Não sei muito bem o que dizer, sei que fez a minha mente voar para bem longe. O filme é realmente marcante, mas é difícil aceita-lo. A narração é completamente caótica, mergulhada num oceano poético - filmado com uma paixão incrível.
A meio do filme duvidei de Tarkovski, pensei que ele estivesse um bocado perdido (com tanto caos), mas aos poucos ele foi deixando pistas sobre o seu rumo. Tal como kirill diz (algo do género) "Prefiro abdicar do saber e percorrer esta vida em ignorância guiada pelo coração". Este filme tem que ser visto como um poema, um poema para quem sente e não para aqueles que procuram lógica/razão.
A imagem como sempre está incrível, apesar de ser dos primeiros filmes de Tarkovski, aqui ele já mostrava algumas características chave, que se iriam encontrar em "Solaris", "Stalker" e afins.
É um filme realmente especial! Agora após ter estado mergulhado no seu mundo durante 3h, compreendo o porque de dizerem que é dos melhores filmes dele. Para mim não é, mas não está muito longe também.
Para mim o único problema de Tarkovski é talvez o que (na mente dele) lhe despoletava tanta paixão, que será sem duvida a religião. Eu abomino religião, mas a paixão com que este homem filma e como ele interpreta a bíblia é realmente interessante. Este é o filme (dos que vi), em que ele foca mais a religião, talvez seja por isso que para mim não seja o predilecto. Ele no "Stalker" abordou a religião, mas comparado com este filme é 3x mais suave. Será uma "falha" minha, não de Tarkovski.
Aconselho vivamente a quem gosta de se perder num oceano de emoção e em paradigmas filosóficos existenciais, que tentam delinear o que é realmente arte.
Bravo!
http://www.imdb.com/title/tt0060107/

PS: Tonight STAR WARS IV \o/