Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

vírgula
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
Contacto:

Mensagempor vírgula » sexta jan 04, 2008 10:32 pm

Pois é, há muita gente e muita coisa que pode prejudicar-te a saúde. Mas enquanto não te prejudicar, podem viver no mesmo espaço.
I see no fascination, I see no spark of light. Their toys are showered down like acid rain, but the beams will corrode, and we will fall.

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 10:37 pm

E onde está a prova que toda a gente que inale fumo em discotecas (muito ou pouco) vai, sem qualquer sombra de dúvida, morrer devido a isso? É possível contabilizar uma quantidade mínima de fumo inalado que vai seguramente provocar a morte?
Última edição por Danibanger em sexta jan 04, 2008 10:40 pm, editado 1 vez no total.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jan 04, 2008 10:38 pm

1 - Porque uma liberdade pisa a outra, basicamente. E quando pisa de uma maneira a tornar-se um caso de saúde pública, quando as pessoas não se contêm e abusam do seu vício, leis como esta são uma consequência.

2 - Caprichos pessoais? Devolvo-te o big fucking lol. Se me vens falar em caprichos pessoas quando não estás disposto a levantar a peida, andar uns metros e fumar noutro sítio ou aguentar um vício durante mais um horita... E podes ficar lá o tempo todo, não te estou a fazer prescindir de nada. Basta fazeres isto aqui em cima. E porque hás-de ser tu a ficar até às tantas a fumar e outro que se incomode com o fumo a ir embora antes (diga-se incomodar porque lhe faz mal à saúde, que caprichoso, hein?).
E poderão ter extractores. Mas eu também tenho olfacto e noto a diferença na roupa quando chego a casa.

3 - Não é só não gostar, acho igualmente que deve ser algo a ser mudado por motivos suficientemente razoáveis. Se isto é ser à minha maneira - parece que sou eu que faço as leis 8) - não lamentes. É que a lei mudou para satisfazer os meus caprichos.

E a xungaria não provoca cancro.
Imagem

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jan 04, 2008 10:44 pm

Inmist, são locais abertos ao público. O dono pode ditar as regras dentro do espaço até certo ponto. Tem que igualmente cumprir uma série de normas de segurança e bem estar para os clientes, senão era uma rebaldaria.
Imagem

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » sexta jan 04, 2008 10:45 pm

Sinceramente, acho que defender o direito a se fumar em locais fechados, sem regras, nem controlo (como acontecia até agora) é defender o indefensável.
Pessoalmente, considero que não há nenhum argumento universalmente válido, que faça sentido para a generalidade dos clientes.... os únicos argumentos que justificam uma posição dessas são de ordem pessoal, egoístas/individuais e de comodismo.

É uma minoria (fumadores) querer impor a sua vontade e vicio à maioria, tendo consciência que o mesmo faz mal aos próprios e aos outros.. se isto não é algo extremamente prepotente, egoísta e comodista, não sei o que será? (sem querer ofender ninguém)

Se se estima que há cerca de 19% de fumadores em Portugal, nada mais acertado que obrigar os estabelecimentos a instalar extractores e locais próprios se optarem por ser um local onde se pode fumar, afinal estamos a falar de uma minoria em decrescimento... é pratica comum na maioria dos países chamados civilizados, se assim não fosse, ainda usaríamos Cfc´s, chumbo nos combustíveis, etc... já quando se proibiu o fumo nos transportes públicos e nos hospitais uns quantos levantaram a voz contra... há sempre meia dúzia de corpos aversos à mudança!
RIP

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jan 04, 2008 10:46 pm

Independentemente da percentagem, nem que fossem a maioria isso deixava de ser válido.
Imagem

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 10:49 pm

Betinho, declaro o nosso debate oficialmente encerrado. Temos obviamente maneiras muito diferentes de pensar. Cada um vê as coisas á sua maneira e, nas nossas cabeças, ambos pensamos que temos razão. Tu vês a realidade como sendo branca e eu como sendo preta, quando na realidade ela é cinzenta. Eu sou fumador e tu não, tu és betinho e eu não, tu curtes sludgedrone e eu odeio sludgedrone...entendes o que digo? A partir daqui, sinto que isto não vai a lado nenhum.

Espero que a nova lei te faça muito feliz e desejo-te o dobro daquilo que me desejares. Hasta la vista! :cheers:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta jan 04, 2008 10:51 pm

spiegelman Escreveu:SE os fumadores reclamam pela liberdade de fumar em recintos fechados eu reclamo pela liberdade de fazer sexo em público. Ambas clamam pela liberdade individual e até ver foder não provoca o cancro.

You are missing the whole fucking point

A questão de reclamar o fumar em recintos fechados como liberdade individual é tão válida como reclamar a liberdade de foder em público. Ambos são proíbidos por prejudicar o próximo. No primeiro caso impede-se que o próximo tenha que apanhar com a visão de um pénis erecto ou um acto eventualmente chocante (determinado por um conjunto de regras culturais arbitrárias que, aceites por todos, indicam que o acto sexual público atenta contra a liberdade do outro).

NO segundo caso impede-se que o outro seja incomodado pelo fumo nocivo e mau ambiente causado por vários cigarros acesos num recinto fechado.

Ambos atentam contra o livre arbítrio e liberdade individual de quem
1. Quer Fumar no Café
2. Quer foder no café.

Ambas dizem, pelas razões de comunidade atrás indicadas, que quem quer foder, vai para casa, quem quer fumar vai para a rua.

Quase que me dá vontade de, ao próximo fumador que resmungue comigo por lhe pedir que pare de fumar dentro do café, sacar da pila e começar a bater uma...

Se isso o incomoda, o fumo do tabaco também

(Isto é apenas uma caricatura exagerada para tentar provar um argumento)
Última edição por spiegelman em sexta jan 04, 2008 10:53 pm, editado 1 vez no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta jan 04, 2008 10:52 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:Inmist, são locais abertos ao público. O dono pode ditar as regras dentro do espaço até certo ponto. Tem que igualmente cumprir uma série de normas de segurança e bem estar para os clientes, senão era uma rebaldaria.

Sim, concordo, incluindo possuir obrigatoriamente uma zona para fumadores com iguais condições das de não fumadores
"Hate the ones who bring you down"

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jan 04, 2008 10:55 pm

Danibanger Escreveu:Betinho, declaro o nosso debate oficialmente encerrado. Temos obviamente maneiras muito diferentes de pensar. Cada um vê as coisas á sua maneira e, nas nossas cabeças, ambos pensamos que temos razão. Tu vês a realidade como sendo branca e eu como sendo preta, quando na realidade ela é cinzenta. Eu sou fumador e tu não, tu és betinho e eu não, tu curtes sludgedrone e eu odeio sludgedrone...entendes o que digo? A partir daqui, sinto que isto não vai a lado nenhum.

Espero que a nova lei te faça muito feliz e desejo-te o dobro daquilo que me desejares. Hasta la vista! :cheers:

Eu vejo-a cinzenta - apenas acho que há sítios adequados para certas coisas -, não sou betinho - Imagem - e não digo que uma noite ou outra, após muita cerveja, acabe por sair cá fora para dar umas passas - aí, realmente, o cigarro até me sabe bem. 8)

Ati só te desejo umas noites mais saudáveis. :jam:

Inmist Escreveu:
Sim, concordo, incluindo possuir obrigatoriamente uma zona para fumadores com iguais condições das de não fumadores

Isso também já defendi por aí ou, pelo menos, dar condições para as pessoas irem lá fora. Por exemplo, não fazê-las pagar um cartão e dar outro para entrar. Infelizmente, até estou a ver alguns bares aproveitarem-se dessa maneira dos clientes. :roll:
Imagem

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 10:59 pm

Só mais um parentesis para a Intifada: não podes ver as coisas assim. Não podes ver isto á escala nacional (20% fumadores), pois tás a contabilizar TODOS os locais de proibição previstos por lei. Tens de ver a percentagem em termos de fumadores em casas de vício nocturnas (com o resto da lei concordo, só me insurjo contra a proibição nestes locais). Achas que faz algum sentido estas casas, desde sempre consideradas apropriadas para o efeito, terem de pagar pelo país todo?

EDIT: Betinho, és um last word freak. :P

Maeve
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 19, 2006 12:52 am

Mensagempor Maeve » sábado jan 05, 2008 12:22 am

Estou muito feliz com esta lei. É a primeira vez que posso ir a qualquer lado sem me preocupar com a minha "alergia" ao tabaco. Antes não podia estar num bar mais do que 15 minutos seguidos, por exemplo. Tinha de evitar frequentar certos sítios, sentia-me sempre um fardo incómodo para o grupo. Espero que as regras se cumpram a nível de concertos também, porque mesmo nas salas em que não é permitido fumar, há sempre chaminés e a usual nuvem de fumo que me impede de assistir a qualquer concerto até ao fim. Pode ser que se tornem mais respeitadores agora com esta lei, visto que educação não é o seu maior forte.

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 12:27 am

Acho que já se viu por aí no forum, mas neste tópico vem a calhar

http://videos.sapo.pt/G6johdN8jCmjr0WmzB71

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado jan 05, 2008 12:37 am

Maeve Escreveu:Estou muito feliz com esta lei. É a primeira vez que posso ir a qualquer lado sem me preocupar com a minha "alergia" ao tabaco. Antes não podia estar num bar mais do que 15 minutos seguidos, por exemplo. Tinha de evitar frequentar certos sítios, sentia-me sempre um fardo incómodo para o grupo. Espero que as regras se cumpram a nível de concertos também, porque mesmo nas salas em que não é permitido fumar, há sempre chaminés e a usual nuvem de fumo que me impede de assistir a qualquer concerto até ao fim. Pode ser que se tornem mais respeitadores agora com esta lei, visto que educação não é o seu maior forte.

O teu exemplo é uma pequena amostra do que uma pessoa pode "sofrer" rodeada de fumo.

Pessoal como o Danibanger parece não querer perceber o mal que provoca num ambiente fechado em que o fumo se acumula. É que se fosse só um ou dois num universo de 100 era naquela, mas é que num bar ou num concerto ou numa discoteca, eles são às centenas de fumadores, fdx!
Acabei de ir a um café onde vou há 7 anos, e digo-vos, foi a 1ª vez que com aquilo cheio pude respirar à vontade sem sair de lá a cheirar a fumo, com os olhos a arder e com a garganta irritada, e querem saber uma coisa? Se os fumadores têm que ir fumar lá para fora para eu e toda a gente podermos respirar assim um ar limpo, então que seja!!!! (e já o é...)

Espero que os fumadores aqui, percam tanto o gosto pelo tabaco por terem de ir fumar para os sítios a eles destinados, que deixem de fumar.
É o meu desejo para este ano novo :lol:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 12:49 am

Obrigado! Pode ser que deixe de fumar os meus dois ou 3 cigarros por dia (ou menos) de vez! :)

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante