Depressão - O que é realmente e como se combate?

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça jun 17, 2008 2:00 pm

Porque é que o sexo femenino é mais atingido com isto? Ou apenas se expoem mais?

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça jun 17, 2008 2:45 pm

Estatisticamente, acho que o sexo masculino sofre mais.
Imagem

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » terça jun 17, 2008 2:56 pm

Vooder Escreveu:Porque é que o sexo femenino é mais atingido com isto? Ou apenas se expoem mais?

N acho que o sexo feminino seja mais atingido - nem acho que se exponham mais. Acredito é que, dada a cultura ainda predominantemente machista em que vivemos (próprio dos latinos) em que até as próprias mulheres quando mães educam os homens para serem machistas, que os homens tendam a esconder mais as suas fragilidades porque o homem é educado para não chorar - "o homem não chora" - o que não significa que o homem tenha alguma espécie de anticorpo que o impeça de sofrer tanto quanto uma mulher.
Mas livrai-nos do Malamén

Luna
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda mar 10, 2008 11:45 pm

Mensagempor Luna » terça jun 17, 2008 5:10 pm

KonigLowe Escreveu:
Vooder Escreveu:Porque é que o sexo femenino é mais atingido com isto? Ou apenas se expoem mais?

N acho que o sexo feminino seja mais atingido - nem acho que se exponham mais. Acredito é que, dada a cultura ainda predominantemente machista em que vivemos (próprio dos latinos) em que até as próprias mulheres quando mães educam os homens para serem machistas, que os homens tendam a esconder mais as suas fragilidades porque o homem é educado para não chorar - "o homem não chora" - o que não significa que o homem tenha alguma espécie de anticorpo que o impeça de sofrer tanto quanto uma mulher.

Penso da mesma maneira. :wink:

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » terça jun 17, 2008 5:27 pm

Acabaste de dizer que as mulheres se expõem mais... mas explicaste um dos motivos para os homens não se exporem tanto, que creio não ser o único. Será que em países não latinos, não machistas, acontece o mesmo?
"Hate the ones who bring you down"

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça jun 17, 2008 7:30 pm

Texto grande portanto peço para lerem até ao fim, se estiverem dispostos e com paciencia, so para depois nao refutarem ou argumentarem sem terem lido tudo

Quero que fique bem claro que com o que escrevi não pretendo rebaixar ninguem nem apontar o dedo a ninguem nem servir-me de ninguem como um exemplo, se vos tocar intimamente, reflitam sobre que eu estarei aberto a discussões. :wink:

Uma coisa que nos leva à depressão é o desespero.
Como é qe chegamos ao desespero, é muito simples. Quando estamos de tal forma presos a nossa realidade, ou à realidade para a qual nos inclinamos, chegamo-nos a iludir ou seja, concentramo-nos num pequeno circulo, numa pequena bolha de prazeres insaciaveis e de ambições impossiveis, até que crecemos demais dentro da nossa "bolha" e ficamos sem espaço para respirar, ficamos claustrofobicos.
Uma das grandes causas da depressão é a sociedade à qual estamos todos submetidos.

Desde pequenos os nossos pais dizem-nos:

"tens que estudar, para teres uma casa, um carro, etc etc, para seres alguem."

E entramos em depressão quando não somos esse Alguem!

Somos todos os dias forçados a combater uma batalha inutil e monotona e cada vez mais a avançar para a individualidade. Estamos a negar tudo aquilo que nos torna realmente humanos, e estamos a negar tudo aquilo que nos dá vida!

Portanto no meu entender, a depressão é um estado ilusório regido pelos nossos vícios e por aquela realidade a que estamos presos. Uma pessoa com depressão é como se tivesse um fetishe. A pessoa aprendeu a só se saciar com X, e é só esse X que lhe dá prazer. Quando o X desaparece, acabou-se!
O caminho para derrotar a depressão, é sairmos dos vícios, é destruir a ilusão de que estamos rodeados de barreiras e que não há mais nada, porque assim como sensações de optimismo extremo são muitas vezes ilusões, também sensações de pessimismo extremo o são.

A depressão acaba quando nos decidimos levantar, e ter força de vontade para parar com os vicios que nos prendem, destruir as máscaras detráz das quais estamos escondidos, e rebentar a tal "bolha" criada por nós, porque já consumimos todo o ar dessa bolha. Porque fora dessa bolha está uma realidade mais ampla! está o infinito. É como a alegoria da caverna!
Se não nos conseguimos sentir bem, temos que exercitar essa parte do cerebro, meditar.

A depressão é causada inicialmente por uma deficiencia causada a nivel neuronial por certos acontecimentos ou pensamentos que temos ou incapabilidade de a pessoa evoluir mentalmente de modo a superar os seus problemas. Essa falta de transmissão neuronal, vai fazer com que nos sintamos mal, ora o facto de estarmos deprimidos vai fazer com que o complexo Hipotalamo-hipofise liberte hormonas. Hormonas essas que vão enviar mensagens as nossas celulas para que estas nos façam sentir mal. E a depressão atinge-se quando não conseguimos evitar que isso aconteça. Ou seja, quando evitamos certas coisas que nos façam felizes, porque essas coisas desenvolvem as ligações neuronais e por sua vez fazerem com que o complexo hipotalamo hipofise liberte hormonas que nos façam sentir melhor.

Ora quando estamos a ser medicados, só obtemos um alivio temporario dos sintomas físicos, ou seja, a nivel neuro-emocional não evuluimos nada. Apenas ficamos dependentes das drogas. E saber que estamos dependentes das drogas ainda nos dá mais desespero, porque sem elas, puff, there go the happy hours. Ou seja, com os medicamentos o nosso organismo desabitua-se a fabricar seja que hormonas forem, e o sentimento de desespero instala-se provocando uma bola de neve.

Pior que sofrer é não evoluir com o sofrimento. E a depressão é exactamente não evoluir com o sofrimento.
E eu vejo certas pessoas que estão aqui a falar das suas experiencias, estão demasiado presas a vícios e a realidades limitadas.

Há muito mais por aí fora, a vida merece ser vivida, e o sentimento de depressão não deve ser combatido com tratamentos temporarios, mas sim atravez da meditação, reflexão, e sobretudo atraves do encontro com voces proprios e da exploração de novas realidades que não sejam apenas esta na qual vivem todos os dias.

A pior ilusão é pensar que só existe esta realidade

O campo por exemplo, é um bom sitio para se estar quando se está em baixo!
Fazer algo que nunca nos passaria pela cabeça fazer, algo que quebre a rotina e que nos faça sentir bem fazendo-nos completamente cagar para os nossos vicios, ainda mais.

Eu não tenho depressão, já tive algumas sazonais digamos assim, coisas de crecsimento. Mas só seremos felizes quando nos libertarmos dos sentimentos de posse e de pertença.
Porque neste mundo não somos donos de nada. Quando morremos não levamos nada conosco. Nada nos pertence, somos apenas administradores das coisas qu estão sob a nossa responsabilidade.

Agora andar nos "ais uis" "Eu sou maniaco-depressivo/a" não vai ajudar nada, só vai fazer com que os outros tenham pena de nós.

KonigLowe Escreveu:

E a típica educaçãozinha portuguesa retratada nos Maias, somos também uma incubadora de Eusebiozinhos. Eusebiozinhos maniaco-depressivos

Quantas vezes ouço frases de mães como:

Ai coitadinho do menino que é pequenino!
Ele é uma joia de menino!

O problema está também na educação, e na falta de preparação que a maioria dos papás portugueses dão aos filhinhos, a educação cinica e hipocrita.
O puro sentimento de inveja que os portugueses têm uns dos outros, sim, adoramos apunhalar os outros nas costas, sabe tão bem :roll:

GloomySunday
Participante
Registado: segunda jun 16, 2008 12:08 am
Contacto:

Mensagempor GloomySunday » terça jun 17, 2008 8:30 pm

IgnotoDeo Escreveu:
GloomySunday Escreveu:

Eu tenho uma depressão crónica há muitos, muitos anos, sou maníaca-depressiva, obssessiva - compulsiva, com tendências para a sociopatia e também suicídido....

Obviamente que uma pessoa que sofra de depressão a sério tem que ser constantemente acompanhada e medicada ( I am..hehehe )

Desde que me levanto até que me deito tomo cerca de 11 comprimidos, ou seja anti-depressivos, ansiolíticos, hipnóticos...esssa treta toda...por isso podem ver que não é bonito...

Gostava de não a ter, mas já aprendi a lidar com ela, e a única maneira de conseguir é viver um dia de cada vez, sem pensar se existe futuro ou sequer amanhã...

Eu sou maníaco-depressiva. Tive um episódio depressivo muito violento que me atirou para uma ala psiquiátrica. Mas se queres que te seja sincera, a medicação só me fez sentir pior do que já estava. Tanto psicologicamente como fisicamente. Não "curei" o que tinha, mas acordei um dia a dizer que nem eu, nem as pessoas que se importavam comigo mereciam o que se estava a passar. Larguei Xanax, anti-depressivos e essas porcarias todas de um dia para o outro. A minha médica, a psiquiatra e a psicóloga disseram todas o mesmo: que à custa disso o meu corpo (que estava totalmente descontrolado) e acabar por ceder e era bem provável que à próxima se temesse o pior. Já lá vão dois anos e aqui estou. Não faço de conta que o problema não existe. Mas de cada vez que começo a sentir que vou ter um dos meus ataques, arranjo força para não me deixar levar. E dia após dia lá vamos indo.

Quanto ao sexo, pode dar para os dois lados. Eu também vejo o sexo como o culminar de sentimentos e por essa teoria, seria uma ajuda em alturas de depressão. O problema é que há muita coisa feita com a melhor das intenções, que uma pessoa com depressão ou qualquer outro estado de psicose acaba por deturpar. Dou-te o exemplo: a minha mãe numa altura deu-me um chá quente e, como estava quente, queimei a língua, obviamente. Lembro-me de na altura achar que a minha mãe fez de propósito, que só queira era magoar-me e que se me queimasse a língua eu não podia falar. Assim uma cena mesmo absurda. Nessas alturas os comportamentos que temos só fazem sentido na nossa cabeça. Aliás, arranjamos uma explicação absurda para tudo o que acontece. Mas uma explicação mesmo muito deturpada.

Mas pronto, o afecto é sim a maior força que se pode dar a alguém com estes problemas :wink:

Bem... eu também já larguei tudo e sozinha também...De um dia para o outro parei, e durante um tempo custou-me ( principalmente as ressacas dos comprimidos ), mas ainda andei fixe durante quase um ano...

Mas depois piorei....sabes a que eu tenho é crónica (desde os 15 anos) e cada vez me fecha mais o círculo, por isso "apanharam-me" e puseram-me outra vez a medicação...mas estou a dar-me lindamente agora, a sério... também naõ faço tantos disparates como fazia como misturas de vários e com alcool e tal...

Olha por falar nisso tenho mesmo que ir a uma farmácia de serviço para levantar uma receita e abastecer-me...

Fico contente por ti...
Beijos.
Raquel

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça jun 17, 2008 9:07 pm

Ven0m, a intenção foi boa, mas que grande salganhada que saiu desse texto! O eixo hipotálamo-hipófise não é o responsável pelos estados depressivos, constitui sim um dos mais importantes eixos de regulação da homeostasia corporal, e é claro que acaba por ter um efeito indirecto no nosso bem estar físico e psíquico.

Não existem teorias consensuais sobre a etiopatogenia das depressões, o que é facilmente compreensível por estarmos a falar de uma doença mental, com toda a complexidade que isso acarreta. De qualquer modo, num plano puramente biológico, as teorias mais aceites são as que relacionam a ocorrência de depressão com uma desregulação (regra geral pela falta de...) a nível de 3 neurotransmissores, nomeadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina.

No fundo todas as explicações são muito belas, mas cada caso será sempre um caso. O luto, por exemplo, gera uma situação de depressão reactiva, em que ocorre o tal desequílibrio a nível dos neurotransmissores, mas que regra geral não deve ser medicado, pois estamos perante uma reacção de adaptação ao stress, e que não assenta num problema orgânico de base. Aqui, é a psique que influencia primariamente a parte física. Por outro lado, tens depressões tremendamente graves, sem factores precipitantes graves identificáveis, resistentes à medicação, com ideação suicida, etc, e que correspondem geralmente a desequilíbrios orgânicos "per se", que contaminam e influenciam a psique.

Temos também, obviamente, uma infinitude de situações entre o orgânico e o psíquico, e é aí que se torna fundamental a boa entrevista clínica, e avaliação de qual o tratamento/caminho a adoptar.

GloomySunday Escreveu:
Eu tenho uma depressão crónica há muitos, muitos anos, sou maníaca-depressiva, obssessiva - compulsiva, com tendências para a sociopatia e também suicídido....

Obviamente que uma pessoa que sofra de depressão a sério tem que ser constantemente acompanhada e medicada ( I am..hehehe )

Desde que me levanto até que me deito tomo cerca de 11 comprimidos, ou seja anti-depressivos, ansiolíticos, hipnóticos...esssa treta toda...por isso podem ver que não é bonito...

Gostava de não a ter, mas já aprendi a lidar com ela, e a única maneira de conseguir é viver um dia de cada vez, sem pensar se existe futuro ou sequer amanhã...

Quem disse "diamonds are a girl's best friend" estava errado porque "pills are a girl's best friend"...hehehe...

Mais a mias eu disse que sou Maníca-depressiva, por isso mais atrofiada que isso só sendo mesmo esquisofrénica...

Ah esqueci-me de acrescentar aos meus rótulos dados pelo Sr. Doutor que também sou bipolar...por isso impossível de aturar...hehehe...
Beijocas.
Raquel

Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. A doença maníaco-depressiva inclui ocorrência de episódios depressivos (e, claro maníacos, ou hipomaníacos), e perante este diagnóstico o de depressão crónica não é feito.

De facto, juntar uma personalidade obsessiva, com eventual perturbação obsessivo-compulsiva, a uma doença bipolar, e temperar ainda com traços sociopatas, dá um cocktail explosivo. :wink:

Seja como for, assumindo que este diagnóstico é correcto, o tratamento mais importante aqui é mesmo o estabilizador de humor, estando o antidepressivo quase sempre contra-indicado.

E só mais uma coisa... doença maníaco-depressiva é exactamente o mesmo que doença bipolar. O termo maníaco-depressivo tinha um estigma algo pesado na sociedade (não é um conjunto de palavras que soe muito bem), e por isso foi substituído gradualmente pelo termo mais agradável de "doença bipolar".

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça jun 17, 2008 9:43 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:Ven0m, a intenção foi boa, mas que grande salganhada que saiu desse texto! O eixo hipotálamo-hipófise não é o responsável pelos estados depressivos, constitui sim um dos mais importantes eixos de regulação da homeostasia corporal, e é claro que acaba por ter um efeito indirecto no nosso bem estar físico e psíquico.

Não existem teorias consensuais sobre a etiopatogenia das depressões, o que é facilmente compreensível por estarmos a falar de uma doença mental, com toda a complexidade que isso acarreta. De qualquer modo, num plano puramente biológico, as teorias mais aceites são as que relacionam a ocorrência de depressão com uma desregulação (regra geral pela falta de...) a nível de 3 neurotransmissores, nomeadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina.

No fundo todas as explicações são muito belas, mas cada caso será sempre um caso. O luto, por exemplo, gera uma situação de depressão reactiva, em que ocorre o tal desequílibrio a nível dos neurotransmissores, mas que regra geral não deve ser medicado, pois estamos perante uma reacção de adaptação ao stress, e que não assenta num problema orgânico de base. Aqui, é a psique que influencia primariamente a parte física. Por outro lado, tens depressões tremendamente graves, sem factores precipitantes graves identificáveis, resistentes à medicação, com ideação suicida, etc, e que correspondem geralmente a desequilíbrios orgânicos "per se", que contaminam e influenciam a psique.

Temos também, obviamente, uma infinitude de situações entre o orgânico e o psíquico, e é aí que se torna fundamental a boa entrevista clínica, e avaliação de qual o tratamento/caminho a adoptar.

GloomySunday Escreveu:
Venøm Escreveu:

Quem disse "diamonds are a girl's best friend" estava errado porque "pills are a girl's best friend"...hehehe...

Mais a mias eu disse que sou Maníca-depressiva, por isso mais atrofiada que isso só sendo mesmo esquisofrénica...

Ah esqueci-me de acrescentar aos meus rótulos dados pelo Sr. Doutor que também sou bipolar...por isso impossível de aturar...hehehe...
Beijocas.
Raquel

Não se tem depressão crónica e doença maníaco-depressiva, são entidades clínicas distintas. A doença maníaco-depressiva inclui ocorrência de episódios depressivos (e, claro maníacos, ou hipomaníacos), e perante este diagnóstico o de depressão crónica não é feito.

De facto, juntar uma personalidade obsessiva, com eventual perturbação obsessivo-compulsiva, a uma doença bipolar, e temperar ainda com traços sociopatas, dá um cocktail explosivo. :wink:

Seja como for, assumindo que este diagnóstico é correcto, o tratamento mais importante aqui é mesmo o estabilizador de humor, estando o antidepressivo quase sempre contra-indicado.

E só mais uma coisa... doença maníaco-depressiva é exactamente o mesmo que doença bipolar. O termo maníaco-depressivo tinha um estigma algo pesado na sociedade (não é um conjunto de palavras que soe muito bem), e por isso foi substituído gradualmente pelo termo mais agradável de "doença bipolar".

Mas o hipotalamo hipofise e responsavel pela libertação de estimulos hormonaise pela ordem de libertação destes, certo? Pah, disse asneira, mas que se lixe, não é por essa asneira que o que escrevi cai por terrra.

Pah, e e certo que desde o evoluir da sociedade a taxa de depressão tem aumentado, isso não é estranho?
Porque raio é que há uns bons anos atraz não havia depressões, ou se haviam eram casos raríssimos.
Hoje em dia metem-nos ideias na cabeça desde putos! Chegamos a casa ligamos a TV e somos forçados a precisar de comprar isto e aquilo. Olhamos a nossa volta e cada, jornal, cada anuncio publicitario diz "És uma merda!". Nós não sabemos mais o que precisamos, estamos a ser incontrolavelmente ambiciosos, eu acredito que a depressão é um problema causado pela sociedade moderna global! Porque nós não precisamos da maioria das coisas que nos dão e que nos metem na cabeça para sermos alguem! Se não consumirmos somos dados por malucos, por lowlives!

Porque é que achas que os maiores níveis de depressão e suicidio advém das grandes cidades e não dos locais campestres?

Porque no campo as pessoas têm apenas o que precisam e encontram sentido na vida porque não estão tão iludidos como nós na cidade estamos!

E no teu Quote está aí "Venom Wrote" e nao fui eu que escrevi isso, so pa que conste.

Anyway - Depressão - O que é realmente e como se combate?

Ok, como não há aqui ninguem optimista, apenas pessoal pessimista, digo que a solução permanente par a depressão é então o suicidio! Sim, era mesmo isto que precisavam de ouvir, pensam voces. (Sim, sintam o Drama, como se eu me ralasse).
E não há nada como este video para ajudar ao acto:

Spoiler: Mostrar

Pronto, dessa forma o suicidio será rápido, e por sua vez indolor. Take care!
Última edição por Venøm em terça jun 17, 2008 10:03 pm, editado 1 vez no total.

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça jun 17, 2008 10:02 pm

Venøm Escreveu:
Mas o hipotalamo hipofise e responsavel pela libertação de estimulos hormonaise pela ordem de libertação destes, certo? Pah, disse asneira, mas que se lixe, não é por essa asneira que o que escrevi cai por terrra.

Pah, e e certo que desde o evoluir da sociedade a taxa de depressão tem aumentado, isso não é estranho?
Porque raio é que há uns bons anos atraz não havia depressões, ou se haviam eram casos raríssimos.
Hoje em dia metem-nos ideias na cabeça desde putos! Chegamos a casa ligamos a TV e somos forçados a precisar de comprar isto e aquilo. Olhamos a nossa volta e cada, jornal, cada anuncio publicitario diz "És uma merda!". Nós não sabemos mais o que precisamos, estamos a ser incontrolavelmente ambiciosos, eu acredito que a depressão é um problema causado pela sociedade moderna global! Porque nós não precisamos da maioria das coisas que nos dão e que nos metem na cabeça para sermos alguem! Se não consumirmos somos dados por malucos, por lowlives!

Porque é que achas que os maiores níveis de depressão e suicidio advém das grandes cidades e não dos locais campestres?

Porque no campo as pessoas têm apenas o que precisam e encontram sentido na vida porque não estão tão iludidos como nós na cidade estamos!

E no teu Quote está aí "Venom Wrote" e nao fui eu que escrevi isso, so pa que conste

Desculpa, já corrigi o meu post, e o quote já está correcto.

O que dizes não cai por terra, apenas quis corrigir a parte hormonal. O eixo hipotálamo-hipófise é de facto quem regula a libertação de hormonas, mas tal como disse não é o facto principal na etiologia de doenças psiquiátricas.

Em relação ao resto:

- A maior taxa de suícidio no nosso país revela-se ao nível do Alentejo, especialmente nos meios rurais.

- Hoje em dia a depressão é muito mais diagnosticada porque há uma maior consciencialização para o problema, e porque se definiram critérios diagnósticos.

- De facto a sociedade de consumo moderna tende a esmagar a individualidade, e as redes de apoio familiar e comunitárias estão cada vez mais dissolvidas... sem dúvida que me parece que o cenário é perfeito para a depressão.

- Por outro lado, a sociedade de hoje oferece-nos, em potencial, condições para termos uma vida social e mental muito mais saudável.

Enfim, mais uma vez, assunto complexo, e não há respostas definitivas, nem as explicações lineares e dogmáticas fornecem explicações completas.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça jun 17, 2008 10:06 pm

Sim, mas repara o Alentejo não representa nem de perto a maioria da paisagem campestre nacional. E quando disse campo disse na globalidade Europeia.

E é claro a taxa de suicidio e maior no Alentejo porque há razões e factores no Alentejo que condicionam isso, como por exemplo a desertificação e algumas barbaridades esteticas, arquitectonicas e culturais que lá estão a fazer, há muita corrupção e desespero no Alentejo! No alentejo há bastante pobreza rural, enquanto que na cidade as pessoas têm acesso a medicamentos e a todo o tipo de informação, nas zonas rurais do alentejo tal não acontece, e muitas das pessoas não têm condições economicas para pagar medicamentos!

E não concordo com o facto de a sociedade estar a esmagar a individualidade. Está mas é a promover a individualidade, estamos cada vez mais a fechar o nosso "bife" a sete chaves com medo que o vizinho o veja e arranje um melhor, andamo-nos constantemente a esconder uns dos outros e ao mesmo tempo a ser cinicos uns para os outros.

É claro que é um problema complexo, mas está à frente dos nossos olhos. É claro que ao ponto a que a sociedade chegou não há volta a dar. É uma questão de sabermos observar e evitar toda essa poluição e maleficios que a sociedade nos traz.

Quanto ao nivel civico, as pessoas deviam dar mais o braço a torcer umas as outras, eu pelo menos dou, não digo dar logo grandes confianças as pessoas, mas agir de uma forma mais optimista, transmitir alguma "vida". É uma questão de Karma, acreditem, o Karma existe! :D É a pura lei do Karma. Ora se comportamento gera comportamento. Ter um bom comportamento vai gerar bom comportamento da outra pessoa, logo e recebido esse bom comportamento! Andamos todos deprimidos porque sentimos a falta de alguem, ( nao me refiro a namorado/a) mas sim daquilo que nos torna verdadeiramente humanos a verdadeira vida social! Que é uma peça importantissima para o bem estar!

Como diz o Luis Represas: É mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa

Infelizmente temos andado em negação em relação a isso e aos nossos sentimentos!

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » terça jun 17, 2008 10:18 pm

Ou muito me engano ou Ourique é o concelho europeu com maior taxa de suicidio...

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » quarta jun 18, 2008 9:22 am

Pelo menos a suécia é o pais Europeu com maior taxa de Suicidio, e têm boas condições de vida. Mas pelos vstos não :lol:

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta jun 18, 2008 9:27 am

num verão de loucura , conheci um casal de noruegueses que diziam que um dos grandes motivos de depressao e suicidio, no pais deles, era o facto de terem longos periodos só de noite ou só de dia ( não sei se existe algum termo tecnico).
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » quarta jun 18, 2008 9:41 am

A culpa é do Perma Frost dos Immortal

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes