Ensino Pós-Secundario

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Ensino Pós-Secundario

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 11, 2008 9:58 am

Witch Escreveu:Já agora,em que curso estás, painkiller? (se não for indiscrição, claro :mrgreen: )

LEIC no IST

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » domingo mai 11, 2008 10:38 am

Eu estava indeciso entre treinador de futebol, gigolo ou traficante de droga. Acabei por vender a honra e tentar ser jornalista :(

latex
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça jul 10, 2007 9:44 am
Contacto:

Mensagempor latex » domingo mai 11, 2008 10:48 am

p41nk1ll3r Escreveu:
latex Escreveu:mas a maturidade resume-se nas notas nao?...

se assim fosse não havia gajos com 23 anos ainda no secundário, digo eu, quanto muito poder-se-ia resumir a melhores métodos de estudo/trabalho, o que não é sinónimo de boas notas, apenas de aplicação.

tens razao esqueci-me desse promenor...

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo mai 11, 2008 10:52 am

Witch Escreveu:O facto de sermos um ano mais velhos quando chegamos ao 12º não significa necessariamente que temos mais capacidade para ter boas notas. Digo eu :D Acho que ele estava mesmo só a falar da capacidade de escolher um rumo depois do secundário (que não tem necessariamente de passar pela faculdade, diga-se). Se bem que pessoalmente acho que teria tido tantas dúvidas quanto tive caso fosse um ano mais velha...
Já agora,em que curso estás, painkiller? (se não for indiscrição, claro :mrgreen: )

Latex, vai ao site que te dei no início, começa por ver quais os cursos a que podes aceder tendo em conta quais as provas de ingresso que realizaste/vais realizar (estás na área de ciências e tecnologias, suponho?)
Depois de teres diminuído o número de hipóteses, bem, a escolha é mesmo só tua. É uma escolha difícil, sobretudo se gostas de mais de uma área mas, bem, tens mesmo de escolher e se depois não gostares do curso, podes sempre mudar. Não é lá muito agradável, claro, mas não é impossível. (esta resposta foi um bocado ao estilo captain obvious, desculpa)

Boa sorte :D

lol...tive a ler algumas cenas sobre o estudo no estrangeiro, nomeadamente o curso de medician na rep.checa, basta ter media positiva e pagar cerca de 7/8mil euros ANO!!! mas deve valer a pena (pena nao me sair o euromilhoes ou algo do genero :twisted: ..ya ja estive a ver esses links sao muito porreiros ajudam imenso...

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » domingo mai 11, 2008 10:57 am

O meu conselho é:

Pode encarar o Ensino superior de duas formas, ou optas pela realização pessoal e depois arriscas dificuldades no mercado de trabalho (ciências sociais e humanas é para esquecer por ex.) e então optas por uma estratégia mais realista e pela realização profissional (isto é, económica) e optas por cursos que te garantam à partida mercado de trabalho (algumas Engenharias, Medicina e relacionados..) e poucos mais.

Só tens que pensar bem no que queres: Realização pessoal ou uma solução mais utilitarista/prática. Se as duas se conjugarem, parabéns!
RIP

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo mai 11, 2008 10:59 am

eu nao estou muito dentro da questa da saida profissional de cada curso, mas um curso que adorava tirar era eng. Fisica ou medicina veterinaria(n tenho média :S) uma cena que adorava tambem era estudar fora do pais...

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » domingo mai 11, 2008 11:06 am

eu nao estou muito dentro da questa da saida profissional de cada curso

Para tristeza minha que sou de Filosofia, acho que essa é uma das questões mais importantes para alunos, universidades, pais, estado, mas que continuamente continua a ser esquecida e opta-se por um: "Quando acabar o curso, logo se vê! Alguma coisa se vai arranjar." .... ou então não!!!"
RIP

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo mai 11, 2008 11:34 am

Intifada Escreveu:

Para tristeza minha que sou de Filosofia, acho que essa é uma das questões mais importantes para alunos, universidades, pais, estado, mas que continuamente continua a ser esquecida e opta-se por um: "Quando acabar o curso, logo se vê! Alguma coisa se vai arranjar." .... ou então não!!!"

conheces algum site que tenha alguma coisa ligada a este assunto? é que pelo estado do pais acho que vou optar por um curso que tenha saida profissional

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 11, 2008 12:20 pm

Intifada Escreveu:

estando em Filosofia, no máximo vais para professora certo?

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » domingo mai 11, 2008 1:08 pm

p3inkill4r és do IST? Zomigod mate-se :D

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 11, 2008 1:37 pm

X-FrEaK Escreveu:p3inkill4r és do IST? Zomigod mate-se :D

o The Einherjer é promovido e quem começa a sofrer com o nome sou eu, damn!

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » domingo mai 11, 2008 1:48 pm

foi de proposito, de nada :D

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » domingo mai 11, 2008 2:32 pm

subathory Escreveu:Eu estava indeciso entre treinador de futebol, gigolo ou traficante de droga. Acabei por vender a honra e tentar ser jornalista :(

Que tolo, treinador de futebol tem tanta saída.

latex Escreveu:lol...tive a ler algumas cenas sobre o estudo no estrangeiro, nomeadamente o curso de medician na rep.checa, basta ter media positiva e pagar cerca de 7/8mil euros ANO!!! mas deve valer a pena (pena nao me sair o euromilhoes ou algo do genero :twisted: ..ya ja estive a ver esses links sao muito porreiros ajudam imenso...

Cuidado com isso, porque o curso de medicina na República Checa (antes de Bolonha, agora não sei) não tinha equivalência em Portugal, precisavas de fazer uns quantos exames/cadeiras para a teres.

Quem diz medicina e República Checa, diz outros e conchichina (incluindo Portugal). Na escolha de um curso e de uma instituição, há que ter em conta as equivalências e a saída. Deve ser desgostoso descobrir que fizemos cinco anos numa faculdade em vão, ainda mais se o fizemos em Portugal e para trabalharmos em Portugal.

E já agora, quem quer medicina, não se iluda: arranjar trabalho nos grandes centros urbanos ou é treta, ou é para quem já lá está, ou é só para os melhores, mais velhos e mais experientes. Onde há falta de médicos é no interior e, por isso, quem vai para lá tem um trabalho muito desgastante. Se querem mesmo este curso, preparem-se para uma data de horas extraordinárias num hospital na Beira, Alentejo ou Alto Douro a atender velhinhas durante os primeiros anos após o curso :)

latex Escreveu:eu nao estou muito dentro da questa da saida profissional de cada curso, mas um curso que adorava tirar era eng. Fisica ou medicina veterinaria(n tenho média :S) uma cena que adorava tambem era estudar fora do pais...

Se queres ir estudar para fora, vai aos consulados dos respectivos países.

No caso de Espanha (que é o único que conheço), deves dirigir-te à Conselheria de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal. É na Avenida da Liberdade em Lisboa, n.º 40 (está meio escondida, tens que descer umas escadas e é logo ali). Está aberta às terças, quintas e sextas das 12h às 13h30. O contacto é 213422921.

Também podes obter informação no site da UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), mais exactamente http://www.uned.es/selectividad/ e http://www.uned.es/accesoUE.

No primeiro:
La UNED articula tres rutas de acceso a la Universidad española:

- Selectividad convalidables
- Selectividad LOGSE
- Acceso Unión Europea (http://www.uned.es/accesoUE)

Ora, supondo que o pessoal não está lá muito interessado em fazer exames de admissão (e que os prazos de inscrição já foram à vida) e tendo em conta que somos cidadãos da UE, mais vale optar pelo Acesso Unión Europea.
Já agora, não confundam exames de admissão com exames da língua espanhola. Quanto aos exames de espanhol, não posso ajudar porque não vou fazer nenhum: posso candidatar-me a certas universidades sem esse exame por ser falante de língua portuguesa. Sei que na Universidade de Salamanca e nas da Galiza estou à vontade.

No segundo link, têm algum bla bla bla que não li e lá em baixo há outro link que diz Solicitud de Acceso On-Line. É isso que interessa.
Clicam no link e, nessa página, têm todas as indicações bem explicadinhas para quem percebe espanhol (er, pois...) de tudo o que precisam para se candidatarem em Espanha, nomeadamente a documentação, como validá-la e para onde enviar para obtermos a credencial de acesso às universidades espanholas (note-se que a credencial é o documento com as equivalências todas para a escala espanhola e que, sem ela, não podem concorrer).

Uma pequena nota: para obterem a solicitud de que eles falam no texto, têm um link do lado esquerdo azul. Aconselho a acederem de manhã, porque, quando há muito tráfego, não se consegue. Ah, e é preciso pagar, eles têm lá as indicações.

Outra nota IMPORTANTE: as universidades espanholas têm um prazo de pré-inscrição estipulado por instituição. Vão ao site das mesmas ver qual é e informarem-se sobre como se faz a pré-inscrição caso não tenham a credencial antes do prazo terminar.

Última nota: a tradução dos documentos portugueses para espanhol tem que ser feita por tradutores devidamente reconhecidos e carimbada/validada ou por eles, ou na Conselheria de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal. E, claro, para terem a tradução, têm que pagar aos tradutores.

Pronto, isto é tudo do que me lembro neste momento.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » domingo mai 11, 2008 2:36 pm

Vai Zombie_ segue o teu sonho :metal:

e depois vem pa Portugal curar-me que eu tenho muitas doenças(nada de contagiente though) :cool:

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 11, 2008 2:46 pm

resumindo, matem-se cá

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante