Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Grimner » terça nov 25, 2008 12:45 pm

Converge Escreveu:Hmmm o Saramago, através da escrita que quebra as velhas regras da pontuação, imprime no diálogo e na narrativa uma espécie de leitura de "sufoco", quase não tens tempo para absorver tudo o que ele escreve. Talvez daí os diálogos possam soar algo esquisitos e mal conseguidos.

Não são mal conseguidos. Simplesmente, não são a gosto. Ao criar o estilo próprio dele, e ao cingir-se tanto a ele, o Saramago perde mobilidade e impacto,a meu ver. Especialmente no final dos livros. Ainda estou para ler um dele em que o final me toque ou marque, é mais, "pronto, acabou". Tem aquele estilo, está preso a ele, e "trama-se" porque o estilo não permite flexibilidade narrativa.

A acentuar o contraste, comecei ontem o Delfim, e logo na 1ª página me saltou uma frase à vista e ficou impressa.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça nov 25, 2008 7:38 pm

pois, os finais do saramago por vezes deixam a desejar

Estou a acabar A viagem do Elefante e estou a curtir bué. que alta crítica (mais uma) à monarquia :D

blutigengel
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça nov 25, 2008 7:29 pm
Contacto:

Mensagempor blutigengel » quinta nov 27, 2008 5:48 pm

estou a ler «Duma Key» de Stephen King. ADORO o homem.... :D
Facebook

Portfolio

Etsy --> still under construction

Contact for photossessions (band/promo etc..) susanav82@gmail.com

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » quinta nov 27, 2008 7:34 pm

Actualmente a ler After Dark de Murakami...Brutal :metal:
Fiquem bem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta nov 27, 2008 7:36 pm

Tenho aqui o Sputnik my love para ler...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta nov 27, 2008 10:44 pm

Imagem

Estou a acabar de ler isto. Confesso que me deu uma ideia completamente diferente daquela que tinha do Infante. Se calhar até tem lógica, uma pessoa que fez o que ele fez (na minha modestíssima opinião é só a personagem mais importante da História Universal, pode não ter o impacto do JC, mas que fez muito mais que ele, fez!) tinha mesmo que ser um FDP de primeira, completamente egocêntrico, manipulador, mentiroso e incapaz de obedecer seja a quem for...
Imagem

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quinta nov 27, 2008 10:47 pm

Para equilibrar... aconselho:

"Os descobrimentos portugueses e espanhóis ou a outra versão de uma história mal contada" Júlio Carrapato Ed. Sotavento :mrgreen:

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quinta nov 27, 2008 11:02 pm

Almah Perditae Escreveu:Imagem

Estou a acabar de ler isto. Confesso que me deu uma ideia completamente diferente daquela que tinha do Infante. Se calhar até tem lógica, uma pessoa que fez o que ele fez (na minha modestíssima opinião é só a personagem mais importante da História Universal, pode não ter o impacto do JC, mas que fez muito mais que ele, fez!) tinha mesmo que ser um FDP de primeira, completamente egocêntrico, manipulador, mentiroso e incapaz de obedecer seja a quem for...

Almah, o livro está bom? Isso é uma biografia?

Pergunto isto porque o meu pai adora livros de história e era capaz de ser um livro fixe para lhe oferecer no natal.

Onde compraste, se não é indescrição?

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » quinta nov 27, 2008 11:32 pm

Converge Escreveu:Tenho aqui o Sputnik my love para ler...

tenho a certeza que vais gostar,é um escritor brilhante...permite-me dar a minha opinião,mas já li tudo dele que está traduzido para português, é para mim um escritor de culto, é uma mente brilhante e surrealista. Recomendo Crónica do Passáro de Corda, Em Busca do Carneiro Selvagem, Dança Dança Dança. E escreveu um livro sobre o atentado com gás sarin em Tóquio em 1995, efectou entrevistas as vítimas e aos responsáveis directos e indirectos do atentado, fiquei a entender muito mais a mentalidade japonesa, chama-se Underground. É mesmo bom...

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta nov 27, 2008 11:55 pm

Se é japonês é interessante :D

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sexta nov 28, 2008 12:06 am

Acabei de ler o "Destruam Paris!" de Sven Hassel, recomendado pelo Nevoeiro e devo dizer que as minhas expectativas não foram defraudadas de todo!

Finalmente consegui obter uma visão do outro lado do maior conflito que assolou este Mundo e é muito bom conhecer por dentro (na verdadeira frente de batalha), a (in)disciplina também presente no lado do Eixo assim como o tipo de mentalidades, que nem era assim tão diferente como normalmente costumam apregoar.

Neste livro não há bons nem maus, simplesmente há soldados com objectivos a cumprir, porém soldados também com sentimentos mas acima de tudo com vontade de viver tendo em conta de que do outro lado não terão misericórdia, baseando-se tudo à base de quem for mais rápido, quem disparar primeiro.

Sempre fui um aficcionado de filmes de guerra, mas tenho de confessar que este livro é tão bom ou melhor que um bom war movie. Aconselho a todos os apaixonados bélicos!

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta nov 28, 2008 12:10 am

uhm...livro sobre a 2GM...acho que lhe vou dar uma hipotese :P

mas seé conselho do fog, deve falar muuuito bem dos nazos :mrgreen:

joking foggy, just joking
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta nov 28, 2008 12:18 am

xtr3me Escreveu:

Almah, o livro está bom? Isso é uma biografia?

Pergunto isto porque o meu pai adora livros de história e era capaz de ser um livro fixe para lhe oferecer no natal.

Onde compraste, se não é indescrição?

Se o teu pai gosta de livros de História então encontraste a prenda dele :) O livro está muito bom. é uma biografia muito bem feita, muito bem escrita, por um inglês professor em Oxford, um perito no Infante. Segundo aquelas frases tiradas das criticas que vêm na contracapa, o livro foi considerado o livro de História do ano pelo Times, e dizem que é a melhor biografia de sempre do infante.

Comprei-o na livraria onde vou (Livros & Companhia, sendo a Companhia um cantinho com CD's muito fraquinho no geral, mas com excelentes coisas de blues... Foi como a dona me conquistou para tudo lol), em relação aos livros eu ainda sou bastante antiquado lol Gosto de ir à livraria, pelo menos... enquanto puder, nesta porra de cidade onde vivo ninguém lê, só há 3 livrarias e se esta onde vou fechar, como não gosto das outras e ainda vai demorar muito e muito tempo a abrirem aqui perto uma Fnac, aí fico de vez condenado a ter que encomendar na net...
Imagem

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 28, 2008 2:40 am

A grande maioria dos personagens históricos são bem menos "romanescos" e bem mais humanos que aquilo que esperariamos, ou criamos na nossa cabeça.

Toda a gente pensa no William Wallace como o Mel Gibson o pintou, um resistente e um herói popular de uma Escócia oprimida pelos ingleses, e cheia de nobres cobardes. E no entanto, o verdadeiro William Wallace era de facto um nobre, queria era as suas terras e o seu quinhão de saque, e os escoceses eram tão inocentes como os ingleses; ora invadiam uns, ora invadiam outros, e havia ali muitas questões de interesses de parte a parte..

Quero dizer com isto que os grandes motivos e os grandes acontecimentos, analisamos nós depois dos factos. Os que os fizeram nem sempre tinham a consciência do que fizeram. Do D. Henrique, habituamo-nos à imagem do padrão dos descobrimentos, como se aquilo tivesse sido tudo planeadinho d antemão para se criar um Império. Nope. A verdade, é que se hoje nas terreólas ainda há o hábito de levar os filhos aos bares de alterne para ir às meninas e "fazer-se um homem", na altura, e para um filho de rei (especialmente um rei que tomou ilegitimamente o trono), fazer-se homenzinho significava arrancar ou mandar arrancar umas cabecinhas de mouros aos pescocitos onde repousavam. Aos que restavam na Peninsula Ibérica disseram os Castelhanos, "alto lá, estes matamos nós", e, como ganhámos Aljubarrota assim com o seu quê de sorte e a ajuda de arqueiros ingleses, nem insistimos muito na coisa, mouros não faltam, e bastava um passeio de barco.

Mas tudo isto teve na sua base motivações bem mais pessoais e humanas que aquilo a que estamos habituados a pensar. E ser um FDP manipulador era uma qualidade indispensável na vida política da altura. Ainda hoje é, mas dantes mentia-se e manipulava-se às abertas, que bem vistas as coisas, "O príncipe" do Maquiavelli não veio ensinar nada que as grandes figuras da história não metessem já em prática de forma rotineira. E aliás, muitas das firugras que mais marcaram a nossa história encaixam perfeitamente na definição de "FDP de primeira, completamente egocêntrico, manipulador, mentiroso e incapaz de obedecer seja a quem for." Desde o Afonso Henriques, ao Nuno Alvares Pereira, ao Marquês de Pombal, gente assim é que não faltava. Temos é também que os ver à luz das morais dos tempos deles que eram bastante diferentes das de hoje.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta nov 28, 2008 2:50 am

Claro, e embora pareça pelas minhas palavras não fiquei nada desiludido pela biografia atenção. É óbvio e claro que as grandes figuras históricas (ou não... até as actuais) são humanos como todos nós. pessoas cheias de defeitos e qualidades. O que eu queria dizer é que gostei de ver o Infante por este prisma bastante mais humano. Foi só isso. Dei a impressão errada, mas agora penso que meti os pontos nos is :)
Imagem

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes