Aprender a tocar guitarra... o melhor método?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
childrengrinder
Participante
Registado: sexta out 12, 2007 7:56 pm
Contacto:

Re: Aprender a tocar guitarra... o melhor método?

Mensagempor childrengrinder » sexta out 19, 2007 4:37 am

GoRDiK Escreveu:Em breve vou ter uma guitarra.
E o que é que isto interessa? NADA!!!! :)

Mas gostava de fazer uma pergunta aos entendidos, eu não sei tocar patavina, não tenho nenhum conheçimento sobre uma guitarra, nem sei o que é uma escala... :shock:

... mas pergunto, é melhor inscrever-me numa escola de música (caso haja aqui perto) ou sozinho e com ajuda de programas/sites consigo aprender a tocar ao ponto de poder fazer uma música??? (a longo prazo é claro)

Se a resposta for a do "auto-aprendimento", quais as melhores ferramentas/sites para me auçiliarem???

Obrigado meçada!!!
Vamos lá se se me deitam abaixo!!! :?

tá, e daí???

use as mãos oras!!! é o melhor método

:lol:
Imagem
Imagem
Imagem

dyingdevil
Turista
Registado: quarta dez 19, 2007 7:04 pm
Contacto:

Mensagempor dyingdevil » sexta dez 21, 2007 5:16 pm

e ja agora... alguem pode recomendar uma escola/prof/o que seja....
de preferencia que seja um ganda Metalhead tb...
thankx

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » sexta dez 21, 2007 6:21 pm

Olha pah ,eu nao te posso dizer muita coisa,eu só sei que 7 meses comprei uma guitarra electrica,para aprender a tocar sozinho ainda ponderei ir para aulas mas acabei por esquecer essa ideia,e entao qual foi o meu método,primeiro aprendi o k é uma guitarra,depois aprendia ler tabs,depois dei uns pequenos toques em partituras,depois comecei a interpretar pequenas musiquinhas,tipo,borat,parabens a voce,the god father,depois comecei a tocar musicas rápidas mas de tabs nao muito complicadas,tipo a intro da thunder struck,comecei a tocar intros,e depois decidi aprender os acordes básicos(mais tarde passei a outros mais complexos),hoje,passado sete meses,Sei tecnicas com o tapping,palm mutting,pull off hammer ons e outras,sou capaz de tocar pekenos solos,por ex:nothing else matters,sou capaz tambem de tocar a introduçao da nothing else matters,toco a introduçao da stairway for heaven dos led zepplin,toco a introduçao da night rain dos guns and roses,fear of the dark dos iron maiden,toco uma grande parte da rainning blood dos slayer(Eu que nuunca me dediquei a essa musica senao tocava tudo)E agora estou a trabalhar na moonlight sonata de beethoven,aquilo sao 5 páginas e eu já acabei a primeira,e olha que tocar musicas clássicas na guitarra nao é lá muito simples!E toco outras tretas que nao merece apena mencionar se nao nao saia-mos daqui! :D

Resumo:Passado 7 meses e muita força de vontade(Por que ,acredita que é preciso muita força de vontade)estou contente com a minha evoluçao,nao sei se é muita ou pouca só sei que alguma coisa evolui,e tenho vontade de evoluir ainda mais,e um dia conseguir tocar solos com,one dos metallica,comboys from hell dos pantera,e penso que isso está para breve,(é só uma questao de comprar uma guitarra e um amplificador decentes!)!

Desculpa lá o testamento,Espero ter ajudado!

maxado
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 10, 2007 8:52 pm
Contacto:

Mensagempor maxado » sexta dez 21, 2007 7:00 pm

Olha tambem tou a aprender a tocar guitarra sozinho. Comecei à coisa de 4 ou 5 meses. acho q ter aulas pod ser u desperdicio de dinheiro, ou nao. Tudo depende da tua dedicação e do teu tempo. Pessoalmente, toco guitarra todos os dias (ou quase tdos, ha sempr alguns q falham :D ). começa a tocar e vai a net arranjar alguma teoria. Convém saberes os nomes de tdos os components da guitarra, e algumas técnicas. Pods secar um coch ao inicio mas c tempo chegas la. Andam prai a dzr q s quiseres tocar a Steve Vai convem t arranjar um prof. O Jimmy Hendrix era autodidacta.

O meu concelho: começa sozinho e s dps n notars algum desenvolvimento arranja um prof. Foi a pensar assim q comecei a tocar. O desenvolvimento ate foi bastante notável.

Boa sorte
You bastard, I hate you
I kill you, you can lick my butt
So pious and gracious
Intention isn't very clear
You bastard, still hate you
Need money for a fucking beer

Albus
Participante
Registado: quinta dez 20, 2007 1:04 am

Mensagempor Albus » sexta dez 21, 2007 7:10 pm

Olha ta a fazer quase um ano, em ke eu estava indeciso entre komprar um baixo ou uma guitarra electrika, acabei por comprar uma de caixa pa brinkar e trabalhar os dedos 8) , Faço dakilo um hobbie, tudo o ke aprendi foi kom tabs, melhorando dpx um cadito konsoante me soa melhor lol, essas tecnicas ke ai mencionam, sei algumas mas nao sei o nome delas, e nunca soube a difrença entre um hammer on ou um hammer off, ou seker a difrença entre um tremolo e um vibrato, ke tanto aparece nas tabs, mas eu fazer faço , é komo me soa melhor, agora o nome ke lhe dou nao sei :D , o ke interessa é tocar , se depois kiser aprofundar me mais e vir ke nao o ksg fazer sozinho arrenjo kem me ensine 8)

Boogeyman
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado jan 13, 2007 12:53 pm
Contacto:

Mensagempor Boogeyman » quinta jan 17, 2008 8:58 pm

gostava de aprender guitarra, mas infelizmente não há tempo para tudo.. tambem me fascina a bateria..e talvez deva ser mais facil de aprender que guitarra.. será que é??
Deus Vive, Satã também!

Cysquatch
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta out 03, 2007 6:29 pm

Mensagempor Cysquatch » quinta jan 17, 2008 9:19 pm

sou praticamente autodidacta como grande parte dos guitarristas que gosto... toco há quase 2 anos... tenho uma concepção teórica musical mínima, sei solar etc etc etc... é tudo uma questão de arranjares a informação nos sítios certos, progredires d vagar e acima de tudo sentires a guitarra...mais que um instrumento deves considera lo uma extensão da tua capacidade artística! :wink:

GGD
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta jan 17, 2008 6:12 pm

Mensagempor GGD » quinta jan 17, 2008 11:09 pm

Claro que aprender com apoio (aulas) é sempre mais rápido e eficiente, mas aprender sozinho também desenvolve muito a autonomia, e principalmente criatividade :)

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta jan 18, 2008 1:45 am

Deve ser o Método Mágico de Eurico A. Cebolo.

Fisga
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda jan 30, 2006 1:57 am
Contacto:

Mensagempor Fisga » sexta jan 18, 2008 11:27 am

subathory Escreveu:Deve ser o Método Mágico de Eurico A. Cebolo.

Hey, eu aprendi a tocar teclados com os livros desse senhor! :evil:
Who Will Trade His Karma For My Kingdom?
Calix meus inebrians...

Cysquatch
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor Cysquatch » sexta jan 18, 2008 8:55 pm

GGD Escreveu:Claro que aprender com apoio (aulas) é sempre mais rápido e eficiente, mas aprender sozinho também desenvolve muito a autonomia, e principalmente criatividade :)

ora ai está...as poucas aulas que tive foram para mim essenciais...aprendes a dominar as coisas mais básicas e a corrigir possiveis erros que tenhas...mas aquilo tava se a tornar aborrecido... decidi continuar a minha caminhada sozinho 8)

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » segunda fev 18, 2008 4:47 pm

O ideal para quem ainda não consegue tocar Metal, é pegar nas músicas de Ramones e começar a praticar. Depois é só subir a fasquia.

Por exemplo : http://www.youtube.com/watch?v=jQGZbnre ... re=related ou então mais devagar http://www.youtube.com/watch?v=x2lollEX ... re=related ou ainda com dedilhado em vez de power chords http://www.youtube.com/watch?v=JvHxx9Q4 ... re=related

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » segunda fev 18, 2008 7:25 pm

Eu aprendi a tocar guitarra a tocar as musicas dos outros......acompanhar o guitar pro.
Não sabes tocar rapido ? mete os solos a 50 e vai subindo de 5 em 5 bpm....passado umas horas por dia vais aumentando a velocidade e o teu avontade pelo fretboard(isto com riffs de ritmo também).

Vai acompanhando as musicas ouvindo um metronomo ao mesmo tempo, passado uns tempos vais ver que é bastante util!

Quanto a escalas e isso, admito que já treinei algumas mas realmente, não gosto de as decorar e afins, dado que para mim isso é como a matemática, tal como dizia o John Nash, mecanização do processo......que na musica mata tudo (a meu ver) e acabas por fazer coisas genéricas e sem sentimento.....e com muito trabalho árduo.

Sim é óbvio que ficas com um conhecimento incrivel sobre determinados assuntos e a lógica por de trás das afinações e escalas, é bastante interessante, mas não para fazer musica. A meu ver para se fazer musica as técnicas de composição e riffs saiem daquilo que tu queres tocar e ao longo da tua experiÊncia (a passares os teus sentimentos para musica), a única base que precisas é já tocar as musicas que gostas! O resto vem por arrasto.

O que estou aqui a dizer é com toda a certeza uma blasfémia para todos os estudantes de musica, que eu não tenho nada contra. Mas para mim o subconsciente é algo muito valioso e estar a sobrecarrega-lo com mecanizações e processos génericos, not for me!

Em relação a técnicas de realmente como fazer soar determinadas notas e afins, isso é outra história e aconselho vivamente a falares com alguem que saiba tocar o instrumento com muito avontade ou procurares uns videos na net e treinares (harmónicos, gayzadas dessas)..

Passado uns meses de tocares musicas dos outros apartir das tabs, também é de valor começares a sacar os riffs de ouvido (musicas semelhantes as que custumas tocar), para teres uma noção e uma independência maior das tabs e no futuro conseguires ter um "ouvido", mais apurado.

Existem dois tipos de "ouvido" a meu ver, aquele que nasce "ensinado" e que com muita facilidade recria as melodias que ouve com a guitarra (tenho um ou dois amigos assim e é incrivel ) e tens o meu tipo de ouvido.....aquele que vai aprendendo, adaptando-se à frequência de cada corda(de acordo com a afinação) teres um noção do que o guitarrista/baixista/etc... está a fazer....noção de grave e agudo e tensão(varia de corda para corda).
Nesse aspecto sou perguiçoso, mas recentemente começei a por as minhas pautas online (Leviathan - Heir the Noose of the Ghoul e uma de Lurker of Chalice) e saco algumas melodias de outros estilos com alguma facilidade....embora tenha dificuldades em algumas coisas (claro!), toco nem faz dois anos (acho eu......)

Posso estar a ser um pouco ingénuo nesta minha análise, mas para mim e dado a musica que eu crio, sinto-me bastante preenchido com os conhecimentos que obtenho sozinho e musicas que consigo criar diariamente. PAra mim sempre foi tudo uma questão de "momentum", acho que a capacidade de passar determinados sentimentos e pensamentos para musica (livros.....ou qualquer arte)...não se aprende é algo que tem que ser natural, completamente independente da sua técnica, claro está que apos sucessivas experiências vais tendo uma técnica TUA, não algo ensinado.

Eu penso assim........mas não nego que gostava de ter uma aprendizagem clássica de piano por exemplo......gosto em tocar outras coisas que sozinho não tenho paciência para procurar (demora mais tempo).

Cysquatch
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor Cysquatch » segunda fev 18, 2008 9:07 pm

Entrei agora para uma escola de jazz para aperfeiçoar os meus skills. 8)

Nightmare
Metálico(a)
Registado: quarta jan 30, 2008 7:47 pm

Mensagempor Nightmare » segunda fev 18, 2008 9:23 pm

Bem, a minha recomendação é a seguinte. Sim, recomendo vivamente que tenhas aulas (de preferência com alguém que ensine e toque bem guitarra) incluindo de Formação Musical (a menos que não faças planos de levar a guitarrada a sério). Mas talvez fosse bom que não fosses para lá a começar do 0, alguns conhecimentos e abilidades básicas seria bom, até porque a maior parte do processo de evoluir bem é para aí 90% de treino, o professor só te deve dizer basicamente como fazer as coisas e isso.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante