vlad Escreveu:Eu também estou a começar a aprender a tocar e o que te posso dizer por experiência própria noutras áreas é a seguinte. Tu vais aprender a tocar, melhor ou pior, isso depende da tua persistência. A maior diferença entre ir para uma escola é que indo para a escola (se a escola for boa), irás aprender mais rápido, por exemplo, em vez de aprenderes em 6 meses na escola, irás demorar mais um pouco se for sozinho. Mas também podes ir ter com algum amigo teu que já tenha uma banda e nos intervalos dos ensaios, chateá-lo e tocar com ele a música que está a tocar, pois irás aprender muito com uma pessoa que sabe muito mais do que tu do que se for apenas com os videos embora estes também sejam válidos.
Exactamente o que eu penso. Ja toco guitarra ha 4 anos e fui auto-didacta, mas fui tendo apoio de pessoal que ja sabia tocar e que me guiou por assim dizer no processo. O resto foi muita persistencia e trabalho (que ainda continua...). Acho que a diferença entre ter aulas ou não está na rapidez da evolução... eu num ano se calhar tive uma evolução que podia ter tido em 6 meses, mas penso que as aulas ajudam mais nesse início. Depois, está tudo no treino. Quanto a vícios errados que se podem ter, resolvem-se se a pessoa tocar ao pé de alguem que saiba e se tiver atenção para os emendar (de resto não acho que haja muitos vícios a ganhar se se for aprendendo com cuidado e com calma)
Em relação à teoria musical, acho que os vídeos e sites de guitarra de teoria musical ajudam bastante e, em princípio, devem chegar. Claro que é bom se possível ir tendo também umas indicações de alguem que saiba também