O Metal e as Massas

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta dez 28, 2007 2:45 pm

Acho engraçado a ideia generalizada de que quando uma banda lança um álbum por uma editora maior, esse mesmo álbum é logo visto como mais fraco. Por cá não sei, mas li em muito lado criticas ao último dos Opeth, Porcupine, D.T, Mastodon,etc. . . Basta a banda dar um passo maior que os criticos apontam logo o dedo. Não sei se o que falo foge muito ao tópico mas se fugir, peço desculpa.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta dez 28, 2007 3:05 pm

Pedro Lopes Escreveu:De qualquer forma, diz-me, por exemplo, em relação à Nuclear Blast, quais foram as bandas novas que eles lançaram este ano?

Não sei responder-te assim de repente, porque também não sigo assim tão de perto as actividades da editora; de qualquer modo, escolheste um exemplo algo infeliz, já que a Nuclear Blast tem por norma apostar em bandas com provas já dadas em editoras mais pequenas, raramente apostando em novos valores logo à partida. E até falo por experiência própria, já que estive numa banda que lançou dois álbuns por outra editora antes de assinar com a Nuclear Blast.

De qualquer modo, tudo isso é irrelevante, a menos que consigas mostrar-me uma correlação substanciada entre a aposta - ou falta dela - em novos artistas por parte da NB (ou qualquer outra), e o incumprimento de direitos de cópia por quem faz downloads.

Pedro Lopes Escreveu:o da diferença e isso é indiscutível.

A diferença é indiscutível? Porquê? Because you say so? :P

Pedro Lopes Escreveu:A ideia generalizada é que quando o Metal se torna massificado, deixa de ser considerado música ou como alguém disse antes, descaracteriza-se e a musica perde qualidade.

E exactamente por essa ideia que considero absurdamente inana ser generalizada é que faço por discuti-la o mais possível. Uma banda de Metal deixa de fazer algo a que possa chamar-se música só porque vende mais cópias a mais gente? Então ao que fazem chama-se o quê, batatas?

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta dez 28, 2007 3:47 pm

UnderØath Escreveu:eu sobre isto , so tenho 1 coisa a dizer :

Fuck The Labels, Fuck The Masses, Fuck The Scenes, Fuck you!

para mim é igual que 10 milhoes ou 2 pessoas ouçam a musica que eu gosto! a unica vantagem que vejo na massificação são os gigs, de resto caguei e andei, até podiam usar uma song de black dhalia murder para o generico do programa da fatima lopes que nao me fazia diferença nenhuma!

Podem fechar o tópico.

Quanto à tal descaracterização do metal, seja lá o que isso for, também estou-me a borrifar. Com a diversidade em que este género se encontra, questiono muito se ainda se pode falar numa típica "atitude metal".

Além de também achar que se dá uma desmesurada importância ao estatuto do "underground", como se fosse uma questão de vida ou morte sermos um nicho diminuto e elitista como o objectivo de nos diferenciarmos forçosamente dos "comuns mortais".

Nunca usei tantas aspas num post.
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta dez 28, 2007 3:53 pm

É uma simples relação de simbiose. Pessoalmente acho que qualquer banda deveria passar por esse "estado", mas também acho que as boas deveriam conseguir bons contratos. Para mim, uma banda que se venda realmente ao lado comercial, é uma banda que assina por uma major ficando obrigada a aturar as ordens deles ao ponto de perderem a identidade e a plastificarem o som.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Heretic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta dez 26, 2007 12:49 pm

Mensagempor Heretic » sexta dez 28, 2007 5:01 pm

... O metal como já foi dito aqui deve permanecer underground, é o que nos difere, é o que nos torna diferente, o facto de o metal ser uma minoria em relação a outros estilos faz com que haja este estilo de vida, é um dos poucos estilos que cria camaradagem.. vejo os concertos de metal e noto que se um tipo cai no mosh todos param para o ajudar, e já vi pessoal a unir-se, pessoas que não se conhecem de lado nenhum por causa de ouvirem metal e a rirem-se, conviver e se for preciso unirem-se como já vi no bairro alto gajos que não se conheciam de lado nenhum para defender um amigo do outro por causa que estava a ser incomodado por um gang de chungas, acho que se toda a gente ouvisse metal eu ficaria triste, por toda a gente ter gostos e forma de vestir parecidas, eu gosto que o Metal seja underground, é só veres a coisa por este prisma , aquando de o metal ter-se tornado um pouco mais famoso cá em Portugal , a quantidade de Poser's aumentou como tudo... O Metal é bom se ficar neste estado underground, em que possas ter uma forma de diferenciar-te dos outros pelo teu gosto e cultura...

offtopic:Acho na minha opinião que tem de ver as coisas desta maneira... Não se esqueçam que os Moonspell levaram uns 15 anos para ter ( e sei que já me vão crucificar pelas minhas palavras) fama em Portugal pelo menos, na Alemanha acho que é outro caso, assim como o resto das bandas... são precisos anos e anos para uma banda ser famosa outras vezes nem isso.
"These chastity vows of yours. How strict are they? Suppose you only put it in her mouth? "

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » sexta dez 28, 2007 5:21 pm

Na minha opinião, o metal tem a capacidade de ter as duas vertentes. Não me chateia mesmo nada que os Dimmu ou os Moonspell entrem nos tops. Nunca o metal vai perder a sua vertente underground por isso. Os Napalm nunca vão ter uma musica num anuncio da Sony e os Maiden nunca vão actuar em barroselas.. O metal ja esta globalizado quer se queira quer não, caso contrário não tinhamos concertos de metal no rock in rio ou coisa do genero.
Coisas que me mete um pouco de confusão são, e vou dar apenas um exemplo, casos como os metallica que em 92 foram um motivo de orgulho nacional para as hostes metaleiras por terem enchido Alvalade e hoje só se admite que façam o mesmo porque são uns vendidos e foderam a cena toda.

Quando estive na Suécia reparei que o metal por la esta inserido nas coisas do dia a dia, desde lojas normais com metal nas play list, as pausas no jogos de hokey em gelo com hard rock e metal pesado a passar, etc etc.

Acho que a vantagem do metal esta no facto de ter essas duas vertentes, prevalecer o espirito do submundo e ter chegado as nossas casas atraves dos media e afins..
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta dez 28, 2007 5:22 pm

Heretic Escreveu:a quantidade de Poser's aumentou como tudo...

e o que é o poser?

o facto do metal chegar a um numero muito maior de pessoas significa que seja...comercial/mainstream or what?

na minha opiniao nao...tens o caso de maiden...pessoalmente nao gosto, mas gostos a parte, eles ainda sao heavy-metal...e sao um produto de massas (?) ja que nos concertos de IM nao ves so 1000 pessoas...

isto é ciclico...repara no revivalismo do thrash?
podemos olhar para isto como...fases, sort of...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

metallady
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm

Mensagempor metallady » sexta dez 28, 2007 5:35 pm

Devia continuar a ser uma minoria!

Heretic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta dez 26, 2007 12:49 pm

Mensagempor Heretic » sexta dez 28, 2007 5:38 pm

e o que é o poser?

Um poser, é o tipo de pessoa que não é verdadeira consigo mesmo, que ouve bandas porque todos os outros as ouvem mesmo que não goste delas, que diz-se fã de uma banda quando só ouviu uma só música as vezes nem isso, daquelas pessoas que estão e pego no exemplo do Metal, que ouvem Metal porque acham que as torna rebelde e dai a 3,4 ou 5 anos deixam de o ouvir e dizem que é uma treta, ou então aqueles poser's que viram-se para o Metal e o Goth porque na escola todos gozam com eles, e eles procuram um circulo mais restrito de pessoal que não ira gozar com eles ou que pensam que arranjam gajas, ou ás vezes sai-lhes o tiro pela culatra e ainda são mais gozados... A minha opinião

off : Por mim podem ouvir Evanescene e Slipknot etc... bandas que muito pessoal aqui considera Pseudo, e não digam que não que é verdade :wink: , desde que as ouçam por prazer e não porque todos os outros as ouvem, cada um ouve o que quer e só tenho de respeitar embora não goste das bandas, não me venham é com merdas de figuras triste e venham falar de cenas de que não sabem, que não tenham conhecimento e armem-se em superiores ou pensem que por terem roupas melhores ou andarem assim sabem mais que um gajo que já ouve Metal há uma porrada de anos.( não é o meu caso porque só comecei a ouvir Metal verdadeiramente há uns 4 anos, ouvia quando era puto nos meus 6 anos os discos do meu pai.)
"These chastity vows of yours. How strict are they? Suppose you only put it in her mouth? "

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta dez 28, 2007 5:43 pm

Heretic Escreveu:
e o que é o poser?

Um poser...

eu estava a ser ironico...geez :roll:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

metallady
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm

Mensagempor metallady » sexta dez 28, 2007 5:44 pm

Pronto, já fiquei a saber o que era um poser!

Obrigada!

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » sexta dez 28, 2007 5:45 pm

Heretic Escreveu:... O metal como já foi dito aqui deve permanecer underground, é o que nos difere, é o que nos torna diferente, o facto de o metal ser uma minoria em relação a outros estilos faz com que haja este estilo de vida, é um dos poucos estilos que cria camaradagem.. vejo os concertos de metal e noto que se um tipo cai no mosh todos param para o ajudar, e já vi pessoal a unir-se, pessoas que não se conhecem de lado nenhum por causa de ouvirem metal e a rirem-se, conviver e se for preciso unirem-se como já vi no bairro alto gajos que não se conheciam de lado nenhum para defender um amigo do outro por causa que estava a ser incomodado por um gang de chungas, acho que se toda a gente ouvisse metal eu ficaria triste, por toda a gente ter gostos e forma de vestir parecidas, eu gosto que o Metal seja underground, é só veres a coisa por este prisma , aquando de o metal ter-se tornado um pouco mais famoso cá em Portugal , a quantidade de Poser's aumentou como tudo... O Metal é bom se ficar neste estado underground, em que possas ter uma forma de diferenciar-te dos outros pelo teu gosto e cultura...

Subscrevo...

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sexta dez 28, 2007 6:20 pm

O meu argumento é o mesmo de sempre.

A música é uma forma de arte. O artista deveria ansiar a viver da venda da sua arte.

Logo...
Mas livrai-nos do Malamén

Ima
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Mensagempor Ima » sexta dez 28, 2007 6:24 pm

cacildo Escreveu:Na minha opinião, o metal tem a capacidade de ter as duas vertentes. Não me chateia mesmo nada que os Dimmu ou os Moonspell entrem nos tops. Nunca o metal vai perder a sua vertente underground por isso. Os Napalm nunca vão ter uma musica num anuncio da Sony e os Maiden nunca vão actuar em barroselas.. O metal ja esta globalizado quer se queira quer não, caso contrário não tinhamos concertos de metal no rock in rio ou coisa do genero.
Coisas que me mete um pouco de confusão são, e vou dar apenas um exemplo, casos como os metallica que em 92 foram um motivo de orgulho nacional para as hostes metaleiras por terem enchido Alvalade e hoje só se admite que façam o mesmo porque são uns vendidos e foderam a cena toda.

Quando estive na Suécia reparei que o metal por la esta inserido nas coisas do dia a dia, desde lojas normais com metal nas play list, as pausas no jogos de hokey em gelo com hard rock e metal pesado a passar, etc etc.

Acho que a vantagem do metal esta no facto de ter essas duas vertentes, prevalecer o espirito do submundo e ter chegado as nossas casas atraves dos media e afins..

nem mais!

Mitwelt
Participante Inspirado(a)
Registado: sábado jun 23, 2007 11:58 am

Mensagempor Mitwelt » sexta dez 28, 2007 9:21 pm

KonigLowe Escreveu:O meu argumento é o mesmo de sempre.

A música é uma forma de arte. O artista deveria ansiar a viver da venda da sua arte.

Logo...

Logo... precisa de vender... e para vender precisa de projecção, precisa de condições de som e luz em cada concerto, precisa de publicidade aos concertos nas rádios e na tv, precisa de uma boa distribuição dos álbuns, etc, etc, etc...

É incrível como esta discussão se tornou parecida com as letras do hip-hop... todos os que chegam ao disco de prata deixam de fazer parte do movimento hip hop... aqui é quase o mesmo: para se fazer parte do movimento "Metal", para além de ser preciso ter uma grande qualidade na música que se faz, precisa-se de outra coisa: SER POBRE!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes