Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » domingo jan 06, 2008 2:00 am

Desde já, obrigado pelo esforço que demonstraste em responder, e de forma positiva :wink:
Eu exaltei-me um pouco há bocado, desculpa :cheers:

raxx7 Escreveu:em teoria os clientes tinham a liberdade de só frequentar espaços livres de fumo mas na prática esses espaços quase não existem.

Em casos como este, é frequente o Estado (neste caso, a UE) chamar a si a responsabilidade de regulador e impor mínimos de modo a assegurar que há opções que satisfaçam mínimos.

Exacto, o que antes não acontecia, e mal. Um não-fumador não tinha como ir a um café ou a um bar sem levar com o fumo. Ou não ia ou levava com ele! Tem que ser o estado a regular isso, tens toda a razão, independentemente de quem seja o dono do estabelecimento.

raxx7 Escreveu:Ver isto como uma perca de liberdade é não compreender o principio de que a liberdade de um tem de terminar onde começa a do próximo ou não ver que na prática, a opção de evitar espaços com fumo era quase inexistente.

Essa questão da liberdade deveria ser sempre assim encarada pelos fumadores antes de ser imposta a lei, o que na maioria dos casos também não acontecia.
O que acontece agora é o inverso. Um (ou mais que um) fumador quer ir a um café e estar descansado a fumar o seu cigarro enquanto conversa um pouco e se bebe um copo e hoje parte disso não é possível. Principalmente para quem a nicotina já é um vício, o que não é o meu caso.

raxx7 Escreveu:Devo dizer-te que falhaste redondamente em tentar demonstrar que esta medida tem como objectivo distrair os cidadãos.
Esse argumento podia-se aplicar a qualquer medida mediática. O que é que o torna verdade neste caso?

É assim, a lei foi posta em marcha cedo demais para os pré-requisitos necessários, como a questão da homologação dos aparelhos, remodelação dos estabelecimentos, colocação de mais cinzeiros nas ruas, etc...
E digo que a lei foi posta em marcha cedo demais, como se fosse uma urgência colocá-la em marcha. Não era por mais meio ano ou um ano após... trinta e poucos? que iria haver um grande mal.
Por ter havido esse apressar da implementação da lei, é que digo que foi em parte para encobrir males do país que há sempre após as passagens de ano. Não é bem encobrir, é retirar-lhes importância aos olhos de quem as vê. Não podia ser um passo de cada vez? Teve logo que se implementar a lei sem estarem estabelecidos certos aspectos prévios fulcrais, como os que referi?
"Hate the ones who bring you down"

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » domingo jan 06, 2008 2:01 am

AnCaLaGoN Escreveu:Vamo-nos abstrair de coisas tão infantis como gozar com o nick das pessoas?

O mesmo pedido de desculpas que fiz ao raxx7 faço-to a ti pelos mesmos motivos :cheers:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo jan 06, 2008 2:14 am

A gerência também pede humildemente desculpas por chamar asno às pessoas em geral. :)

Quanto à limitação de liberdade dos fumadores, no aspecto prático isso é inevitável: a acção de fumar prejudica a liberdade dos outros, não fumar é uma inacção que não perturba ninguém por si (já pedir para não fumar seria uma acção mas...).

Quanto ao estigma social.. enfim, daqui a dois ou três meses isso já passa. No fundo, os portugueses até são um povo tolerante. Só gostam é de ter assunto para cortar na casaca uns dos outros.
E também há uma certa expectativa sobre como e se esta lei vai ser aplicada.

Quanto à falta de regulação... isso não é apressar. É, infelizmente o modo operacional habitual do legislador em Portugal. Fazem-se aprovar leis que carecem de mais regulação e depois deixa-se que a regulação se arraste.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » domingo jan 06, 2008 2:55 am

às pessoas em geral... :twisted:
Eu percebi, mas tá-se bem :)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo jan 06, 2008 3:03 am

Inmist Escreveu:
AnCaLaGoN Escreveu:Vamo-nos abstrair de coisas tão infantis como gozar com o nick das pessoas?

O mesmo pedido de desculpas que fiz ao raxx7 faço-to a ti pelos mesmos motivos :cheers:

Desculpa, mas Ancagalhon, é um trocadalho do carilho :lol: Aposto que o Inmist tava todo traçado de não fumar quando disse aquilo :lol: :lol:

Inmist, tu até podes ser consciencioso, mas antigamente tinha de partir de mim a iniciativa de pedir a alguém que estivesse a fumar num café/restaurante de apagar o cigarro porque eu estava a comer, o que para mim roça o ridículo e é de notar a falta de respeito da pessoa em causa no que toca a sacar de um cigarro e não reparar no que se passa à volta dele. Sem esta lei, a maioria do português fumador nunca iria ter o civismo suficiente para evitar situações destas.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Gorgoth
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado fev 03, 2007 9:47 pm

Mensagempor Gorgoth » domingo jan 06, 2008 10:25 am

Inmist Escreveu:Desculpa? :?
Asno?
Asno estas a ser tu, que nem te deste ao trabalho de leres os meus posts anteriores, para saberes o que penso acerca desta lei.

Fui claro - A lei não me incomoda, porque, como referi antes neste tópico, só fumo quando vejo que não estou a incomodar alguém, seja em local público fechado, ou em local público aberto.
O que me incomoda é a progressiva perca da liberdade em Portugal, é esta nova moda de culpabilizar fumadores por outros males (embora indirectamente).

Se chamei outros assuntos para o tópico, não foi para contestar a lei, foi sim para tentar mostrar como é que o governo põe fumo à frente dos olhos dos portugueses, retirando outro fumo. Retira-se o fumo "mau" e tapa-se os olhos e a capacidade de pensar ao povo.

Mas pronto, liberdade? Para quê? O Povo até pensa que o povo realmente gosta do Salazar só porque foi o povo que o "escolheu" como maior português de sempre...

Ancagalhon, que porcaria estás a dizer? Sabes ler? Ou quando aprendeste tal coisa, aprendeste-o a fazer apenas na diagonal?

Sinceramente não estou a ver nenhum caso em que os fumadores sejam culpabilizados, mesmo indirectamente, como tu dizes, pelo o estado. Eu também fumo, embora pouco, e considero a lei bastante benéfica até.
Sinceramente não suporto entrar num café, ou, principalmente, restaurante e estar lá uma gigante nuvem de fumo que é o que acontecia muitas vezes. Tu e o raxx7 referiram que devia haver era espaços livres de fumo e espaços para fumadores, mas como em Portugal não se faz muito essa distinção, penso que faz sentido proibir de se fumar dentro dos espaços fechados. Mas não há. Somos pobres e o dinheiro vai para outras coisas, sendo muito mal empregue a maior parte das vezes.
Por isso é que eu considero a lei benéfica, pois se para mim que fumo, me incomoda o fumo nesses espaços, então para os não fumadores ainda deve incomodar mais. Já para não falar nas questões de saúde.

Z3cKeTT
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo ago 26, 2007 11:23 am
Contacto:

Mensagempor Z3cKeTT » domingo jan 06, 2008 2:16 pm

Eu como sou egoísta 8) sou a favor, pois assim não levo com o fumo de ninguém :lol: :lol: :lol:
Imagem

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » domingo jan 06, 2008 2:21 pm

Gorgoth Escreveu:
Inmist Escreveu:Desculpa? :?
Asno?
Asno estas a ser tu, que nem te deste ao trabalho de leres os meus posts anteriores, para saberes o que penso acerca desta lei.

Fui claro - A lei não me incomoda, porque, como referi antes neste tópico, só fumo quando vejo que não estou a incomodar alguém, seja em local público fechado, ou em local público aberto.
O que me incomoda é a progressiva perca da liberdade em Portugal, é esta nova moda de culpabilizar fumadores por outros males (embora indirectamente).

Se chamei outros assuntos para o tópico, não foi para contestar a lei, foi sim para tentar mostrar como é que o governo põe fumo à frente dos olhos dos portugueses, retirando outro fumo. Retira-se o fumo "mau" e tapa-se os olhos e a capacidade de pensar ao povo.

Mas pronto, liberdade? Para quê? O Povo até pensa que o povo realmente gosta do Salazar só porque foi o povo que o "escolheu" como maior português de sempre...

Ancagalhon, que porcaria estás a dizer? Sabes ler? Ou quando aprendeste tal coisa, aprendeste-o a fazer apenas na diagonal?

Sinceramente não estou a ver nenhum caso em que os fumadores sejam culpabilizados, mesmo indirectamente, como tu dizes, pelo o estado. Eu também fumo, embora pouco, e considero a lei bastante benéfica até.
Sinceramente não suporto entrar num café, ou, principalmente, restaurante e estar lá uma gigante nuvem de fumo que é o que acontecia muitas vezes. Tu e o raxx7 referiram que devia haver era espaços livres de fumo e espaços para fumadores, mas como em Portugal não se faz muito essa distinção, penso que faz sentido proibir de se fumar dentro dos espaços fechados. Mas não há. Somos pobres e o dinheiro vai para outras coisas, sendo muito mal empregue a maior parte das vezes.
Por isso é que eu considero a lei benéfica, pois se para mim que fumo, me incomoda o fumo nesses espaços, então para os não fumadores ainda deve incomodar mais. Já para não falar nas questões de saúde.

Finalmente alguem escreveu o que a falta de paciência não me permitia escrever. Identifico-me com este post 8)

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » domingo jan 06, 2008 2:32 pm

OrDoS Escreveu:
Inmist, tu até podes ser consciencioso, mas antigamente tinha de partir de mim a iniciativa de pedir a alguém que estivesse a fumar num café/restaurante de apagar o cigarro porque eu estava a comer, o que para mim roça o ridículo e é de notar a falta de respeito da pessoa em causa no que toca a sacar de um cigarro e não reparar no que se passa à volta dele. Sem esta lei, a maioria do português fumador nunca iria ter o civismo suficiente para evitar situações destas.

De facto esse tipo de atitudes sao estupidas e so demonstram a falta de civismo dos Portugueses, por isso é que eu concordo com a lei, afectando-me ou nao, mas á uma coisa que devemos ter em atençao, tanto direito devem ter os nao fumadores como aqueles que fumam, por isso á que criar espaços proprios para ambos.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo jan 06, 2008 2:46 pm

Alguém viu o cartoon do JN hoje?

"Fumador passivo em desabituação"
Mas livrai-nos do Malamén

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » domingo jan 06, 2008 3:22 pm

O que falta em Portugal sao Coffee Shops :mrgreen:

Lord Marduk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta fev 17, 2006 4:04 pm

Mensagempor Lord Marduk » domingo jan 06, 2008 3:29 pm

Dá gosto agora entrar no café, e estar o ambiente limpinho, aquele cheiro forte, intenso e que se entranha do tabaco já não paira no ar. Em alguns cafés existe a divisão para os fumadores matarem o vicio! Está bem feito assim!

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » domingo jan 06, 2008 4:22 pm

Lord Marduk Escreveu:Dá gosto agora entrar no café, e estar o ambiente limpinho, aquele cheiro forte, intenso e que se entranha do tabaco já não paira no ar. Em alguns cafés existe a divisão para os fumadores matarem o vicio! Está bem feito assim!

Acredita que sim!

Também gostei de ir ontem ao Colombo e respirar um ar muito mais livre de toxinas.

Parabéns Sócrates! :roll:

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » domingo jan 06, 2008 4:36 pm

Eu gostei de estar no Arroz Doce e na Tasca do Chico sem o nevoeiro.

Btw, os dísticos podem mudar de dia para dia?

É que na TdC na sexta estava proibido fumar, e ontem estava permitido fumar :?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » domingo jan 06, 2008 5:42 pm

Skorzen Escreveu:Parabéns Sócrates! :roll:

Só um pormenor que parece ter sido esquecido por alguns que aqui escreveram.

A Lei foi aprovada com com os votos favoráveis do PS, PSD, PCP, Verdes e um deputado do CDS-PP. O BE e a maioria da bancada do CDS abstiveram-se na votação.

Contra a nova lei votaram apenas cinco dos 230 deputados: três do CDS-PP, bancada onde existiu liberdade de voto, e os dois deputados do Movimento Partido da Terra (MPT) eleitos nas listas do PSD, Quartin Graça e Carloto Marques.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes