, ritmiche che sono apoteosi di controtempi e di precisione. Su tutto le vocals di Flávio Silva dalle tonalità calde ed ipnotiche, vere espressioni di stati di interiorità, simili per trasporto a ciò che Warrel Dane dei Nevermore riuscì a fare in un lavoro come “Dreaming Neon Black”.
L’album ripercorre quello che può essere definito “cambio interiore”, un cambio che è un passare, uno scorre di stati d’animo che trovano metaforicamente forma in un alba (intesa come rinascita) autunnale, che è insieme privazione ed autentica manifestazione del nuovo. Si va dalle notturne “Out There” e “Soul Circles” alle situazioni kafkiane di “Absent Awry”, “Reminiscence” e “Inanity”, brani che non fanno altro che preparare il terreno al capolavoro “Spiral Dreams”, brano ove vengono in primo piano echi death metal, veri e propri testimoni delle difficoltà che “il cambiamento” (essenza del disco) porta con sé. E si giunge così alla liberazione della soffusa “Dawn”, piccola parentesi acustica, prima della crepuscolare e conclusiva “Darker Woods”, celebrazione della notte e di una nuova attesa plasmata da una continuità di note e melodie fatte di pura bellezza.
Un lavoro dotato di un trasporto emotivo di livello assoluto. Profondamente affascinante ed oscuro. Una gemma.
Valutazione: 9/10
http://www.heavyimpact.net/

Il 2009 appena trascorso ha relegato verso la propria fine un colpo di coda a dir poco straordinario per tutti gli amanti del metal di caratura elevata e più in generale per tutti gli amanti della buona musica.
Sto parlando di “October Dawn” secondo studio album dei portoghesi Oblique Rain, un suadente viaggio progressive metal nei meandri di un animo autunnale e melanconico, un animo pregno di riflessività e di classe compositiva ed esecutiva.
Ma procediamo con ordine, partendo dal qualificare con cura la proposta sonora della band. Il progressive dei portoghesi non deve far pensare ai classici stilemi portati avanti da Dream Theater né a quelli, dal piglio power e pomposo di Simphony X, quanto ad un ibrido che plasma in una dialettica compositiva di livello superiore, l’animo oscuro dei Katatonia e l’estetica di Opeth e Porcupine Tree.
L’album consta di nove tracce che sono vera e propria poesia, in un rincorrersi di metriche disegnate da quella circolarità di riffing, di cui i Tool sono espressione massima, carezzevoli introspezioni melodiche dal mood contemplativo ed estatico, ritmiche che sono apoteosi di controtempi e di precisione. Su tutto le vocals di Flávio Silva dalle tonalità calde ed ipnotiche, vere espressioni di stati di interiorità, simili per trasporto a ciò che Warrel Dane dei Nevermore riuscì a fare in un lavoro come “Dreaming Neon Black”.
L’album ripercorre quello che può essere definito “cambio interiore”, un cambio che è un passare, uno scorre di stati d’animo che trovano metaforicamente forma in un alba (intesa come rinascita) autunnale, che è insieme privazione ed autentica manifestazione del nuovo. Si va dalle notturne “Out There” e “Soul Circles” alle situazioni kafkiane di “Absent Awry”, “Reminiscence” e “Inanity”, brani che non fanno altro che preparare il terreno al capolavoro “Spiral Dreams”, brano ove vengono in primo piano echi death metal, veri e propri testimoni delle difficoltà che “il cambiamento” (essenza del disco) porta con sé. E si giunge così alla liberazione della soffusa “Dawn”, piccola parentesi acustica, prima della crepuscolare e conclusiva “Darker Woods”, celebrazione della notte e di una nuova attesa plasmata da una continuità di note e melodie fatte di pura bellezza.
Un lavoro dotato di un trasporto emotivo di livello assoluto. Profondamente affascinante ed oscuro. Una gemma.
Valutazione: 9/10
http://www.heavyimpact.net/
- Oblique
- Metálico(a)
- Mensagens: 153
- Registado: quinta fev 17, 2005 12:48 pm
- Localização: Mellares
- Contacto:
Re: Oblique Rain - "October Dawn" (2009)
Quando há mais do que um simples jeito para se tocar e compor, não há forma de nos equivocarmos em relação à qualidade de um trabalho. Salta-nos tudo à cara. Quase nos apetece usar a célebre frase publicitária: “o algodão não engana”, com a diferença de que aqui a pureza tem trejeitos sombrios e crepusculares. Este segundo álbum vem simplesmente comprovar o que quase ninguém tinha dúvidas: os Oblique Rain são uma das mais excitantes e promissoras bandas do actual panorama alternativo nacional.
Para os que ainda os desconhecem, para além de correrem um sério risco de ficarem “out”, estão certamente a perder uma deliciosa e viciante viagem progressiva com origens na genialidade de bandas como Katatonia, Porcupine Tree e Opeth, estando salvaguardado um exercício muito honesto de criação e não uma reles reciclagem de influências. Neste regresso a banda apresenta-se mais melancólica, até como propõe o próprio título do disco. Porém, mantêm uma “luz” encantadora e tranquilizante. Não há depressão.
Estruturalmente, “October Dawn” é muito equilibrado. Todos os temas têm momentos que os tornam memoráveis, isso graças a uma grande inteligência e perspicácia na altura de escrever estes nove temas. A humildade também pode ser um factor que nos seduz neste trabalho, sendo que havendo aqui excelentes executantes não há exageros técnicos, mesmo sem deixarem de dar um ar da sua graça. Tudo gira, sobretudo, em volta do ambiente e da melodia, alguns rasgos de peso bastante densos, e uma filosofia de composição onde tudo se desenrola no tempo certo e nas medidas exactas. As harmonias vocais aqui apresentadas são igualmente hipnotizantes e não faltarão também os leads de guitarra a colarem-se aos nossos ouvidos.
Já havia sido dito, mas fazemos questão de sublinhar: “October Dawn” é, facilmente, um dos melhores discos alguma vez editados em Portugal. [9/10] N.C.
http://soundzone.blogspot.com
Para os que ainda os desconhecem, para além de correrem um sério risco de ficarem “out”, estão certamente a perder uma deliciosa e viciante viagem progressiva com origens na genialidade de bandas como Katatonia, Porcupine Tree e Opeth, estando salvaguardado um exercício muito honesto de criação e não uma reles reciclagem de influências. Neste regresso a banda apresenta-se mais melancólica, até como propõe o próprio título do disco. Porém, mantêm uma “luz” encantadora e tranquilizante. Não há depressão.
Estruturalmente, “October Dawn” é muito equilibrado. Todos os temas têm momentos que os tornam memoráveis, isso graças a uma grande inteligência e perspicácia na altura de escrever estes nove temas. A humildade também pode ser um factor que nos seduz neste trabalho, sendo que havendo aqui excelentes executantes não há exageros técnicos, mesmo sem deixarem de dar um ar da sua graça. Tudo gira, sobretudo, em volta do ambiente e da melodia, alguns rasgos de peso bastante densos, e uma filosofia de composição onde tudo se desenrola no tempo certo e nas medidas exactas. As harmonias vocais aqui apresentadas são igualmente hipnotizantes e não faltarão também os leads de guitarra a colarem-se aos nossos ouvidos.
Já havia sido dito, mas fazemos questão de sublinhar: “October Dawn” é, facilmente, um dos melhores discos alguma vez editados em Portugal. [9/10] N.C.
http://soundzone.blogspot.com
Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante