Sassequece Escreveu:
Já vi um concerto do Satriani. Já vi um concerto do Steve Vai. Já vi vários concertos do Petrucci. Já vi um concerto do Al di Meola (que mete qualquer um destes num bolso).
Qualquer um dos nomes anteriormente referidos aparece em tudo que é lista de melhores guitarristas, por isso algum valor devem ter e pelo menos algum "feeling". O parâmetro "feeling" é muito subjectivo e por isso nem vale a pena estar a discutir mais isso.
Algo que é muito objectivo é a qualidade técnica destes guitarristas e isso não pode ou não deve ser posto em causa. Faz-me confusão que para muitas pessoas o virtuosismo seja considerado um aspecto negativo num músico, sinónimo de falta de "feeling".
Quem me dera a mim tocar como esses gajos... Mesmo só 10% do que eles tocam, ficava mesmo satisfeito. Não ponho em causa a qualidade deles (e pensando bem... é sobre isso que este tópico trata), mas eu só os consigo ouvir enquanto guitarrista... Não consigo ouvir aquilo e alhear-me dos pormenores técnicos e deixar-me levar pela música. E pessoalmente é assim que eu gosto da música. Não pensar, nem saber o que estão a fazer e como, apenas deixar-me levar. E não consigo fazer isso com eles, my mistake provavelmente.
Tipo, deixo aqui dois exemplos que a maioria de nós conhecemos
http://www.youtube.com/watch?v=AesYoRsO9xs
http://www.youtube.com/watch?v=E5d61yFk7zY
estas duas músicas estão mal tocadas, alguns enganos até são "graves", mas não deixam de ser duas grandes interpretações, emotivas, e belas. Eu pelo menos adoro estas versões, e consigo alhear-me do seu factor técnico e desfrutar completamente as musicas. Para mim, desculpem, mas prefiro mil vezes uns gajos a trocarem acordes, a enganarem-se nos tempos mas a fazerem-me sentir algo que gajos que tocam malhas sem espinhas e não me fazem sentir nada. Isto não é a defender gajos que não saibam tocar, nem a atacar os gajos que sabem e muito. É apenas uma escolha, um gosto, prefiro a emotividade à técnica. Para mim isso é que é Música. Técnica é apenas um factor, apenas apreciavel racionalmente e por quem sabe a técnica. Eu consigo apreciar um bom guitarrista, mas sinceramente não me interessa muito isso, prefiro deixar-me levar, chorar, saltar, abanar a cabeça. Por isso admirava bastante o Dime, era um virtuoso, um grande guitarrista, mas se fosse preciso devastar tudo com apenas um acorde (Primal Concrete Sledge