O Metal e as Massas

FUZZ
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm

Mensagempor FUZZ » sexta dez 28, 2007 12:55 am

Malleus Escreveu:
FUZZ Escreveu:
It's a substract of society, and the fact that the outside world doesn't understand it is FANTASTIC!

Lembro-me desta frase de algum lado, não é de um gajo de óculos no documentário Headbangers Journey???

Exactamente

Mais precisamente chama-se Malcom Dome, :wink:

Acho que é uma conclusao bem conseguida.

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » sexta dez 28, 2007 12:57 am

night-witch Escreveu:
morbidcorpse Escreveu:
Soul_of_Darkness Escreveu:
Shore Escreveu:
Soul_of_Darkness Escreveu:Os Moonspell chegaram a pouco tempo ao primeiro lugar do top de vendas nacional e alguma coisa mudou??

Sim!

O quê, por exemplo??

o convite pro Wacken...?

Não me parece que tenha sido o top de vendas nacional que tenha levado os Moonspell ao Wacken :roll:

Não era essa a ideia da pergunta dele. O que estás a dizer é que a "vitória" dos Moonspell chamaram a atenção do Wacken, que já de si faz parte deste mundo.

Ele pergunta se mudou algo lá para "fora", para Portugal no geral.

morbidcorpse
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 31, 2006 4:24 pm

Mensagempor morbidcorpse » sexta dez 28, 2007 1:03 am

" O que estás a dizer é que a "vitória" dos Moonspell chamaram a atenção do Wacken, que já de si faz parte deste mundo. "

Pois. Era isso que estava a tentar dizer...
The seed of ignorance is born thou shalt not think, thou shalt conform
http://www.myspace.com/slowlywe_rot

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » sexta dez 28, 2007 1:05 am

morbidcorpse Escreveu:" O que estás a dizer é que a "vitória" dos Moonspell chamaram a atenção do Wacken, que já de si faz parte deste mundo. "

Pois. Era isso que estava a tentar dizer...

Mas isso não é objectivo do tópico. Até poderiamos ter 50% de bandas portuguesas no Wacken, isso não significa que o metal fosse dado às massas, significava sim que o metal portugues era bem visto lá fora.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 28, 2007 1:09 am

Shore, eis um tema muito interessante!

A massificação do Metal ou o "Mainstream" é algo que se tem verificado ao longo dos últimos anos. Isso é indiscutível! Para isso contribuiu muito a diversificação dos estilos e sub-estilos que, a par das cada vez melhores condições de produção, levaram a que muitas Bandas assumissem uma posição de destaque nos meios mais comerciais.

Durante os últimos anos o filão do Metal levou inclusive uma banda como os Cradle of Filth a assinar contrato com a Sony.

No entanto, esta massificação levou igualmente ao lançamento de muitas bandas cuja sonoridade acaba por não ser muito distinta ou inovadora.

Eu chamo-lhe a musica "chiclete". Se o que está a dar é o Nu-Metal então vamos lá lançar 30 ou 40 bandas novas de Nu-Metal. Quantas sobrevivem? Infelizmente muito poucas.

De qualquer forma, no último ano, tenho assistido a outro fenómeno.

Afectados claramente pelo download ilegal, as editoras apostam naquilo que lhes é mais garantido enquanto sucesso de vendas e chamam a reunir bandas que entretanto tinham terminado deixando saudades numa vasta legião de fãs: Carcass, At The Gates, Regresso do Matt aos Iced Earth; Obituary; Forbidden; etc; etc. Até os Led Zeppelin se juntaram num concerto que todos desejam se torne numa digressão.

Existe portanto aqui um problema com que a indústria tem de lidar e para a qual recomendo por exemplo a leitura no Blitz da entrevista do Rick Rubin recentemente convidado para vice-presidente da Columbia Records.

Indo mais ao tema, eu, pessoalmente, sinto sempre algum orgulho quando ouço um tema dos Metallica/Apocalyptica ganhar um festival europeu de dança e ri-me à gargalhada torcendo para que os Lordi ganhassem o festival da Eurovisão.

No entanto, quem gosta de Metal, sente em si um sentimento de revolta perante a sociedade e o estado do mundo. No fundo, ouvimos Metal porque gostamos de chocar a sociedade, porque queremos chamar a atenção para os lugares comuns desta vida, para o cordeirismo com que as pessoas vivem o dia a dia. Ora, se a sociedade gostar da nossa música, já não estamos a ser diferentes e corremos o risco de entrar na carneirada.

E isso é que, santa paciência, não pode acontecer!

Não quer dizer que sejamos melhores que os comuns mortais, mas temos seguramente de ser diferentes e únicos entre as massas.

Solução: Procurar descobrir e ouvir aquilo que mais ninguém ouve.

night-witch
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo ago 26, 2007 3:27 pm

Mensagempor night-witch » sexta dez 28, 2007 1:13 am

The Einherjar Escreveu:
night-witch Escreveu:
morbidcorpse Escreveu:
Soul_of_Darkness Escreveu:
Shore Escreveu:
Soul_of_Darkness Escreveu:Os Moonspell chegaram a pouco tempo ao primeiro lugar do top de vendas nacional e alguma coisa mudou??

Sim!

O quê, por exemplo??

o convite pro Wacken...?

Não me parece que tenha sido o top de vendas nacional que tenha levado os Moonspell ao Wacken :roll:

Não era essa a ideia da pergunta dele. O que estás a dizer é que a "vitória" dos Moonspell chamaram a atenção do Wacken, que já de si faz parte deste mundo.

Ele pergunta se mudou algo lá para "fora", para Portugal no geral.

Eu percebi.. só estava a enquadrar o resto da conversa :P
"the dreamer is never alone.. always trying to catch the moon"

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » sexta dez 28, 2007 1:17 am

O METAL E AS MASSAS:

Imagem

---

Agora a sério:

Embora ache que o metal esteja muito mais em voga do que há 15 anos atrás, vai sempre existir uma veia underground.

Mas não deixa de ser uma questão polémica, vão existir sempre os "vendidos", e os patinhos feios da música pesada, mallcores, emo, blah blah blah que venha a seguir. E com a popularização do estilo, mais e mais música comercial surgirá.

Contudo, uma popularização do estilo também implica mais concertos. Nem que sejam coisas como Nevermore a abrir para Disturbed, casos desses há aos montes.

Com a chegada da internet, e principalmente de comunidades como o MySpace, tem sido também mais fácil de promover, e / ou de passar a palavra. Na minha faculdade, acredito que exista muita gente a ouvir metal, não necessariamente de uma forma "dedicada à causa", pois muitos deles nem devem ir a concertos, talvez os mais mainstream. Mas pronto, já é um passo. Logo se verá o que o futuro nos reserva.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sexta dez 28, 2007 3:10 am

Sinceramente, eu gostava que houvessem mais artigos na imprensa dita generalista que focassem bandas de metal. Também gostava de ouvir bandas de metal nas grandes rádios nacionais, no âmbito da programação normal. Gostava que as TVs prestassem mais atenção (no bom sentido) ao metal, nomeadamente quanto à cobertura de concertos.
Mas por outro lado, e sendo realista, eu acho que a massificação podia trazer consequências negativas. Digo isto porque os exemplos de bandas que estão ligadas ao metal e que conseguem alcançar o mainstream não são os melhores. Normalmente, chegar ao mainstream significa sacrificar a qualidade (salvo, claro, honrosas excepções).

Pedro Lopes Escreveu:Afectados claramente pelo download ilegal, as editoras apostam naquilo que lhes é mais garantido enquanto sucesso de vendas

Caro Pedro vou pegar nessa parte do teu post para tentar dar um exemplo.
Quando os Evanescence se tornaram um fenómeno de vendas, parece que as grandes editoras tomaram consciência de que tinham nesse nicho de mercado um filão a explorar. Então começaram a investir mais em certas sonoridades que se pudessem enquadrar sob o rótulo de metal mas "apresentáveis" e "audíveis" pelo grande público. No entanto, essas editoras major arriscaram mas o seu risco de investimento foi muito acautelado. Elas foram precisamente buscar bandas já com experiência e rodagem e com uma fã base segura. Parece que foi o que sucedeu com Within Temptation e Nightwish. Os Lacuna Coil também souberam agarrar bem a oportunidade que lhes foi dada.
Resultado 1: essas bandas conseguiram uma maior projecção no mercado mundial, penetraram no mainstream, têm boa produção e uma excelente máquina promocional.
Resultado 2: a qualidade a nível musical decresceu.
Resultado 3: gente que compra o produto que as editoras lhes disponibilizam e nem questiona o rótulo que esse produto leva. Isto faz com que actualmente me depare com gente que me diz: "Fogo, tu estás a ouvir isso (no caso concreto era Iron Maiden)? Ouve antes aqui WT porque estes é que são metal" :roll:

O mesmo se passa com o metalcore e afins.

O facto de determinadas bandas conseguirem alcançar sucesso de grande escala com o rótulo de metal também é uma forma de dar uma ideia errada sobre o que é este género musical e sobre a forma de vida que lhe está agregada. Ou seja, o género acaba por ser, de certa forma, descaracterizado.

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » sexta dez 28, 2007 3:13 am

warrior of wisdom Escreveu:Ou seja, o género acaba por ser, de certa forma, descaracterizado.

Completamente.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sexta dez 28, 2007 3:16 am

The Einherjar Escreveu:
warrior of wisdom Escreveu:Ou seja, o género acaba por ser, de certa forma, descaracterizado.

Completamente.

:cheers:

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta dez 28, 2007 10:39 am

Pedro Lopes Escreveu:Afectados claramente pelo download ilegal, as editoras

Outra vez? Por favor deixem de repetir esse argumento! Quando se analisam os números, na vasta maioria dos casos a história é exactamente oposta.

Acreditar piamente nas press releases de editoras que obviamente são completamente parciais na história que contam, e muitas delas tendo até historial de mentir com todos os dentes para se vitimizarem aos olhos do público e das entidades legais, e extrapolar esses argumentos para todo o universo de editoras, sejam elas majors ou pequenas independentes, e inclusivé tomando-os como verdadeiros para todos os mercados e géneros musicais, é falacioso e até perigoso para o mercado.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » sexta dez 28, 2007 10:47 am

eu sobre isto , so tenho 1 coisa a dizer :

Fuck The Labels, Fuck The Masses, Fuck The Scenes, Fuck you!

para mim é igual que 10 milhoes ou 2 pessoas ouçam a musica que eu gosto! a unica vantagem que vejo na massificação são os gigs, de resto caguei e andei, até podiam usar uma song de black dhalia murder para o generico do programa da fatima lopes que nao me fazia diferença nenhuma!
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 28, 2007 11:21 am

Gornoth Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Afectados claramente pelo download ilegal, as editoras

Outra vez? Por favor deixem de repetir esse argumento! Quando se analisam os números, na vasta maioria dos casos a história é exactamente oposta.

Acreditar piamente nas press releases de editoras que obviamente são completamente parciais na história que contam, e muitas delas tendo até historial de mentir com todos os dentes para se vitimizarem aos olhos do público e das entidades legais, e extrapolar esses argumentos para todo o universo de editoras, sejam elas majors ou pequenas independentes, e inclusivé tomando-os como verdadeiros para todos os mercados e géneros musicais, é falacioso e até perigoso para o mercado.

O meu argumento serviu para introduzir o conceito de massificação do Metal e não para discutir a questão dos downloads ilegais.

Não vou discutir contigo este tema neste tópico.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta dez 28, 2007 11:57 am

Pedro Lopes Escreveu:O meu argumento serviu para introduzir o conceito de massificação do Metal e não para discutir a questão dos downloads ilegais.

Não vou discutir contigo este tema neste tópico.

Ora bem, quem baseou grande parte do seu post no argumento da reacção das editoras aos dowloads ilegais foste tu, não fui eu. ;)

O que disseste basicamente foi que as coisas estão intrinsecamente ligadas, e até concordo que estejam - não no sentido de haver necessariamente efeitos adversos devido aos downloads ilegais, mas há nitidamente uma percepção, que considero tendenciosa e falaciosa, desses mesmos efeitos. Portanto, a discussão de qualquer potencial massificação do Metal passa também pela discussão dos downloads ilegais. O problema é que corres o risco de se considerar também tendencioso e falacioso quase tudo o que disseste, porque partes de premissas que considero falsas (mostrem-me provas em contrário, e logo acreditarei).

Já agora respondo a mais partes do teu post com que discordo:
Pedro Lopes Escreveu:No entanto, quem gosta de Metal, sente em si um sentimento de revolta perante a sociedade e o estado do mundo. No fundo, ouvimos Metal porque gostamos de chocar a sociedade

Que generalização brutal. Eu próprio estou muito longe de querer chocar seja quem for, não tenho idade nem pachorra para isso. E classificar todos os fãs de Metal como revoltados contra tudo e todos é perpetuar um estereótipo que não faz grande sentido.

Pedro Lopes Escreveu:Ora, se a sociedade gostar da nossa música, já não estamos a ser diferentes e corremos o risco de entrar na carneirada.

Do modo como interpreto isso, o corolário dessa afirmação é que estamos cá para chamar a atenção dos outros para assuntos importantes, mas essa chamada de atenção nunca poderá surtir efeitos, sob pena de esses outros começarem também a gostar de Metal e perdermos assim a nossa diferença (?). Ou seja, basicamente não estaríamos a fazer cá nada, já que assim que a nossa atitude servisse para mudar alguma coisa para melhor, perderíamos a razão para nos queixarmos do que está mal... reduzes portanto todo o espírito do Metal a uma necessidade de queixume sobre o que está mal, mas ai de que esses males mudem, porque se não nos queixarmos não somos nada.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 28, 2007 12:42 pm

Gornoth Escreveu:Ora bem, quem baseou grande parte do seu post no argumento da reacção das editoras aos dowloads ilegais foste tu, não fui eu. ;)

Dediquei um paragrafo para expor a minha ideia e outro para irem ler a entrevista do Rick Rubin.

De qualquer forma, diz-me, por exemplo, em relação à Nuclear Blast, quais foram as bandas novas que eles lançaram este ano?

Gornoth Escreveu:Que generalização brutal. Eu próprio estou muito longe de querer chocar seja quem for, não tenho idade nem pachorra para isso. E classificar todos os fãs de Metal como revoltados contra tudo e todos é perpetuar um estereótipo que não faz grande sentido.
´

É uma generalização emocionada, como é natural, retiras o sentido que quiseres.

Naturalmente que o sentido que quero transmitir é o da diferença e isso é indiscutível.

Gornoth Escreveu:Do modo como interpreto isso, o corolário dessa afirmação é que estamos cá para chamar a atenção dos outros para assuntos importantes, mas essa chamada de atenção nunca poderá surtir efeitos, sob pena de esses outros começarem também a gostar de Metal e perdermos assim a nossa diferença (?). Ou seja, basicamente não estaríamos a fazer cá nada, já que assim que a nossa atitude servisse para mudar alguma coisa para melhor, perderíamos a razão para nos queixarmos do que está mal... reduzes portanto todo o espírito do Metal a uma necessidade de queixume sobre o que está mal, mas ai de que esses males mudem, porque se não nos queixarmos não somos nada.

A ideia generalizada é que quando o Metal se torna massificado, deixa de ser considerado música ou como alguém disse antes, descaracteriza-se e a musica perde qualidade.

Isso podes confirmar em vários comentários anteriores.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes